O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Este artigo considerou que Kojima ainda tem o que provar para ser considerado um genio

Ixion

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.540
Reações
9.184
Pontos
1.204
O Kojima pode ser um ótimo contador de histórias, mas em termos de gameplay seus jogos estão ainda muito longe de poderem ser considerados geniais.

Gameplays geniais são os de Zelda BotW, Super Mario Odyssey, Celeste, Destiny, Titanfall 2, Burnout Paradise. Cada um desses é genial em seus respectivos gêneros.

Nenhum Metal Gear e nem esse Death Stranding chegam perto de entregar o refinamento e a diversão daqueles jogos.



Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.599
Pontos
503
Eu diria que ele levou muito crédito não devido por conta de uma equipe competente dando um enorme suporte por trás. Foi sair da Konami que isso ficou muito claro.
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Gosto muito de Metal Gear, sou fã da série. Agora o Kojima é só um cara. Tipo tem uma EQUIPE por trás da construção e desenvolvimento de um jogo. Tire por exemplo as ilustrações e os designs do Yushi Shinkawa da série Metal Gear e já faz uma grande diferença. Acho que tem muito endeusamento do kojimbo, tipo as pessoas precisam de um cara pra por no pedestal e ele também força a barra metendo o nome dele em todo lugar a cada dez minutos de jogo.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Journey passou melhor a mensagem do Kojima com 1/1000 do orçamento mas ninguém liga porque COJIMA SAAAAAAN

Por enquanto o Kojima está levando os jogos dele nas costas do nome, quando num futuro próximo as pessoas deixarem de adorar o nome dele quero ver elogiarem tanto o MGS5 e Death Stranding igual agora, se bem que já tem muita gente caindo na real sobre o MGS5. Os caras pensam que lotar o jogo de referências de filmes e livros é ser genial, hahah.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Sempre foi gênio, se não fosse gênio não se importariam tanto em desmerecer o cara. Torcendo para o Kojima fazer a limpa nas premiações só para os haters se rasgarem.

Kojima se tivesse se aposentado após lançar MGS já estaria entre os maiores criadores de jogos de todos os tempo, não tem mais o que provar tanto é que se da ao luxo de arriscar.
 


KevinDurant

Habitué da casa
Mensagens
218
Reações
303
Pontos
88
Vocês vão ter que engolir o Kojima!!! Todos vocês!!! Eu sou grato ao Kojima porque ele fez a minha vida muito mais feliz. Tenho foto com ele na bgs 2017 que fica na minha sala e todo mundo que passa pergunta sobre essa foto. Aí eu explico com o maior prazer e felicidade minha admiração pelo Kojima. Vocês não entendem nada de videogame mesmo pqp ou sao jovens demais. Aposto q sao frustrados com xbox ou tablet da nintendo
 

Ricker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.635
Reações
2.488
Pontos
709
Além de ter criado uma das maiores/melhores séries da história dos videogames, Hideo Kojima quebrou a barreira da indústria de videogames e hoje tem um nome forte em toda a indústria de entretenimento. Não por acaso a indústria do Cinema e Musica abraçou o projeto de Death Stranding.
Respeito a opinião de todos, mas sinceramente, não vejo um ponto positivo pra nossa indústria em tentar "diminuir" a influência do Kojima. Ainda mais nós aqui, que tanto reclamamos de uma indústria saturada e sem origininalidade.
Por fim, já vi vários comentários sobre " o problema é a fanbase", se fosse assim, nós odiariamos a Playstation/Xbox por conta dos Mil Graus.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Vocês vão ter que engolir o Kojima!!! Todos vocês!!! Eu sou grato ao Kojima porque ele fez a minha vida muito mais feliz. Tenho foto com ele na bgs 2017 que fica na minha sala e todo mundo que passa pergunta sobre essa foto. Aí eu explico com o maior prazer e felicidade minha admiração pelo Kojima. Vocês não entendem nada de videogame mesmo pqp ou sao jovens demais. Aposto q sao frustrados com xbox ou tablet da nintendo
Provavelmente vc deve ter engolido muito o Kojima. Por isso reconenda tão fortemente que todos o engulam também.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.242
Reações
35.470
Pontos
1.053
Kojima é overrated demais ... não entendo esse hype, mas faz sucesso entre a molecada que nasceu de 2000 pra cá.
 
Ultima Edição:

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.886
Reações
19.664
Pontos
1.689
Só de o cara me fazer um jogo tecnicamente impecável e imprevisível, já merece o título de gênio.

Por isso que a galera aqui merece jogar jogo de tirinho até morrer, já que pelo jeito, é a única coisa que presta em videogames. Se não tem tiros e gente morrendo, então não presta...
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Só de o cara me fazer um jogo tecnicamente impecável e imprevisível, já merece o título de gênio.

Por isso que a galera aqui merece jogar jogo de tirinho até morrer, já que pelo jeito, é a única coisa que presta em videogames. Se não tem tiros e gente morrendo, então não presta...

Acho engraçado quem fica desmerecendo jogo com tirinho pra enaltecer o Death Stranding.

A maioria dos bosses do jogo envolvem tirinhos e nem são feitos de maneira competente. :kkk
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.886
Reações
19.664
Pontos
1.689
Acho engraçado quem fica desmerecendo jogo com tirinho pra enaltecer o Death Stranding.

A maioria dos bosses do jogo envolvem tirinhos e nem são feitos de maneira competente. :kkk
Mas não é isso? A galera não reclama do jogo porque não tem "ação"? Como eu falei, se tivesse metralhadoras e pessoas morrendo, metade do choro não existiria.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.599
Pontos
503
Exato.

O Jogaco incrivel que ficou Survive prova isso.

Enviado de meu SM-G531H usando o Tapatalk

Não é tão simples assim, cara... projetos são desenvolvidos em equipe, um bom gestor ou diretor tira mais de bons funcionários, assim como boas ideias podem tomar formas diferentes dependendo de quem trabalha nelas e todas as demais variáveis...

Não tem como dizer o que aconteceu com Survive sem saber como ficaram as estruturas dentro da Konami... foram os mesmos designers que trabalharam no jogo, por exemplo?

O que sabemos é que, fora da Konami, seja por questões de orçamento ou ambiente criativo ou gestão ou staff, o Kojima claramente se perdeu na punhetagem.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.599
Pontos
503
Tem ainda a questão de estilo do jogo... MGS tem anos de bagagem e mecânicas, por mais diferentes que sejam entre si, o core da franquia está lá.

Talvez a mistura entre essa base sólida e a criatividade do Kojima fosse o ponto forte. Uma vez perdido isso ficou só o que o Kojima pode oferecer...
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Mas não é isso? A galera não reclama do jogo porque não tem "ação"? Como eu falei, se tivesse metralhadoras e pessoas morrendo, metade do choro não existiria.

Com exceção dos haters, acho que não é pela falta de "ação" que algumas pessoas reclamaram do jogo, mas por ele ter sido todo baseado em fetch quests.

Quem não tolera fetch quests vai odiar algumas partes do jogo.

Eu platinei Death Stranding com mais de 100h, mas sei reconhecer que os dois primeiros capítulos são ruins e o backtracking nas montanhas de neve foi de lascar.

A graça do jogo está em tentar achar as melhores rotas e fazer construções que facilitam o seu trajeto, então nos momentos que o jogo exige muito backtracking e limita as suas construções é quando atinge o seu ponto mais baixo.

Esse problema de estruturação foi algo que eu critiquei na analise que fiz no tópico:

 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.798
Reações
39.352
Pontos
1.094
Eu acho incrível como a galera se esforça para tentar desmerecer o cara... Quando as pessoas falam "gênio", é porque o cara é muito criativo e tá sempre bolando coisas para surpreender o jogador e trazer experiências inusitadas.

Quem não ficou chocado quando teve que trocar o controle para a porta 2 do console para enfrentar um inimigo que conseguia "ler a sua mente"? Equipar um cigarro para usar a fumaça e ver os lasers? (Com o risco de pegar um câncer...) Ou antes disso, logo no começo do jogo quando no arcaico PS1 os inimigos podiam seguir os seus sons e pegadas na neve e isso permitia a você fazer mind games com os inimigos? Poderia ficar listando uma baralhada de coisas que está em Metal Gear e que são consideradas "geniais".

Basta pegar um "demo" como Ground Zeroes e observar como pode ter tantas e tantas possibilidades que desbunda a grande maioria de jogos stealth que já foram criados até hoje. Um "demo" parece uma caixa infinita de possibilidades de como se invadir uma base inimiga tanto que acabou sendo vendido como um jogo stand-alone.

Como falaram aí, o cara só encostou a mão no gênero horror e criou um demo que se passa em meros 2 corredores e é aclamado até hoje.
Não sei qual o galho em reconhecer a excelência do cara.
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
É um cara que criou um jeito cinematográfico de fazer videogame, não dá pra negar, o primeiro MGS foi genial (embora hoje bem obsoleto ao menos no quesito jogabilidade) e gostei do terceiro tb. Os jogos dele tem muita pompa, mas já há um bom tempo, é só isso que tem me dado boa impressão mesmo. Tudo tem gameplay raso e muito filme, e sinceramente nem acho que o enredo dos jogos seja tão bom assim. O que faz os MGS especiais mesmo, pra mim, é construção dos personagens e a emoção que eles transmitem, pq a estória em si acho bem confusa e as vezes até chata mesmo, como no MGS 2/4.

Uma vez li que o Miyamoto primeiro cria a mecânica dos jogos, pra depois bolar um enredo que se acomode na idéia dele, enquanto o Kojima me dá a impressão do contrário, parece que faz um filme e analisa que partes do filme podem ser adaptadas para se jogar.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.508
Pontos
1.069
Agora, eu acho o Kojima tem um talento fora do comum como game designer.

Muita gente o idolatra por causa das histórias do Metal Gear Solid e o acham um gênio por isso o que eu discordo veemente.

Acho que o Kojima foi pioneiro ao trazer abordagens mais cinematográficas para os videogames, mas pra mim está longe de ser um expert nisso.

Tanto no ramo cinematográfico existem pessoas mais talentosas que ele quanto na própria indústria dos videogames.

Hoje as desenvolvedoras que entregam experiências cinematográficas de altíssimo nível são a Naughty Dog, Rockstar e a Insomniac que me impressionou bastante com o Spider Man.

Death Stranding tem uma história muito envolvente, mas a construção e direção narrativa dele está muito aquém das desenvolvedoras que citei mesmo usando atores hollywoodianos.
Eu discordo aí, no sentido mais usual de cinematografia, que inclui a fotografia e a direção em geral, Kojima é imbatível na indústria. Só aquela cena quando temos contato com o primeiro BT, toda feita em um take só, já é material para Oscar. Quem chegou mais perto dele nessa geração foi o pessoal da Santa Mônica com God of War, um jogo muito bem dirigido.

Agora em questão de roteiro ele já está realmente tem alguns defeitos, eu acho que ele faz roteiros com diálogos muito dramatizados, queria uma pegada mais realista nesse sentido.

Mas tem um bocado de filme conceituado pela crítica que tem roteiros fracos. Cidadão Kane é um exemplo, a crítica valoriza mais pela parte de cinematografia do que de roteiro.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.653
Reações
57.204
Pontos
1.003
Eu acho incrível como a galera se esforça para tentar desmerecer o cara... Quando as pessoas falam "gênio", é porque o cara é muito criativo e tá sempre bolando coisas para surpreender o jogador e trazer experiências inusitadas.

Quem não ficou chocado quando teve que trocar o controle para a porta 2 do console para enfrentar um inimigo que conseguia "ler a sua mente"? Equipar um cigarro para usar a fumaça e ver os lasers? (Com o risco de pegar um câncer...) Ou antes disso, logo no começo do jogo quando no arcaico PS1 os inimigos podiam seguir os seus sons e pegadas na neve e isso permitia a você fazer mind games com os inimigos? Poderia ficar listando uma baralhada de coisas que está em Metal Gear e que são consideradas "geniais".

Basta pegar um "demo" como Ground Zeroes e observar como pode ter tantas e tantas possibilidades que desbunda a grande maioria de jogos stealth que já foram criados até hoje. Um "demo" parece uma caixa infinita de possibilidades de como se invadir uma base inimiga tanto que acabou sendo vendido como um jogo stand-alone.

Como falaram aí, o cara só encostou a mão no gênero horror e criou um demo que se passa em meros 2 corredores e é aclamado até hoje.
Não sei qual o galho em reconhecer a excelência do cara.

Eu não vejo tantas pessoas desmerecerem o cara ou dizerem que ele não é bom. As críticas são a essa idolatria. Ok, o Kojima é foda, já entendemos isso. Mas por que SÓ ELE é idolatrado? Esse é o ponto. Todo o resto da indústria é lixo perante o Kojima e todas as franquias do mundo são lixos perto do Metal Gear? Porque pra só o Kojima ser tão idolatrado e tão abertamente, é porque ele está disparado na frente da indústria inteira. Nenhuma outra empresa ou franquia de jogos tem uma fanbase que idolatra tanto e atribui status de divindade ao seu ídolo.

Suponho que as pessoas não têm problemas em reconhecer o Kojima, só se incomodam com o fato dos fãs dele o colocarem em um pedestal sobre-humano, acima de todos os outros. Afinal, só ele é chamado de gênio. Ocasionalmente, vejo gente falando do Miyazaki, do Miyamoto, Mikami, Fumito Ueda, outros, e mesmo os fãs destes não costumam empurrar que eles são deuses geniais que estão acima da própria existência humana. Só são reconhecidos como profissionais excepcionais em suas áreas mesmo. Já o fanboy clássico do Kojima quer não apenas idolatrar o ser, mas quer que todos os outros reconheçam a sua superioridade perante tudo.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.520
Reações
104.440
Pontos
2.419
Só é gênio para os fãs.

Se trata de um profissional competente sem dúvida, mas longe do patamar dos gênios.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Eu discordo aí, no sentido mais usual de cinematografia, que inclui a fotografia e a direção em geral, Kojima é imbatível na indústria. Só aquela cena quando temos contato com o primeiro BT, toda feita em um take só, já é material para Oscar. Quem chegou mais perto dele nessa geração foi o pessoal da Santa Mônica com God of War, um jogo muito bem dirigido.

Agora em questão de roteiro ele já está realmente tem alguns defeitos, eu acho que ele faz roteiros com diálogos muito dramatizados, queria uma pegada mais realista nesse sentido.

Mas tem um bocado de filme conceituado pela crítica que tem roteiros fracos. Cidadão Kane é um exemplo, a crítica valoriza mais pela parte de cinematografia do que de roteiro.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Não acho.

Pra mim a Naughty Dog, Rockstar e Insomniac são muito superiores no sentido da montagem, eles sabem fazer uma transição do gameplay para a parte cinematográfica de forma natural que fica incrível.

Essa sequência do Spider Man pra mim é incrível, nos cinemas só a cena do trem no Homem Aranha 2 supera.



Já o Death Stranding acho a parte artística principalmente em relação aos PTs incríveis, mas toda a montagem e direção do jogo está longe de ser tão boa como as das desenvolvedoras que citei.

A Santa Monica ainda acho que está num degrauzinho abaixo das que citei, mas é outra que também está acima do Death Stranding.
 

Dark Tomorrow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.113
Reações
3.282
Pontos
739
Pra mim é um cara extremamente narcisista.

Ele faz questão de deixar traços pitorescos da sua personalidade nos jogos, o que irrita, pq não parece que ele faz o jogo para um jogador, ele faz algo que o agrada e tem a extrema confiança de que aquilo ali todo mundo vai gostar, pq ELE É O CARA que tem o bom gosto.

Acho que isso vai totalmente contra um processo criativo pleno e respeitoso para com o consumidor.

Além do mais, ele não bebe de fontes cinematográficas, ele plagia mesmo, o que coloca em duvida sua originalidade.

Não cria mecânicas de gameplay inovadoras, seus jogos, em sua grande maioria, envelhecem muito, mas MUITO mal.

Metal gear Solid 1, que é a grande obra prima da KONAMI, foi concebido pelo Kojima, mas com certeza absoluta teve uma grande equipe para auxiliar ele.

Sendo franco, eu não gosto dos jogos do Kojima, com exceção de MGS1.

O último a ser lançado, Death Stranding, é um jogo bom, traz um refresco para um mercado completamente saturado, eu platinei o jogo e sei do que estou falando, mas mesmo Death Stranding acaba sendo vítima do preciosismo, egoísmo e narcisismo dele, poderia ter sido um jogo maravilhoso, tinha potencial, mas as decisões "criativas" ceifaram essa possibilidade.

Kojima ta abaixo de vários outros designers, como: Shigeru Miyamoto, Yu Suzuki, Shinji Mikami, Hidetaka Miyazaki, Hideki Kamiya, etc... a idolatria em cima dele é sem sentido pra mim, mas opinião se respeita, ainda que ela seja questionável.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.520
Reações
104.440
Pontos
2.419
Pra mim é um cara extremamente narcisista.

Ele faz questão de deixar traços pitorescos da sua personalidade nos jogos, o que irrita, pq não parece que ele faz o jogo para um jogador, ele faz algo que o agrada e tem a extrema confiança de que aquilo ali todo mundo vai gostar, pq ELE É O CARA que bom gosto.

Acho que isso vai totalmente contra um processo criativo pleno e respeitoso para com o consumidor.

Além do mais, ele não bebe de fontes cinematográficas, ele plagia mesmo, o que coloca em duvida sua originalidade.

Não cria mecânicas de gameplay inovadoras, seus jogos, em sua grande maioria, envelhecem muito, mas MUITO mal.

Metal gear Solid 1, que é a grande obra prima da KONAMI, foi concebido pelo Kojima, mas com certeza absoluta teve uma grande equipe para auxiliar ele.

Sendo franco, eu não gosto dos jogos do Kojima, com exceção de MGS1.

O último a ser lançado, Death Stranding, é um jogo bom, traz um refresco para um mercado completamente saturado, eu platinei o jogo e sei do que estou falando, mas mesmo Death Stranding acaba sendo vítima do preciosismo, egoísmo e narcisismo dele, poderia ter sido um jogo maravilhoso, tinha potencial, mas as decisões "criativas" ceifaram essa possibilidade.

Kojima ta abaixo de vários outros designers, como: Shigeru Miyamoto, Yu Suzuki, Shinji Mikami, Hidetaka Miyazaki, Hideki Kamiya, etc... a idolatria em cima dele é sem sentido pra mim, mas opinião se respeita, ainda que ela seja questionável.

Ele é um bom self-promoter e tem muito a manha de criar hype em cima dos seus jogos.

Esse mérito dou a ele, o cara conseguiu criar um clima em torno de sí como se fosse um grande diretor de cinema, cada projeto que ele toca ganha uma aura especial que supostamente só ele é capaz de dar.
 

Dark Tomorrow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.113
Reações
3.282
Pontos
739
Ele é um bom self-promoter e tem muito a manha de criar hype em cima dos seus jogos.

Esse mérito dou a ele, o cara conseguiu criar um clima em torno de sí como se fosse um grande diretor de cinema, cada projeto que ele toca ganha uma aura especial que supostamente só ele é capaz de dar.
Concordo com você.

Ele sabe manejar bem o marketing, e creio que faça isso de forma consciente, proposital.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
tópicos como esse me fazem pensar que eu tô meio "fora" da OS já saca ?

eu não faço parte nem do lado que adora, e nem do que detesta o cara

não detesto pq detestar mesmo, só detesto o Hayashi do Team NInja e Naughty Dog

e adorar ou curti muito seja lá como quiser, tenho isso com ninguém também, mesmo o Itagaki que eu gosto, tem vários jogos porcaria

Miyamoto mesmo, tem uns jogos dele que eu gosto e uns que acho m**** , Yu Suzuki idem, Yuji Naka idem, isso pra citar só os que lembrei de cabeça

Mikami, que eu gosto bastante de Resident Evil, tb tem jogo porcaria, o Sakaguchi de Final Fantasy tem jogo bom e porcaria, o cara do Gran Turismo tb

até aquele que é adoradinho por muitos, que veio na BGS, criador dos Çouls lá, acho a maioria dos jogos dele porcaria, mas Sekiro e Bloodloadingborne passam de "ano" pra mim

sei lá, eu não tenho essas adorações todas não
 
Topo Fundo