O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Uma renda de R$ 3.000,00 líquida mensal pode ser considerada boa no Brasil?

Uma renda de R$ 3.000,00 líquida mensal pode ser considerada boa no Brasil?

  • Sim!

    Votes: 92 50,0%
  • Não!

    Votes: 92 50,0%

  • Total voters
    184

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Sem chance, 3k é para começar a dar rolê numa sexta (um sexta do mês).
Agora se vc é aposentado (a partir dos seus 65 anos), 2k vão para os remédios, se achar um bom asilo por 1k, fique nele.

De verdade, não dá.
Minha renda total é um pouquinho mais que 3/4 líquidos desse valor, sou casado e não tenho filhos. Eu e a mulher somos bem caseiros (mesmo antes dessa pandemia toda) sempre fizemos nossas culinária diferenciada porque ir em restaurante é inviável, faz 4 anos que não compramos roupas novas ou algo supérfluo (mas necessário), nada de gastos adicionais, nada de comemorar datas diversas, com muito policiamento (e às vezes uma estourada no cartão) comemos uma pizza a cada 4-6 meses.

Sobrevivemos, mas está cada dia mais difícil.
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
Rapaz, faz tempo que não temos plano de saúde para meus pais, então tô por fora dos preços atuais. Faz uns 5 anos que pagávamos Bradesco Saúde (plano excelente) para eles, e quando chegou a 1.400 b0z0s (pela lista da empresa onde meu pai trabalhava e se aposentou), infelizmente não foi mais possível pagar.

Realmente, a esse preço de 2.600, deve ser dos tops mesmo.
Sim, minha mãe ano passado com 62 anos pagava na faixa de R$800,00.. E não é dos piores, havia opção um pouco mais barata
 

dknightg

Veterano
Mensagens
478
Reações
321
Pontos
129
Vivo no RJ Zona Norte. Meu gastos fixos batem 1.500( maior parte é o financiamento do meu Ap)e o meu salário supera essa média de 3K, já tive dívidas com cartão que me fodiam mas consegui quitar tudo e hoje em dia consigo juntar um bom montante e não pretendo casar e ter filhos. Então Stonks, não vou precisar comprar danoninho se quiser vivo com 5kg de arroz e a cartela de 30 ovos por 10 reais
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Carro usado de uns 25k deve ficar na faixa de 600 pila mês a prestação, dependendo da entrada. Soma-se a isso seguro, impostos, combustível, eventuais multas e manutenções periódicas que sempre existirão (pneu, troca de óleo, reparos na parte de suspensão devido nossas estradas serem uma m****, etc etc etc)



Pois é. Nem financiamento de "minha casa minha vida" custa tão pouco assim. A não ser que o cara vá pagar em quatro vidas hu@

Aqui eu economizo energia PARA CARALEO e ainda vem sempre na faixa de 200 e pouco por mês de luz

Tu não compra basicamente nada hoje em dia com menos de 250k. Financiar isso aí em trinta anos vai no mínimo mil reais de prestação se encontrar uma taxa ridiculamente baixa


Eu sei, mas olha, te dando um exemplo: um fiat palio, que ja saiu ate de linha, ta custando 24 mil pela tabela fipe. Uma valor desses, financiado em 4 anos da mais ou menos uns 700 reais de prestacao. Isso fora as manutencoes que um carro com 6 anos de vida demanda. Como uma pessoa que ganha 1500 reais compra um carro que custa quase metade do que ela tem de renda?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Financiamento de casa realmente gera gastos elevados. Só é baixo se for minha casa minha vida e ainda assim tem um valor razoável.

Mas carro da para conseguir por preços bem baixos os usados na casa de 10 mil reais ou menos.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Velho, quando eu passei da barreira dos 2mil tudo mudou para melhor.
E quando bati nos 3 mil, pela primeira vez na vida estou folgado.
Juntando dinheiro, tive um imprevisto e tenho dinheiro para passar sem me apertar todo.
Estou longe de ficar tranquilo, mas é uma experiência única para mim.
Esse teu "viver folgado" qualquer catarrento de 15 anos nos EUA consegue atingir trabalhando part-time no burger king depois da escola.
Aí você vê o Brasil em que só 34% da população consegue atingir isso que deveria ser o mínimo.

124834

Esse país é amaldiçoado.
 


Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Acho que tem uma galera que vive em uma bolha e não tem ideia do que é o Brasil :klol

Claro que sim, é uma renda considerada alta porque está muito acima do que ganha uns 75% da população. A absoluta maioria da população ganha no máximo 1500 a 2000 reais. Muitos ganham ATÉ 1 salário mínimo. Lembrem-se que o Brasil é um país subdesenvolvido. Comparar nosso país com países europeus, Japão, EUA ou Canadá não faz o menor sentido.

É óbvio que não dá pra viver com luxo, mas para a realidade brasileira é uma renda considerada alta. A maior parte da população nem sonha em chegar perto desse valor, mesmo com décadas de experiência profissional. Tem gente dormindo na fila para entregar currículo e ganhar 1045 reais por mês em qualquer emprego que aparecer.
 
Ultima Edição:

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.532
Reações
6.252
Pontos
959
Adoro esses tópicos pq mostram a desigualdade do Brasil in a nutshell, nego falando que com 3k liquido não dá nem pra sair fim de semana ta vivendo numa realidade totalmente oposta a maioria da população brasileira.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.795
Reações
9.038
Pontos
753
Eu sei que a pessoa se adapta, mas o que eu digo eh, como uma pessoa consegue um financiamento de um imovel por 150 reais de prestacao bicho? Quanto vale um imovel desse pra sair por esse preco? Isso ai acho que so pra funcionario de banco e mesmo assim ha muito tempo atras. Financiamento de carro, mesmo usado, com Ate uns 5 anos de vida sai entre 600-900 reais. Conta de luz por 100 e poucos reais? Como uma conta de luz sai a esse valor nos dias de hoje? Juro que nao entendo isso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


124839


Olha ai meu financiamento com a caixa

Como eu consegui esse valor ?

Simples , comprei esse apartamento em 2006 na planta quando valia 59 mil reais . Falta agora 10 mil pra quitar

Vendo que teria um boom no ramo imobiliario , eu comprei outro apartamento para investir em 2010 ,mas ai já saiu por 105 mil

Desse segundo apartamento que alugo Pago 460 reais de financiamento mais 290 de condominio e recebo 940 reais do aluguel


Antes da crise meus apartamentos valiam 230 mil reais cada. Agora com essa crise , se eu quiser vender rápido hoje em dia vou conseguir por no máximo 200 mil
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
Tu pode dizer que 3 mil é muito pq mais de 50% da população brasileira não recebe nem um salário mínimo.

Mas com 3 mil reais por mês tu não garante:

  • Saúde
  • Moradia
  • Entretenimento
  • Alimentação
  • Cultura

Então, não 3 mil não é o suficiente, e quem acha tá só sendo enganado.

Agora, se é comum ganhar esse valor no Brasil?

Não, não é.
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
Vcs estão muito mau acostumados pra falar que fica apertado até solteiro.
3.000 pau vc vive como rei em cidade pequena.
e vive bem em qualquer capital do Huezil.

A nao ser que vc queira viver no centro da cidade onde o aluguel/ condomínio vai comer 2/3 fácil do seu salario.

E com familia tb, em cidade pequena, com certa tranquilidade
Ja em cidade grande é que a porca pode apertar o rabo.
Aluguel em porto alegre é 1.500 reais, incluindo condominio.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.795
Reações
9.038
Pontos
753
Aluguel em porto alegre é 1.500 reais, incluindo condominio.

Eu cobro R$ 1.100 reais de aluguel com condominio incluso via imobiliaria no meu apartamento de 48 m² em excelente estado do lado da USP leste em SP capital

USP leste tem a estação de trem integrada ao lado . 30 minutos de trem voce esta no centro de SP

1.500 reais deve ser uma area bem nobre em porto alegre para esse valor heim
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.265
Reações
46.802
Pontos
1.934
nao entendo quem diz q não dá. Como alguns falaram. Dar, dá.

caso mais extremo e possível pra solteiro (e solteiro com filho olha lá):
pega um plano de saúde bem mais em conta (sei lá.. dê uns 100-150) ou vive no risco sem um
não ter carro
aluguel/condomínio mais em conta em lugar mais simples
mercado dia% ao invés do pão de açúcar (ou ST marche)
parcela de celular que custa ao todo 600 reais da multilaser, não o galaxy A80 de 2k
internet 30mb ao invés de 200mb
filho em colégio público
compra no máximo 1-2 vez ao ano algum mimo "supérfluo" pra jogo ou pega da promoção da promoção da promoção por 1/5 do valor original
churras de linguiça, tulipa, contra filé e cerveja itaipava aos fds

sozinho acho que com 1200 vc faz isso aí acima. E deve ser a realidade de mta gente. Pensando q um casal simples com rende conjunta beirando a 3k com VT as contas não mudam tanto (só o plano e mercado que inflam um pouco mais). Sobra uma grana legal aí pra repensar como gasta/guarda. Da ate pra pensar em mensalidade escolar (numa simples, de bairro, condizente com o contexto da região)

Um casal BEM SIMPLES pode viver com isso. Mas é aquela coisa. Tão presos num tipo de bairro específico q atenda o budget, limita planos, limita mercados, limita o poder de consumo em geral mas dar, dá.

3k sozinho é interessante. Como falei páginas atrás, meio que é a minha despesa total (incluso lazer e mimos) (levando em conta q nao tenho carro e moro com minha esposa). Só que o contexto é outro. Bairro é um pouco mais caro, mais seguro, etc
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.265
Reações
46.802
Pontos
1.934
Isso que na crise imobiliaria desde 2016 mais a pandemia , os valores dos alugueis despencaram

https://www.vivareal.com.br/imovel/...luguel-RS700-id-2485970633/?__vt=vt:a#gallery

Pesquisei agora de relance um aluguel de uma casa proxima de onde eu alugo meu ap ali pela USP Leste

700 reais o aluguel do imovel acima

Como disse, em 30 minutos voce está no centro de SP.
30min de google maps equivale a 1h e meia por waze de carro pegando a radial penha-sé :kkk

mas de metro acho q da em 30min sim. Se vc entra no trem naquela fila gigatesca a tempo
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.882
Reações
7.640
Pontos
453
Agora se vc é aposentado (a partir dos seus 65 anos), 2k vão para os remédios, se achar um bom asilo por 1k, fique nele..
Aposentado nessa faixa de idade tem muito nego véio sustentando a família no huezil. kkkkkkkkkkk

E quem vai se habilitar morar em asilo por conta própria?

Meu vizinho por exemplo tem 76 anos e mora sozinho, viúvo tem a casa própria dele e se vira sozinho para cuidar da casa, apesar da idade é bem disposto e cheio de energia, mais esperto que muito nego de 20, 30...... anos que mal sabe lavar um prato.

Um cidadão assim prefere uma bala na testa do que ficar na m**** de um asilo.:klol
 
Ultima Edição:

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.795
Reações
9.038
Pontos
753
30min de google maps equivale a 1h e meia por waze de carro pegando a radial penha-sé :kkk

mas de metro acho q da em 30min sim. Se vc entra no trem naquela fila gigatesca a tempo


Ali está proximo da Assis ribeiro ,daria pra ir pela marginal tambem

Radial é triste mesmo ,put* transito

De trem ou metro da 30 minutos sim , já cheguei a cronometrar e dao exatos 28 minutos


Eu moro próximo desse bairro na zona leste , acho uma boa localização , bairro tranquilo.

Mas realmente vai de pessoa pra pessoa , minha mae que mora atualmente no mesmo condominio que o meu , irá mudar em outubro desse ano para um apartamento que ela comprou no Tatuape e minha irma mudou já tem dois anos para um AP na praça Roosevelt que fica ali na Republica bem no coração do centro de SP

Elas já acham longe aqui rs
 

NUIIO

Bam-bam-bam
Mensagens
373
Reações
561
Pontos
268
Depende muito do local e da região onde você mora, Minha renda é uma m**** de salário mínimo. E é super apertado, mas como sou solteiro dá pra viver.
Tava impressionado com a quantidade de pessoa aqui na OS falando sobre plano de saúde, uma coisa que considero "coisa de rico". Mas tranquilo, eu conseguiria viver tranquilamente com 3K

Daria pra comprar comida, pagar internet, luz e agua.
De lazer daria tranquilamente para comprar jogos, sair por aí de bike e pagar uma put* 1 ou 2vez por mês.
Obviamente estou considerando minha vida de solteiro.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.428
Pontos
583
Em São Paulo:
1k já ganha mais que 54% dos brasileiros
2k já ganha mais que 79% dos brasileiros
3k já ganha mais que 89% dos brasileiros
4k já ganha mais que 92% dos brasileiros
5k já ganha mais que 95% dos brasileiros

Ou seja, 3k é excelente.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Bicho, que financiamentos sao esses de casas que vcs acham por 150 reais?

Sabe quanto eh o financiamento da minha? 2500 por mes. Some a isso 2600 de plano de saude meu e de meu pai. Mais 2088 de prestacao do carro, 176 de internet 200 mb com internet de celular. Mais 47 de netflix, 500 de luz e 10 de amazon prime. Isso so de despesas fixas todo mes.

E eu nao vivo em luxo nao. Minha casa, por exemplo, eu comprei por 420 mil (apesar dela valer mais - um efeito bom da crise) e a luz eu quase nao uso ar condicionado.

Juro que eu nao entendo como nego consegue ter luz a 100 e poucos reais quando todo mes eh tarifa vermelha e financiar casa/apartamento com prestacao de 150 reais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Seu chuveiro é uma airfryer, mano?

c***lho, nem aqui que a casa é grande, fiação antiga, um dos chuveiros é elétrico, PC ligado dia todo, 2 geladeiras etc a conta chega a no máximo 300 reais haha
Agora falando sobre a realidade brasileira e sobre os posts sem noção desse tópico:
- O cara precisa de lazer, viajar ir para balada.
Sim, com esse dinheiro é possível fazer todas essas coisas, a unica diferença é que ele não vai para o exterior ou vai em uma balada de luxo da vida (Obs: Essas baladas são um lixo).
- Mais e o carro?
Se o cara é pobre ele normalmente paga um aluguel mais barato, logo tem de ser esperto e morar próximo ao ônibus ou ao trabalho e possível viver normalmente sem um carro, não é lá aquela vida, mais também não é esse inferno que alguns pintam ai.
- O cara precisa de uns luxos.
Luxo de que? Netflix? Amazon? PS4? TV 4k?
Tudo isso é superfulo e é possível ter a mesma experiencia com produtos inferiores ou similares.
- Plano de saúde.
Plano de saúde é caro para idosos, ou esses planos de burgues. Pago 150 pilas no plano da minha esposa e ela faz todas as consultas dela normalmente...
- Filhos.
Isso é um problema, porem é possível criar uma criança com esse valor.
Meu pai e minha mãe ganhavam menos que isso e tô aqui firme e forte...

O resto é opinião de "rico" ou classe media que se enfia em coisas que não são da realidade deles. Curioso alguns falando (O problema de muitos é querer coisas que eles não conseguem pagar), quando a maioria dos posts desse tópico são sobre coisas iguais a essa.
Galera tá dominada pelo consumismo que nem consegue perceber a realidade no brasil mais.
Tanta coisa inútil e tanto gasto superfulo, para suprir vícios (legalizados) ou necessidades criadas pela sociedade...
150 reais num plano de saúde? Como?

Queria entender onde acham essas pechinchas
 

AngelizRiPPiN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
2.268
Pontos
739
Estou tirando na faixa de 3,8k liquido, dá pra viver muito bem e pago uma parcela de 1,3k do financiamento do apartamento. O esquema é saber se segurar no cartão de crédito, ficar alguns dias sem usar, e passar a se perguntar "realmente preciso disso agora?" antes de meter o loko e passar as parada no cartão.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.428
Pontos
583
Pago 750 reais no plano da minha mina que tem 30 anos, caras. Na Sul América

Alguém por favor me indica um plano bom e barato

Se ela tem 30 anos, dá pra pegar uns planos mais baratos, sulamerica é o top dos tops pô, eu sei pq tive ele pela empresa, agora trocaram pela careplus que também é excelente e ainda sou dependente da minha esposa que tem saude bradesco. Tenta Amil.

Minha mãe tem amil e eu pago PS pra ela desde 2011, onde comecei pagando 150, hj, quase 10 anos depois, tô pagando 550. Ela está com 58 anos.
 

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.541
Reações
19.635
Pontos
1.049
Bicho, que financiamentos sao esses de casas que vcs acham por 150 reais?

Sabe quanto eh o financiamento da minha? 2500 por mes. Some a isso 2600 de plano de saude meu e de meu pai. Mais 2088 de prestacao do carro, 176 de internet 200 mb com internet de celular. Mais 47 de netflix, 500 de luz e 10 de amazon prime. Isso so de despesas fixas todo mes.

E eu nao vivo em luxo nao. Minha casa, por exemplo, eu comprei por 420 mil (apesar dela valer mais - um efeito bom da crise) e a luz eu quase nao uso ar condicionado.

Juro que eu nao entendo como nego consegue ter luz a 100 e poucos reais quando todo mes eh tarifa vermelha e financiar casa/apartamento com prestacao de 150 reais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

500 reais de luz. Krl
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Aposentado nessa faixa de idade tem muito nego véio sustentando a família no huezil. kkkkkkkkkkk

E quem vai se habilitar morar em asilo por conta própria?

Meu vizinho é por exemplo tem 76 anos e mora sozinho, viúvo tem a casa própria dele e se vira sozinho para cuidar da casa, apesar da idade é bem disposto e cheio de energia, mais esperto que muito nego de 20, 30...... anos que mal sabe lavar um prato.

Um cidadão assim prefere uma bala na testa do que ficar na m**** de um asilo.:klol
Eu acho que isso deve ser revisto pelo ser humano, claro que não estou falando de um asilo estilo matadouro que te tortura (física e psicologicamente), mas de um que você tenha um bom atendimento humano, se precisar.
Se eu ficar idoso e tiver condições, não quero ficar sozinho, como pagar um cuidador home care deve ser menos viável que um asilo decente que tenha alimentação e os cuidados básicos, eu prefiro isso, você tem menos contato pessoal e ainda se passar mal/morrer, alguém vai saber.
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
Eu cobro R$ 1.100 reais de aluguel com condominio incluso via imobiliaria no meu apartamento de 48 m² em excelente estado do lado da USP leste em SP capital

USP leste tem a estação de trem integrada ao lado . 30 minutos de trem voce esta no centro de SP

1.500 reais deve ser uma area bem nobre em porto alegre para esse valor heim
Cara, pior que não, o meu apê aqui, se eu colocasse para alugar seria 1300, mais condominiuo que é 430 (sem vaga de carro garantida).

O bairro é classe média, mas o condominio em si é na verdade bem abaixo do bairro. Um aluguel fora dele é 300 reais mais alto. Por isso que aqui tem muito estudande, perto da PUCRS.

70m² o meu no caso.

Mas Porto Alegre é bem cara.
 

Bill Kamp

Bam-bam-bam
Mensagens
14.374
Reações
9.009
Pontos
474
Em São Paulo:
1k já ganha mais que 54% dos brasileiros
2k já ganha mais que 79% dos brasileiros
3k já ganha mais que 89% dos brasileiros
4k já ganha mais que 92% dos brasileiros
5k já ganha mais que 95% dos brasileiros

Ou seja, 3k é excelente.
OU

A renda brasileira é tão baixa, e a desigualdade tão intensa que 3 mil parece muito.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Seu chuveiro é uma airfryer, mano?
tenor.gif

Eu ri demais ahauahuhauhauhauhauhahuahu :kkk

Pago 750 reais no plano da minha mina que tem 30 anos, caras. Na Sul América

Alguém por favor me indica um plano bom e barato
Tem obstetrícia? Por isso deve ser caro, normalmente eles embutem essa porra ai, mesmo tu não querendo ter filho.
Obs: Sul Ameríca é plano top.

Na sua região deve achar uns assim.
Eu nem uso essas porra, pago o mais barato mesmo, só para consulta de praxe.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.252
Reações
35.477
Pontos
1.053
adoro essa lógicas que "3k é mais que 75% da população brasileira".
seguindo essa lógica, então melhor mudar pro Haiti ou África, dá pra ganhar menos e ainda viver melhor que o resto da população.

eu sempre pensei que quanto mais ganhasse hoje, menos teria que trabalhar no futuro.
teria mais independência e mais segurança pra mim e minha família.
mas vi que estou errado nesse pensamento, já pedi pro meu chefe reduzir meu salário.

e quem diria, a esquerda conseguiu aquilo que o capitalismo não conseguiu, fazer com que empregados estivessem satisfeitos com baixos salários.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
adoro essa lógicas que "3k é mais que 75% da população brasileira".
seguindo essa lógica, então melhor mudar pro Haiti ou África, dá pra ganhar menos e ainda viver melhor que o resto da população.

eu sempre pensei que quanto mais ganhasse hoje, menos teria que trabalhar no futuro.
teria mais independência e mais segurança pra mim e minha família.
mas vi que estou errado nesse pensamento, já pedi pro meu chefe reduzir meu salário.

e quem diria, a esquerda conseguiu aquilo que o capitalismo não conseguiu, fazer com que empregados estivessem satisfeitos com baixos salários.
Ninguem aqui está satisfeito com salario baixo.
Estamos falando que considerando a situação atual do pais essa é uma renda boa...

Não sei de onde tirou essa ideia ai, inclusive botando politica no meio :klolwtf
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Dá sim. O salário médio do trabalhador brasileiro é de 2.000 reais.

Não vai poder morar na cidade de São Paulo, mas no norte e nordeste, por exemplo, tu vira rei.
Depende. Mesmo no Nordeste, 2k não rende muita coisa se o cara não tiver casa própria e não se segurar. Se o cara tiver sorte de morar numa cidade muito pequena, talvez dê pra viver razoavelmente bem.
Rapaz, eu nao consigo imaginar alguem conseguindo viver com 3 mil reais. Mesmo solteiro.

No maximo a pessoa sobrevive com mt aperto e sem plano de saude.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Realidade da maioria da população. 3K solteiro até rola ter plano de saúde, mas manter familia com menos de 3k é tenso (manter família
com menos de 2k per capita é terror)

Pelo que vejo aqui, 3k é o gasto mensal médio com suplemento ou sucrilhos.
3k não da nem pros sucrilhos do café da manhã :klol:klol:klol
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
O povo exagera. Com 3k o cara (solteiro) só consegue ter uma motoca (125). Manter um carro não dá. Aluguel e condomínio é outra despesa. Praticamente 1k só pra casa. Ainda tem comida, roupa, saúde/remédio, internet, móveis/utensílios...
Aí o cara vem dizer que isso é classe média!!!! O nome certo é remediado.
Acho que o que mata o salário é o aluguel, alimentação e farras (bebidas e gps). Se o cara tem casa própria, sem filhos, sem vícios em gp e com uma aliimentação boa, conseguirá adquirir os bens aos poucos com R$ 3k mensais. Pra quem ganha pouco é tirar de um lugar pra investir no outro, mas não considero R$ 3k uma renda boa, já que pro cara ter certos tipos de lazer ou adquirir bens ainda terá que abrir mão de muitas coisas.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
conta de luz de 500 reais é surreal. Casa mesmo ou apê? Quantos metros? Comodos? Aqui é apê novo, todas as luzes são de led. Equipamentos econômicos ou eficientes (geladeira, forno eletrio e maquina de lavar operam no 220v). Bandeira verde, média de 100 reais aqui num 68m2. sala integrada com cozinha e 2 quartos.

minha sogra vive numa casa de dois andares. Deve ter uns 200m2 ao todo. Geladeiras velhas, chuveiro elétrico, iluminação convencional (sem leds) pagando uns 240 estourando estourando. Quando o filho joga videogame pra cacete e vara os fds com o computador ligado

Cara, até onde sei operar no 110v ou 220v, em teoria, não faz diferença no consumo. O que faz é a eficiência energética e potência ("watts") do equipamento, bem como a qualidade da fiação

Normalmente 110v tá associado a maior consumo pois os caras ("eletricistas") enfiam fio de 1mm pra ligar a tomada da geladeira, aí lascou :klolz

Financiamento de casa realmente gera gastos elevados. Só é baixo se for minha casa minha vida e ainda assim tem um valor razoável.

Mas carro da para conseguir por preços bem baixos os usados na casa de 10 mil reais ou menos.

Sem dúvidas! Mas aí o cara tem estar disposto a gastar mais uma grana extra pra dar uma manutenção, além de não ter medo de botar a mão na massa

Nesse preço aí eu pegaria um "Monza Tubarão" ou carro equivalente da metade dos anos 90. Mecânica simples, encontra peça em todo canto, barato e dá para andar tranquilamente por aí se estiver em bom estado. Ainda tem vantagem de só pagar licenciamento, desvantagem de não pegar mais seguro (mas também não é visado pra roubo)

O problema é que começa a pegar carro antigo mais beberrão, daí dependendo do tanto que o cara anda no médio/longo prazo...
 
Ultima Edição:
Topo Fundo