O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual Engine ou Programa vocês utilizam?

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Enteda-se Asset como sendo objetos dos quais podem ser uma textura, uma fonte, um arquivo de áudio, um arquivo xml, um arquivo de vídeo, um fbx, etc.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Qual destas é free? Qual a diferença do Visual Studio e Visual Studio Code? Para um novato, como eu, recomenda qual?

Tanto o VS quanto o VSC são free. A diferença que VS quem controla é a microsoft e ele é preso às ferramentas de produção microsoft, dá acesso integral ao C/C++, C# e algumas outras poucas linguagens.

O VSC é controlado pela comunidade, se não me engano o seu código fonte é aberto (não tô pesquisando aqui no Google), e ele é mais um editor que propriamente dito uma IDE, mas suporta também C/C++ e C# com a instalação dos plugins apropriados. Ele é um pouco mais leve que o VS e como o suporte é feito pela comunidade tem mais linguagens à disposição, mas pode ser um pouco mais difícil de configurá-lo que o VS.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
A outra IDE tem pirata ou versão free de estudante?

Ela é paga, e é difícil encontrar alguma versão pirata dela. Tente ir de VS ou VSC mesmo.

Então seria mais ou menos como os botões que arrastamos em Delphi ou Netbeans? Um combobox, coisas assim?

Esqueça UI a lá Swing ou JavaFX do Java. Há uma área de desenvolvimento, uma workspace onde você arrasta seus assets, você pode arrastar, por exemplo, uma textura nessa área e definir a posição da câmera e trabalhar encima dessa imagem que você arrastou para criar um boneco animado que pode ser jogado pelo jogador.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Então é quase igual a UI lá do Java: arrastar assets (componentes), definir posição da câmera (definir a posição no form) e trabalhar em cima dela (trabalhar em cima do componente para programar uma ação). Qual a dificuldade em aceitar que é a mesma coisa? Só para parecer chique e cool?

A propósito, aquele seu curso que você indicou, ele ensina a criar um jogo simples ou somente conceitos?

Cuidado para não trocar os termos. Na Unity, asset é uma coisa e componente é outra. Um asset geralmente é um GameObject com pelo menos um componente, um asset pode conter diversos game objets e componentes.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Faça o seguinte, @Aconchoado

Tente ver o link do tutorial que eu lhe postei porque lá tá mais organizado a explicação e segue uma lógica de assunto por assunto, podendo ser mais fácil de entender a Unity. Dessa forma eu responderei melhor as suas dúvidas você seguindo de fato um estudo.
 


Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Meu notebook é um core i5 de 4ª geração, nomeclatura U, com 4GB de RAM DDR3 1600MHZ e HD de 1TB, placa de vídeo HD Graphics 4400. Dá para usar o Unity e brincar legal nele?

For development
OS: Windows 7 SP1+, 8, 10, 64-bit versions only; Mac OS X 10.9+.

Server versions of Windows & OS X are not tested.
CPU: SSE2 instruction set support.

GPU: Graphics card with DX10 (shader model 4.0) capabilities.

The rest mostly depends on the complexity of your projects.

Additional platform development requirements:
  • iOS: Mac computer running minimum OS X 10.9.4 version and Xcode 7.0 or higher.
  • Android: Android SDK and Java Development Kit (JDK); IL2CPP scripting backend requires Android NDK.
  • Universal Windows Platform: Windows 10 (64-bit), Visual Studio 2015 with C++ Tools component or later and Windows 10 SDK
----------------------

Bom, vou pela minha experiência aqui. Eu uso mac, tenho 10 GB de RAM o processador também é um i5 mas a placa de vídeo é, infelizmente, uma intel integrada o que resulta em baixo desempenho quando uso Unity aqui. O maior problema do seu PC pelo visto será a RAM que é muito pouca para um ambiente de programação como Unity, Unreal e outras engines mais pesadas.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Mas será que não dá nem para brincar, criar coisas mais leves e bobas? Coisas em 2D mesmo, nada em 3D.

Rodo inúmeros jogos em meu notebook, mas inúmeros mesmo, em HD, em 1280x720.

Veja bem, a Unity não faz distinção entre 2D e 3D, ambos são executados no mesmo ambiente com as mesmas regras, a única exceção são as rotinas de detecção de colisão e física que que a partir de 2014 tiveram classes próprias para 2D, antes disso as classes de física eram todas para 3D, mesmo sendo usadas para jogos 2D também.

A Unity difere de engines que usam métrica em pixel, por exemplo. A Godot é um exemplo que difere o 2D do 3D.

O que posso sugerir é você baixar e ver como a engine se comporta em seu PC, agora, já adiantando, você tem POUCA RAM e isso é impeditivo pra programação de jogos em geral, a não ser que você fuja das engines pesadas.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Corona SDK é toda em 2D? Dá para programar em Android? É tudo na unha também? Não recomenda o Game Maker Studio e Construct não? E a Godot, recomenda?

GMS é muito cara, custa mais de 700 dólares para pegar a versão que compila pra celular. Godot eu conheço muito pouco, fiz apenas alguns exemplo mas é promissora.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
GMS E Construct tem pirata completas? Me fale mais sobre a Corona, por favor. A Corona é mais complexa do que a Unity?

Screenshot que eu tirei de um exemplo de projeto que é usado como tutorial para começar a aprender o Corona. Essa versão tá um pouco diferente da versão oficial porque eu coloquei scrolling de background infinito enquanto na versão oficial é tudo estático.

2H4pGaT.png
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Ela é toda free? O que preciso para programar na Corona? Preciso do Android Studio também, precisa programar nele ou não? Ela é mais leve e fácil do que a Unity? Me explique mais, pois sou leigo e pelo que vejo, você é mais experiente no assunto.

Não desejo criar jogos complexos, seja pela Corona ou Unity, quero coisas mais simples mesmo, como um jogo de damas, um resta 1, jogo da velha, caça palavras, mais por hobbie, diversão, tentar ganhar um dinheirinho na Google Play, coisas assim.

Corona é focada em desenvolvimento pra celular (Android e iOS) é totalmente free, porém quando você gera um apk, o jogo fica com a splashscreen da engine, assim como ocorre também na Unity.

Utiliza a linguagem Lua, que é uma linguagem brasileira bem tranquila de se programar e é bastante usada em binding de programação de jogos.

Você não precisa de Android Studio, porque quando você manda gerar o apk o sistema gera automaticamente pra você compilando o source no servidor da CoronaLabs.

Ela é focada em 2D, é mais simples de aprender que Unity, porém, mais limitada.

Sim, ela é mais leve, o ambiente de desenvolvimento dela é leve, é apenas um simulador como o mostrado na foto que eu publiquei acima, o editor de texto eu tô usando um VSC.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
MAs preciso do Android Sdk instalado, não?

Não precisa, ele faz tudo automático.

E consegue muitos tutoriais de Corona e Lua? Tutoriais e video aulas em português?

Mais ou menos, a maioria dos tutoriais são datados, mas encontra coisa nova também. PT acho que não, em inglês você acha mais de 90% das coisas.

Você disse que ele gera o .apk no servidor da Corona Labs. Então preciso sempre está online, conectado, para programar em Corona? Não posso gerar em minha máquina não?

Nesse caso sim, a não ser que você pegue o Corona Enterprise que permite gerar localmente, mas eu não vejo isso como sendo uma grande desvantagem.

Outra coisa, quando você diz que ela é mais limitada, é no sentido de que possui menos recurso do que a Unity?

Sim.

Para fazer jogos simples como dama, resta 1 e jogo da velha, consigo fazer com facilidade na corona?

Rapaz, isso depende de você estudar e entender como a engine funciona. Eu acho Corona tranquilo para jogos simples. Jogos mais complexos não recomendaria tanto.

E preciso saber desenhar ou posso pegar modelos prontos?

É sempre bom ou que você tenha alguém pra fazer os sprites para você. Se for pegar pela internet veja a questão de copyright se você não está infligindo ou pegue de sites que explicitamente são free com licença MIT, Apache, Creator, etc.

E mais: eu preciso daqueles emuladores pesados de Android para executar meus projetos criados?

Ele já vem com um próprio simulador built-in e demonstra exatamente o que você vê na tela é como o jogo ficará no celular. O próprio Corona é o próprio Simulador, quando você baixa a engine na verdade você está baixando o simulador que é nele que você executa o jogo que tá fazendo, vendo como ele tá ficando e gera a build para android ou iOS.
 

Allejo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.337
Reações
1.817
Pontos
854
Oi Pessoal tenho vontade de começar a mexer com criação de games mas como muita gente estou em duvida que engine usar, tipo tenho formação em design e desenho mas em programação meu conhecimento é quase zero. Pelo que li elogiam bastante a Unity, Construct , godot tb... Queria algo para 2d mesmo por enquanto.

Aproveitar tb para elogiar o trampo do pessoal aqui muito legal
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Oi Pessoal tenho vontade de começar a mexer com criação de games mas como muita gente estou em duvida que engine usar, tipo tenho formação em design e desenho mas em programação meu conhecimento é quase zero. Pelo que li elogiam bastante a Unity, Construct , godot tb... Queria algo para 2d mesmo por enquanto.

Aproveitar tb para elogiar o trampo do pessoal aqui muito legal

Game maker deve ser uma boa pro seu caso.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Game maker deve ser uma boa pro seu caso.

Game Maker Studio nem esquema de organização de dados que poderia se assemelhar ao Struct do C ou Class de C++ a GML suporta, o pessoal fica jogando os dados em lista para simular algo como uma classe ou struct, é uma bagunça.

Claro que, ele tem outras facilidades que até mesmo uma Unity seria menos friendly para 2D, além do fato do GMS ser pago, não existe free.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.935
Pontos
1.659
Game Maker Studio nem esquema de organização de dados que poderia se assemelhar ao Struct do C ou Class de C++ a GML suporta, o pessoal fica jogando os dados em lista para simular algo como uma classe ou struct, é uma bagunça.

Claro que, ele tem outras facilidades que até mesmo uma Unity seria menos friendly para 2D, além do fato do GMS ser pago, não existe free.

Mas pra quem nao sabe programar e quer fazer 2D eu ainda vejo como a melhor opção.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Estou usando Unity atualmente no meu joguinho de música. Eu precisava de algo com boa performance de DSP e funcionou que é uma beleza:

(cada notinha é um sample, e o audio de fundo também é sequenciado em tempo real)

Cheguei a tentar a Godot pra isso mas existe muita latência no áudio. Além de a Unity ter um mixer QUE É UMA DELÍCIA CARA AHHHHH.
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Pelo que eu percebi 99% do pessoal aqui é programador haha, ninguém gosta de modelar não? Topologia? Projeção UV? High Poly to low poly bake? Caramba, me sinto até um peixe fora d'agua . kkkkk

Más quem for entrar no segmento 3tê das coisas, os "programas que eu uso" para modelar um cenário 3d até o fim são :

Autodesk Maya para modelagem e abrir UV's >> zbrush (se o objeto precisar ser esculpido)>> Substance painter ou xNormal para fazer bake high to low poly >> adobe photoshop e/ou Substance painter para texturizar, tanto nos métodos PBR ou Specular >> Unreal engine ou Unity para colocar os objetos do cenário>> Iluminação >> postar no portfólio ou integrar com o game designer.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Pelo que eu percebi 99% do pessoal aqui é programador haha, ninguém gosta de modelar não? Topologia? Projeção UV? High Poly to low poly bake? Caramba, me sinto até um peixe fora d'agua . kkkkk

Más quem for entrar no segmento 3tê das coisas, os "programas que eu uso" para modelar um cenário 3d até o fim são :

Autodesk Maya para modelagem e abrir UV's >> zbrush (se o objeto precisar ser esculpido)>> Substance painter ou xNormal para fazer bake high to low poly >> adobe photoshop e/ou Substance painter para texturizar, tanto nos métodos PBR ou Specular >> Unreal engine ou Unity para colocar os objetos do cenário>> Iluminação >> postar no portfólio ou integrar com o game designer.

Modelar é gosto. :kvergonha Agora UV é um parto, ow negócio chato do cacete de mexer.

A suíte Substance sempre tive curiosidade em aprender, mas há tanta coisa no que tange 3D que preciso melhorar antes para só depois partir para algo assim, o mesmo eu falo do ZBrush.

Uma dica que dou caso a pessoa não tenha Photoshop é usar o Krita, é tão bom quanto e não paga-se nada. Mesmo eu tendo Photoshop original eu estou começando a aprender o Krita.

A Unity tá incrível hoje em dia, agora em termos de mexer no próprio editor, diretamente com 3D, a Unreal leva-se uma vantagem. Não estou aqui comparando gráficos nem nada, apenas a usabilidade para quem programa em cima delas, em se tratar de 3D a Unreal é mais friendly, mas a Unity é incrível.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Eu comecei com 3d antes de começar programar. Mexo desde os 11 ou 12 anos de idade, mas realmente não tive vontade de me aprofundar muito. Quando comecei usava Cinema 4d mas pouco tempo depois fui pro Blender e uso desde então. (fazem uns 15 anos já) Até hoje sei usar bem o blender e uso esporadicamente, principalmente para tarefas pontuais. (projetinhos e coisas do tipo, uso que nem cad hahah) Mas confesso que até pela falta de tempo eu simplesmente não tenho mais saco de dedicar tempo ao 3d de forma artística. Hoje me revezo entre programação e música, não tenho saco pra fazer UV e esperar render hahahaha.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.195
Pontos
1.189
Eu já tentei aprender 3D várias vezes, mas sempre paro. Não sei... Parece que eu realmente não gosto. Minha praia é 2D mesmo. Até trabalho com voxels de vez em quando, mas nada demais. Haha

Eu demorei anos para descobrir que tenho um perfil múltiplo. Já trabalhei como ilustrador, designer, animador, programador... Mas eu nunca fico satisfeito fazendo somente uma coisa ou outra.

Agora entendo bem que o meu negócio é ser ilustrador E designer E animador E programador. Tudo ao mesmo tempo. KKKKKK
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.508
Pontos
2.082
Eu acho que 3D precisa ter uma revolução, ainda esta muito engessado o processo, é basicamente a mesma coisa desde que surgiu.
Os softwares modernos já facilitam e ajudam em muita coisa, mas tem certas coisas que ainda são um parto, que faz com que o processo de produção só demore cada vez mais, em vez do contrário.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.195
Pontos
1.189
Eu acho que 3D precisa ter uma revolução, ainda esta muito engessado o processo, é basicamente a mesma coisa desde que surgiu.
Os softwares modernos já facilitam e ajudam em muita coisa, mas tem certas coisas que ainda são um parto, que faz com que o processo de produção só demore cada vez mais, em vez do contrário.

[FACEBOOK]Queria curtir mil vezes![/FACEBOOK]

Tenho pensado nisso ultimamente.

Se conseguissem fazer com os softwares 3D a revolução que estão fazendo com os softwares de design e arte (Procreate, MediBang, Sketch, Adobe XD, Spine etc.), em que as features são mais focadas em menos aspectos em vez de tentar fazer tudo, como o Photoshop, por exemplo. Isso torna o software mais fácil e eficiente. Aposto que muitos como eu animariam entrar na terceira dimensão.

Um software que vai bem nessa direção é o MagicaVoxel. Já virou referência e já tem gente fazendo carreira com ele. Por quê? Porque é simples e intuitivo.

Eu mesmo tenho uma ideia/projeto de criar um software-conceito de desenho em 3D, mas tenho que arrumar tempo para isto. rs
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.508
Pontos
2.082
[FACEBOOK]Queria curtir mil vezes![/FACEBOOK]

Tenho pensado nisso ultimamente.

Se conseguissem fazer com os softwares 3D a revolução que estão fazendo com os softwares de design e arte (Procreate, MediBang, Sketch, Adobe XD, Spine etc.), em que as features são mais focadas em menos aspectos em vez de tentar fazer tudo, como o Photoshop, por exemplo. Isso torna o software mais fácil e eficiente. Aposto que muitos como eu animariam entrar na terceira dimensão.

Um software que vai bem nessa direção é o MagicaVoxel. Já virou referência e já tem gente fazendo carreira com ele. Por quê? Porque é simples e intuitivo.

Eu mesmo tenho uma ideia/projeto de criar um software-conceito de desenho em 3D, mas tenho que arrumar tempo para isto. rs

Sketch revolucionou como se cria interface, e o mais importante: Na era de Apps de celular.
Adobe se manteve no seu mundinho complicado e burocrático e comeu bola, agora ta querendo ir atrás do prejuízo, mas já perdeu território.

Estamos na era de ouro dos jogos indies, alguém devia vir com um software competente e simples de se usar.
Eu acho que alguns processos poderiam simplesmente deixar de existir, como UV mapping e baking. O processo de rig também poderia ser infinitamente mais simples. Outro ponto é a limitação do .FBX que poderia ser revisto.

Atualmente eu uso o The Foundry MODO e acho ele o mais simples de todos que já usei, e mesmo assim, é desnecessariamente complicado. Mas comparado com um Blender, Maya ou 3D Max, ele é muito mais tranquilo, mas ainda muito longe de ser uma revolução
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.195
Pontos
1.189
Sketch revolucionou como se cria interface, e o mais importante: Na era de Apps de celular.
Adobe se manteve no seu mundinho complicado e burocrático e comeu bola, agora ta querendo ir atrás do prejuízo, mas já perdeu território.

Estamos na era de ouro dos jogos indies, alguém devia vir com um software competente e simples de se usar.
Eu acho que alguns processos poderiam simplesmente deixar de existir, como UV mapping e baking. O processo de rig também poderia ser infinitamente mais simples. Outro ponto é a limitação do .FBX que poderia ser revisto.

Atualmente eu uso o The Foundry MODO e acho ele o mais simples de todos que já usei, e mesmo assim, é desnecessariamente complicado. Mas comparado com um Blender, Maya ou 3D Max, ele é muito mais tranquilo, mas ainda muito longe de ser uma revolução

Concordo demais!

E vou tentar esse MODO depois então.

Valeu!
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.508
Pontos
2.082
Concordo demais!

E vou tentar esse MODO depois então.

Valeu!
A grande realidade é que todos sempre ficam nas mesmas ferramentas.
Fazer ilustração no Photoshop por exemplo, ninguém fica usando os quinhentos milhões de filtros que ele tem. Se resume ao Brush, layers, blend modes e um efeitinho aqui e ali. Se você olhar streaming de ilustradores conceituados vai ver que os caras fazem tudo com um único Brush.
Não da pra generalizar claro, mas a grande maioria é isso ai.

E no 3D, tem um problema muito grave que os softwares são os mesmos usados para se fazer filmes e FX. São finalidades completamente diferentes com processos completamente diferentes. Para um jogo é necessário se manter o mais simples possível num único modelo, enquanto para um filme, é o contrario... Abranger tudo isso só vai dar ruim.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.195
Pontos
1.189
A grande realidade é que todos sempre ficam nas mesmas ferramentas.
Fazer ilustração no Photoshop por exemplo, ninguém fica usando os quinhentos milhões de filtros que ele tem. Se resume ao Brush, layers, blend modes e um efeitinho aqui e ali. Se você olhar streaming de ilustradores conceituados vai ver que os caras fazem tudo com um único Brush.
Não da pra generalizar claro, mas a grande maioria é isso ai.

E no 3D, tem um problema muito grave que os softwares são os mesmos usados para se fazer filmes e FX. São finalidades completamente diferentes com processos completamente diferentes. Para um jogo é necessário se manter o mais simples possível num único modelo, enquanto para um filme, é o contrario... Abranger tudo isso só vai dar ruim.

O Photoshop é bem isso aí mesmo que você falou. Eu uso ele para várias coisas: interfaces, ilustrações, edição - agora até automação. Mas realmente nunca uso muitos recursos em cada uma das atividades.

E, realmente, essas ferramentas 3D têm uma complexidade muito além do que um simples indie developer precisa. Parece que todo mundo faz filmes ou games AAA.
 

Taluigi

Ser evoluído
Mensagens
82
Reações
166
Pontos
43
Construct 2 por enquanto, com alguns plug-ins dá para criar algumas coisas boas.
Eu também estou planejando em usar a GoDot Engine pois dá para criar um 3D mais estável sem o apoio de plug-ins do C2.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.917
Reações
7.195
Pontos
1.189
@gamermaniacow:



É disto que eu tô falando. Eu sigo esse usuário, mas se ele não tivesse falado, eu nem saberia que a cena foi feita com voxels! :O

Se a indústria começar a explorar formas alternativas de se fazer 3D, muitos vão aderir.
 
Topo Fundo