O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena morar em Portugal?

Jenusus

Bam-bam-bam
Mensagens
573
Reações
1.475
Pontos
233
Vejo muitas pessoas que eu conheço que estão interessadas em mudar para Portugal, tendo em vista que o cenário br tende a piorar futuramente...
Eu particularmente gostaria saber se vale tanto a pena assim, confesso que tenho desejo de vazar do Brasil também, aqui ultimamente anda complicado... Você trabalha para sobreviver e não para usufruir das coisas.
Então, vale a pena tentar Portuga (mais viavel) ou algum outro país como Canadá, EUA(mais dificil)?
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.382
Reações
65.879
Pontos
2.059
Você trabalha para sobreviver e não para usufruir das coisas.
Basicamente vc resumiu aqui como é a vida em Portugal.

Aprende a falar inglês e vai pra um país que pague um salario decente, se vc já tiver/souber uma profissão melhor ainda.. na Europa pelo menos, ninguem liga muito pra diploma ou a faculdade que vc estudou (ainda mais no BR) eles querem saber se vc sabe fazer o trampo ou não.

Canada é um frio da porra, não é pra mim.. mas de repente vc descobre que frio é sua onda.

Ah, um detalhe.. nem pense ir morar fora sem papel, trabalhar sem documento é uma m**** e vc não tem direito a NADA, se teu patrão quiser te explorar, se vc ficar doente, se vc for roubado.. vc se fodeu!
 

Jenusus

Bam-bam-bam
Mensagens
573
Reações
1.475
Pontos
233
Basicamente vc resumiu aqui como é a vida em Portugal.

Aprende a falar inglês e vai pra um país que pague um salario decente, se vc já tiver/souber uma profissão melhor ainda.. na Europa pelo menos, ninguem liga muito pra diploma ou a faculdade que vc estudou (ainda mais no BR) eles querem saber se vc sabe fazer o trampo ou não.

Canada é um frio da porra, não é pra mim.. mas de repente vc descobre que frio é sua onda.

Ah, um detalhe.. nem pense ir morar fora sem papel, trabalhar sem documento é uma m**** e vc não tem direito a NADA, se teu patrão quiser te explorar, se vc ficar doente, se vc for roubado.. vc se fodeu!
Mas acredito que em comparação com o Brazel, o custo de vida de Portuga é bem baixo... O salário para os PADRÕES da Europa realmente são baixos.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.523
Reações
10.441
Pontos
353
Comparado ao Brasil, vale muito a pena. Já quando comparado aos EUA, depende.

Portugal é um país em que os salários são relativamente baixos para o padrão da Europa, tanto é que a maioria dos jovens de lá migra para a Espanha ou outros países.

Entretanto, em questão de qualidade de vida e principalmente de segurança, acho lá superior aos EUA para quem busca uma vida mais pacata.

Ou seja, depende do que você está procurando. Quer construir riqueza? Vai para os EUA. Quer sossego e uma vida mais tranquila? Portugal.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.774
Reações
35.127
Pontos
903
Basicamente vc resumiu aqui como é a vida em Portugal.

Aprende a falar inglês e vai pra um país que pague um salario decente, se vc já tiver/souber uma profissão melhor ainda.. na Europa pelo menos, ninguem liga muito pra diploma ou a faculdade que vc estudou (ainda mais no BR) eles querem saber se vc sabe fazer o trampo ou não.

Canada é um frio da porra, não é pra mim.. mas de repente vc descobre que frio é sua onda.

Ah, um detalhe.. nem pense ir morar fora sem papel, trabalhar sem documento é uma m**** e vc não tem direito a NADA, se teu patrão quiser te explorar, se vc ficar doente, se vc for roubado.. vc se fodeu!
Dá pra morar lá sem formação ou técnico? Dá pra ir ganhar a vida sendo autônomo e trabalhando de marceneiro, gesseiro, pedreiro, eletricista e afins?
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.382
Reações
65.879
Pontos
2.059
Trabalhando de marceneiro, gesseiro, pedreiro, eletricista e afins?
Boa sorte com a concorrencia dos polacos e romenos, eles são os reis dessas profissões e depois que entraram pra UE, o salario baixou legal por causa do excesso de mão de obra.

O lance de portugal que os brazucas não entendem é:

Esse ponto de salario baixo pega muito quando vc vai comprar um carro, eletronico/bens duraveis, pq os preços são muito parecidos seja na Alemanha ou em Portugal e na Grecia, quando o poder aquisitivo da Alemanha é muuuuuuuito maior.

- Custo de vida baixo, mas salario baixo = vida de m****, vc nunca vai conseguir juntar uma grana, pensar seu futuro, fazer uma viagem maneira.. vc sempre vai ficar ali na risca, sem passar sufoco mas sem luxo nenhum.

- O país inteiro tem 10 milhões de habitantes, é do tamanho do estado do RJ. A economia deles acompanha os 2 primeiros pontos. Ponto positivo aqui é que o país é bem pacato, tranquilidade total, pode andar meia noite com rolex de ouro que dificilmente acontece algo.

- Existe um motivo pelo qual tem mais portugueses morando fora de portugal do que no próprio país deles, pq é legal pra passear mas pra morar e fazer grana não é.

Trabalho é trabalho, esse é uma coisa que vc tem que aprender quando chega aqui.. mas um trabalho que exige algum conhecimento tecnico ou formação especifica (tipo informatica, enfermagem) é valorizado e paga bem, enquanto trabalhar de entregador qualquer um pode fazer.
 


Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.636
Reações
20.846
Pontos
964
olha, não é uma resposta óbvia é fácil de te dizer. O famoso, depende, está aqui muito forte.

Eu já morei em Portugal por 2 anos e estou voltando pra lá ou para a Espanha nos próximos anos.
Os salários lá são baixos comparados com o resto da União Europeia, aluguéis muito caros, então seria bom ficar em outras regiões que não Lisboa ou Porto.
Tem vários desenvolvedores brasileiros indo trabalhar lá, uma vez que os devs portugueses seniores ou mesmo plenos já vazaram de lá algum tempo atrás.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.774
Reações
35.127
Pontos
903
Boa sorte com a concorrencia dos polacos e romenos, eles são os reis dessas profissões e depois que entraram pra UE, o salario baixou legal por causa do excesso de mão de obra.

O lance de portugal que os brazucas não entendem é:

Esse ponto de salario baixo pega muito quando vc vai comprar um carro, eletronico/bens duraveis, pq os preços são muito parecidos seja na Alemanha ou em Portugal e na Grecia, quando o poder aquisitivo da Alemanha é muuuuuuuito maior.

- Custo de vida baixo, mas salario baixo = vida de m****, vc nunca vai conseguir juntar uma grana, pensar seu futuro, fazer uma viagem maneira.. vc sempre vai ficar ali na risca, sem passar sufoco mas sem luxo nenhum.

- O país inteiro tem 10 milhões de habitantes, é do tamanho do estado do RJ. A economia deles acompanha os 2 primeiros pontos. Ponto positivo aqui é que o país é bem pacato, tranquilidade total, pode andar meia noite com rolex de ouro que dificilmente acontece algo.

- Existe um motivo pelo qual tem mais portugueses morando fora de portugal do que no próprio país deles, pq é legal pra passear mas pra morar e fazer grana não é.

Trabalho é trabalho, esse é uma coisa que vc tem que aprender quando chega aqui.. mas um trabalho que exige algum conhecimento tecnico ou formação especifica (tipo informatica, enfermagem) é valorizado e paga bem, enquanto trabalhar de entregador qualquer um pode fazer.
Então um técnico em mecânica ou eletricista industrial já é mais interessante?
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.068
Reações
5.679
Pontos
1.164
Também tenho essa duvida ae, vocês sabem se aceitam o diploma de BR lá? Quando me formei dentista, minha vontade era de ir pra lá, infelizmente nunca pude devido as peças que o destino nos prega, mas se fosse "fácil" vazar e equivaler o diploma, realmente seria algo a se pensar.
Ah e outra coisa que pensei era em cidadania italiana, ja que na família tem bastante italiano, mas parece que é custoso e difícil comprovar parentesco.
 

The Thin Red Line

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.379
Reações
10.342
Pontos
703
Vejo muitas pessoas que eu conheço que estão interessadas em mudar para Portugal, tendo em vista que o cenário br tende a piorar futuramente...
Eu particularmente gostaria saber se vale tanto a pena assim, confesso que tenho desejo de vazar do Brasil também, aqui ultimamente anda complicado... Você trabalha para sobreviver e não para usufruir das coisas.
Então, vale a pena tentar Portuga (mais viavel) ou algum outro país como Canadá, EUA(mais dificil)?

Vale.

Não é o melhor país para emigrar, mas deve ser o mais fácil.

Se vc não vai ser médico no Brasil, ou tem família com firma de advocacia ou engenharia bem sucedida por aqui, vá sem medo.

Brasil é um país falido com um futuro terrível pra classe média.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.382
Reações
65.879
Pontos
2.059
Então um técnico em mecânica ou eletricista industrial já é mais interessante?
Interessante num país com industria nessa area, conhecer o país pra onde vc vai imigrar é fundamental, meu caro.

Portugal vive de turismo e serviços basicamente, industria é quase nula.

Uma profissão dessas numa Alemanha, no entanto, já te ofereceria umas propostas bem mais interessantes.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.774
Reações
35.127
Pontos
903
Interessante num país com industria nessa area, conhecer o país pra onde vc vai imigrar é fundamental, meu caro.

Portugal vive de turismo e serviços basicamente, industria é quase nula.

Uma profissão dessas numa Alemanha, no entanto, já te ofereceria umas propostas bem mais interessantes.
Interessante. Tenho uma tia que mora na Espanha faz anos.
 

Clóvis_Ferreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.826
Reações
12.295
Pontos
999
Eu só quero paz e sossego, por isso estou amando Portugal. Você ganha pouco mas o custo de vida é baixo, dá pra ter dignidade, comprar roupas, passear, viajar, comprar um carrinho legal e tem muita segurança e paz.

Agora muitos conhecidos meus vieram pra cá e prefeririam ficar no Brasil, gostam de mais agitação, não gostaram do jeito rígido do português, então vai de vocês mesmo na real.

O que eu sei é que o governo português tem facilitado muita coisa pros brasileiros.
 

Jenusus

Bam-bam-bam
Mensagens
573
Reações
1.475
Pontos
233
Me mudei para Portugal a 4 anos. Seja específico nas perguntas, que terei prazer em responder.
Certo, vamos la:
1- Como é o custo de vida?
2- Como é a segurança, a educação e a saúde?
3- Como os portugueses tratam os brasileiros?
4- É difícil achar emprego com bom salário?
5- Os lugares para visitar sao bons?
6- Foi fácil mudar do Brasil para Portugal?
7- Está satisfeito?
 

Mystic King

Bam-bam-bam
Mensagens
831
Reações
2.542
Pontos
433
Marcando o tópico. Penso em ir para Portugal nos próximos 3 anos, mas queria pelo menos com um curso técnico... Terei 50k da venda de uma casa... Sinceramente, sei que terei uma vida medíocre se eu continuar aqui, amo meu Brasil mas não tá mais dando...
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.809
Reações
20.853
Pontos
503
Tenho certificação PSM - I, estou focando agora na PSPO - I, já abri tópico antes sobre ir para o Canadá, tive uma melhora na vida aqui graças a Deus e comecei a correr atrás das certificações para a minha área, após a PSPO vou ficar no inglês, vejo as vagas na minha área em Portugal e elas pedem fluência na língua inglesa
 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Certo, vamos la:
1- Como é o custo de vida?
2- Como é a segurança, a educação e a saúde?
3- Como os portugueses tratam os brasileiros?
4- É difícil achar emprego com bom salário?
5- Os lugares para visitar sao bons?
6- Foi fácil mudar do Brasil para Portugal?
7- Está satisfeito?

1- Custo de vida varia tanto quanto um fusca varia de uma Ferrari. Se você for morar em Lisboa ou Porto, ta f0dido, vai trabalhar pra morar em um quartinho com banheiro, muitas vezes coletivo. Se morar em cidade do Interiorzão, como Guarda ou Castelo Branco, dá pra viver com um salario minimo + extras em uma casa confortável, financiar um carrinho e ainda bancar um Iphone, sem muito aperto.

2- Segurança em toda Portugal, SE COMPARADO com o Brasil, é o paraíso na terra. É claro que cidades populosas, como Lisboa, tendem a ter maior violência do que cidades do interior, onde se pode dormir com carro aberto. Educação em geral é boa, mas DEPENDE MUITO da diretoria do agrupamento de escolas da região em que se vive. Aqui uma boa equipe de diretores faz uma diferença f0dida. Saude é boa no interior, e uma m**** na capital, justamente pela quantidade de pessoas. Dependendo se precisar de um exame complexo, pode esperar meses ( na capital).

3- Como bostas. Portugueses te cumprimentam pela frente, mas te esculacham por trás. Ter amizades REAIS com portugueses não é tarefa fácil. Mas brasileiro faz por merecer a fama de m**** que tem aqui. Sem dúvidas. Não é sem motivo.

4- Eu não sei. Nunca fui empregado em minha vida no Huezil, e não seria em Portugal , depois de 40 anos de vida, que eu ia começar a ser. O que eu posso afirmar, é que aqui onde moro, no interior, não vejo ninguem reclamar de falta de emprego.

5- Sei lá. Eu trabalho 24 horas por dia. Não lembro o ultimo dia que banquei o turista.

6- Não, dificil pra garai. E dá vontade de mandar todo mundo tomar no ku e voltar pro Huezil depois de 6 meses.

7- Estou por causa de minhas filhas, que estudam em colegio PUBLICO top, moram ao lado do maior hospital publico da região ( que só vive vazio) e tenho certeza de que nenhum vagabundo vai mata-las com tiros de fuzil ( sou do RJ).
 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Tem como migrar sem conhecer ninguem ou não ter cidadania?

Quando eu e minha esposa decidimos mudar, não conheciamos ninguem ( tou falando NINGUEM MESMO, CARAI) , não tinhamos cidadania de p0rra nenhuma, mas tinhamos uma vontade GIGANTESCA de dar um futuro pra nossas filhas. Pra vc ter uma ideia, garotinho, decidimos nossa vida em 4 dias de google maps e pesquisas de hostel. A vida é para os poucos que tem coragem e liga o f0da-se pros riscos.
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.812
Reações
26.534
Pontos
1.003
Tenho certificação PSM - I, estou focando agora na PSPO - I, já abri tópico antes sobre ir para o Canadá, tive uma melhora na vida aqui graças a Deus e comecei a correr atrás das certificações para a minha área, após a PSPO vou ficar no inglês, vejo as vagas na minha área em Portugal e elas pedem fluência na língua inglesa

Uma pergunta qual/onde certificação você tirou do PSM?
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.809
Reações
20.853
Pontos
503
Uma pergunta qual/onde certificação você tirou do PSM?
Scrum.org paguei 200 dólares a prova, se não passar tem que pagar mais 200, são 80 questões para responder em uma hora, para ser aprovado tem que ter 85% de acerto da prova(passei com 96,3% de acerto, errei 3 questões), ela é em inglês, mas com o Google tradutor dá pra encarar de boa
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.809
Reações
20.853
Pontos
503
Se tudo der certo e for da vontade de Deus, estarei em algum momento futuro vazando deste país para Portugal, Espanha, Canadá, seja lá onde for melhor para o meu filho
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.812
Reações
26.534
Pontos
1.003
Scrum.org paguei 200 dólares a prova, se não passar tem que pagar mais 200, são 80 questões para responder em uma hora, para ser aprovado tem que ter 85% de acerto da prova(passei com 96,3% de acerto, errei 3 questões), ela é em inglês, mas com o Google tradutor dá pra encarar de boa

Fui cair na burrada de empreender depois de anos sendo funcionário... agora to tentando voltar pro mercado de trabalho e preciso de certificações...

Quem sabe também não mudo de país? :obrigue
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.809
Reações
20.853
Pontos
503
Aconselho se caso quer atuar como agilista conseguir uma vaga antes na área pegar experiência, tirar as certificações e aí sair para pegar um cargo de agilista fora do país
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.812
Reações
26.534
Pontos
1.003
Aconselho se caso quer atuar como agilista conseguir uma vaga antes na área pegar experiência, tirar as certificações e aí sair para pegar um cargo de agilista fora do país

Já atuei durante 6 anos na área de processos tenho até green belt, como tô querendo voltar pro mercado to me especializando em BI e metódos agéis... acho que são as áreas que tem futuro.
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.809
Reações
20.853
Pontos
503
Já atuei durante 6 anos na área de processos tenho até green belt, como tô querendo voltar pro mercado to me especializando em BI e metódos agéis... acho que são as áreas que tem futuro.
Legal, então no seu caso, estude para as certificações e veja como será a recepção do mercado, eu atuo como PO(Product Owner), a SM seria mais para facilitar a próxima certificação que tem base total em cima do Scrum e do Nexus Guide.

Aconselho ver vagas como analista de negócios, vai ter os passos iniciais para agilista, será mais fácil entrar na área, já que tem Green Belt e já atuou na área.
 

zossimov

Bam-bam-bam
Mensagens
26
Reações
14
Pontos
414
Me mudei para Portugal a 4 anos. Seja específico nas perguntas, que terei prazer em responder.
Pode indicar uma cidade moderna para viver em Portugal? Digo com construções novas, prédios, casas, etc... Não precisa pensar em vagas de trabalho porque eu trabalho pra fora.
A maior parte que vejo pelo idealista é de casas e apartamentos muito antigos.
Eu nunca fui a Portugal, mas saindo minha cidadania pretendo passar uns meses aí pra ver se eu gosto.
 

Bucelacha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.597
Reações
8.747
Pontos
809
Vale sim, nunca ouviu a música dos mamonas??
A Mria parece ser mó gostosa, na moral

fik cu deus ai parça
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.287
Pontos
453
eu tbm acho que sair do sair pais pra morar em outro de forma ilegal é uma b*sta, principalmente pelo fato de que vc nao pode sair de la, caso saia não entra mais.
uma foda, tenho um super amigo que é inteligente como poucos ja vi. engenheiro eletricista, engenheiro de telecomunicações e ta nos EUA trampando de Uber Eats. Ai tipo, toda grana que faz é só para viver aquele mês e não consegue guardar uma moeda. Um dia voltando, o máximo que vai ter é a experiência de viver fora e aprender bem o ingles
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.235
Reações
7.106
Pontos
703
Talvez o combo interessante seria morar em Portugal e pegar um trabalho remoto em outro país europeu.

Se vc não tiver cidadania, precisaria primeiro trampar uns anos pelo menos para uma empresa de portugal até conseguir a mesma e depois fazer isso.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.021
Reações
41.572
Pontos
1.444
Portugal é tipo o Winderson Nunes, serve de trampolim, no caso pra países mais desenvolvidos da Europa.

Portugal é sem dúvida um pais mais justo e organizado pro seu povo que o BR, mas acho os salários lá meio baixos. E não me entendam mal, no BR é muito mais baixo, mas aqui é relativamente mais fácil ganhar mais que em Portugal se você tiver um tico de força de vontade.
 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Pode indicar uma cidade moderna para viver em Portugal? Digo com construções novas, prédios, casas, etc... Não precisa pensar em vagas de trabalho porque eu trabalho pra fora.
A maior parte que vejo pelo idealista é de casas e apartamentos muito antigos.
Eu nunca fui a Portugal, mas saindo minha cidadania pretendo passar uns meses aí pra ver se eu gosto.

Moderno = grandes centros urbanos = vai esfolar seu rendimento. Tem dinheiro pra bancar uma vida em Lisboa ou Porto? Se tiver.... vc encontra o que há de mais moderno por lá.
 
Topo Fundo