O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Digital Foundry - Telas de CRT. LCD foi um erro para jogos? Você realmente precisa de 4k?

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.430
Reações
80.043
Pontos
2.059
Quando eu tive que sair do CRT pro LCD em 2010, foi um choque. Senti o baque.

Por um tempo fiquei indignado pelo retrocesso LOL e inclusive perdi a vontade de jogar no PC, assim como o maluco aí da DF...
Mas aí tive que aguentar e encarar a realidade (ajudou quando peguei um LCD 120Hz).
 


Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.521
Reações
104.441
Pontos
2.419
LCD não é uma boa tecnologia para TV, mas acabou virando padrão de mercado por se mostrar economicamente a mais viável.

Agora CRT não dava mais, imagina uma TV de tubo de 65 polegadas, ia precisar de um guindaste pra carregar.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.261
Reações
46.800
Pontos
1.934
As vezes se dá uns passos pra trás por outros benefícios. Diminuir os tamanhos da TV foi mto importante. Acho q ninguém espera mais ter trambolho em casa, criar estantes enormes pra comportar esse tipo de coisa. É justo

Som tbm... Tem gente q abre mão de home theater pela sound bar por praticidade, tamanho, etc. Pouca gente quer automação pesada e com mtos equipamentos em casa. Eu sou um deles. Não quero trambolho mto menos sistema de som poluindo visualmente a casa.

Hoje ja ta mto melhor a ponto de já não ser mais problema

Foda é ver nego dando importância demais pra 4K, a ponto de criticar duramente a next gen q não vier com padrão 4K pq comprou um... como se isso fosse o diferencial pro cara achar q ta tendo alguma vantagem com isso. Mundo doido
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
LCD não é uma boa tecnologia para TV, mas acabou virando padrão de mercado por se mostrar economicamente a mais viável.

Agora CRT não dava mais, imagina uma TV de tubo de 65 polegadas, ia precisar de um guindaste pra carregar.
Eu curtia. Na casa da minha mãe tinha uma 34 polegadas 4:3 flat. Era enorme!
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.316
Reações
8.256
Pontos
453
E se usar isso ainda rola um anti aliasing maroto.

caixa-seletora.jpg


Mas estraga a TV :coolface
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Não adianta nada ter vantagens visuais em troca da destruição dos olhos da pessoa que estiver em frente a ele.
Ainda bem que os monitores hoje tem filtro azul, antigamente meus olhos queimavam depois de 30 minutos na frente desses monitores.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.521
Reações
104.441
Pontos
2.419
Eu curtia. Na casa da minha mãe tinha uma 34 polegadas 4:3 flat. Era enorme!

A Sony chegou a produzir uma CRT de 40 polegadas, pesava mais de 130 quilos.

Que eu me lembre acho que as maiores CRTs que eu vi no Brasil eram de 34 mesmo. Tinha umas TVs maiores mas usavam sistema de projeção. Seria completamente inviável ter TVs de 50, 55, 65 ou maiores que muita gente tem hoje com tecnologia CRT.
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.157
Reações
8.901
Pontos
1.449
A Sony chegou a produzir uma CRT de 40 polegadas, pesava mais de 130 quilos.

Que eu me lembre acho que as maiores CRTs que eu vi no Brasil eram de 34 mesmo. Tinha umas TVs maiores mas usavam sistema de projeção. Seria completamente inviável ter TVs de 50, 55, 65 ou maiores que muita gente tem hoje com tecnologia CRT.
Não entendi, tenho um amigo que tem uma TV de Tubo da Sony de 65 polegadas que é gigante, pesa 95 quilos, se utilizasse a tecnologia CRT seria mais pesada?
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.803
Reações
3.338
Pontos
453
Ou aumentava o potencial pra melhorar a curva dos eletrons ou as tvs seriam estupidamente gigante.
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.803
Reações
3.338
Pontos
453
Não entendi, tenho um amigo que tem uma TV de Tubo da Sony de 65 polegadas que é gigante, pesa 95 quilos, se utilizasse a tecnologia CRT seria mais pesada?
CRT é cathode ray tube, tv de tubo, você tá falando do mesmo tipo de tv, gamer king pode estar confundindo kg com libra
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
35.087
Pontos
1.054
Pior mesmo é LED, que imagem horrível do c***lho, quando peguei minha TV de LED em 2015(antes disso eu jogava na de tubo) quase pedi a minha mãe pra que trocasse pela TV de LCD velha da sala. Mas a melhor mesmo era a de Plasma, pena que ficavam uns queimado ou uns fantasminhas na tela.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.521
Reações
104.441
Pontos
2.419
Plasma superior, LCD e derivadas são lixo.
Consumidor provando o quanto pode ser toupeira.

Plasma custava mais pra fabricar, menos finas e mais pesadas e consomem mais energia que LCD.

Tem várias razões pro LCD ter atraído mais as pessoas, até pq as vantagens técnicas do Plasma são coisas que não dizem nada ao consumidor comum. Quando veio o backlight de LED então, foi a pá de cal no Plasma pq melhorou muito a qualidade.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Plasma custava mais pra fabricar, menos finas e mais pesadas e consomem mais energia que LCD.

Tem várias razões pro LCD ter atraído mais as pessoas, até pq as vantagens técnicas do Plasma são coisas que não dizem nada ao consumidor comum. Quando veio o backlinght de LED então, foi a pá de cal no Plasma pq melhorou muito a qualidade.

Só no início. Quando o plasma foi abandonado a tecnologia já tinha evoluído, já custava mais ou menos a mesma coisa e não consumia muito mais energia - exceto com uma tela branca que absolutamente ninguém usa. A diferença de espessura e peso ainda existia, mas diminuiu bastante também.

A queda de resolução dinâmica continua horrorosa até em LED, só ficou menos pior, e elas continuam uma bela b*sta em lidar com resoluções fora da nativa do painel.
Dois problemas que CRT e Plasma nunca tiveram - mesmo nas gerações iniciais do Plasma.
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.157
Reações
8.901
Pontos
1.449
Esse modelo parece ser retroprojeçao. Não é CRT.
A imagem mesmo é formada em um painel LCD se não me engano.
Realmente não sabia que havia diferenciação entre esses modelos de TVs, achava que era todas de Tubo, mas agora vocês comentando, percebo que a imagem dessa não tem a mesma nitidez de uma TV de Tubo menor, sem duvida é esse lance da projeção da imagem que gera alguma perda...
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.521
Reações
104.441
Pontos
2.419
Só no início. Quando o plasma foi abandonado a tecnologia já tinha evoluído, já custava mais ou menos a mesma coisa e não consumia muito mais energia - exceto com uma tela branca que absolutamente ninguém usa. A diferença de espessura e peso ainda existia, mas diminuiu bastante também.

A queda de resolução dinâmica continua horrorosa até em LED, só ficou menos pior, e elas continuam uma bela b*sta em lidar com resoluções fora da nativa do painel.
Dois problemas que CRT e Plasma nunca tiveram - mesmo nas gerações iniciais do Plasma.

Eu tbem gostava do Plasma, nunca cheguei a ter uma mas tinha ciência de que era melhor.

A queda da resolução dinâmica era o que mais me incomodava, a primeira LCD que eu tive era super nitido como a imagem em movimento perdia definição.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
A queda da resolução dinâmica era o que mais me incomodava, a primeira LCD que eu tive era super nitido como a imagem em movimento perdia definição.

É o que mais me irrita também. Se você prestar atenção aos sets atuais, vai ver que o problema ainda existe, embora tenha diminuído bastante.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.185
Reações
16.648
Pontos
1.379
Te falar....vai jogar em um monitor CRT hoje, me da uma dor de cabeça do baralho.
Vou ficar na minha Plasma mesmo.

Abraço a todos.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Plasma superior, LCD e derivadas são lixo.
Consumidor provando o quanto pode ser toupeira.
Exacto meu caro amigo, LCD sempre foi tecnologia de visor de calculadora.

Porém, com Micro LED, o negócio já fica mais interessante: pretos de oled, com brilho de LED e sem risco de burn-in. Pena que ainda faltam mais uns 4 ou 5 anos para a tecnologia ficar viável para TVs menores.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Plasma custava mais pra fabricar, menos finas e mais pesadas e consomem mais energia que LCD.

Tem várias razões pro LCD ter atraído mais as pessoas, até pq as vantagens técnicas do Plasma são coisas que não dizem nada ao consumidor comum. Quando veio o backlight de LED então, foi a pá de cal no Plasma pq melhorou muito a qualidade.
Plasma não consumia mais que LCD, como o Plasma tem pixels auto emissíveis o consumo varia de acordo com o conteúdo que você assiste: se for muito escuro o consumo caía, se for muito claro o consumo aumentava.

O LCD tinha um consumo fixo porque naquela época só existia LCD com 1 zona de backlight. Hoje é diferente, o consumo das tvs de LED tambem variam conforme o conteúdo, as TVs TOP tem pelo menos 400 zonas ou Edge Backlight, e já existem tvs de LED com mil zonas de backlight, são chamadas de mini LEDs.

Na prática o consumo médio era o mesmo praticamente. A plasma foi preterida pelo LED porque era mais cara de fabricar, a única empresa que bancou até as OLED ficarem mais acessíveis foi a Panasonic, e até o fim de sua produção as Plasmas da Panasonic tinham a melhor imagem do mercado.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Exacto meu caro amigo, LCD sempre foi tecnologia de visor de calculadora.

Porém, com Micro LED, o negócio já fica mais interessante: pretos de oled, com brilho de LED e sem risco de burn-in. Pena que ainda faltam mais uns 4 ou 5 anos para a tecnologia ficar viável para TVs menores.

Em tese é tudo lindo, mas eu só acredito vendo.

Imagens em 240P fica boa numa TV de plasma?

Não ficam tão boas quanto num bom tubão, mas ficam muito, muito melhores que em qualquer LCD ou derivada.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.730
Pontos
2.234
Plasma não consumia mais que LCD, como o Plasma tem pixels auto emissíveis o consumo varia de acordo com o conteúdo que você assiste: se for muito escuro o consumo caía, se for muito claro o consumo aumentava.

O LCD tinha um consumo fixo porque naquela época só existia LCD com 1 zona de backlight. Hoje é diferente, o consumo das tvs de LED tambem variam conforme o conteúdo, as TVs TOP tem pelo menos 400 zonas ou Edge Backlight, e já existem tvs de LED com mil zonas de backlight, são chamadas de mini LEDs.

Na prática o consumo médio era o mesmo praticamente

Sim, os fabricantes de Plasma se f*deram quando resolveram que iam etiquetar com consumo de pico. Quem que usa tela toda branca, porra?
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Em tese é tudo lindo, mas eu só acredito vendo.

Eu não vejo porque seria diferente se a tecnologia tem o mesmo principio da Plasma e OLED porém com pixels inorgânicos. O problema é a miniaturização dessa tecnologia, provavelmente vai ficar restrita a TVs de 65" pra cima, como a Plasma que só chegava a 42".
 
Topo Fundo