O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial [ Console Wars ] - [ 2022 a partir da página 370 !!! ]

Prydz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.652
Reações
2.591
Pontos
704
Detesto jogos que se passam na America Central, put* lugar sem graça, músicas, lingua, cultura fraca pra ter pano de fundo em qualquer história, que na maioria das vezes é sobre traficafantes (e com razão).

Costumo dropar jogos assim rápidinho. Foi assim com Ghost Recon e tantos outros. O novo Far cry nem vou chegar perto... Mas to jogando o Shadow of Tomb Raider pq tem umas tumbas legais e eu curto exploração, pq de resto é o pior TB em anos.
 
Ultima Edição:

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029

“The first and most logical of the answers is obviously linked to the speed of the uploads. Having the ability to access data so quickly allows us to have almost instant uploads, so as to avoid long waits between one map and another. If we analyze everything more deeply, however, we can understand how much this speed of access to gigs of files can also have an impact at the level of game design or go to redefine some pipelines now consolidated in the gaming industry. Just think of what Insomniac Games’ Ratchet and Clank: Rift Apart did.”


"So we will see only the exclusive titles for a single platform fully enjoy these new technologies, while for all others will have to ‘be content’ with being able to pass from the start menu to the actual game in a matter of seconds.
 

Prydz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.652
Reações
2.591
Pontos
704
“The first and most logical of the answers is obviously linked to the speed of the uploads. Having the ability to access data so quickly allows us to have almost instant uploads, so as to avoid long waits between one map and another. If we analyze everything more deeply, however, we can understand how much this speed of access to gigs of files can also have an impact at the level of game design or go to redefine some pipelines now consolidated in the gaming industry. Just think of what Insomniac Games’ Ratchet and Clank: Rift Apart did.”


"So we will see only the exclusive titles for a single platform fully enjoy these new technologies, while for all others will have to ‘be content’ with being able to pass from the start menu to the actual game in a matter of seconds.

Mais uma Dev endoçando as palavras do Mark Cerny naquela Road to PS5.

Agora Xintsuai, pelo o que eu entendi no texto com meu inglês xexelento, os jogos multiplataforma e cross-gen são o grande gargalo do SSD do PS5, pois estes jogos estão "segurando" o potêncial, sendo comumente usado de forma genérica, apenas para loadings mais rápidos.

“The current bottleneck, however, appears to be the almost always cross-gen nature of the products in the pipeline and the concept of multi-platform itself."

É isso mesmo? Se for faz total sentido nos comparativos os loadings estarem algumas vezes parelhos em ambas as máquinas.

Isso me faz pensar que, apesar do PS5 estar se sobressaindo na maioria dos jogos muilti, as devs estão só fazendo o "feijão com arroz" nele, sem de fato aproveitar o potêncial exclusivo da máquina da Sony.

De qualquer forma estou bem empolgado pra ver o que a Naught Dog, Santa Monica, entre outros, vão fazer no PS5 com essa feature exclusiva em termos de produção e level design,
 
Ultima Edição:

[[Solid_Snake]]

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.831
Reações
30.909
Pontos
959
“The first and most logical of the answers is obviously linked to the speed of the uploads. Having the ability to access data so quickly allows us to have almost instant uploads, so as to avoid long waits between one map and another. If we analyze everything more deeply, however, we can understand how much this speed of access to gigs of files can also have an impact at the level of game design or go to redefine some pipelines now consolidated in the gaming industry. Just think of what Insomniac Games’ Ratchet and Clank: Rift Apart did.”


"So we will see only the exclusive titles for a single platform fully enjoy these new technologies, while for all others will have to ‘be content’ with being able to pass from the start menu to the actual game in a matter of seconds.

Mais os desenvolvedores não manjam nada, que manja é o Matemágico da OS que não consegue somar 2+2. :viraolho
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.453
Pontos
2.419
Mais uma Dev endoçando as palavras do Mark Cerny naquela Road to PS5.

Agora Xintsuai, pelo o que eu entendi no texto com meu inglês xexelento, os jogos multiplataforma e cross-gen são o grande gargalo do SSD do PS5, pois estes jogos estão "segurando" o potêncial, sendo comumente usado de forma genérica, apenas para loadings mais rápidos.

“The current bottleneck, however, appears to be the almost always cross-gen nature of the products in the pipeline and the concept of multi-platform itself."

É isso mesmo? Se for faz total sentido nos comparativos os loadings estarem algumas vezes parelhos em ambas as máquinas.

Isso me faz pensar que, apesar do PS5 estar se sobressaindo na maioria dos jogos muilti, as devs estão só fazendo o "feijão com arroz" nele, sem de fato aproveitar o potêncial exclusivo da máquina da Sony.

De qualquer forma estou bem empolgado pra ver o que a Naught Dog, Santa Monica, entre outros, vão fazer no PS5 com essa feature exclusiva em termos de produção e level design,

O potencial exclusivo da máquina da Sony é esse SSD mais rápido, não tem como tirar proveito máximo dele em um game multi que precise funcionar no Xbox e no PC.

Só os estúdios da Sony vão poder usar a velocidade do SSD de forma estrutural em um game.

Isso já era sabido, por isso eu questionei a escolha. Na minha opinião a opção da Microsoft de investir na GPU é melhor pq pode fazer diferença em qualquer game.
 


[[Solid_Snake]]

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.831
Reações
30.909
Pontos
959
O potencial exclusivo da máquina da Sony é esse SSD mais rápido, não tem como tirar proveito máximo dele em um game multi que precise funcionar no Xbox e no PC.

Só os estúdios da Sony vão poder usar a velocidade do SSD de forma estrutural em um game.

Isso já era sabido, por isso eu questionei a escolha. Na minha opinião a opção da Microsoft de investir na GPU é melhor pq pode fazer diferença em qualquer game.

Por enquanto a escolha da Microsoft não se pagou, toma pau no SSD que abre possibilidades nos exclusivos que a Microsoft não tem como copiar nem lançando um modelo melhor, e ainda ta tomando pau na maioria dos multis.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Mais uma Dev endoçando as palavras do Mark Cerny naquela Road to PS5.

Agora Xintsuai, pelo o que eu entendi no texto com meu inglês xexelento, os jogos multiplataforma e cross-gen são o grande gargalo do SSD do PS5, pois estes jogos estão "segurando" o potêncial, sendo comumente usado de forma genérica, apenas para loadings mais rápidos.

“The current bottleneck, however, appears to be the almost always cross-gen nature of the products in the pipeline and the concept of multi-platform itself."

É isso mesmo? Se for faz total sentido nos comparativos os loadings estarem algumas vezes parelhos em ambas as máquinas.

Isso me faz pensar que, apesar do PS5 estar se sobressaindo na maioria dos jogos muilti, as devs estão só fazendo o "feijão com arroz" nele, sem de fato aproveitar o potêncial exclusivo da máquina da Sony.

De qualquer forma estou bem empolgado pra ver o que a Naught Dog, Santa Monica, entre outros, vão fazer no PS5 com essa feature exclusiva em termos de produção e level design,

Crossgen sem dúvida limitam demais.

Multis (PS5/Series) acho que o limite é onde começaria a interferir no game design, mas acho que as engines permitirão utilizar a IO do PS5 para streaming de dados mais agressivos. Digamos PS5 no Ultra e Series no medium/Low. Mas as engines terão que ser adaptadas, a Unreal 5 e a engine da Ubi parece que estão sendo.

exclusivos do PS5 podem estar livres para um próximo paradigma ao qual os Series não pertencem, algo puramente nextgen. Ratchet deve ser a primeira leva dessa games que simplesmente n seriam possíveis nos Series, sem concessões importantes, ao ponto de ter que mudar o level design do jogo. Tipo o que vimos em Splinter Cell Chaos Theory do PS2 e Xbox.
 
Ultima Edição:

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.453
Pontos
2.419
Por enquanto a escolha da Microsoft não se pagou, toma pau no SSD que abre possibilidades nos exclusivos que a Microsoft não tem como copiar nem lançando um modelo melhor, e ainda ta tomando pau na maioria dos multis.
Dependendo do que os estúdios da Sony venham a fazer com o SSD eu posso reconhecer que foi um baita diferencial.

O futuro vai dizer, por enquanto eu sou mais favorável a ter melhor GPU.
 
D

Deleted member 248528

Crossgen sem dúvida limita demais.

Multis (PS5/Series) acho que o limite é onde começaria a interferir no game design, mas acho que as engines permitirão utilizar a IO do PS5 para streaming de dados. Digamos PS5 no Ultra e Series no medium/Low.

Já exclusivos PS5 podem de fato estar livres para uma próximo paradigma a qual os Series não pertencem, algo puramente nextgen. Ratchet deve ser a primeira leva dessa games que simplesmente n seriam possíveis nos Series, sem concessões importantes, ao ponto de ter que mudar o level design do jogo.

Rachet seria 100% no Xbox. Só porque ainda não foi feito, não significa que não é possível.

O Quick Resume consegue alternar jogos inteiros, e com assets completamente diferentes, em 4 segundos, em alguns casos. Isso funcionando na força bruta. E Forza Horizon 4 tem 1 mísero segundo de fast travel:




Na pior das hipóteses, o Xbox demoraria um pouquinho mais para alternar entre os cenários.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Rachet seria 100% no Xbox. Só porque ainda não foi feito, não significa que não é possível.

O Quick Resume consegue alternar jogos inteiros, e com assets completamente diferentes, em 4 segundos, em alguns casos. Isso funcionando na força bruta. E Forza Horizon 4 tem 1 mísero segundo de fast travel:




Na pior das hipóteses, o Xbox demoraria um pouquinho mais para alternar entre os cenários.


QR é só o carregamento de uma imagem da RAM, emuladores fazem isso a 200 anos, tem nada demais nisso. A Sony só não adotou porque não compensa perder 100GB de SSD para isso, não parece valer a pena, fora que nem é consistente e não funciona em todos os jogos, ainda mais com componente online tão presente.

Forza 4 é um jogo de Xbox One, deve ter no máximo 9GB de RAM (One X) e fast-travel usa assets já carregados na RAM, não é um load inteiro.

Mas é como o cara falou, load rápido é o básico para SSDs, PS5 está em outra geração nesse sentido. E provavelmente não, os Series não conseguiriam rodar Ratchet como está hoje, mas ainda é uma primeira leva, coisas bem mais tensas vem pela frente, espere a Naughty Dog mostrar o que está inventando.
 
Ultima Edição:

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
HAHAHAHAHA

Delírio total esperar uma diferença dessas.
Estou me referindo a Streaming de dados, não a settings do jogo, vc cortou o início da minha mensagem pra mudar o sentido. :kpisca

Xbox no talo consegue 4.8GBs de Streaming de dados, PS5 chega a 17GBs, isso é uma diferença de gerações, de 350% mais precisamente. Contra 18% de vantagem do SX na GPU.

Em termos de streaming de dados, com certeza podemos colocar o PS5 no Ultra e Series em Medium/Low, afinal estamos falando de uma diferença de 350%.

Sem dúvida uma diferença nesse nível abre espaço para coisas simplesmente impossíveis no Series em termos de game design. Já 20% a mais de GPU, no máximo quer dizer um jogo a 4K no Series e a 1800p no PS5.
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 248528

QR é só o carregamento de uma imagem da RAM, emuladores fazem isso a 200 anos, tem nada demais nisso. A Sony só não adotou porque não compensa perder 100GB de SSD para isso, não parece valer a pena, fora que nem é consistente e não funciona em todos os jogos, ainda mais com componente online tão presente.

Forza 4 é um jogo de Xbox One, deve ter no máximo 9GB de RAM (One X) e fast-travel usa assets já carregados na RAM, não é um load inteiro.

Mas é como o cara falou, load rápido é o básico para SSDs, PS5 está em outra geração nesse sentido. E provavelmente não, os Series não conseguiriam rodar Ratchet como está hoje, mas ainda é uma primeira leva, coisas bem mais tensas vem pela frente, espere a Naughty Dog mostrar o que está inventando.

Fast travel não usa loads já carregados, senão seriam instantâneos. Forza Horizon 4 tem muitas texturas, carros e estruturas diferentes. É carregamento rápido mesmo.
 

[[Solid_Snake]]

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.831
Reações
30.909
Pontos
959
Dependendo do que os estúdios da Sony venham a fazer com o SSD eu posso reconhecer que foi um baita diferencial.

O futuro vai dizer, por enquanto eu sou mais favorável a ter melhor GPU.

Como ser favorável a ter melhor GPU se está perdendo nos comparativos (a maioria)? Não tem lógico seu argumento. Posso dizer o mesmo, se ao longo dos próximos jogos ou anos o Xbox SX provar superioridade técnica nos multiplataformas, será bom ter a melhor GPU, mas até agora ta apanhando até no que era pra ganhar.

Não adianta falar que tem a melhor GPU se está entregando menos que o concorrente. Pouco importa ter uma peça mais forte se o conjunto entrega menos.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Fast travel não usa loads já carregados, senão seriam instantâneos. Forza Horizon 4 tem muitas texturas, carros e estruturas diferentes. É carregamento rápido mesmo.

Me expressei mal, partes dos assets já estão carregados (por exemplo, n precisa carregar o carro novamente, já está na RAM, muitas das texturas tb), fora que estamos falando de um game de Xbox One né.

PS5 pode carregar 350% mais dados que os Series, isso pode proporcionar coisas impensáveis nos consoles da Microsoft. Já uma GPU 18% mais forte, pode mostrar essas diferenças de 1800p para 4k que estamos vendo em alguns jogos.

Enquanto o Series X tem uma pequena vantagem na GPU, PS5 tem uma vantagem absurda na IO. Isso é matemática hehe, basta comparar as specs.
 
Ultima Edição:

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.939
Reações
2.832
Pontos
353
QR é só o carregamento de uma imagem da RAM, emuladores fazem isso a 200 anos, tem nada demais nisso. A Sony só não adotou porque não compensa perder 100GB de SSD para isso, não parece valer a pena, fora que nem é consistente e não funciona em todos os jogos, ainda mais com componente online tão presente.

Forza 4 é um jogo de Xbox One, deve ter no máximo 9GB de RAM (One X) e fast-travel usa assets já carregados na RAM, não é um load inteiro.

Mas é como o cara falou, load rápido é o básico para SSDs, PS5 está em outra geração nesse sentido. E provavelmente não, os Series não conseguiriam rodar Ratchet como está hoje, mas ainda é uma primeira leva, coisas bem mais tensas vem pela frente, espere a Naughty Dog mostrar o que está inventando.

Quick resume é a melhor coisa q tem. Recomendo usar antes de dizer q não vale a o pena.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.453
Pontos
2.419
Como ser favorável a ter melhor GPU se está perdendo nos comparativos (a maioria)? Não tem lógico seu argumento. Posso dizer o mesmo, se ao longo dos próximos jogos ou anos o Xbox SX provar superioridade técnica nos multiplataformas, será bom ter a melhor GPU, mas até agora ta apanhando até no que era pra ganhar.

Não adianta falar que tem a melhor GPU se está entregando menos que o concorrente. Pouco importa ter uma peça mais forte se o conjunto entrega menos.

Cedo ainda pra conclusões definitivas, por enquanto os comparativos estão bem semelhantes, é verdade que o Series X não está mostrando superioridade com a frequência que se poderia imaginar, mas quero esperar mais jogos.

Meu raciocínio é simples, o componente mais importante de um console é a GPU, então escolher uma mais potente é algo que a princípio eu acho favorável.

Mas é verdade que em termos de game design o PS5 talvez entregue conteúdo inviável para o Xbox, aí é questão de ver na prática como será usado.

A superioridade da GPU é um benefício mais óbvio na minha opinião, o lance do SSD super rápido vamos ter que aguardar pra ver.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Quick resume é a melhor coisa q tem. Recomendo usar antes de dizer q não vale a o pena.

Apenas um save state, não tem mistério algum, um feature bem bacana, mas custa uns 100GB do SSD, prefiro poder instalar + 3 ou 4 games, no caso do Xbox mais 1 ou 2.

O que a Microsft poderia oferecer é a opção de desligar esse feature e liberar aí 100GBs para os usuários, aí de repente caberia a mesma quantidade de jogos que o PS5 no Series X.
 
Ultima Edição:

Prydz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.652
Reações
2.591
Pontos
704
Crossgen sem dúvida limitam demais.

Multis (PS5/Series) acho que o limite é onde começaria a interferir no game design, mas acho que as engines permitirão utilizar a IO do PS5 para streaming de dados mais agressivos. Digamos PS5 no Ultra e Series no medium/Low. Mas as engines terão que ser adaptadas, a Unreal 5 e a engine da Ubi parece que estão sendo.

exclusivos do PS5 podem estar livres para um próximo paradigma ao qual os Series não pertencem, algo puramente nextgen. Ratchet deve ser a primeira leva dessa games que simplesmente n seriam possíveis nos Series, sem concessões importantes, ao ponto de ter que mudar o level design do jogo. Tipo o que vimos em Splinter Cell Chaos Theory do PS2 e Xbox.

Me lembro bem disso no Splinter Cell. De fato, se futuras engines estiverem mais voltadas para os consoles atuais o PS5 pode tirar grande vantagem disso, sem se limitar somente a velocidade de carregamento.

Com uma base atual de 10 milhoes de PS5 eu espero que até 2023 a devs da Sony abandonem de vez os jogos cross-gem. Me parece que todo o panorama futuro nas produçoes de jogos podem favorecer mais o PS5.



O potencial exclusivo da máquina da Sony é esse SSD mais rápido, não tem como tirar proveito máximo dele em um game multi que precise funcionar no Xbox e no PC.

Só os estúdios da Sony vão poder usar a velocidade do SSD de forma estrutural em um game.

Isso já era sabido, por isso eu questionei a escolha. Na minha opinião a opção da Microsoft de investir na GPU é melhor pq pode fazer diferença em qualquer game.

Pensar desta forma é questão de bom senso, faz sentido que seja assim como vc disse, no entanto... até agora essa diferença na GPU a favor do SX ainda não vingou. E com o crescimento exponencial das vendas do PS5, torna-se mais favorável o investimento tecnológico dos jogos multi em tirar maior vantagem das features do console.

Fast travel não usa loads já carregados, senão seriam instantâneos. Forza Horizon 4 tem muitas texturas, carros e estruturas diferentes. É carregamento rápido mesmo.

Vc tá concordando justamente com o que o cara da Dev falou na matéria:


"So we will see only the exclusive titles for a single platform fully enjoy these new technologies(aqui ele se refere ao PS5), while for all others will have to ‘be content’ with being able to pass from the start menu to the actual game in a matter of seconds(aqui entra o quick resume do Series e o carregamento rápido que vc se refere no Forza e afins).

Só saber interpretar.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Me lembro bem disso no Splinter Cell. De fato, se futuras engines estiverem mais voltadas para os consoles atuais o PS5 pode tirar grande vantagem disso, sem se limitar somente a velocidade de carregamento.

Com uma base atual de 10 milhoes de PS5 eu espero que até 2023 a devs da Sony abandonem de vez os jogos cross-gem. Me parece que todo o panorama futuro nas produçoes de jogos podem favorecer mais o PS5.





Pensar desta forma é questão de bom senso, faz sentido que seja assim como vc disse, no entanto... até agora essa diferença na GPU a favor do SX ainda não vingou. E com o crescimento exponencial das vendas do PS5, torna-se mais favorável o investimento tecnológico dos jogos multi em tirar maior vantagem das features do console.



Vc tá concordando justamente com o que o cara da Dev falou na matéria:


"So we will see only the exclusive titles for a single platform fully enjoy these new technologies(aqui ele se refere ao PS5), while for all others will have to ‘be content’ with being able to pass from the start menu to the actual game in a matter of seconds(aqui entra o quick resume do Series e o carregamento rápido que vc se refere no Forza e afins).

Só saber interpretar.

Pois é, basicamente o que o DEV falou mesmo. E acho que além da velocidade final, o que conta muito para o PS5 é a latência, o tempo que demora para ele começar a entregar o que a CPU pediu. O SSD do PS5 foi pensado como uma extensão da RAM, vc tem um canal de carregamento de dados para cada 68GB (daí o tamanho estranho de 825 GB), ou seja o acesso aos dados se dará de forma quase instântanea. É como se o PS5 tivesse 16 GB GDDR5 e 825 GB DDR3.

Isso é uma coisa que ainda não estamos vendo ser usada pra valer, Ratchet deve ter começado a encostar nesse lado do console.

Multis e crossgen nem sabem o que é isso.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.453
Pontos
2.419
Pensar desta forma é questão de bom senso, faz sentido que seja assim como vc disse, no entanto... até agora essa diferença na GPU a favor do SX ainda não vingou. E com o crescimento exponencial das vendas do PS5, torna-se mais favorável o investimento tecnológico dos jogos multi em tirar maior vantagem das features do console.

Em termos de game design não tem como aproveitar o diferencial do SSD do PS5 em jogos multi, independente de vendas. O jogo vai ter que ser pensado pra rodar não só no Xbox como nas mais variadas specs de PC.

A não ser que façam duas versões igual o exemplo do Splinter Cell, mas isso me parece bem improvável de virar regra.

Só os first party ou third exclusivos é que poderão tirar total vantagem e mesmo assim tem que ver como que ficará a questão da Sony estar portando seus jogos pra PC.
 

Yatahaze

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.374
Reações
10.648
Pontos
703
Dependendo do que os estúdios da Sony venham a fazer com o SSD eu posso reconhecer que foi um baita diferencial.

O futuro vai dizer, por enquanto eu sou mais favorável a ter melhor GPU.

mesmo que o cálculo dos teraflops (medida de performance teórica) se confirme ao longo do tempo e a GPU do X seja "incríveis" 17% superior à GPU do PS5, em nada se compara ao SSD e as possibilidades de level design e optimizações do sistema que ele permite. É algo extremamente óbvio. Um jogo multi pode ter resolução ou RT melhores no console da MS, mas um jogo pensado para utilizar um streaming de dados >5GB/s é algo que o Series simplesmente não pode fazer.

outro detalhe importante é que as soluçõse de IO do Series X são as mesmas ferramentas embarcadas do DX12U e que poderão ser utilizadas para jogos no PC. não é algo que as devs são forçadas a utilizar (porque não é todo mundo que tem SSD no PC), é algo mais destinado à optimização do hw em si do que gameplay mesmo. Aliás, quando a MS anunciou a tecnlogia de IO lá que esqueci o nome (velocity?) ela disse justamente isso o que vem sendo falado, optimização do sistena e novas possibildiades de gameplay, trataram como revolução até
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.453
Pontos
2.419
mesmo que o cálculo dos teraflops (medida de performance teórica) se confirme ao longo do tempo e a GPU do X seja "incríveis" 17% superior à GPU do PS5, em nada se compara ao SSD e as possibilidades de level design e optimizações do sistema que ele permite. É algo extremamente óbvio. Um jogo multi pode ter resolução ou RT melhores no console da MS, mas um jogo pensado para utilizar um streaming de dados >5GB/s é algo que o Series simplesmente não pode fazer.

outro detalhe importante é que as soluçõse de IO do Series X são as mesmas ferramentas embarcadas do DX12U e que poderão ser utilizadas para jogos no PC. não é algo que as devs são forçadas a utilizar (porque não é todo mundo que tem SSD no PC), é algo mais destinado à optimização do hw em si do que gameplay mesmo. Aliás, quando a MS anunciou a tecnlogia de IO lá que esqueci o nome (velocity?) ela disse justamente isso o que vem sendo falado, optimização do sistena e novas possibildiades de gameplay, trataram como revolução até
Sim, é uma espécie de revolução. As vezes falam parecendo que o SSD do Xbox é um lixo, sendo que na verdade ele é bom.

Os ganhos em relação a um HD são enormes, então teremos impacto geral nos games, não só no PS5.
 

Prydz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.652
Reações
2.591
Pontos
704
Em termos de game design não tem como aproveitar o diferencial do SSD do PS5 em jogos multi, independente de vendas. O jogo vai ter que ser pensado pra rodar não só no Xbox como nas mais variadas specs de PC.

A não ser que façam duas versões igual o exemplo do Splinter Cell, mas isso me parece bem improvável de virar regra.

Só os first party ou third exclusivos é que poderão tirar total vantagem e mesmo assim tem que ver como que ficará a questão da Sony estar portando seus jogos pra PC.

Sim, não em termos de level design nos multis, mas uma melhor otimização perante as novas engines, algo como citou o Xint.
 

Prydz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.652
Reações
2.591
Pontos
704
Sim, é uma espécie de revolução. As vezes falam parecendo que o SSD do Xbox é um lixo, sendo que na verdade ele é bom.

Os ganhos em relação a um HD são enormes, então teremos impacto geral nos games, não só no PS5.

Ninguém aqui nega que a GPU do SX é mais forte, mesmo que por pequena margem, até o sonysta mais ferrenho sabe disso, problema é que vcs sempre relativizam quando o assunto é o SSD, Ninguém disse que o armazenamento do SX é ruim, apenas que do PS5 é um passo acima de forma que poderá ser usado como nunca se viu.

Alguns "matematicos" por aqui acreditam piamente que não há diferença alguma entre eles. :viraolho
 

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.939
Reações
2.832
Pontos
353
Apenas um save state, não tem mistério algum, um feature bem bacana, mas custa uns 100GB do SSD, prefiro poder instalar + 3 ou 4 games, no caso do Xbox mais 1 ou 2.

O que a Microsft poderia oferecer é a opção de desligar esse feature e liberar aí 100GBs para os usuários, aí de repente caberia a mesma quantidade de jogos que o PS5 no Series X.
Importa é q funciona muito bem. Não tem coisa melhor q poder desligar ou trocar de jogo e voltar onde estava o exatamente.
Muito útil num jogo como Yakuza, q tem longas cutscenes, por exemplo.

Depois q se acostuma, difícil não usar. Ainda mais q não precisa passar por menu e afins, e corta tempo.

Vale muito a pena.
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 248528

Me expressei mal, partes dos assets já estão carregados (por exemplo, n precisa carregar o carro novamente, já está na RAM, muitas das texturas tb), fora que estamos falando de um game de Xbox One né.

PS5 pode carregar 350% mais dados que os Series, isso pode proporcionar coisas impensáveis nos consoles da Microsoft. Já uma GPU 18% mais forte, pode mostrar essas diferenças de 1800p para 4k que estamos vendo em alguns jogos.

Enquanto o Series X tem uma pequena vantagem na GPU, PS5 tem uma vantagem absurda na IO. Isso é matemática hehe, basta comparar as specs.

Esse negócio de 350% de vantagem é non sense. O Xbox chega a 4.8 GB/s e o PS5 chega a 8~9 GB/s, segundo eu pesquisei no Google. Isso utilizando compressão de dados. Existe uma vantagem por parte do PS5, é verdade, mas nem de longe é do jeito que você fala. Fora que a CPU e a GPU mais poderosas do Xbox também podem ser utilizadas na descompressão dos dados.

Sobre a comparação do Forza e do Rachet, não difere muito, uma vez que boa parte dos dados também são reutilizados no jogo de PS5.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
O potencial exclusivo da máquina da Sony é esse SSD mais rápido, não tem como tirar proveito máximo dele em um game multi que precise funcionar no Xbox e no PC.

Só os estúdios da Sony vão poder usar a velocidade do SSD de forma estrutural em um game.

Isso já era sabido, por isso eu questionei a escolha. Na minha opinião a opção da Microsoft de investir na GPU é melhor pq pode fazer diferença em qualquer game.
Não concordo! Cada um com seu ponto de vista ,mas trocar 18% de GPU por um SSD bem mais rápido tem mais benefícios no campo multiplataforma que as vezes não podemos ver como jogadores ..Um dos maiores gargalos dos jogos era o Streaming de dados e nesse aspecto o PS5 vai ficar sobrando, então em um título multiplataforma nos bastidores com essa "sobra" os desenvolvedores vão ter mais facilidade de desenvolver para ele....porque vc elimina um gargalo ali na base do desenvolvimento....Quando o desenvolvedor pensar em um jogo a primeira coisa que ele vai avaliar vai ser a velocidade do drive...qual o tamanho do ambiente ?dos nossos mapas,dos detalhes que podemos colocar naquele curto tempo..qual vai ser nossa velocidade de streaming para tudo isso?etc

Mesmo que não tenha vantagens visíveis para jogadores a tecnologia vai estar ali para facilitar a vida de desenvolvedores.Penso que a maioria dos desenvolvedores no mundo acham mais fáci desenvolver no PS5...e facilitar é umas das prioridades do Cerny...ele também como um desenvolver vê as coisas mais além.
 
Ultima Edição:

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
A superioridade da GPU é um benefício mais óbvio na minha opinião, o lance do SSD super rápido vamos ter que aguardar pra ver.
O SSD será tão importante como a CPU e GPU....Na verdade a velocidade do drive sempre foi importante para o streaming desde a época do PS1...Eu vi a entrevista da Amy Henning que criou Soul Reaver e da forma como o jogo foi criado o maior desafio (de longe deles) foi lutar com a velocidade de Streaming de dados e tiveram que fazer mudanças importantes no motor do jogo para suportar isso (era uma Engine sem Loads do começo ao fim e podia alternar entre dois mundos em tempo real a qualquer momento) muito ambicioso para o PS1.

O pessoal só pensa nos gráficos mas não sabe qual as dificuldades em fazer um jogo mais aberto de outro mais linear e qual o impacto também nos gráficos e como os ambientes vão se parecer no final.

Quando a Amy Henning falou das dificuldades de Streaming para criar o mundo do jogo me lembrei das discussões atuais.
 
Ultima Edição:

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Esse negócio de 350% de vantagem é non sense. O Xbox chega a 4.8 GB/s e o PS5 chega a 8~9 GB/s, segundo eu pesquisei no Google. Isso utilizando compressão de dados. Existe uma vantagem por parte do PS5, é verdade, mas nem de longe é do jeito que você fala. Fora que a CPU e a GPU mais poderosas do Xbox também podem ser utilizadas na descompressão dos dados.

Sobre a comparação do Forza e do Rachet, não difere muito, uma vez que boa parte dos dados também são reutilizados no jogo de PS5.
Pesquisa denovo, 8~9Gb é usando só o Kraken, se combinar com a Oodle pode chegar 17.3GBs. Assim como o SX só chega a 4.8 combinando BCPack com Zlib.

Em cenários extremamente favoráveis, ou seja, super otimizados pode chegar a 22GBs. Kkk praticamente a velocidade da memória RAM do X360 O.O!

Só 450% mais rápido que o SX.

Xbox é um Neogeo CD perto do PS5.


A vantagem é enorme, só que ainda não estão usando isso, é outro paradigma, as engines tem que ser adaptadas.

Provavelmente até o fim da geração o PS5 terá vários jogos completamente inviáveis no Series, coisas surreais perto do que temos hoje. O SX no máximo vai mostrar jogos com uma resolução um pouco superior.
 
Ultima Edição:

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
O Série X é o sistema de hoje,um pouco mais de GPU e de força bruta ideal para o paradigma atual de jogos Cross Gen...é um sistema mais tradicional.

O PS5 é o sistema mais de amanhã e dos jogos Next Gen com mundos instantâneos, Streaming pesado de dados ,memória virtual e além...foi em cima desse paradigma que foi idealizado...e só a GPU não era suficiente e esse foi o menor salto de Ram de qualquer geração,então a performance do SSD permite deixar menos coisas estacionadas na Ram principal.
 
Ultima Edição:

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Ultima Edição:
D

Deleted member 248528

É o game do PS4 PRO isso aí, só soltaram um path para liberar o framerate no modo resolução. Em modo retro PS5 tem acesso a 5.5 GB de RAM e SX a 9GB... normal essas diferenças.

Mas fiquei curioso, posta o link do vídeo aí...

Vai no canal VG Tech e assiste o vídeo todo. Procura lá.
 
Topo Fundo