Acontece que eventualmente esse modelo dando certo prejudicaria muitas Desenvolvedoras de AAA que lucram das vendas e não de assinaturas e investem muito.
O problema da MS é querer controlar o mercado...se ilude quem acha que eles querem agregar algo...eles querem eliminar a concorrência como já fizeram com a compra de grandes publicadoras...Ao invés disso com toda essa grana eles poderiam ter investido em mais jogos AAA como um Xbox360 Parte 2...Ai eu como gamer bateria palmas mas o objetivo está longe disso.
A atual MS é ruim para toda a indústria....Pessoal está se iludindo com alguns jogos em uma assinatura mas que pode impactar em todo o modelo de negócios das grandes produtoras que realmente desenvolvem AAA.
Agregar seria ela lançar cada vez mais jogos AAA...empurrar a arte e tecnologia dos jogos pra frente.
Ela pode estar investindo muito agora ,mas a ideia a longo prazo (se der certo) é de poucos investimentos e muito lucro.Vc controlando um ecossistema não precisa gastar muito para criar grandes jogos vendedores de consoles.
As grandes desenvolvedoras e publicadoras AAA (no japão o mais próximo seria a Square e Capcom, todo resto é tier baixo AAA), ganham mais dinheiro é no MTX, DLC, Actvision na monetização das COD Points(Warzone), jogos anuais ,season pass , Ubisoft idem, EA com Ultimate Team.
Não acho que eles querem agregar nada, porque a intenção é reinventar a roda dos videogames pra lucro mesmo, como Netflix fez no seu setor, existe consequências boas e ruins, de imediato pequenas desenvolvedoras e média tanto First(da microsoft)quanto Third, podem se beneficiar com receita garantida, não acho que vai funcionar, porque o Gamepass hoje tem 4 barreiras:
1) Maior parte dos assinantes hoje vem dos consoles Xbox, o teto limite é o numero de consoles da userbase, como está vendendo 3:1, 4:1 ou até 8:1 (Espanha) pro
PS5 e
Switch , não muda nada no grande segmento (é o que falei de acertar um nicho e ficar bem sucedido nisso)
2)xCloud ainda funciona muito como um extra do Gamepass e não um serviço próprio(não existem muito assinantes assinando justamente pra jogar no mobile via xCloud)
3)Games Pass do PC seu alcance é retido ainda na Microsoft Store, levar na Steam é a melhor forma de crescer
4) Se o numero de consoles Xbox não crescer além dos 50mi históricos, levar pra outras plataformas é vital
No fim acho que é dificil todos os 4 pontos, derem certo (xbox vender loucamente, pc expandir em várias lojas , mobile abraçar de vez o xcloud, e sair no ps e asia pra atingir a europa e asia)