A plague Tale Requiem (
PS5 - PSN Plus)
Resolvi dar uma chance para a Plague tale Requiem, e fui jogá-lo sem ter jogado o primeiro, o que não é algo que faço, mas me inteirei da história do primeiro, quem eram Amicia e Hugo e o que era aquela praga, repito, não é algo que costume fazer, gosto de jogar todos, mas no final ainda bem que fiz isso, não sei se jogaria o segundo, caso o primeiro tenha a mesma jogabilidade do segundo.
Porque estou falando da jogabilidade? porque, como já repeti aqui no fórum inumeras vezes, a jogabilidade (combate, gameplay, movimentação) são extremamente importantes para mim, é algo que faz eu gostar ou odiar os games, e A Plague tale é uma vergonha nesse sentido, em nenhum momento eu tinha satisfação alguma no combate desse game, no contrário, só raiva, pela jogabilidade travada, ruim. Eu não enfrentava inimigos, sub-chefes e chefes, eu enfrentava o controle e o personagem numa luta para fazer aquilo parecer um combate, e falhava 99% das vezes.
E esse problema com o combate quase me fez desistir, lá pela oitava hora de game, estava muito irritado para continuar, mas no final, estava muito interessado na história daquele menino incrível e carismático que é o Hugo, não que a Amicia fosse chata, mas ele brilha com inocencia, amizade e carinho, eu precisava saber o que ia acontecer. E ai vem o plot twist, ainda bem que eu não parei, que, se por um lado a jogabilidade me parecia de PS2, a história, o roteiro, o desenvolvimento dos personagens é incrível, comparável aos melhores games que já joguei. Hugo, Amicia, Lucas e todos os outros fazem você entrar na história, gostar e torcer por eles. Agora, depois de finalizar, agradeço por ter me dado a oportuniade de completar essa aventura incrível.
Sobre a parte técnica(tirando jogabilidade), som, gráficos, iluminação, tudo é muito bom, feito com carinho, a França recriada do séc. 13 é incrível.
Já o final é impactante e muito triste, algo que não esperava, óbvio que a jogabilidade de tanto irritar, tira um pouco do brilho da história, não sabia se ficava triste com a história ou feliz que estava acabando.
Acredito que essa equipe, com uma orientação de uma grande empresa AAA, poderia fazer jogos muito melhores, acredito sim, que um game desse com uma gameplay mais imersiva (como The last of Us 2 por exempo), faria desse jogo um GOTY.
Ao fim, foram 22h de emoções mistas, raiva, alegria, tristeza, mas que no final recompensaram.
Minha nota final é 8 para o game, senão fosse a jogabilidade, poderia ser muito mais.