O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.686
Reações
20.686
Pontos
1.344
Pow,eu achava q só os drivers da gpu da AMD que era ruins. Agora até do Chipset? Assim fico cada vez mais inclinado em me manter na Intel. Zero problemas anos e anos de atualização
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.523
Pontos
1.354
Pow,eu achava q só os drivers da gpu da AMD que era ruins. Agora até do Chipset? Assim fico cada vez mais inclinado em me manter na Intel. Zero problemas anos e anos de atualização
Não é nem de perto o que ocorre com gpu, gpu de cada 10 drivers, 8 são ruins, chipset a cada 10 é o inverso, 8 são bons.
Eu já atualizei 6 vezes o chipset, só no ultimo que deu essa zica no usb com som.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Pow,eu achava q só os drivers da gpu da AMD que era ruins. Agora até do Chipset? Assim fico cada vez mais inclinado em me manter na Intel. Zero problemas anos e anos de atualização
Não é terror, só que é aquela né, tu instala pela estabilidade.

Senão encontrou instabilidade deixa aquela mesmo.
 
D

Deleted member 120622

Também fico meio pé atras. No Adrenaline, tem um tópico de RMA da AMD com mais de 30 páginas. Nunca vi da Intel. No Reddit vc lê muito sobre telas azuis aleatórias e problemas no USB.

Ao meu ver, a AMD puxa muito a questão da tecnologia, isso é foda, mas é tipo ser early adopter, é como se a empresa usasse o povo de beta tester. Por isso o RMA é tão bom, eles nem perguntam muito, corrigem o valor da nota e aceitam até processador de pino torto. Já a Intel pelo o que li, é bem chata, quase não dá problema, mas quando dá, ela é bem cricri no RMA. Se você fez over nas memórias por exemplo, vc perde a garantia.

É foda mesmo, eu comprei o Ryzen primeira gen logo no lançamento e sofri um pouco com esses problemas. Meu Ryzen tem até hoje aquele "segfault" que afeta o Linux, além de uns problemas pra suspender a máquina e gerenciamento de energia, também no Linux. No Windows funciona bem redondo hoje em dia, já arrumaram tudo, mas é foda pq mal uso Windows. Meu notebook por outro lado, um i3 de terceira geração, funciona tudo redondo com o Linux, tudo que espeta no USB ele reconhece, suspensão 100%, gerenciamento de energia top, zero pau. É foda mas é a vida, não gosto muito de Intel em desktop mas pra Linux é superior em quase tudo. Pelo menos com umas gambiarras consigo resolver quase tudo, só esse segfault que teria que acionar um RMA por ser falha de hardware das primeiras versões do Ryzen 1000, mas o trampo de mandar pra RMA etc eu prefiro conviver com o problema.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
É foda mesmo, eu comprei o Ryzen primeira gen logo no lançamento e sofri um pouco com esses problemas. Meu Ryzen tem até hoje aquele "segfault" que afeta o Linux, além de uns problemas pra suspender a máquina e gerenciamento de energia, também no Linux. No Windows funciona bem redondo hoje em dia, já arrumaram tudo, mas é foda pq mal uso Windows. Meu notebook por outro lado, um i3 de terceira geração, funciona tudo redondo com o Linux, tudo que espeta no USB ele reconhece, suspensão 100%, gerenciamento de energia top, zero pau. É foda mas é a vida, não gosto muito de Intel em desktop mas pra Linux é superior em quase tudo. Pelo menos com umas gambiarras consigo resolver quase tudo, só esse segfault que teria que acionar um RMA por ser falha de hardware das primeiras versões do Ryzen 1000, mas o trampo de mandar pra RMA etc eu prefiro conviver com o problema.
Aqui tenho problema na usb também. Não reconhece meu smartwatch.

No Intel reconhece de boa.
 

Yammark

Bam-bam-bam
Mensagens
1.813
Reações
5.929
Pontos
353
Também fico meio pé atras. No Adrenaline, tem um tópico de RMA da AMD com mais de 30 páginas. Nunca vi da Intel. No Reddit vc lê muito sobre telas azuis aleatórias e problemas no USB.

Ao meu ver, a AMD puxa muito a questão da tecnologia, isso é foda, mas é tipo ser early adopter, é como se a empresa usasse o povo de beta tester. Por isso o RMA é tão bom, eles nem perguntam muito, corrigem o valor da nota e aceitam até processador de pino torto. Já a Intel pelo o que li, é bem chata, quase não dá problema, mas quando dá, ela é bem cricri no RMA. Se você fez over nas memórias por exemplo, vc perde a garantia.

Ridiculo esse negocio de não poder usar XMP, mas eles não tem como saber se você fez se você não falar (ou mentir).

Eu to pra atualizar minha BIOS faz um tempão porque minha ram não roda acima de 2400mhz, o foda é o medo de cair a luz e brickar a placa mãe
 


Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
É foda mesmo, eu comprei o Ryzen primeira gen logo no lançamento e sofri um pouco com esses problemas. Meu Ryzen tem até hoje aquele "segfault" que afeta o Linux, além de uns problemas pra suspender a máquina e gerenciamento de energia, também no Linux. No Windows funciona bem redondo hoje em dia, já arrumaram tudo, mas é foda pq mal uso Windows. Meu notebook por outro lado, um i3 de terceira geração, funciona tudo redondo com o Linux, tudo que espeta no USB ele reconhece, suspensão 100%, gerenciamento de energia top, zero pau. É foda mas é a vida, não gosto muito de Intel em desktop mas pra Linux é superior em quase tudo. Pelo menos com umas gambiarras consigo resolver quase tudo, só esse segfault que teria que acionar um RMA por ser falha de hardware das primeiras versões do Ryzen 1000, mas o trampo de mandar pra RMA etc eu prefiro conviver com o problema.

Eu tive algum tipo de problema no Linux com praticamente TODOS os Ryzen que eu já tive, especialmente se for notebook. Se a placa de vídeo for AMD então, pior ainda.

No meu PC atual tive que voltar pro Ubuntu pq foi a única distro que funcionou de primeira com CPU + GPU da AMD. Enquanto isso no meu PC do trampo que é Intel + NVIDIA, qualquer distro funciona 100% sem muito esforço.

É foda, curto demais AMD mas por usar Linux direto, é meio desanimador. Tanto que penso em trocar meu notebook atual por um pior só pra voltar pra Intel.
 
D

Deleted member 120622

Aqui tenho problema na usb também. Não reconhece meu smartwatch.

No Intel reconhece de boa.
Eu tive algum tipo de problema no Linux com praticamente TODOS os Ryzen que eu já tive, especialmente se for notebook. Se a placa de vídeo for AMD então, pior ainda.

No meu PC atual tive que voltar pro Ubuntu pq foi a única distro que funcionou de primeira com CPU + GPU da AMD. Enquanto isso no meu PC do trampo que é Intel + NVIDIA, qualquer distro funciona 100% sem muito esforço.

É foda, curto demais AMD mas por usar Linux direto, é meio desanimador. Tanto que penso em trocar meu notebook atual por um pior só pra voltar pra Intel.

Aqui no meu desktop todas as distros baseadas em ubuntu, com exceção do elementary e pop, dão algum probleminha. O debian também é cheio de pau pq eu uso GPU AMD também, quando ta com kernel abaixo do 4.9 se não me engano o cooler da GPU fica doido e o computador demora mil anos pra iniciar. Nos baseados em ubuntu tem problema de suspensão e freeze aleatório usando a máquina, descobri que é um bug com gerenciamento de energia do chipset da AMD e desligando um cstate na BIOS resolve, mas o processador gasta mais em idle... No arch roda quase tudo 100%, mas não consigo usar nada bleeding edge a longo prazo, a máquina quebra com update e fico na mão, ainda mais que uso mais pra trabalho... Tô rodando o debian stable mas sinceramente tá horrível, lento demais e kernel muito antigo cheio de bug bizarro com meu ryzen. Por isso que nunca consigo curar meu distro hopping no desktop, cada vez arruma uma coisa mas quebra outra kkkkk.

Inb4: "pq não usa windows? "
Resposta: não gosto e não quero, simples assim


"Pq n usa intel?"
Olha, dá vontade. É difícil admitir mas pra linux é uma melhor opção, é uma m**** ficar sofrendo quando precisa da máquina 100%. Meu notebook ta anos e anos lá só rodando linux, acho que nunca viu um windows instalado na minha mão, e se tive que reiniciar ele 2x por problema, em todos esses anos, foi muito.

O pior é que o próprio linus Torvalds usa AMD, então eu espero que ainda resolvam esses paus e eu possa usar meu PC em paz.
 
Foi editado por um moderador:

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
Aqui no meu desktop todas as distros baseadas em ubuntu, com exceção do elementary e pop, dão algum probleminha. O debian também é cheio de pau pq eu uso GPU AMD também, quando ta com kernel abaixo do 4.9 se não me engano o cooler da GPU fica doido e o computador demora mil anos pra iniciar. Nos baseados em ubuntu tem problema de suspensão e freeze aleatório usando a máquina, descobri que é um bug com gerenciamento de energia do chipset da AMD e desligando um cstate na BIOS resolve, mas o processador gasta mais em idle... No arch roda quase tudo 100%, mas não consigo usar nada bleeding edge a longo prazo, a máquina quebra com update e fico na mão, ainda mais que uso mais pra trabalho... Tô rodando o debian stable mas sinceramente tá horrível, lento demais e kernel muito antigo cheio de bug bizarro com meu ryzen. Por isso que nunca consigo curar meu distro hopping no desktop, cada vez arruma uma coisa mas quebra outra kkkkk.

Inb4: "pq não usa windows? "
Resposta: não gosto e não quero, simples assim


"Pq n usa intel?"
Olha, dá vontade. É difícil admitir mas pra linux é uma melhor opção, é uma m**** ficar sofrendo quando precisa da máquina 100%. Meu notebook ta anos e anos lá só rodando linux, acho que nunca viu um windows instalado na minha mão, e se tive que reiniciar ele 2x por problema, em todos esses anos, foi muito.

O pior é que o próprio linus Torvalds usa AMD, então eu espero que ainda resolvam esses paus e eu possa usar meu PC em paz.

Pois é, eu costumava fazer distro hopping direto e com AMD era sempre um problema novo kkk. Eu simplesmente larguei de mão de usar Linux na minha máquina pessoal enquanto eu não pegar uma placa da NVIDIA, dor de cabeça demais.

Curto pra c***lho meu Ryzen, mas às vezes fico pensando em voltar pra plataforma da Intel ainda mais agora que eles são realmente uma opção mais barata que os AMDs de entrada.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.648
Reações
18.327
Pontos
1.084
Ontem chegou minha B550 Aorus Pro para ficar no lugar da MSI Tomahawk, para ver se minhas memórias pegam 3600MHz, testei primeiro em 3200MHz, tela Azul, tela azul.........
O problema deve ser o Ryzen 3600 mesmo, só fica estável em 2933MHz, vou pegar no méis que vem um 5600X ou 5800X.
Quer quiser vou vender essa b*sta de 3600 por 800,00 reais.
 

marcoshenrique

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.376
Reações
2.845
Pontos
694
Ontem chegou minha B550 Aorus Pro para ficar no lugar da MSI Tomahawk, para ver se minhas memórias pegam 3600MHz, testei primeiro em 3200MHz, tela Azul, tela azul.........
O problema deve ser o Ryzen 3600 mesmo, só fica estável em 2933MHz, vou pegar no méis que vem um 5600X ou 5800X.
Quer quiser vou vender essa b*sta de 3600 por 800,00 reais.
Cara, pois eu acho que dei sorte com o meu. Minhas Crucial Ballistix de 3000 Mhz pegaram 3600 mhz fácil de over no meu R5 3600, com um aumento de apenas 0,01V em relação ao perfil XMP e com timings muito próximos também. Dá até pra subir mais e usar timings melhores, já que usei o perfil safe da DRAM Calculator. Minha CPU está setada em 4.250 Mhz a 1.18V.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Ontem chegou minha B550 Aorus Pro para ficar no lugar da MSI Tomahawk, para ver se minhas memórias pegam 3600MHz, testei primeiro em 3200MHz, tela Azul, tela azul.........
O problema deve ser o Ryzen 3600 mesmo, só fica estável em 2933MHz, vou pegar no méis que vem um 5600X ou 5800X.
Quer quiser vou vender essa b*sta de 3600 por 800,00 reais.
Cara, pois eu acho que dei sorte com o meu. Minhas Crucial Ballistix de 3000 Mhz pegaram 3600 mhz fácil de over no meu R5 3600, com um aumento de apenas 0,01V em relação ao perfil XMP e com timings muito próximos também. Dá até pra subir mais e usar timings melhores, já que usei o perfil safe da DRAM Calculator. Minha CPU está setada em 4.250 Mhz a 1.18V.
Meu 3600x segura de boa 3600 na memória tb. Na verdade eu fiz overclock até 3800 e ficou estável.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.523
Pontos
1.354
Cara, pois eu acho que dei sorte com o meu. Minhas Crucial Ballistix de 3000 Mhz pegaram 3600 mhz fácil de over no meu R5 3600, com um aumento de apenas 0,01V em relação ao perfil XMP e com timings muito próximos também. Dá até pra subir mais e usar timings melhores, já que usei o perfil safe da DRAM Calculator. Minha CPU está setada em 4.250 Mhz a 1.18V.
Meu 3600x segura de boa 3600 na memória tb. Na verdade eu fiz overclock até 3800 e ficou estável.
O processador dele infelizmente esta com defeito, ele já fez de tudo.
O meu i7 6700K tb estava com defeito, tela azul aleatória varias vezes ao dia.
 

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.648
Reações
18.327
Pontos
1.084
Cara, pois eu acho que dei sorte com o meu. Minhas Crucial Ballistix de 3000 Mhz pegaram 3600 mhz fácil de over no meu R5 3600, com um aumento de apenas 0,01V em relação ao perfil XMP e com timings muito próximos também. Dá até pra subir mais e usar timings melhores, já que usei o perfil safe da DRAM Calculator. Minha CPU está setada em 4.250 Mhz a 1.18V.
Meu 3600x segura de boa 3600 na memória tb. Na verdade eu fiz overclock até 3800 e ficou estável.
O processador dele infelizmente esta com defeito, ele já fez de tudo.
O meu i7 6700K tb estava com defeito, tela azul aleatória varias vezes ao dia.
Esta funcionando de boa com as memórias em 2933MHz se sobe nem que seja 3000MHz começa as reinicializações surpresas.
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
loteria de Waifer é tenso. As vezes pega chip que aceita tudo la em cima
as vezes pega chip que se sair 1 milímetro do programado ele chia, buga, quebra, etc.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.213
Reações
3.589
Pontos
1.084
Ultima Edição:

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.032
Pontos
1.504
Estou pegando esse cpu. Vou pegar uma 3080ti e acho que vale trocar o 3600x por esse 5600x.

Eu queria um 5800x, mas a diferença é muito pouca pra 1000 reais de diferença. Eu acho...
Penso o mesmo, meu foco era o 5800X porém o 5600X está se mostrando um monstrinho, só fico receoso dos cores extras fazer diferença lá na frente, porque vou trocar a CPU ano que vem e manter por uns 6 anos por aí.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

reenann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.345
Reações
4.291
Pontos
709
Single core do 5600X é bem forte, porém, o receio que se tem é quando começarem a fazer uso maior de mais núcleos, basta ver as specs pedidas de STALKER 2.

Outro ponto é o preço que está bem fora da casinha.

vaj1znbsw2571.png




Estava estudando esse upgrade também, porque veja bem:

O 5800x + B550 dá o mesmo valor do i7 10700k+Z490.

Tinha pensado no combo i7 10700+B460, mas a TUF de 700 conto sumiu do mercado.

O único porém é que não estou gostando dos relatos de problemas do chipset B550.

Ao meu ver, acho que compensa esperar um pouco mais, ainda mais agora que o dólar está dando uma caída.
Mano dá uma olhada na pichau, acho que essa b460 é a que tava olhando hj de manhã

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Single core do 5600X é bem forte, porém, o receio que se tem é quando começarem a fazer uso maior de mais núcleos, basta ver as specs pedidas de STALKER 2.

Outro ponto é o preço que está bem fora da casinha.

vaj1znbsw2571.png




Estava estudando esse upgrade também, porque veja bem:

O 5800x + B550 dá o mesmo valor do i7 10700k+Z490.

Tinha pensado no combo i7 10700+B460, mas a TUF de 700 conto sumiu do mercado.

O único porém é que não estou gostando dos relatos de problemas do chipset B550.

Ao meu ver, acho que compensa esperar um pouco mais, ainda mais agora que o dólar está dando uma caída.
No meu caso eu já tenho um 3600x e pra trocar no 5600x eu acho que vou gastar quase nada. Uns 300 reais.
 

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
Bom, tava usando meu 5600x em undervolt com velocidade fixa (4.4/1.175V), e resolvi testar a diferença fazendo undervolt utilizando o Precision Boost Overdrive (que basicamente reduz a voltagem da curva de boost da CPU).

Ganhei um pouco de desempenho em single core já que agora a CPU boosta bem mais (chega a bater 4.7GHz) mas tô achando que tá esquentando bem mais. Nos benchmarks não deu muita diferença (coisa de 3~4°C), mas jogando Overwatch bateu mais de 10°C de diferença. Vou ver se diminuo ainda mais a curva e vamo ver no que vai dar.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
Single core do 5600X é bem forte, porém, o receio que se tem é quando começarem a fazer uso maior de mais núcleos, basta ver as specs pedidas de STALKER 2.

vaj1znbsw2571.png



5600x come o 3700x com farofa. Ele é superior ao 3700x em single e multicore mesmo tendo 2 cores a menos.
Por sinal estranho pedir "apenas" o 3700x mas exigir um 9700k, esse sim ligeiramente superior ao 5600x.

De fato ter um simples Ryzen 1600x como requisito minimo só mostra que pra jogar FPS e jogos open world investir em CPU´s de alta potencia continua sendo um pessimo negocio. Nesses jogos GPU é rei.
 

Bahax

Emulação é Vida!
VIP
Mensagens
5.640
Reações
21.436
Pontos
964
Nem tava pensando em fazer upgrade de CPU agora, mas surgiu uma oportunidade.
Acabei de pegar um R5 5600x + smartwatch HW21 por R$1345 no aliexpress. O HW21 pretendo vender por uns R$250, e o meu R7 2700 por uns R$1100~1200.

Em resumo, um put* upgrade sem custos (ou custo baixíssimo). :kbeca
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
Hoje fez 2ºC aqui na minha cidade no RS.
Quebrei novo recorde de temperatura com meu 5600X + Idle (5m pra ligar direito e não ter +processos).

Screenshot-5.png



Obvio que não manteve essa temperatura após eu começar a usar até porque o quarto ta uma literal geladeira e estou esquentando ele aos poucos, logo ele agora ta entre 25 e 30ºC.

mas foi hilário ver o quão baixo o CPU chega sem nenhuma refrigeração avançada. (Apenas 4 fans).
 

LeeozeraS

Bam-bam-bam
Mensagens
137
Reações
310
Pontos
489
Bom, tava usando meu 5600x em undervolt com velocidade fixa (4.4/1.175V), e resolvi testar a diferença fazendo undervolt utilizando o Precision Boost Overdrive (que basicamente reduz a voltagem da curva de boost da CPU).

Ganhei um pouco de desempenho em single core já que agora a CPU boosta bem mais (chega a bater 4.7GHz) mas tô achando que tá esquentando bem mais. Nos benchmarks não deu muita diferença (coisa de 3~4°C), mas jogando Overwatch bateu mais de 10°C de diferença. Vou ver se diminuo ainda mais a curva e vamo ver no que vai dar.
Tem algum tutorial que possa me recomendar pra fazer o undervolt? Meu 5600x chegou ontem e por enquanto vou ter que usar o custom cooler dele.
preciso baixar um pouco essas temps
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Hummmm
Beleza então, vou dar uma procurada quando chegar em casa
to parado no tempo kkkkk hoje em dia é tudo mais facil
valeu!
Eu usei esse programa no meu ryzen 3600x. Ele testa seu cpu com vários overclocks pra achar o melhor clock para o seu cpu. Na verdade ele faz undervolt+overclock. Seu cpu rende mais esquentando menos.

No meu ryzen ficou 4.4ghz com 1,25v.

Meu ryzen 5600x deve chegar em alguns dias, comprei no aliexpress, aí vou ajustar ele também no mesmo esquema. Ryzen é meio que obrigatório fazer o undervolt...
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.520
Reações
33.038
Pontos
1.674
Single core do 5600X é bem forte, porém, o receio que se tem é quando começarem a fazer uso maior de mais núcleos, basta ver as specs pedidas de STALKER 2.

Outro ponto é o preço que está bem fora da casinha.

vaj1znbsw2571.png
Uai, se for levar esse requerimento na regra o 9700k é um 8/8(contra 8/16 do 3700x)

Ai tu pode falar "ah, mas olha o IPC do 9700k"
Mas o ponto levantado por ti são núcleos a mais.
 
Topo Fundo