Tu realmente tá tentando traçar um paralelo dessa jogabilidade do 7 com os primeiros jogos?
Ademais, a maior parte das coisas que tu citou, são coisas características de quase todo survival horror:puzzles, preocupação com inventário, resguardamento de munição, backtracking...Isso é um movimento natural da volta da série pro terror, que tinha sido abandonado desde o 4. A maioria dessas coisas estão presentes, por exemplo, no Remake do 2, que é um jogo infinitas vezes superior ao 7. Isso não é necessariamente um throwback pro primeiro, são simplesmente características típicas de um jogo de survival horror.
Pra mim, a série tinha que ter voltado pro terror, com toda certeza, mas deveria ter feito isso seguindo um padrão que tinha sido estabelecido lá atrás, principalmente se utilizando de personagens e elementos que já tinham sido criados. Tinha um universo gigantesco pra ser trabalhado e eles decidem criar um jogo novo cujo o plot começa com um cara indo procurar a namorada desaparecida em uma casa mal assombrada no sul dos EUA(?). Se me contassem a história desse jogo sem as referências à Umbrella, eu diria que se trata de um filme slasher americano.
Agora, tu tem todo o direito de gostar. PRA MIM, que jogo Resident desde o PS1, não funciona. Provavelmente não irei nem tocar no 8.