O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Qual Engine ou Programa vocês utilizam?

mastersomething

Bam-bam-bam
Mensagens
375
Reações
832
Pontos
278
Eu estava me aventurando na framework Libgdx mas aqulo é desumano, antes eu brincava no rpg maker. Agora estou aprendendo Godot mas como sou um péssimo artista eu desanimo muito rápido de desenvolver qualuqer coisa por falta de recursos gráficos
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Eu estava me aventurando na framework Libgdx mas aqulo é desumano, antes eu brincava no rpg maker. Agora estou aprendendo Godot mas como sou um péssimo artista eu desanimo muito rápido de desenvolver qualuqer coisa por falta de recursos gráficos

Libgdx é legal de usar, especialmente se a pessoa for usar em Android, já que roda nativamente nele. É até tranquilo de mexer, já que Java, assim como C# são linguagens relativamente simples de aprender.

O problema é quando eu tento fazer algo em C/C++, aí o bicho pega:

//macacos me mordam O.o
//fazendo a compilação de um Shader em runtime.
unsigned int id = glCreateShader(type);
const char* src = source.c_str();

glShaderSource(id, 1, &src, nullptr);
glCompileShader(id);

int result;
glGetShaderiv(id, GL_COMPILE_STATUS, &result);

if (result == GL_FALSE)
{
int length;
glGetShaderiv(id, GL_INFO_LOG_LENGTH, &length);
char* message = (char*) alloca(length * sizeof(char));
glGetShaderInfoLog(id, length, &length, message);

std::cout << "Failed to compile " << (type == GL_VERTEX_SHADER ? "vertex" : "fragment") << " shader" << std::endl;
std::cout << message << std::endl;

glDeleteShader(id);
}
 

uryzen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.227
Reações
2.162
Pontos
1.089
ninguém usa blender. acho que sou o unico maluco que gostou dela. iauhauyhaaya
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
ninguém usa blender. acho que sou o unico maluco que gostou dela. iauhauyhaaya

Tem alguns usuários daqui que a utiliza sim.

Eu estudei algumas horas de Blender. O próprio @mendingo_26 estava estudando e publicando alguns de seus avanços aqui no fórum, apesar que eu acho que ele parou.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
ninguém usa blender. acho que sou o unico maluco que gostou dela. iauhauyhaaya

Tem alguns usuários daqui que a utiliza sim.

Eu estudei algumas horas de Blender. O próprio @mendingo_26 estava estudando e publicando alguns de seus avanços aqui no fórum, apesar que eu acho que ele parou.

tava usando o blender e em 1 mês consegui fazer essas modelagens. Eu dei uma parada porque estou literalmente sem tempo, quando desafogar mais na faculdade vou continuar no Blender e ver também o 3DS MAX, vejo o pessoal elogiando ele por ter uma interface mais amigável, agora em relação a conteúdo free de programa 3D o blender ainda é o melhor e mais completinho.

COLNQUw.jpg


1NfONhj.jpg


ptTR79P.jpg


vY6Sp3I.jpg
 

uryzen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.227
Reações
2.162
Pontos
1.089
tava usando o blender e em 1 mês consegui fazer essas modelagens. Eu dei uma parada porque estou literalmente sem tempo, quando desafogar mais na faculdade vou continuar no Blender e ver também o 3DS MAX, vejo o pessoal elogiando ele por ter uma interface mais amigável, agora em relação a conteúdo free de programa 3D o blender ainda é o melhor e mais completinho.

COLNQUw.jpg


1NfONhj.jpg


ptTR79P.jpg


vY6Sp3I.jpg
eu mesmo to usando ela, pois tbm senti ser mais amigavel. atualmente to seguindo uns tutorias para criação de jogos.
modelagens fiz umas brincadeiras.
O que curti foi a criação dos movimentos dos personagens.
 

Anexos

  • roboposproducao.jpg
    roboposproducao.jpg
    280,5 KB · Visualizações: 14


mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
eu mesmo to usando ela, pois tbm senti ser mais amigavel. atualmente to seguindo uns tutorias para criação de jogos.
modelagens fiz umas brincadeiras.
O que curti foi a criação dos movimentos dos personagens.
:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf o clássico robozinho do curso blender power, que por sinal só consegui aprender com ele
 

TheKnight

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
21
Pontos
28
Opa galera!
Para desenvolvimento de jogos 2d, principalmente para plataforma Android, e rodando no navegador como "plus", qual framework vocês recomendam? O foco são jogos pedagógicos para crianças.
Valeu!
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Opa galera!
Para desenvolvimento de jogos 2d, principalmente para plataforma Android, e rodando no navegador como "plus", qual framework vocês recomendam? O foco são jogos pedagógicos para crianças.
Valeu!

Pelos dados que você me deu, recomendo Unity e LibGDX.
 

TheKnight

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
21
Pontos
28
Pelos dados que você me deu, recomendo Unity e LibGDX.

Valeu landstalker!
Utilizei unity muitos anos atrás brincando com realidade aumentada e Android. Será que ele não seria canhão pra matar mosca? Pois queria algo mais "simples", mas embora eu programo pra Android aplicações nativa, entendo que daria muito trabalho para fazer, então queria algo pra agilizar.

Seria algo nesse estilo:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.brillkids.littlereaderandroid

Vou pesquisar sobre a libgdx. muito obrigado!
 

magrozom1

Habitué da casa
Mensagens
272
Reações
247
Pontos
84
Valeu landstalker!
Utilizei unity muitos anos atrás brincando com realidade aumentada e Android. Será que ele não seria canhão pra matar mosca? Pois queria algo mais "simples", mas embora eu programo pra Android aplicações nativa, entendo que daria muito trabalho para fazer, então queria algo pra agilizar.

Seria algo nesse estilo:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.brillkids.littlereaderandroid

Vou pesquisar sobre a libgdx. muito obrigado!

O Construct 2/3 acho que te serviria. Pra web roda bem. O problema é a versão Android. Faz tempo que não mexo no C2, mas lembro que era uma parto usar compiladores de terceiros como CocconJs e Intel XDK. Se tiver paciência com isso pode ser uma boa opção
 

TheKnight

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
21
Pontos
28
O Construct 2/3 acho que te serviria. Pra web roda bem. O problema é a versão Android. Faz tempo que não mexo no C2, mas lembro que era uma parto usar compiladores de terceiros como CocconJs e Intel XDK. Se tiver paciência com isso pode ser uma boa opção
Não conhecia esse construct. Vou estudar também. Muito obrigado!
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
No meu último post eu disse Game Maker Studio 2, mas eventualmente migrei pro Godot 3.0. No final de contas, acho gdscript e o sistema de nodes/scenes da engine mais simples e intuitivo do que o Game Maker oferece. O fato de ser open source e de eu não ter que pagar um absurdo para lançar meu jogo ajuda bastante, também. O lado ruim é que a documentação não é tão vasta quanto a do Game Maker, então é se acostumar a postar perguntas no reddit ou bater cabeça até achar uma solução para eventuais problemas.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
No meu último post eu disse Game Maker Studio 2, mas eventualmente migrei pro Godot 3.0. No final de contas, acho gdscript e o sistema de nodes/scenes da engine mais simples e intuitivo do que o Game Maker oferece. O fato de ser open source e de eu não ter que pagar um absurdo para lançar meu jogo ajuda bastante, também. O lado ruim é que a documentação não é tão vasta quanto a do Game Maker, então é se acostumar a postar perguntas no reddit ou bater cabeça até achar uma solução para eventuais problemas.
Qual tipo de game você ta fazendo?

Só pra saber, pq tem alguns estilos que se encaixam melhor com engine X ou Y.
Ando atras de uma alternativa mais barata que o Game Maker e o Costruct pra um projeto paralelo e não posso usar a licença dos outros.
 

Ika Jamaica

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
1.901
Pontos
203
Qual tipo de game você ta fazendo?

Só pra saber, pq tem alguns estilos que se encaixam melhor com engine X ou Y.
Ando atras de uma alternativa mais barata que o Game Maker e o Costruct pra um projeto paralelo e não posso usar a licença dos outros.
Um jogo de horror side scroller. Complicado explicar, mas se tudo der certo anuncio-o esse ano ainda.

Pelo que li no reddit (r/gamedev, r/godot, r/gamemaker), o Godot serve meus propósitos. Contudo, o HeartBeast (um YouTuber que faz uns tutoriais ótimos de Game Maker Studio e Godot) disse que ele recomendaria o Game Maker Studio antes do Godot para jogos de side scroller e que o Godot é ótimo para jogos com bastante UI (tipo RTS ou algo do tipo).

Eu gosto do Game Maker, mas depois que peguei o Godot para brincar, não me vejo voltando atrás. Acho a linguagem muito mais simples, embora como eu tenha dito, a documentação não seja extensa, forçando o/a dev a "socializar" nos grupos de Godot as vezes (ou passar semanas tentando achar uma solução :D).
 

Ondinha

Veterano
Mensagens
349
Reações
823
Pontos
128
Em termos. A documentação de Godot cobre todo o necessário para se fazer qualquer tipo de jogo, inclusive tem um tutorial, no entanto, é como se diz: É uma documentação "técnica", explicando cada função, não é muito "amigável".

Ainda não existem livros sobre Godot, esse ano sairá o primeiro em inglês da famosa série "Sams Teach Yourself", chamado lol... "Sams Teach Yourself Godot Engine 3 in 24 hours" que tem título no Brasil: "Aprenda Você Mesmo Godot Engine 3 em 24 horas", esse livro foi escrito por 2 core devs no qual há um brasileiro, que foi responsável por trazer a importação do Tiled para a Godot.

As melhores formas de aprender Godot hoje são: A documentação oficial, canais de YouTube e, em português, temos cursos de Udemy.

No Discord da Godot (que acho que todos sabem do que se trata), tem um canal só de documentos e tutoriais muito bom e você pode tirar dúvidas por lá também.

Sobre cursos da Udemy faço a ressalva de que são uma forma de tutoriais orientados, eu realmente recomendo que a pessoa tenha noções de lógica de programação antes, porque basicamente os caras pegam um jogo qualquer super simples pra fazer e vão montando passo a passo, ou seja, você vai conhecer como funciona a ferramenta mas, se você não tem experiência alguma com áreas de desenvolvimento, vai acabar caindo no "saber fazer só aquilo".

Enviado de meu Moto G (5S) usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Octron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.486
Reações
69
Pontos
774
Comprei um curso no Udemy do Godot, estou falando mas estou gostando.

Enviado de meu Mi A1 usando Tapatalk
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Para quem já mexe com Unity, tem como desenvolver uma aplicação nele, sem ser jogo?

Sim, mas veja bem, ele é limitado pra isso porque na verdade o foco da plataforma são jogos.

No entanto, há um grupo desenvolvimento um sistema pra jogar RPG de mesa (tabletop) via computador usando a Unity.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
MAs quem não manja nada de desginer gráfico, consegue fazer um jogo simples, mesmo se for de caça palavras ou de clicar em uma figura e fazer combinações?

Unity não é tão complexa de mexer. Caso você não tenha conhecimento em programação, recomendo estudar essa parte primeiro antes de partir pra ela. A vantagem que ela usa C# como linguagem, que é simples e gostosa de se trabalhar, pra quem conhece Java é fácil de pegar também.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
@Aconchoado

As imagens vão de acordo com a qualidade de desenho que você consiga entregar. Caso você não faça ideia de como desenhar minimamente bem, o recomendável é passar a estudar isso ou contratar alguém para justamente lhe ajudar no que lhe falta que são os gráficos.

A Unity não acessa MySQL direto, não é como no Java onde você baixa um driver em formato lib jar e colocar a URL do banco de dados e já tá acessando passando instruções em SQL ou usando alguma ferramenta como Hibernate e coisas do tipo. Mas é possível acessar recursos de rede via Unity normalmente sem problema, seja socket, webservice, URL, etc.

Sobre o Android, mesmo usando a Unity, você tem que ter algum nível de noção de como funciona uma aplicação Android, sobre como formar APK, inserir sua chave, organização das pastas, etc, mesmo a própria Unity dando um nível de acesso ao Android pela própria interface dela.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Em termos. A documentação de Godot cobre todo o necessário para se fazer qualquer tipo de jogo, inclusive tem um tutorial, no entanto, é como se diz: É uma documentação "técnica", explicando cada função, não é muito "amigável".

Ainda não existem livros sobre Godot, esse ano sairá o primeiro em inglês da famosa série "Sams Teach Yourself", chamado lol... "Sams Teach Yourself Godot Engine 3 in 24 hours" que tem título no Brasil: "Aprenda Você Mesmo Godot Engine 3 em 24 horas", esse livro foi escrito por 2 core devs no qual há um brasileiro, que foi responsável por trazer a importação do Tiled para a Godot.

As melhores formas de aprender Godot hoje são: A documentação oficial, canais de YouTube e, em português, temos cursos de Udemy.

No Discord da Godot (que acho que todos sabem do que se trata), tem um canal só de documentos e tutoriais muito bom e você pode tirar dúvidas por lá também.

Sobre cursos da Udemy faço a ressalva de que são uma forma de tutoriais orientados, eu realmente recomendo que a pessoa tenha noções de lógica de programação antes, porque basicamente os caras pegam um jogo qualquer super simples pra fazer e vão montando passo a passo, ou seja, você vai conhecer como funciona a ferramenta mas, se você não tem experiência alguma com áreas de desenvolvimento, vai acabar caindo no "saber fazer só aquilo".

Enviado de meu Moto G (5S) usando Tapatalk
Tem algum jogo famoso feito na Godot?
 

Ondinha

Veterano
Mensagens
349
Reações
823
Pontos
128
Tem algum jogo famoso feito na Godot?
Famoso ao grande público, creio que não tenha nenhum, mesmo porque o engine tem só 4 anos que foi liberando como free software sob a licença MIT (apesar de já existir desde 2007), no entanto, uma das séries mais famosas é "The Interactive Adventures of Dog Mendonça and Pizzaboy", pela OKAM Studios (Buenos Aires - Argentina), muitos detalhes no kickstarter.

Eis aqui o showcase de 2018: Geralmente os criadores recebem os jogos nos canais de comunicação, compilam e publicam um showcase para demonstrar o avanço do engine:
 
Ultima Edição:

Ondinha

Veterano
Mensagens
349
Reações
823
Pontos
128
Sim, a versão de iOS, foi feita com Godot.
e3fa61cac50f11570824f9aafaf37dde.jpg


Enviado de meu Moto G (5S) usando Tapatalk
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.891
Reações
7.119
Pontos
1.189
Turma, será que não é possível criar um jogo simples de damas ou um resta 1, sem saber desenhar, pelo Unity não? BAstantando pegar as imagens prontas pelo Google? Ou um jogo de memória ou de tabuleiro.

Por que você não procura no Google algo como "free memory game assets" ou "checkers free template" ou algo assim? Pode procurar em português também.

Porque aí, tendo os assets, basta você importar no Unity e programar.
 

Kazin

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
1.878
Reações
4.129
Pontos
1.054
Turma, será que não é possível criar um jogo simples de damas ou um resta 1, sem saber desenhar, pelo Unity não? BAstantando pegar as imagens prontas pelo Google? Ou um jogo de memória ou de tabuleiro.
Se quer alguns assets só pra fazer um protótipo ou aprender a usar a engine o site https://opengameart.org/ é ótimo, dá uma olhada nele que com certeza tem as imagens que você precisa.
 

Ondinha

Veterano
Mensagens
349
Reações
823
Pontos
128
Turma, será que não é possível criar um jogo simples de damas ou um resta 1, sem saber desenhar, pelo Unity não? BAstantando pegar as imagens prontas pelo Google? Ou um jogo de memória ou de tabuleiro.
Não vejo porque não.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
@Aconchoado

Pode tentar o meu pequeno curso aqui nesse mesmo fórum.

Primeira parte aqui.

Só tem um problema, boa parte das imagens se perderam porque eu postei no postimage.org, como esse site morreu, as imagens foram junto. A outra parte que o povo acabou não aderindo é que eu fiz em formato texto, acho que bateu a preguiça em muita gente daqui.

Eu até pensei em fazer alguns cursos, mas teriam que ser vídeo, acho que ninguém iria gostar assim de modo texto.
 

magrozom1

Habitué da casa
Mensagens
272
Reações
247
Pontos
84
Sim, tenho conhecimento em linguagem de programação, no caso, Java, Pascal e Python.

UNity seria uma espécie de copiar e colar, uma espécie de arrastar botões, componentes, com um Netbeans ou Delphi da vida? Conde depois basta colocarmos nossos códigos?
Basicamente arrastar assets, e programar o comportamento deles.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Não, não tem nada a ver com Netbeans.

Unity é uma engine construída em cima de C/C++ com suporte ao C# via binding. O seu editor não é usado para programar diretamente, com isso, é necessário uma IDE externa como o Visual Studio, Visual Studio Code, IntelliJ IDEA (a minha preferida) ou mesmo o falecido Mono Develop.
 
Topo Fundo