Exatamente, porque o Spine não é bem um emulador, tá mais para camada de compatibilidade, igual o Wine.
Para quem não sabe, o Wine é um software que recebe as chamadas de sistema do Windows e chama as equivalentes no Linux para executar. Assim, um jogo rodando no Wine pensa que está rodando em um Windows, mas por baixo dos panos está rodando no Linux.
O Spine faz a mesma coisa, só que com chamadas de FreeBSD para Linux. O fato do BSD ser muito parecido com o Linux em estrutura, torna esse trabalho mais fácil (apesar de ser trabalhoso) e o custo de performance é bem menor.
Por isso tenho minhas dúvidas se teremos uma versão para Windows, pois seria um trabalho meio monstro, teriam que fazer algo como a Microsoft fez com o WSL e a própria Microsoft deixou ele meio de lado e fez uma nova versão usando uma máquina virtual.
Quanto ao Xenia, pelo o que vi no MVG, o problema é a GPU, ela é muito customizada. É uma GPU da era x800, com recursos da Radeon 2000, mas já tinha recursos do DirectX10, dois anos antes dele sair pra PC.
E também a EDRAM é meio chatinha de emular, é um bloco de memória muito rápido e diferente das memórias normais.