Royal_Salute
Ei mãe, 500 pontos!
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Sim, vale destacar q eh um jogo beeem difícil.Passei raiva demais com esse jogo, achei difícil demais.
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Sim, vale destacar q eh um jogo beeem difícil.Passei raiva demais com esse jogo, achei difícil demais.
"Nota" tu diz não é de avaliação, mas sim do "quão Metroidvania" ele é, o Metroidvanômetro genial mente criado por mim, certo?Rodrigo Zé do cx...
Qual nota de metroidvania teu avaliador do chat gpt da pra vvvvvv??
N sei se já falei dele aqui pq sempre recomendo, eh um jogo com mapa e mundo interconectado, mas o personagem não ganha habilidades pra progredir.
Msm não sendo metroidvania fica de sugestão de jogo... Eh incrível e bem único o gameplay. Jogo é curto, leva umas 4h pra terminar mas eh bom d+.
Tem pra PC/switch/ios
Agora com as explicações:Tive que refazer o Metroidvanômetro, a primeira parte seria mais ou menos isso aqui, apenas a primeira parte (ainda não é a final)
(atributo / peso):
- Acesso Restrito a Áreas: 20%
- Mapa Interconectado: 15%
- Habilidades Desbloqueáveis: 15%
- Backtracking Significativo: 12%
- Exploração não Linear: 12%
- Desafios Ambientais: 10%
- Narrativa Integrada à Exploração: 10%
- Save Stations ou Pontos de Verificação: 6%
Ele dá uma nota de 0 a 1000 pra cada um dos itens, multiplica e no final dá uma nota.
Ficou assim:
Hollow Knight:
Nota Geral para Hollow Knight: 190+139.5+145.5+110.4+115.2+91+92+57.6=941.2190+139.5+145.5+110.4+115.2+91+92+57.6=941.2
- Acesso Restrito a Áreas: 950×0.20=190
- Mapa Interconectado: 930×0.15=139.5
- Habilidades Desbloqueáveis: 970×0.15=145.5
- Backtracking Significativo: 920×0.12=110.4
- Exploração não Linear: 960×0.12=115.2
- Desafios Ambientais: 910×0.10=91
- Narrativa Integrada à Exploração: 920×0.10=92
- Save Stations ou Pontos de Verificação: 960×0.06=57.6
Dead Cells:
Nota Geral para Dead Cells: 174+133.5+127.5+108+112.8+89+82+50.4=907.2174+133.5+127.5+108+112.8+89+82+50.4=907.2
- Acesso Restrito a Áreas: 870×0.20=174
- Mapa Interconectado: 890×0.15=133.5
- Habilidades Desbloqueáveis: 850×0.15=127.5
- Backtracking Significativo: 900×0.12=108
- Exploração não Linear: 940×0.12=112.8
- Desafios Ambientais: 890×0.10=89
- Narrativa Integrada à Exploração: 820×0.10=82
- Save Stations ou Pontos de Verificação: 840×0.06=50.4
Guacamelee! 2:
Nota Geral para Guacamelee! 2: 176+138+139.5+106.8+108+85+94+48=895.3176+138+139.5+106.8+108+85+94+48=895.3
- Acesso Restrito a Áreas: 880×0.20=176
- Mapa Interconectado: 920×0.15=138
- Habilidades Desbloqueáveis: 930×0.15=139.5
- Backtracking Significativo: 890×0.12=106.8
- Exploração não Linear: 900×0.12=108
- Desafios Ambientais: 850×0.10=85
- Narrativa Integrada à Exploração: 940×0.10=94
- Save Stations ou Pontos de Verificação: 800×0.06=48
VVVVVV:
Nota Geral para VVVVVV: 136+106.5+108+82.8+84+67+66+40.8=691.1136+106.5+108+82.8+84+67+66+40.8=691.1
- Acesso Restrito a Áreas: 680×0.20=136
- Mapa Interconectado: 710×0.15=106.5
- Habilidades Desbloqueáveis: 720×0.15=108
- Backtracking Significativo: 690×0.12=82.8
- Exploração não Linear: 700×0.12=84
- Desafios Ambientais: 670×0.10=67
- Narrativa Integrada à Exploração: 660×0.10=66
- Save Stations ou Pontos de Verificação: 680×0.06=40.8
Super Metroid (SNES):
Nota Geral para Super Metroid: 192+147+145.5+112.8+114+93+92+57.6=954.9192+147+145.5+112.8+114+93+92+57.6=954.9
- Acesso Restrito a Áreas: 960×0.20=192
- Mapa Interconectado: 980×0.15=147
- Habilidades Desbloqueáveis: 970×0.15=145.5
- Backtracking Significativo: 940×0.12=112.8
- Exploração não Linear: 950×0.12=114
- Desafios Ambientais: 930×0.10=93
- Narrativa Integrada à Exploração: 920×0.10=92
- Save Stations ou Pontos de Verificação: 960×0.06=57.6
Faz um certo sentido, nessa lista o Super Metroid é o "mais metroidvania", com HN encostado nele.
Essas não são as notas finais, teria ainda o segundo bloco que redistribui de acordo com o quanto outro gênero impacta.
@Royal_Salute nesse primeiro bloco ele não considera vvvvv "tão metroidvania" assim. Mas é só o começo, to refazendo a porra toda.
"O bloco 2 será chamado de "Proporção Metroidvânia" e funcionará da seguinte forma: depois de eu citar o nome do jogo, temos um total de 0 a 100% onde o game tem um percentual de metroidvania e o restante é o percentual e outro subgênero, ou seja, quantos % o game é metroidvania e quantos % o game é outro subgênero. Faça o bloco 2 dos games jhollow knight e do game dead cells."
JOGO ANO NOTA 1 Metroid Prime 2002 97 2 Metroid Prime 2: Echoes 2004 92 3 Castlevania: Aria of Sorrow 2005 91 4 Castlevania: Circle of the Moon 2001 91 5 Hollow Knight 2018 90 6 Metroid Prime 3: Corruption 2007 90 7 Ori and the Will of the Wisps 2020 90 8 Castlevania: Dawn of Sorrow 2005 89 9 Cave Story 2004 89 10 Metroid: Zero Mission 2004 89 11 Metroid Dread 2021 88 12 Ori and the Blind Forest 2015 88 13 Rogue Legacy 2 2022 88 14 Shadow Complex 2009 88 15 SteamWorld Dig 2 2017 88 16 Castlevania: Harmony of Dissonance 2002 87 17 Prince Of Persia The Lost Crown 2024 87 18 ENDER LILIES: Quietus of the Knights 2021 86 19 Castlevania: Order of Ecclesia 2008 85 20 Castlevania: Portrait of Ruin 2006 85 21 Rogue Legacy 2013 85 22 Shantae Risky's Revenge 2010 85 23 Axiom Verge 2015 84 24 Blasphemous 2 2023 84 25 Guacamelee 2013 84 26 Infernax 2022 84 27 Laika: Aged Through Blood 2023 84 28 Momodora: Moonlit Farewell 2024 84 29 Outland 2011 84 30 Timespinner 2018 84 31 Bloodstained: Ritual of the Night 2018 83 32 Dust: An Elysian Tail 2012 83 33 Guacamelee 2 2018 83 34 Have a Nice Death 2023 83 35 Tevi 2023 83 36 Valdis Story: Abyssal City 2013 83 37 Yoku's Island Express 2018 83 38 Astalon: Tears of the Earth 2021 82 39 Bloodstained: Curse of the Moon 2018 82 40 Shantae and the Pirate Curse 2014 82 41 Supraland 2020 82 42 Grime 2021 81 43 F.I.S.T.: Forged In Shadow Torch 2021 80 44 Odallus: The Dark Call 2015 80 45 Afterimage 2023 79 46 Blasphemous 2019 79 47 Haiku, the Robot 2022 79 48 The Knight Witch 2022 79 49 Cookie Cutter 2023 77 50 La-Mulana 2015 77 51 Strider (versão moderna) 2014 77 52 Alians: Infestation 2011 76 53 Elliot Quest 2015 76 54 Feudal Alloy 2019 76 55 Gal Guardians: Demon Purge 2023 76 56 Knytt Underground 2013 76 57 Momodora: Reverie Under the Moonlight 2017 76 58 Toki Tori 2 2013 76 59 Vernal Edge 2023 76 60 Volgarr the Viking 2013 76 61 Journey to the Savage Planet 2020 74 62 MindSeize 2020 74 63 Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth 2021 74 64 Shantae 2021 74 65 Disney Illusion Island 2023 73 66 Xeodrifter 2014 73 67 Zapling Bygone 2023 73 68 Aeterna Noctis 2021 72 69 Chasm 2018 72 70 Death's Gambit 2018 72 71 UnEpic 2014 72 72 Pronty: Fishy Adventure 2023 71 73 Recompile 2021 68 74 BloodRayne Betrayal: Fresh Bites 2021 66 75 Lost Epic 2022 64 76 Itorah 2022 61 77 Touhou Double Focus 2017 60 78 Lost Ruins 2021 59 79 Castlevania: Symphony of the Night 1997 sem nota [clássico 80 Metroid 1986 sem nota [clássico 81 Stargate 1994 sem nota [clássico 82 Strider (versão NES) 1989 sem nota [clássico 83 Super Metroid 1991 sem nota [clássico 84 Tomba 1998 sem nota [clássico 85 U-four-ia: The Saga 1992 sem nota [clássico 86 8Doors: Arum's Afterlife Adventure 2021 sem nota 87 Cosmos: Stella Returns 2023 sem nota 88 Depths of Sanity 2022 sem nota 89 Environmental Station Alpha 2015 sem nota 90 Noreya: The Gold Project 2023 sem nota 91 Redo! 2022 sem nota 92 Super Skelemania 2019 sem nota 93 Tiny Little Bastards 2015 sem nota 94 Transiruby 2021 sem nota 95 Wordless 2023 sem nota 96 Yeomna: The Legend of Dongbaek 2022 sem nota 97 CRUDE 2024
Sim, por tudo que a gente conversou faz muito sentido e ta se alinhando bem, ta ficando show as escalas de classificação o/@Bruna Veloz olha acima, por considerar apenas 20% metroidvania e 80% rogue-like, o "Metroidvanômetro" tira completamente o peso do Dead Cells, o deixando com uma nota de 272.
Já Super Metroid de Snes ficou com 859 e HN 752.
Faz total sentido pelo que falamos no tópico.
Agora quando der vou apenas criar as escalas de classificação, tipo "Pouco metroidvania", "traços de", "total metroidvania" etc.
Prime 1 é um jogasso, mas nem fodendo o melhor do gênero. A crítica pode te-lo colocado ali, mas não é.
Agora com as explicações:
Certamente, vamos ajustar o formato como solicitado.
VVVVVV:
Nota Geral para VVVVVV: 691.1
- Acesso Restrito a Áreas (136):680 * 0.20 = 136.0
- Explicação: Apesar de não ter áreas restritas no sentido tradicional, a complexidade na navegação e os desafios proporcionam uma sensação de acesso restrito.
- Mapa Interconectado (106.5):710 * 0.15 = 106.5
- Explicação: O jogo oferece um mapa interconectado com várias salas que se conectam de maneiras distintas, proporcionando uma experiência de exploração coesa.
- Habilidades Desbloqueáveis (108):720 * 0.15 = 108.0
- Explicação: A habilidade única de inverter a gravidade é gradualmente dominada pelo jogador, contribuindo para uma experiência de desbloqueio de habilidades.
- Backtracking Significativo (82.8):690 * 0.12 = 82.8
- Explicação: Embora haja alguma necessidade de revisitar áreas, não é excessivo, mantendo o backtracking significativo, mas não prejudicial.
- Exploração não Linear (84):700 * 0.12 = 84.0
- Explicação: O jogo permite ao jogador escolher caminhos diferentes, incentivando uma exploração não linear.
- Desafios Ambientais (67):670 * 0.10 = 67.0
- Explicação: VVVVVV é repleto de desafios ambientais intensos, como espinhos e obstáculos, proporcionando uma experiência desafiadora.
- Narrativa Integrada à Exploração (66):660 * 0.10 = 66.0
- Explicação: A narrativa é integrada de forma sutil à exploração ativa, incentivando os jogadores a descobrir a história por meio da exploração.
- Save Stations ou Pontos de Verificação (40.8):680 * 0.06 = 40.8
- Explicação: Os checkpoints são eficientes, mas a frequência relativamente menor influencia na pontuação.
Super Metroid (SNES):
Nota Geral para Super Metroid: 954.9
- Acesso Restrito a Áreas (192):960 * 0.20 = 192.0
- Explicação: Áreas específicas só podem ser acessadas com habilidades específicas, incentivando a exploração e o retorno a áreas anteriores.
- Mapa Interconectado (147):980 * 0.15 = 147.0
- Explicação: O mundo é notavelmente interconectado, permitindo voltar e explorar áreas anteriores com novas habilidades, ampliando a sensação de continuidade.
- Habilidades Desbloqueáveis (145.5):970 * 0.15 = 145.5
- Explicação: O jogo possui um sistema de habilidades desbloqueáveis essenciais para avançar na história, proporcionando uma progressão rica.
- Backtracking Significativo (112.8):940 * 0.12 = 112.8
- Explicação: O backtracking é fundamental em Super Metroid, pois novas habilidades abrem caminhos anteriores, incentivando a exploração repetida.
- Exploração não Linear (114):950 * 0.12 = 114.0
- Explicação: Super Metroid oferece uma abordagem não linear à exploração, permitindo que os jogadores escolham caminhos e áreas a explorar de maneiras diversas.
- Desafios Ambientais (93):930 * 0.10 = 93.0
- Explicação: O jogo apresenta desafios como inimigos poderosos e ambientes hostis, aumentando a tensão e a necessidade de habilidade por parte do jogador.
- Narrativa Integrada à Exploração (92):920 * 0.10 = 92.0
- Explicação: A narrativa é contada principalmente por meio da exploração e descobertas, incentivando os jogadores a buscar a história.
- Save Stations ou Pontos de Verificação (57.6):960 * 0.06 = 57.6
- Explicação: Embora eficientes, uma distribuição mais regular destes pontos poderia facilitar a experiência do jogador.
Porque não?Prime 1 é um jogasso, mas nem fodendo o melhor do gênero. A crítica pode te-lo colocado ali, mas não é.
Pois é, não conheço absolutamente nada do jogo, mas dá pra ir calibrando aos poucos...Vvvvvv não tem habilidades adicionais e q eu me lembre mto pouco backtracking... Achei meio forçado falar q "o jogador aprende a manipular a gravidade" e dar pontos pra esse quesito.
Mas no geral o "metroidvania-ometro" tá ficando bem bom.
Porque não?
Isso é subjetivo.
Escala de Pureza Metroidvania:
- Metroidvania Supremo (800-1000):
- Descrição: A verdadeira essência do Metroidvania, onde a exploração e a progressão não linear são a espinha dorsal da experiência. Prepare-se para mergulhar nas profundezas do gênero.
- Muito Metroidvania (600-799):
- Descrição: Um jogo que abraça muitos elementos metroidvania, proporcionando uma experiência sólida e envolvente. Uma jornada próxima do clássico, mas com uma pitada única.
- Metroidvania Light (400-599):
- Descrição: Uma experiência metroidvania, mas com uma abordagem mais leve. Algumas características estão presentes, mas a exploração não domina completamente a narrativa.
- Suavemente Metroidvania (200-399):
- Descrição: Toques suaves de Metroidvania, onde a exploração é um componente, mas não o foco principal. Elementos estão lá, mas não são predominantes.
- Nada ou Quase Nada de Metroidvania (0-199):
- Descrição: Uma jornada distante do Metroidvania, onde a exploração é mínima e outros gêneros têm mais destaque. Uma aventura linear que se desvia do caminho metroidvânico.
Se for analisar por essa ótica, pra mim nem o Symphony of the Night estaria entre os top 5.Sim, concordo que há subjetividade mas eu acho que em pontos bem objetivos onde um MetroidVania TEM que ser bom ele falha.
- O backtracking é boçal. As áreas não são interligadas e a Samus não é tão rápida. Em alguns momentos para vc chegar onde sabe que tem que ir, tem que ir de uma sessão para a outra e lembrar as portas (pq o mapa é ruim) para refazer o caminho todo. Mais para o final isso fica EXTREMAMENTE chato e normalmente é a parte mais legal de um metroidvania... quando vc tem os poderes e vai andando como um Deus pelo mapa.
- O jogo tem alguns picos de dificuldade (como na parte de fogo) mas no geral é extremamente fácil pelo tipo de combate com a mira travada, o desafio em relação a inimigos não existe, ele se limita a puzzles e partes de plataforma
- Ainda no ponto anterior vc não fica mais forte com o passar do jogo, vc apenas ganha poderes que servem para acessar lugares, não ampliar o combate com senso de progressão
Nada disso muda que Prime é um jogasso, mas, para mim, como metroidvania tem melhores.
Se for analisar por essa ótica, pra mim nem o Symphony of the Night estaria entre os top 5.
A navegação pelo mapa é boa, mas não tem muita diferença nas rotas diferentes que você pode tomar ; não tem uma estrutura muito elaborada para você ir progredindo pelo mapa de maneira que a dificuldade fique natural, o jogo é extremamente fácil desde o começo até o fim (com exceção de um chefe específico que é difícil) ; navegação pelo mapa invertido é ruim ; backtracking não é tão satisfatório quanto nos jogos da franquia Metroid ; um monte de equipamentos e itens inúteis, etc.
O jogo entra no meu top em decorrência de outros fatores que não necessariamente estão associados ao level design em termos de Metroidvania.
No caso do Metroid Prime, concordo que o backtracking não é dos melhores e alguns chefes são fáceis demais.
É por isso que eu prefiro o segundo, que até tem sim um ou outro chefe avacalhado, mas no geral tem puzzles e chefes muito mais interessantes, pra não contar o próprio backtracking e os controles (fazer o Screw Attack é bem útil pra ir mais rápido).
Porém, discordo que os power ups não ajudam no combate, acho que é justamente o contrário.
O power up de Raio X te ajuda a visualizar e matar os Chozo Ghosts, além de mostrar plataformas e salas contendo segredos. Se não me engano o Thermal Visor tem função parecida.
Existem 3 upgrades que são opcionais e ajudam a você diretamente nas batalhas, combinando o botão de tiro com cada elemento (Fogo, Gelo e Ondas) + o botão de míssil.
Mesmo sendo empático em relação ao teu recalque, no sentido de entender que minha divindade no fórum te afeta em um nível patológico, faço questão de reforçar que tu é uma user nojenta demais.Não confunda um estilo de jogo com os graus de pureza duvidosos das drogas que o aviãozinho te fornece!
Porém, discordo que os power ups não ajudam no combate, acho que é justamente o contrário.
Mesmo sendo empático em relação ao teu recalque, no sentido de entender que minha divindade no fórum te afeta em um nível patológico, faço questão de reforçar que tu é uma user nojenta demais.
Toma batida de K9 com lemon haze hidropônica todos os dias de manhã e eu que sou drogado?
Se tu já não tivesse queimado uma mudança de nick né Caminhão de Lixo? poderia mudar pra Cristiane F.
Opa ainda estou vivo, e o meu projeto também, por incrível que pareça ^^"@Doug1994st ainda está entre nós?
Esse seu projeto está me lembrando ESA e Knytt Stories.Opa ainda estou vivo, e o meu projeto também, por incrível que pareça ^^"
Tenho falhado em acompanhar os fóruns e atualizar a galera, peço perdão por isso.
Nem sequer sabia que tinha um tópico dedicado a metroidvanias aqui, fico feliz em ver que um dos meus gêneros favoritos é apreciado por aqui, já que não conheço muita gente pessoalmente que compartilha desse mesmo sentimento
Eu tenho algumas poucas novidades sobre meu projeto, estou tentando juntar algo mais substancial para postar tudo de uma vez em meu tópico original, mas segue abaixo um pouquinho do que já fiz de novo até agora, fora de contexto:
Obrigado, @ELTORO , fico muito feliz que tenha gostado da estética! Eu demorei um pouco pra encontrar meu próprio estilo artístico, mas acho que finalmente me sinto confortável com esse equilíbrio entre a simplicidade dos jogos 8 bits da era do NES, mas com efeitos de scaling e rotação como em jogos de 16 bits do SNES que usam o chipe Super FX.Esse seu projeto está me lembrando ESA e Knytt Stories.
Curti muito a estética, tomara que você consiga fazer com calma e o jogo seja lançado.
Eu não sei se esse jogo se enquadra no que muitos definem como metroidvania, mas recentemente tenho jogado o "Demon's Crest" para o Super Nintendo. É um jogo spin off da série do "Ghosts & Goblins". Achei a dificuldade no nível ideal pra ser desafiador sem ser extremamente frustrante, e apesar do mapa não ser completamente interconexo, ainda há um bom bocado de backtracking e exploração necessária pra progredir a campanha. Recomendo muito:O que vocês estão jogando?
JogosO que vocês estão jogando?
Obrigado, @ELTORO , fico muito feliz que tenha gostado da estética! Eu demorei um pouco pra encontrar meu próprio estilo artístico, mas acho que finalmente me sinto confortável com esse equilíbrio entre a simplicidade dos jogos 8 bits da era do NES, mas com efeitos de scaling e rotação como em jogos de 16 bits do SNES que usam o chipe Super FX.
Eu não sei se esse jogo se enquadra no que muitos definem como metroidvania, mas recentemente tenho jogado o "Demon's Crest" para o Super Nintendo. É um jogo spin off da série do "Ghosts & Goblins". Achei a dificuldade no nível ideal pra ser desafiador sem ser extremamente frustrante, e apesar do mapa não ser completamente interconexo, ainda há um bom bocado de backtracking e exploração necessária pra progredir a campanha. Recomendo muito:
Obrigado, @ELTORO , fico muito feliz que tenha gostado da estética! Eu demorei um pouco pra encontrar meu próprio estilo artístico, mas acho que finalmente me sinto confortável com esse equilíbrio entre a simplicidade dos jogos 8 bits da era do NES, mas com efeitos de scaling e rotação como em jogos de 16 bits do SNES que usam o chipe Super FX.
Eu não sei se esse jogo se enquadra no que muitos definem como metroidvania, mas recentemente tenho jogado o "Demon's Crest" para o Super Nintendo. É um jogo spin off da série do "Ghosts & Goblins". Achei a dificuldade no nível ideal pra ser desafiador sem ser extremamente frustrante, e apesar do mapa não ser completamente interconexo, ainda há um bom bocado de backtracking e exploração necessária pra progredir a campanha. Recomendo muito:
Não considero os Souls dentro do genêro, muito em razão da progressão não depender de mudanças no gameplay, além do backtracking ser opcional na maior parte do tempo.@Receita Federal - É, eu diria que está mais para Mega Man mesmo, apesar de algumas habilidades serem requeridas, muitas apenas facilitam o progresso, principalmente se tratando da mecânica em que alguns Bosses recebem mais dano se você usar a habilidade "correta" contra eles. Faz sentido, já que ambos Mega Man e Demon's Crest foram desenvolvidos pela Capcom.
@ELTORO - De fato, eu diria que nessa época a Capcom estava lançando jogasso após jogasso, dando início com a série Mega Man X. Ainda assim, existem algumas habilidades um tanto redundantes em Demon's Crest, como por exemplo o "Claw", que te permite se apoiar contra paredes com espinhos sem levar dano, o que se torna completamente desnecessário após você conseguir o "Crest of Air", que te permite voar livremente. Ainda assim, nada disso torna esse jogo menos agradável!
É interessante como diferentes gêneros e subgêneros de jogos estão surgindo com o tempo, acredito que logo teremos uma subcategoria para o que denominamos Metroidvania, assim como o Roguelike possui o "Roguelight", para jogos com permadeath e mapas procedurais, porém sem o tradicional combate e movimento baseado em turnos.
Eu já me perguntei se jogos como Dark Souls, por exemplo, são Metroidvanias. Dark Souls possui um mapa interconexo, você tem certa liberdade para escolher quais áreas deseja explorar primeiro, e existe uma sucessão de itens que você deve coletar (Lord Vessel, Covenant of Artorias, etc.) e eventos que você deve concluir (Adquirir todas as Lord Souls) para concluir a campanha.
Alguém poderia utilizar o argumento de que Dark Souls não é um Metroidvania, pois existe um foco maior em mecânicas de RPG, mas o mesmo poderia ser dito sobre jogos como o Castlevania - Symphony of the Night.
Será que algum dia teremos um termo como "Lightvania" para se referir a jogos assim?
O que vocês estão jogando?