O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um estagiário do setor público corre risco de ser responsabilizado em algum escândalo de corrupção?

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.753
Reações
10.885
Pontos
453
Sim, caso empreste seu nome para ser laranja ou participar de rachadinhas (se bem que já é um milagre estagiário público receber salário)
 

Guilge

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.562
Reações
15.547
Pontos
753
Hipoteticamente esse estagiário está fodido
 


johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Capaz de não dar em nada, corrupção é praticada em praticamente em 99% das licitações Brasil afora e nego tá cagando em andando, quem tem que investigar fecha os olhos e funcionalismo público tá pouco se f**end0 já que o dinheiro brota de graça para eles.
 

Inspetor Clouseau

Bam-bam-bam
Mensagens
2.529
Reações
4.108
Pontos
303
Se meteu a mão ou pariricpou junto de quem meteu a mão óbvio que pode dar m**** neh? Agora de graça muito difícil de acontecer...
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Art. 327 - Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.

Para o Código Penal sim....
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.701
Reações
19.887
Pontos
1.279
Tá tranquilo mano, aqui é Brasil
Num dá m.erda nenhuma, porra nenhuma, caraio nenhum hahahahahahahah
Agora se roubou do estado, aí sim fu
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
se vc seu colega tiver conhecimento do cometimento de um crime e participar, sim

se tiver conhecimento e não participar, não, pq até onde sei só o servidor público tem obrigação de denunciar (se não denunciar pode entrar com prevaricação)

se te colocarem colocarem teu colega como laranja em algo, se vc seu colega provar que não sabia, não, se o mp provar que sabia, sim
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
atualizando, perguntei pra um cara que manja aqui

funciona assim:

administrativamente, ele não responde pq não está sujeito ao estatuto dos funcionários públicos civis

se ele estiver, junto a servidores públicos, envolvido com corrupção, ele vai responder criminalmente, enquanto os servidores responderão administrativamente E criminalmente (administrativamente é pra exoneração, por exemplo)

se ele trabalhar num lugar em que os servidores públicos estão cometendo algum crime e ele souber, ele não é obrigado a denunciar (*)

se ele for o agente que comete o crime, os servidores públicos são obrigados a denunciar, do contrário os servidores vão responder administrativamente por prevaricação

(*) ele pode ser chamado pra depor ou ser investigado
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.375
Reações
15.828
Pontos
503
O máximo de corrupção que o estagiário consegue fazer é levar caneta do departamento pra casa.
Basta trabalhar num setor de compras para você entender que até um estagiário pode fazer superfaturamentos simples e dobrar ou triplicar a merreca que ganham. Eu já tive inúmeras chances, mas nunca fiz. E soube de alguns que supostamente fizeram.

O OP aí parece ter sido pego na butija fazendo uns trambiques de leve, e pode se foder, sim, na esfera criminal.
 
Ultima Edição:

spy´

Bam-bam-bam
Mensagens
1.398
Reações
2.844
Pontos
453
A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco. Abre o olho hein
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.962
Reações
7.234
Pontos
453
"Escândalo de corrupção" é algo muito vago. Depende de quais crimes exatamente estamos falando, e do contexto. Mas em geral, até na pior situação possível, é quase impossível o estagiário acabar como principal responsável. Mas pode ter que responder e receber uma parcela da culpa sim...
 
Ultima Edição:

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.701
Reações
19.887
Pontos
1.279
Já sabemos que mais um político irá se safar da justiça nos próximos dias :klol
 

Black Phillip

Bam-bam-bam
Mensagens
334
Reações
1.096
Pontos
318
atualizando, perguntei pra um cara que manja aqui

funciona assim:

administrativamente, ele não responde pq não está sujeito ao estatuto dos funcionários públicos civis

se ele estiver, junto a servidores públicos, envolvido com corrupção, ele vai responder criminalmente, enquanto os servidores responderão administrativamente E criminalmente (administrativamente é pra exoneração, por exemplo)

se ele trabalhar num lugar em que os servidores públicos estão cometendo algum crime e ele souber, ele não é obrigado a denunciar (*)

se ele for o agente que comete o crime, os servidores públicos são obrigados a denunciar, do contrário os servidores vão responder administrativamente por prevaricação

(*) ele pode ser chamado pra depor ou ser investigado

O "cara que manja" na verdade não entende muito do assunto. Ele te passou um monte de informações erradas.

É claro que administrativamente ele responde. Para início de conversa, o estagiário pode ter seu contrato terminado. Isso é "responder administrativamente".
Ademais, um estagiário é um servidor público, para fins de improbidade. Assim sendo, ele pode responder por ato de improbidade - isso também é "responder administrativamente".

Criminalmente, o estagiário não precisa "estar junto a servidores públicos" para ser réu em ação penal. Mas uma informação completamente errada. Estagiário é servidor público para fins penais (Código Penal chama de funcionário público), e pode perfeitamente responder, sozinho, por um crime relacionado às funções públicas.

Ele é sim obrigado a denunciar. Esse é um dever de qualquer servidor público. É um dever administrativo que, se descumprido, pode resultar em um ato de improbidade. Ademais, a depender das circunstâncias, pode configurar crime, e como visto, o estagiário é funcionário público para para fins penais. Não necessariamente não denunciar será crime de prevaricação, há de se investigar a razão dele não denunciar.

Em suma, a pessoa que você consultou não entende absolutamente nada do assunto e te falou um monte de besteiras. Recomendo procurar outra fonte na próxima vez.
 

Only1dogcametomybirthday.

Habitué da casa
Mensagens
227
Reações
351
Pontos
63
Carai. Na verdade eu iria fechar contrato de estágio com o setor público, mas porra. Depois de ler o que vocês postaram posso largar essa desgraça de mão. Cê loko, imagina ir para cadeia pq sei lá, viu um crime e não teve como denunciar.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
O "cara que manja" na verdade não entende muito do assunto. Ele te passou um monte de informações erradas.

É claro que administrativamente ele responde. Para início de conversa, o estagiário pode ter seu contrato terminado. Isso é "responder administrativamente".
Ademais, um estagiário é um servidor público, para fins de improbidade. Assim sendo, ele pode responder por ato de improbidade - isso também é "responder administrativamente".

Criminalmente, o estagiário não precisa "estar junto a servidores públicos" para ser réu em ação penal. Mas uma informação completamente errada. Estagiário é servidor público para fins penais (Código Penal chama de funcionário público), e pode perfeitamente responder, sozinho, por um crime relacionado às funções públicas.

Ele é sim obrigado a denunciar. Esse é um dever de qualquer servidor público. É um dever administrativo que, se descumprido, pode resultar em um ato de improbidade. Ademais, a depender das circunstâncias, pode configurar crime, e como visto, o estagiário é funcionário público para para fins penais. Não necessariamente não denunciar será crime de prevaricação, há de se investigar a razão dele não denunciar.

Em suma, a pessoa que você consultou não entende absolutamente nada do assunto e te falou um monte de besteiras. Recomendo procurar outra fonte na próxima vez.

eu ia mandar isso aí pra ele, mas o cara não tava mais on no skype

no caso, é um diretor de uma unidade prisional

responder administrativamente = abrir um processo de sindicância e isso NÃO CABE a um estagiário, pq ele não é vinculado diretamente ao setor público... pelo menos não os que trabalham lá, eles são vinculados a uma fundação que presta apoio jurídico aos presos, eles são, então, subordinados a um advogado desta fundação e tanto ele quanto os estagiarios prestam serviços dentro da unidade, mas não respondem hierarquicamente a ninguém ali

se eles fazem m****, o advogado simplesmente desliga eles e encerra o contrato, sem burocracia... e faz um boletim de ocorrência na delegacia e o resto do processo é no judiciário mesmo

eles, ali, não podem nem assinar certos tipos de documentos, justamente por não serem servidores públicos (o estado de SP tem agora um sistema digital de documentos e eles não tem acesso a esse sistema por esse mesmo motivo)

tb não são ligado ao estatuto dos funcionários públicos civis

acabei esquecendo de especificar essas coisas, pq até tinha esquecido que alguns órgãos públicos contratam estagiários diretamente (sempre tem estagiário de direito em fórum), como é algo DIRETO com o órgão público, ai deve ser como vc citou aí mesmo

"Criminalmente, o estagiário não precisa "estar junto a servidores públicos" para ser réu em ação penal. Mas uma informação completamente errada. Estagiário é servidor público para fins penais (Código Penal chama de funcionário público), e pode perfeitamente responder, sozinho, por um crime relacionado às funções públicas."

isso aqui vc confundiu bem, pq eu não falei isso, onde eu falei que não pode ser réu em ação penal?

enfim, nem todo estagiário que trabalha dentro de uma repartição pública é ligado diretamente ao setor público
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Carai. Na verdade eu iria fechar contrato de estágio com o setor público, mas porra. Depois de ler o que vocês postaram posso largar essa desgraça de mão. Cê loko, imagina ir para cadeia pq sei lá, viu um crime e não teve como denunciar.

pode ir tranquilo, setor público não é igual a galera quer pintar não, a esmagadora maioria é de gente honesta, gente corrupta tem em todo lugar, inclusive no setor privado

se vc achar que tem alguma treta rolando, pede rescisão de contrato e vaza

teu estágio seria do que? em qual órgão?
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Claro que pode. Mas a chance de envolverem o estagiário num esquema de corrupção é muito baixa. E se fez coisa errada vai ter que pagar com o cu na cadeia.
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Na verdade, em mais de três anos de atuação contra corrupção no Brasil acho que nunca peguei um estagiário. Posso até ter visto e não me lembrar em algum caso antigo, mas nos meus não.
 
Topo Fundo