O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Reportagem de 1995 da BBC questionava se o PlayStation seria melhor que Nintendo e Sega [TONHO DA LUA #POST 11]

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.302
Pontos
1.694
O ano era 1995 e, até então, a disputa entre a Sega e a Nintendo marcava a primeira metade dos anos 1990 de forma acirrada. O PlayStation, novo "jogador" da indústria, já existia no Japão e estava prestes a ser lançado no ocidente. Uma reportagem da BBC, publicada no Twitter da BBC Archive, informava a existência do console e questionava se ele faria frente ao Super Nintendo (SNES) e os consoles da Sega Mega Drive e Saturn.


O resultado já está mais do que claro hoje, mas é interessante darmos uma olhada na perspectiva da época, quase três décadas atrás. O primeiro PlayStation chegou, inicialmente, no fim de 1994 no Japão, e meses depois no ocidente, como o mercado britânico, que é o foco da reportagem.

"A gigante de eletrônicos japonesa, Sony, está entrando no mercado de video games pela primeira vez. A Sony diz que sua nova máquina é seu novo produto mais importante desde o Walkman", anuncia o âncora do jornal da BBC. O Walkman, para quem nunca ouviu falar, era um toca fita portátil. Pai do Diskman, que também é pai do MP3 do começo dos anos 2000.

playstation-reportagem-bbc-1995_(1).jpg


A repórter diz que, com a entrada do PlayStation no mercado, os consumidores teriam mais escolhas no mercado, dominado pela Nintendo e Sega. Na época da reportagem, inclusive, ambas empresas estavam registrando queda nas vendas e já estavam se preparando para lançarem seus novos consoles.

Segunda metade dos anos 1990 foi bem movimentada​

A Nintendo estava com o "Ultra 64", codinome do Nintendo 64, em produção, e a Sega já havia lançado o Saturn, console que abandonou os cartuchos em prol dos CDs. E em 1999, o Dreamcast seria lançado, fechando a chegada dos consoles mainstream da segunda metade dos anos 1990.

Conheça o significado dos símbolos do PlayStation

A repórter diz que o PlayStation chegaria custando 299 euros no mês seguinte da reportagem (setembro). O fato do console usar CDs, garantindo qualidade sonora superior aos cartuchos, além de gráficos 3D, que não eram novidade na época, mas estavam longe se serem mainstream, foram alguns dos destaques da BBC.

playstation-reportagem-bbc-1995_(2).jpg


Um analista do mercado de games da época, disse que a Sony não só queria uma fatia dos US$ 20 bilhões que a indústria gerava, mas também dominar nos ramos de música, filmes e jogos e também nos hardwares usados por essas mídias.

Com exceção da família de portáteis Game Boy da Nintendo, o primeiro PlayStation foi o primeiro console a alcançar mais de 100 milhões de vendas. Seu sucessor, o PlayStation 2, é o atual líder em vendas com mais de 155 milhões de unidades, pouco acima dos 154 milhões do Nintendo DS. O PlayStation 4 é o terceiro console da Sony que mais vendeu.

Fonte
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.669
Reações
65.468
Pontos
1.494
Normal, entrar nesse ramo até hoje para um estreante seria visto com desconfiança.
A Sony teve seus méritos, mas a SEGA e a Nintendo falharam demais em suas estratégias que custaram muito caro.
 


Springshot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.094
Reações
3.175
Pontos
809
Na verdade o Play 1 foi melhor que Nintendo e Sega juntas naquela geração. :kkk

Foi um rolo compressor que passou em cima das duas.

Sim, e antes do HURR DURR A NINTENDO EA SEGA TEM OTIMOS JOGOS, estou falando no quesito market share e vendas.

Se contar na geração seguinte então... nem se juntar Nintendo, Sega e Microsoft somado as 5ªs e 6ªs gerações sequer fizeram coçegas no PlayStation 2
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.628
Reações
38.931
Pontos
2.069
Interessante como a Sony sempre tentou ver e vender seus consoles como algo a mais, além de apenas uma máquina para jogar games. Já marketeava o PS1 como CD player. Depois o PS2 como DVD player. PS3 como BD player. Aí do PS4 pra frente isso passou a ser algo comum e não mais um diferencial, e a mídia física também começou a minguar.

Sobre a dúvida se o negócio daria certo, acho que era natural considerando não apenas que a Sony era uma estreante no mercado, mas também o número de consoles que na época surgiam e não se consolidavam, como 3DO, Neo Geo, etc. A diferença realmente estava no amplo know-how da Sony em produzir hardware para outras várias finalidades.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Nintendo e Sega merecem respeito por tudo que criaram, mas depois da chega da Playstation... não deu mais pra eles.

Ai VG virou coisa sério e diversão de gente grande.
 
Ultima Edição:

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.659
Pontos
1.689
É fácil hoje falar que o Playstation é sucesso.
Mas naquela época era muito complicado. Muita empresas de nome já tinham tentado entrar no mercado e falharam. Até empresas já consagradas como Atari se deram mal com seus novos consoles.
Com certeza o período de parceiria Sony/Nintendo deu a Sony nohall suficiente para se arriscar no mercado de jogos sem cometer as mesmas falhas das outras empresas, mas era difícil adivinha isso com muita antecedência.
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.157
Reações
8.901
Pontos
1.449
Lembro que lá em 1995 eu andando pela Penha(bairro aqui de SP) entrei em uma locadora e vi um Playstation, era impressionante aquele controle, o aparelho, bem a frente do seu tempo, mas demorei mais uns 3 anos para comprar o meu primeiro Playstation, até ali jogava no PC, então quando definitivamente comprei o Play1 em 1998, que isso, aquele ano foi um ano absurdo para quem curtia Games, tive o prazer de vivenciar, só faltou o N64, mas eu ganhava pouco, só dava pra manter o Play1 e os piratinhas... :klol
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.191
Reações
32.530
Pontos
1.629
Até da terceira geração?

Mundialmente falando, não aqui da parceria Sega/TecToy.
Naturalmente pois o Master System é muito mais legal do que o NES mas a Nintendo ficou com um honrado segundo lugar. Bem observado que no Brasil a SEGA sempre nadou de braçada quanto ao padrão de qualidade muito em virtude da Tectoy.:kcopa
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.493
Reações
23.108
Pontos
803
Entrou pra ganhar, estabelecendo uma gigantesca rede de estúdios próprios nos 3 pilares de mercado (EUA, Europa e Japão), pautando completamente a época, amarrando as principais softs externas, pela primeira vez criando uma cultura em torno dos videogames, ampliando o público potencial aos adultos, e criando centenas de franquias. Meu primeiro contato com a marca foi na saída do Metrô de Londres, logo vi que ali tínhamos algo diferente

Houve ajuda do preço competitivo e do mecanismo de subsídio de hardware, mas o principal determinante foi a biblioteca muito superior às dos concorrentes. Não houve outra vez um videogame com jogos tão melhores, em número tão maior, que os concorrentes, salvo o próprio PS2 e o NES, não por acaso duas outras surras.

Foi a última atitude disruptiva do mercado, que produziu consequências e marcos históricos até muitos anos depois, dos quais a saída da Sega do ramo de hardware, o escanteamento da Nintendo em outro filão derivado ao Blue Ocean (depois falido), a saída da Nintendo do mercado Home, à estratégia de subsídio de software, agora aplicada pela Microsoft através do Game Pass, tudo consequência da atividade do Playstation no mercado.

É a maior marca de jogos da história, teve em 100% das vezes o videogame com melhor biblioteca das gerações que participou, e é também a melhor softhouse em seu período de existência, pódio completo.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.191
Reações
32.530
Pontos
1.629
95% do mundo não concordou com sua opinião...
Eu sou um deles!!! rs
Tudo bem, faz parte e irei relevar, mas imagino que concordemos que tanto a SEGA quanto a Nintendo deram um pau na Sony ao longo das gerações, ao contrário do que a matéria tenta afirmar. A Sony só vendeu mais por algum período porém não tem alma, tanto que hoje tá apanhando muito da Nintendo e deu sorte que a SEGA segurou o lançamento de seu próximo console.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.894
Reações
230.233
Pontos
2.529
Em vendas foi melhor, mas em qualidade foi muito inferior. Nenhum jogo ficou marcado igual zelda oot e Mario 64, e sem contar que a Sony copiou a Nintendo e copia até hoje na cara dura.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.301
Reações
69.540
Pontos
2.059
Em vendas foi melhor, mas em qualidade foi muito inferior. Nenhum jogo ficou marcado igual zelda oot e Mario 64, e sem contar que a Sony copiou a Nintendo e copia até hoje na cara dura.

Silent Hill
Resident Evil 1,2 e 3
Parasite Eve
Gran Turismo
Metal Gear Solid
Tekken 3
Final Fantasy 7
Medal of Honor
Dino Crisis
Tenchu
Soul Reaver - Legacy of Kain
Syphon Filter
Need for Speed
Crash Bandicot

…,,,,,,,


Realmente

65fb0785fdb632205baf5834f33c2fc3.gif



Hein viadu do meu iPhone usando Tapatalk enquanto o Cebola permitir
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.894
Reações
230.233
Pontos
2.529
Silent Hill
Resident Evil 1,2 e 3
Parasite Eve
Gran Turismo
Metal Gear Solid
Tekken 3
Final Fantasy 7
Medal of Honor
Dino Crisis
Tenchu
Soul Reaver - Legacy of Kain
Syphon Filter
Need for Speed
Crash Bandicot

…,,,,,,,


Realmente

65fb0785fdb632205baf5834f33c2fc3.gif



Hein viadu do meu iPhone usando Tapatalk enquanto o Cebola permitir


Kkkkkkk

Piada né? Não tiveram 10% do impacto dos dois que eu falei, que são copiados até hoje
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Tudo bem, faz parte e irei relevar, mas imagino que concordemos que tanto a SEGA quanto a Nintendo deram um pau na Sony ao longo das gerações, ao contrário do que a matéria tenta afirmar. A Sony só vendeu mais por algum período porém não tem alma, tanto que hoje tá apanhando muito da Nintendo e deu sorte que a SEGA segurou o lançamento de seu próximo console.

Tanto Sega quanto Nintendo são de uma época muito diferente dos games. Quase que softwarehouses pré-históricas, com outra mentalidade, que trabalhavam com uma outra visão de mercado, até pueril se for observado hj em dia.

A Sony ao aparecer no mercado tornou VG coisa de adulto com mega-produções, filmes interativos, jogos em capítulos e por ai vai.

Seria interessante ver um novo console da Sega no mercado, já que a Nintendo de hoje nem é sombra do que foi no passado...
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
A Sony não apenas veio botando o pau na mesa mas tb tivemos a decadência da Nintendo q depois do SNES só foi ladeira a baixo com consoles de mesa, resultando no final a ficar com ''console hibrido'' vulgo portátil q liga na TV.

Sega aguentou até aonde deu, mas consoles de mesa é Sony, não tem jeito, seu ''flop'' em consoles de mesa, o PS3, vendeu 80 milhões, enquanto Nintendo teve fracassos em vendas como WiiU, Cube e até mesmo o N64 vendeu pouco perto do q foi o PS1 q ainda assim vendeu mais q o Wii, o console de mesa mais bem sucedido da Nintendo.

O resto é história, consoles de mesa é Sony, portáteis é Nintendo e o resto é resto.
 

krueger01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.293
Reações
3.115
Pontos
974
Aprendi aqui mesmo no OS que o importante é o lucro!
Então mesmo vendendo menos, a campeã da geração foi o Nintendo 64, já que o lucro da empresa foi maior que o da Sony...:klolwtf
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.301
Reações
69.540
Pontos
2.059
Kkkkkkk

Piada né? Não tiveram 10% do impacto dos dois que eu falei, que são copiados até hoje

Não tiro sua razão pq pelo que me lembro das matérias em questão realmente houve um grande impacto na galerinha que era um pouco mais sensíveis e delicadas na ocasião.

af0ed96c6050e90dc0828e0662f82542.gif



Hein viadu do meu iPhone usando Tapatalk enquanto o Cebola permitir
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.937
Reações
55.077
Pontos
1.839
Era até justificada a desconfiança, Memo para gamers. Lembro de muita gente que deixou de comprar um PS esperando o lançamento do Ultra64.
 

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.060
Reações
3.129
Pontos
979
É fácil hoje falar que o Playstation é sucesso.
Mas naquela época era muito complicado. Muita empresas de nome já tinham tentado entrar no mercado e falharam. Até empresas já consagradas como Atari se deram mal com seus novos consoles.
Com certeza o período de parceiria Sony/Nintendo deu a Sony nohall suficiente para se arriscar no mercado de jogos sem cometer as mesmas falhas das outras empresas, mas era difícil adivinha isso com muita antecedência.
Mais ou menos. De cara já ficou bem nítido que era mais poderoso que o Saturn. A dúvida maior era em relação ao Nintendo 64, que tinha especificações bem impressionantes mas era uma incógnita por utilizar cartuchos.
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Sony é a maioral. Mas anda decepcionando depois que se vendeu para a Califórnia. Hoje é o mal da indústria...
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.796
Reações
9.038
Pontos
753
Era até justificada a desconfiança, Memo para gamers. Lembro de muita gente que deixou de comprar um PS esperando o lançamento do Ultra64.
Só no fantástico mundo de Bob

Na vila onde morava e na escola 99 por cento tinha playstation ou Snes

Conheci apenas um moleque da vila que tinha o N64 e joguei uma vez na casa dele , lembro que não gostei daquele controle desengonçado, principalmente do analógico centralizado , controle bizarro

Mas ele era o diferentao , lembro depois que ele ao invés de esperar o PS2 como todo mundo , também foi o único do bairro a ter o Dreamcast kkkk ...depois ele vendeu e pegou um ps2


E isso não foi só no meu bairro e escola , os números mostram que a maioria mundial foi de PS1 na época

Só se você morava no Japão na época rs
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.796
Reações
9.038
Pontos
753
Mais ou menos. De cara já ficou bem nítido que era mais poderoso que o Saturn. A dúvida maior era em relação ao Nintendo 64, que tinha especificações bem impressionantes mas era uma incógnita por utilizar cartuchos.
Não tem nada a ver com cartuchos

A derrota do n64 foram as thirds

A maioria dos jogadores do snes ,eu me incluo , cagava para os jogos da Nintendo . Os principais jogos do Snes eram os thirds e as thirds foram para o PS1

Logo a maioria dos jogadores foram para o PS1

É bem simples
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.937
Reações
55.077
Pontos
1.839
Só no fantástico mundo de Bob

Na vila onde morava e na escola 99 por cento tinha playstation ou Snes

Conheci apenas um moleque da vila que tinha o N64 e joguei uma vez na casa dele , lembro que não gostei daquele controle desengonçado, principalmente do analógico centralizado , controle bizarro

Mas ele era o diferentao , lembro depois que ele ao invés de esperar o PS2 como todo mundo , também foi o único do bairro a ter o Dreamcast kkkk ...depois ele vendeu e pegou um ps2


E isso não foi só no meu bairro e escola , os números mostram que a maioria mundial foi de PS1 na época

Só se você morava no Japão na época rs
Em que ano? Estamos falando de 1994~1995 com todos embasbacados com DKC do SNES sonhando no que o próximo console Nintendo poderia fazer e não no ano de 1997, quando a galera percebeu finalmente que jogos em cartuchos, mesmo piratas, mal rodavam vídeos e tinham preços proibitivos.

Antes da pirataria em CD popularizar, RE, Winning Eleven e FF VII, a galera sonhava com o próximo console da Nintendo.

Não tem nada a ver com cartuchos

A derrota do n64 foram as thirds

A maioria dos jogadores do snes ,eu me incluo , cagava para os jogos da Nintendo . Os principais jogos do Snes eram os thirds e as thirds foram para o PS1

Logo a maioria dos jogadores foram para o PS1

É bem simples

E quem tinha bola de cristal para saber que as Thirds abandonariam a Nintendo? Você está olhando com os olhos de hoje (ou mais precisamente, olhos de 1997), não da época do lançamento em que ninguém previa o futuro
 
Topo Fundo