O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial [VALE TUDO] Coronavirus - COVID-19: +41.5 milhões de casos, +1,135 milhão mortes (mundial): +155 mil mortes (Brasil)

Status
Não está aberto para novas respostas.

rizabr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.355
Reações
13.435
Pontos
1.074
Aqui rolou treta no grupo da família de novo. Recentemente morreu uma familiar minha (Distante, não conhecia direito) que sempre foi doente. Morreu de parada cardiorrespiratória aparentemente sem relação ao covid.

Só que como colocaram em uma das linhas da DO dela "Suspeita de Covid" o pessoal está em pé de guerra falando m****.

Uma das minhas parentes que é médica tentou explicar várias vezes mas ninguém presta a atenção nos comentários dela.

E é a segunda vez na família isso já.
Diz pra ela não perder tempo tentando explicar, só vai se estressar mais
 

Anomia

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
79
Pontos
29


Os Simpsons previram tudo

EbxGDnzVcAQYZod
 
Mensagens
386
Reações
894
Pontos
128
Aqui rolou treta no grupo da família de novo. Recentemente morreu uma familiar minha (Distante, não conhecia direito) que sempre foi doente. Morreu de parada cardiorrespiratória aparentemente sem relação ao covid.

Só que como colocaram em uma das linhas da DO dela "Suspeita de Covid" o pessoal está em pé de guerra falando m****.

Uma das minhas parentes que é médica tentou explicar várias vezes mas ninguém presta a atenção nos comentários dela.

E é a segunda vez na família isso já.
diz pra ela que é causa perdida se botaram na cabeça que "suspeita de covid 19" é pq tão falando que a pessoa morreu por causa do virus nada vai tirar da cabeça deles isso
vão começar até a criar fake news que os hospitais tão ganhando alguma coisa com isso
 

JaSeFoiODiscoVoador

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.066
Reações
17.464
Pontos
639
Aqui rolou treta no grupo da família de novo. Recentemente morreu uma familiar minha (Distante, não conhecia direito) que sempre foi doente. Morreu de parada cardiorrespiratória aparentemente sem relação ao covid.

Só que como colocaram em uma das linhas da DO dela "Suspeita de Covid" o pessoal está em pé de guerra falando m****.

Uma das minhas parentes que é médica tentou explicar várias vezes mas ninguém presta a atenção nos comentários dela.

E é a segunda vez na família isso já.
Ignora o que falaram. Começa a escrever teorias cada vez mais loucas e posta no grupo. Fala que tu viu que tão fazendo igual na Russia ou sei lá. Fala que na China o governo ta criando virus desde a segunda guerra pra forçar o comunismo no mundo. Fala que é o Bolsonaro, que o PT, o Eneas, alguém que é qualquer coisa politica que seu grupo familiar não gosta que começou a mascarar dados pra matar os velhos por causa da aposentadoria. Não importa o que, mas sempre aumenta a loucura e vê até onde vai.

Eles já fizeram a cabeça, tu pode bem é se divertir com isso em vez de se estressar.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Moça do RH aqui da empresa com COVID. O marido também e os pais também. O pai é hipertenso e diabético e teve 50% dos pulmões comprometidos. Está internado e não é boa a situação. :kcry
Dependendo do caso é preferível a pessoa morrer. Vai ser uma vida inteira com seqüelas e limitações fodidas. Teve um caso recente de um escocês de 28 anos que era corredor, pegou o bicho do pastel e ficou com fadiga crônica. O cara se curou do vírus mas vai passar o resto da vida incapaz de segurar um prato por muito tempo.
 

ME110

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.185
Reações
16.648
Pontos
1.379
:kcopa

:khuebr





Me lembrou algo:kpensa
:klol


Cara...os bares do bairro onde fui criado "sempre" funcionaram com porta fechada, se for la agora....povo esta pra dentro tomando e jogando bilhar.
Os bares pobres aqui de Jundiaí-SP não há nenhum isolamento social ou qualquer coisa que o valha.

Abraço a todos.
 


Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.780
Reações
134.110
Pontos
2.139
Teich diz que Brasil não aprende com erros no combate à covid-19

Redação, O Estado de S.Paulo

30 de junho de 2020 | 12h05

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que o Brasil não está aprendendo com os erros durante a pandemia do novo coronavírus. Em entrevista à Rádio Eldorado nesta terça-feira, 30, o oncologista defendeu uma reforma completa nas ações de combate à covid-19, com mais “informação e coordenação” entre governo federal, Estados e municípios. Teich alertou que a atual momento ainda deve se estender por um longo período.
“Não temos um aprendizado com o que está acontecendo. O isolamento vai e volta, mas não vejo ninguém explicando por que deu certo ou errado. A discussão do lockdown é pobre, cada vez mais difícil de conseguir. A reação é cada vez mais difícil. Todo mundo deveria tentar criar um programa único (de medidas de distanciamento) e recomeçar do zero. Essa situação da pandemia não tem hora para acabar”, disse.
De acordo com Teich, é extremamente prejudicial para o País que haja uma tentativa de minimizar a gravidade da pandemia. “O pior a se fazer é trazer uma imagem de segurança e confiança quando ela não existe. A liderança precisa saber navegar num mar revolto como este. A única coisa que não pode ser feita é achar que o mar está calmo, porque não está”.

O ex-ministro pediu demissão após o presidente Jair Bolsonaro pressionar a pasta pela liberação da cloroquina para todos os pacientes da covid-19. Para Teich, investir no medicamento seria um desperdício de recursos, já que não há comprovação científica de sua eficácia contra o coronavírus.
"Quando se incorporam medicamentos e tecnologias sem uma certeza absoluta do benefício, os recursos financeiros e humanos são alocados em coisas que não são as melhores para a sociedade. Sobrecarrega o sistema e pode estar tirando dinheiro de itens básicos, fundamentais. Temos pouco dinheiro. E quanto menos recursos, menos pode desperdiçar. Não era uma discussão específica sobre a cloroquina, mas como se trata essa incorporação de medicamentos e tecnologia", explicou.
A saída do cargo aconteceu há um mês e meio, em 15 de maio. Desde então, Bolsonaro ainda não nomeou um substituto definitivo para a Saúde, com Eduardo Pazuello na condição de interino. Teich considera "muito ruim" a falta de um ministro, pois a pasta precisa assumir a liderança do combate à covid-19.
"Se não tem um ministro apontado, a legitimidade de quem está lá é ruim. Se o Eduardo vai continuar, precisa ser oficializado. O Ministério da Saúde tem que ter a liderança. O líder é o presidente, mas, neste momento, tem que liderar através do Ministério. Ele é fundamental porque tem interação com Estados e municípios. Precisa haver muita informação, com projetos que envolvam os dois. O sistema no Brasil descentralizou, mas não coordenou", analisou o ex-ministro.
O pedido de demissão, reafirmou Teich, se deu em razão de divergências com Bolsonaro nas medidas de contenção do vírus. "Não tinha um alinhamento. O presidente tinha uma forma de conduzir e eu tinha outra, diferente. Se ele é o líder, tem uma forma de conduzir e tenho outra, sendo nomeado por ele, saio eu", justificou.
 

daniellm

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.434
Reações
3.595
Pontos
1.049
3 páginas atrás um user postou o link de uma live feita pelo Alexandre Garcia com uma dúzia de médicos, só duas pessoas comentaram mas sem comentar o vídeo, só metendo o pau no user (não sei quem é nem o histórico do que já postou).
Acabei de chegar no tópico então me entendam como tal, não estou defendendo nada nem ninguém; mas assisti o vídeo (são > 2 horas) e achei muito interessante.
Queria saber pq foi tão ignorado assim aqui no tópico?
REPETINDO: não vou entrar no assunto política, é um número considerável de médicos compartilhando sua experiência pessoal, pq isso é tão ignorado?
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.933
Reações
39.404
Pontos
2.044
3 páginas atrás um user postou o link de uma live feita pelo Alexandre Garcia com uma dúzia de médicos, só duas pessoas comentaram mas sem comentar o vídeo, só metendo o pau no user (não sei quem é nem o histórico do que já postou).
Acabei de chegar no tópico então me entendam como tal, não estou defendendo nada nem ninguém; mas assisti o vídeo (são > 2 horas) e achei muito interessante.
Queria saber pq foi tão ignorado assim aqui no tópico?
REPETINDO: não vou entrar no assunto política, é um número considerável de médicos compartilhando sua experiência pessoal, pq isso é tão ignorado?
Ninguém tem saco pra ver quase duas horas de vídeo, para aproveitar uns 20 minutos de interesse. Postar um vídeo sem resumo do principal é pedir pra ser ignorado.
 

daniellm

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.434
Reações
3.595
Pontos
1.049
Ninguém tem saco pra ver quase duas horas de vídeo, para aproveitar uns 20 minutos de interesse. Postar um vídeo sem resumo do principal é pedir pra ser ignorado.
Te digo que vale a pena assistir, eles estão dando seu relato pessoal no tratamento dos pacientes e discutindo protocolos de acordo com a fase da doença e sua gravidade.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Europa liberou 14 países pra viajar pra lá.
Todos tem infecção bem baixa e fizeram o dever de casa.

Logo negócios entre Europa e esses países pode ser retomado mesmo que de maneira ainda limitada.

Coronavirus: EU to allow in visitors from 14 'safe' countries

The countries are Algeria, Australia, Canada, Georgia, Japan, Montenegro, Morocco, New Zealand, Rwanda, Serbia, South Korea, Thailand, Tunisia and Uruguay ( :kbeca )


Legal perceber que a lista é diversa. Parabéns pro Uruguai, Algeria, Tunísia, Marrocos, Sérbia e Tailândia. São países pobres e lidaram exemplarmente com o vírus.
Cara, eu moro na fronteira com o Uruguay. Sou praticamente um uruguaio, inclusive, consumo serviços deles, compro remédios e frequento (frequentava), restaurantes. Vou nos freeshops, mercados e ando na rua. E vou ser bem sincero: não fizeram nada melhor que o lado brasileiro da fronteira.

O lado brasileiro praticamente fez lockdown de 16 de março a 15 de abril. Depois foi abrindo devagar. Hoje, dia 30/06, 100% das pessoas no lado brasileiro nas ruas usam máscaras, qualquer comércio você passa pelo termômetro, passa alcool nas mãos e entram poucas pessoas por vez, nada de festas de nenhum tipo, etc. Onde peca: Centro sempre lotado.

O lado uruguaio também está bom, porém, se vê algumas pessoas sem máscaras, os caras tem aberto restaurantes a semana toda e a higiene dos caras é bem mais limitada que a dos gaúchos nesse sentido. Já vi partidas de futebol e sempre há jovens nas praças à noite, mesmo no frio.

A população é praticamente a mesma de cada lado: aproximadamente 75 mil pessoas. E até agora morreram duas pessoas por COVID-19 em cada lado também.

Em resumo, não vejo nada que o Uruguay tenha feito que não tenha sido feito na fronteira oeste do RS. Até acho que a gente é mais rigoroso.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Clássico modus operandi de cavalo paraguaio aqui do sul.
A missão era atrasar o vírus para equipar razoavelmente o SUS. A região sul do Brasil conseguiu praticamente atrasar 3 meses a falência do sistema de saúde no que tange a remédios e equipamentos. É a região menos atingida. A missão foi cumprida nessa parte.

Só acho que esqueceram de cumprir a missão dos respiradores. :kcry
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.795
Pontos
1.499
Tribunal Superior Eleitoral, dois chefes de equipes que atuavam em conjunto obrigaram os servidores e terceirizados a trabalharem no TSE, cortando o home office.

Resultado: sete integrantes das equipes estão internados com Covid19. O oitavo infectado, servidor de 26 anos e sem comorbidades, morreu ontem. A mãe dele morreu há 4 dias, também de Covid.

Os chefes perderam as funções e o Barroso baixou um decreto - agora só pisa dentro do TSE com autorização dele e que é pra todo mundo ficar em casa trabalhando remotamente.

É por esse tipo de coisa que não dá pra ser carinhoso com pessoas que ficam gritando aos 4 ventos que distanciamento social não serve de nada.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
Tribunal Superior Eleitoral, dois chefes de equipes que atuavam em conjunto obrigaram os servidores e terceirizados a trabalharem no TSE, cortando o home office.

Resultado: sete integrantes das equipes estão internados com Covid19. O oitavo infectado, servidor de 26 anos e sem comorbidades, morreu ontem. A mãe dele morreu há 4 dias, também de Covid.

Os chefes perderam as funções e o Barroso baixou um decreto - agora só pisa dentro do TSE com autorização dele e que é pra todo mundo ficar em casa trabalhando remotamente.

É por esse tipo de coisa que não dá pra ser carinhoso com pessoas que ficam gritando aos 4 ventos que distanciamento social não serve de nada.

Carai, tem mais infos de insider disso ae? Que meruda, pqp.

Não tá noticiado em canto algum (não que seja surpresa).



Tomara que isso ao menos sirva para retardar quaisquer planos de relaxar o Home Office do serviço público. São tarefas que não têm urgência alguma de serem feitas presencialmente.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.795
Pontos
1.499
Carai, tem mais infos de insider disso ae? Que meruda, pqp.

Não tá noticiado em canto algum (não que seja surpresa).



Tomara que isso ao menos sirva para retardar quaisquer planos de relaxar o Home Office do serviço público. São tarefas que não têm urgência alguma de serem feitas presencialmente.
Isso tudo foi justamente info de insider. Minha mãe trabalha lá, e inclusive conhecia quase toda a equipe que tá lascada. :ksnif
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Resultado: sete integrantes das equipes estão internados com Covid19. O oitavo infectado, servidor de 26 anos e sem comorbidades, morreu ontem.
Isso seria um caso raro dentro da pouca % de acontecer nessa idade, ou o que?
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
3 páginas atrás um user postou o link de uma live feita pelo Alexandre Garcia com uma dúzia de médicos, só duas pessoas comentaram mas sem comentar o vídeo, só metendo o pau no user (não sei quem é nem o histórico do que já postou).
Acabei de chegar no tópico então me entendam como tal, não estou defendendo nada nem ninguém; mas assisti o vídeo (são > 2 horas) e achei muito interessante.
Queria saber pq foi tão ignorado assim aqui no tópico?
REPETINDO: não vou entrar no assunto política, é um número considerável de médicos compartilhando sua experiência pessoal, pq isso é tão ignorado?
Eu deixo essas coisas no favorito pra ver depois, a quarentena zoou minha atenção, não consigo nem assistir um curta mais.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Tribunal Superior Eleitoral, dois chefes de equipes que atuavam em conjunto obrigaram os servidores e terceirizados a trabalharem no TSE, cortando o home office.

Resultado: sete integrantes das equipes estão internados com Covid19. O oitavo infectado, servidor de 26 anos e sem comorbidades, morreu ontem. A mãe dele morreu há 4 dias, também de Covid.

Os chefes perderam as funções e o Barroso baixou um decreto - agora só pisa dentro do TSE com autorização dele e que é pra todo mundo ficar em casa trabalhando remotamente.

É por esse tipo de coisa que não dá pra ser carinhoso com pessoas que ficam gritando aos 4 ventos que distanciamento social não serve de nada.

Boçalidade extrema tirar os caras do teletrabalho nesse momento.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Boçalidade extrema tirar os caras do teletrabalho nesse momento.
Eu peguei todos os meus servidores aqui e coloquei 50% trabalha em uma semana e 50% em outra, em revezamento.
Eu mesmo não faço teletrabalho, por conta de estar sempre presente, não interromper o atendimento, não deixar os caras fazerem m****, etc.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.854
Reações
31.785
Pontos
1.344
Cara, eu moro na fronteira com o Uruguay. Sou praticamente um uruguaio, inclusive, consumo serviços deles, compro remédios e frequento (frequentava), restaurantes. Vou nos freeshops, mercados e ando na rua. E vou ser bem sincero: não fizeram nada melhor que o lado brasileiro da fronteira.

O lado brasileiro praticamente fez lockdown de 16 de março a 15 de abril. Depois foi abrindo devagar. Hoje, dia 30/06, 100% das pessoas no lado brasileiro nas ruas usam máscaras, qualquer comércio você passa pelo termômetro, passa alcool nas mãos e entram poucas pessoas por vez, nada de festas de nenhum tipo, etc. Onde peca: Centro sempre lotado.

O lado uruguaio também está bom, porém, se vê algumas pessoas sem máscaras, os caras tem aberto restaurantes a semana toda e a higiene dos caras é bem mais limitada que a dos gaúchos nesse sentido. Já vi partidas de futebol e sempre há jovens nas praças à noite, mesmo no frio.

A população é praticamente a mesma de cada lado: aproximadamente 75 mil pessoas. E até agora morreram duas pessoas por COVID-19 em cada lado também.

Em resumo, não vejo nada que o Uruguay tenha feito que não tenha sido feito na fronteira oeste do RS. Até acho que a gente é mais rigoroso.

Não é no interior que vc tem que realmente segurar o virus.,
È nas grandes cidades. E focos intensos, mas esporádicos que surjam em 1 ou outra cidade.

Uruguai foi bem mais exigente em montevidéu e ao segurar o vírus ali impediu que ele se alastra-se de maneira descontrolada pelo interior. Se houve foco foi rapidamente contido.

Não foi o que o RS fez. RS na primeira oportunidade coloco porto alegre, caxias e novo hamburgo em "bandeira laranja" permitindo os moradores de cidades extremamente infectadas andar por todo vale dos sinos e região turística. Tb fez pouco ou nenhum trabalho em desestimular turistas e trabalhadores de SC, Paraná e SÂO PAULO.

Metade dos casos da minha cidade foram paulistas que vieram após maio "A trabalho". Trabalho de construção civil que podia esperar ou ter arranjado alguém no próprio Estado. Agora a cidade ta com 9 casos e a UTI lotada de pessoas de cidades vizinhas com apenas 6 leitos sobrando.

E o RS várias cidades, tão em campanha pra bombar número de UTI pra assim não entrar na bandeira vermelha. Pq número de infectado é menos importante que número de UTI pra determinar qual região fica aberta e qual fechada.

De fato minha região ta bandeira vermelha, mas gramado, canela e +1 cidade fizeram "arrumadinho" pra permanecer na bandeira laranja. Pra receber retardados que mesmo com as chuvas de hoje + Pandemia e cidade quase em estado de emergência estão na rua tirando fotinha pra compartilhar no churras da família quando voltarem de carro. :facepalm


Sorry, mas RS não ta levando a doença a sério. Apenas fez uma excelente camada de tinta pra tranquilizar e ta levando.

E se quiser comparar mais ainda.

Uruguai tem hoje 927 casos com 27 mortes. (83 casos ativos no páis).
RS tem 27.000 casos com 587 mortes. Já estamos em 263 casos por milhão de habitantes sem previsão de plato ou queda.
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.137
Reações
172.572
Pontos
1.714
Aqui na Polônia, mesmo não sendo obrigatório pra mim, estou em quarentena desde sexta (quando voltei) e vou testar no fim dos 14 dias.

Mesmo na Embaixada a gente vai manter o revezamento dos servidores e funcionários + Home Office e o agendamento no Setor Consular por pelo menos mais 1 mês.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Eu peguei todos os meus servidores aqui e coloquei 50% trabalha em uma semana e 50% em outra, em revezamento.
Eu mesmo não faço teletrabalho, por conta de estar sempre presente, não interromper o atendimento, não deixar os caras fazerem m****, etc.

Na Vara em que trabalho só está ficando o diretor mesmo (e ainda assim o atendimento ao público encontra-se suspenso, salvo necessidades extraordinárias). Todo o restante em teletrabalho.

Nem audiências estão ocorrendo presencialmente.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.383
Reações
71.580
Pontos
1.763
Te digo que vale a pena assistir, eles estão dando seu relato pessoal no tratamento dos pacientes e discutindo protocolos de acordo com a fase da doença e sua gravidade.
Fica difícil assistir quando nem VOCÊ posta o vídeo e as pessoas tem que sair caçando ele sabe se lá onde...
 
D

Deleted member 219486

A missão era atrasar o vírus para equipar razoavelmente o SUS. A região sul do Brasil conseguiu praticamente atrasar 3 meses a falência do sistema de saúde no que tange a remédios e equipamentos. É a região menos atingida. A missão foi cumprida nessa parte.

Só acho que esqueceram de cumprir a missão dos respiradores. :kcry

A missão dos respiradores e que a cultura no Brasil é ficar próximo para interagir.
Brasileiro é normalmente Joselito.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.415
Pontos
2.599
Vídeo bem bacana mostrando a importância da máscara

Animação mostra a eficácia das máscaras no combater à Covid-19
Rafael Rigues, editado por Cesar Schaeffer 30/06/2020 15h58
Sem proteção, gotículas contendo o vírus podem viajar até 4 metros em menos de 1 minuto. Mas dependendo do tipo de máscara, essa distância pode ser reduzida para até 1 centímetro

Pesquisadores da Escola de Engenharia e Ciência da Computação na Universidade Atlântica da Flórida, nos EUA, realizaram uma simulação para demonstrar visualmente a eficácia das máscaras em impedir a transmissão de doenças como a Covid-19.
Veja também: UFMG testa vacina BCG como base para imunizante contra a Covid-19Covid-19: vacina de Oxford pode ser distribuída ainda em 2020Mundo supera a marca de 10 milhões de casos confirmados de Covid-19

Os pesquisadores conectaram a cabeça de um manequim a uma máquina de fumaça, e usaram uma bomba para expelir vapor pela boca do boneco. O movimento das partículas de fumaça foi visualizado usando um laser verde, fazendo com que elas pareçam fluorescentes nas imagens.

Os resultados mostram que sem uma máscara, as gotículas expelidas pela tosse viajam quase 4 metros em menos de um minuto. Mas com uma máscara, essa distância é reduzida para apenas alguns centímetros em média.


Visualização da eficácia de máscaras ao impedir a propagação das gotículas respiratórias que transportam o vírus causador da Covid-19. Fonte: Universidade Atlântica da Flórida

Os pesquisadores realizaram o teste com vários tipos de máscaras caseiras para medir sua eficácia. Os melhores resultados foram obtidos com uma máscara costurada feita com duas camadas de algodão com 70 fios por polegada: embora haja algum vazamento de partículas próximo ao nariz, elas viajaram no máximo 1 centímetro.

Uma máscara cônica não-estéril, vendida em farmácias, foi menos eficaz, com gotículas chegando a 20 cm de distância. Um lenço de tecido dobrado permitiu que as partículas chegassem a 30 cm, e uma bandana com uma única camada de tecido elástico foi a menos eficaz: as gotículas viajaram até 1 metro.


Ainda assim, segundo os autores, "embora as máscaras improvisadas testadas neste estudo tenham experimentado níveis variados de vazamento, elas provavelmente são eficazes em impedir a dispersão de gotículas maiores", disse o Prof. Siddhartha Verma, autor do estudo. E, certamente, são melhores do que máscara nenhuma.

Simulações reforçam os resultados experimentais
Enquanto isso, uma outra equipe de pesquisadores criou um modelo matemático para os estágios iniciais de uma pandemia de Covid-19, levando em consideração características aerodinâmicas e velocidade de evaporação das gotículas respiratórias contendo o vírus causador da Covid-19.

Segundo Abhishek Saha, um co-autor do estudo intitulado "Modelando o papel de gotículas respiratórias em pandemias similares à Covid-19", publicado no jornal científico Physics of Fluids, vários fatores infuenciam no alcance das gotículas expelidas por um doente.
Entretanto, "sem vento e dependendo das condições do ambiente, observamos gotículas viajando entre 2,4 e 4 metros antes de se evaporarem". Isso implica que as medidas de distanciamento social deveriam, idealmente, levar em consideração estas distâncias, em vez dos 2 metros recomendados atualmente.

As simulações também corroboram a eficácia das máscaras para evitar a disseminação da doença, já que a maioria das gotículas tem tamanho entre 18 e 50 mícrons, e pode ser filtrada por uma ou mais camadas de diversos materiais.
Segundo Saptarshi Barsu, outro autor do estudo, "Não estamos afirmando que nosso modelo pode prever com exatidão a disseminação da Covid-19. Mas nosso trabalho mostra que a evaporação das gotículas é altamente sensível a fatores como temperatura ambiente e umidade relativa".

Fonte: LiveScience e Phys.org
 
D

Deleted member 219486

Vídeo bem bacana mostrando a importância da máscara

Animação mostra a eficácia das máscaras no combater à Covid-19
Rafael Rigues, editado por Cesar Schaeffer 30/06/2020 15h58
Sem proteção, gotículas contendo o vírus podem viajar até 4 metros em menos de 1 minuto. Mas dependendo do tipo de máscara, essa distância pode ser reduzida para até 1 centímetro

Pesquisadores da Escola de Engenharia e Ciência da Computação na Universidade Atlântica da Flórida, nos EUA, realizaram uma simulação para demonstrar visualmente a eficácia das máscaras em impedir a transmissão de doenças como a Covid-19.
Veja também: UFMG testa vacina BCG como base para imunizante contra a Covid-19Covid-19: vacina de Oxford pode ser distribuída ainda em 2020Mundo supera a marca de 10 milhões de casos confirmados de Covid-19

Os pesquisadores conectaram a cabeça de um manequim a uma máquina de fumaça, e usaram uma bomba para expelir vapor pela boca do boneco. O movimento das partículas de fumaça foi visualizado usando um laser verde, fazendo com que elas pareçam fluorescentes nas imagens.

Os resultados mostram que sem uma máscara, as gotículas expelidas pela tosse viajam quase 4 metros em menos de um minuto. Mas com uma máscara, essa distância é reduzida para apenas alguns centímetros em média.


Visualização da eficácia de máscaras ao impedir a propagação das gotículas respiratórias que transportam o vírus causador da Covid-19. Fonte: Universidade Atlântica da Flórida

Os pesquisadores realizaram o teste com vários tipos de máscaras caseiras para medir sua eficácia. Os melhores resultados foram obtidos com uma máscara costurada feita com duas camadas de algodão com 70 fios por polegada: embora haja algum vazamento de partículas próximo ao nariz, elas viajaram no máximo 1 centímetro.

Uma máscara cônica não-estéril, vendida em farmácias, foi menos eficaz, com gotículas chegando a 20 cm de distância. Um lenço de tecido dobrado permitiu que as partículas chegassem a 30 cm, e uma bandana com uma única camada de tecido elástico foi a menos eficaz: as gotículas viajaram até 1 metro.


Ainda assim, segundo os autores, "embora as máscaras improvisadas testadas neste estudo tenham experimentado níveis variados de vazamento, elas provavelmente são eficazes em impedir a dispersão de gotículas maiores", disse o Prof. Siddhartha Verma, autor do estudo. E, certamente, são melhores do que máscara nenhuma.

Simulações reforçam os resultados experimentais
Enquanto isso, uma outra equipe de pesquisadores criou um modelo matemático para os estágios iniciais de uma pandemia de Covid-19, levando em consideração características aerodinâmicas e velocidade de evaporação das gotículas respiratórias contendo o vírus causador da Covid-19.

Segundo Abhishek Saha, um co-autor do estudo intitulado "Modelando o papel de gotículas respiratórias em pandemias similares à Covid-19", publicado no jornal científico Physics of Fluids, vários fatores infuenciam no alcance das gotículas expelidas por um doente.
Entretanto, "sem vento e dependendo das condições do ambiente, observamos gotículas viajando entre 2,4 e 4 metros antes de se evaporarem". Isso implica que as medidas de distanciamento social deveriam, idealmente, levar em consideração estas distâncias, em vez dos 2 metros recomendados atualmente.

As simulações também corroboram a eficácia das máscaras para evitar a disseminação da doença, já que a maioria das gotículas tem tamanho entre 18 e 50 mícrons, e pode ser filtrada por uma ou mais camadas de diversos materiais.
Segundo Saptarshi Barsu, outro autor do estudo, "Não estamos afirmando que nosso modelo pode prever com exatidão a disseminação da Covid-19. Mas nosso trabalho mostra que a evaporação das gotículas é altamente sensível a fatores como temperatura ambiente e umidade relativa".

Fonte: LiveScience e Phys.org



Uma pena que falta educação para as pessoas usarem em todos os momentos de contatos.



E lá vamos nós para a porra toda fechada por 14 dias... kk



O problema é a própria população que não leva a serio, agora quando perderem o emprego ou algum parente talvez usem máscaras.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Mas que clho minha gente. É pandemia, gafanhoto, seca e agora tempestade por aqui. Como é que a gente sobrevive a uma m* dessas?

@pescadorparrudo tudo de boas aí? Aqui fodeu tudo, destelhou parte da casa e arregaçou a casinha dos cachorros e quebrou uma vidraça. Que m****.



Alguém setou a dificuldade do mundo para o hard.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.127
Reações
28.089
Pontos
1.044
Uma reportagem q vi ontem na net, mas não vou colocar aqui pq acho muitos aqui viram. Trata-se de declarações do Sr Diretor da OMS, esqueci o nome dele, falando q tempos mais difíceis estão por vir, vai piorar, ele pediu mais união nacional, pediu mais apoio dos governantes e das comunidades quanto procurar o foco do vírus e dete-lo, distanciamento social, isolamentos e etc...Só q daí sempre gosto de ver os comentários mesmo sendo chucros dos leitores, pude notar o pq do Brasil está onde está, muitos leitores xingando o Diretor, dizendo q a OMS é a maior roubalheira e tal. Pois é, o Diretor só falou verdades e quando a fase é de união de todos, vemos essas respostas ai q não tem nada a ver com seres humanos normais. :kgrr
 
D

Deleted member 219486

Uma reportagem q vi ontem na net, mas não vou colocar aqui pq acho muitos aqui viram. Trata-se de declarações do Sr Diretor da OMS, esqueci o nome dele, falando q tempos mais difíceis estão por vir, vai piorar, ele pediu mais união nacional, pediu mais apoio dos governantes e das comunidades quanto procurar o foco do vírus e dete-lo, distanciamento social, isolamentos e etc...Só q daí sempre gosto de ver os comentários mesmo sendo chucros dos leitores, pude notar o pq do Brasil está onde está, muitos leitores xingando o Diretor, dizendo q a OMS é a maior roubalheira e tal. Pois é, o Diretor só falou verdades e quando a fase é de união de todos, vemos essas respostas ai q não tem nada a ver com seres humanos normais. :kgrr


O problema é que quem xinga ou quem bate palma não faz a sua parte para conter a doença.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
DECRETO Nº 9.685, DE 29 DE JUNHO DE 2020

Altera o Decreto nº 9.653, de 19 de abril de 2020.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE GOIÁS, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, também tendo em vista que o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 454, de 20 de março de 2020, declarou, em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do novo coronavírus (COVID-19), e considerando:

- que o Estado de Goiás decretou a situação de emergência em saúde pública por meio dos Decretos nos 9.633, de 13 de março de 2020, e 9.653, de 19 de abril de 2020;

- o propósito e abrangência do Regulamento Sanitário Internacional, promulgado pelo Decreto Federal nº 10.212, de 30 de janeiro de 2020, de prevenir, proteger, controlar e dar uma resposta de saúde pública contra a propagação internacional de doenças, de maneiras proporcionais e restritas aos riscos para a saúde pública, e que evitem interferências desnecessárias com o tráfego e o comércio internacionais;

- o acionamento de novo nível (nível 3) do Plano de Contingência da Secretaria de Estado da Saúde, conforme recomendações do Ministério da Saúde;

- a necessidade de manter o funcionamento da rede de atenção à saúde, em decorrência do aumento exponencial na demanda de serviços de saúde;

- a delegação da ANVISA à autoridade sanitária estadual para fazer recomendações e restrições de fluxos e acessos de pessoas ou produtos;

- a recomendação do Comitê de Operações Estratégicas - COE, do Estado de Goiás;

- o Relatório de Assessoramento Estratégico elaborado pelo Instituto Mauro Borges, Secretaria de Estado da Economia de Goiás, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Universidade Federal de Goiás;

- os estudos da Universidade Federal de Goiás sobre as projeções de casos, confirmados, a necessidade de leitos de UTI e os óbitos em decorrência da Covid-19; e - as notas técnicas nos 09 e 10 emitidas pela Secretaria de Estado da Saúde, que dispõem sobre as medidas de prevenção e controle de ambientes e pessoas para evitar a contaminação e propagação do novo coronavírus durante o funcionamento das atividades econômicas liberadas das medidas restritivas,

DECRETA:

Art. 1º O Decreto nº 9.653, de 19 de abril de 2020, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 2º Para o enfrentamento da emergência em saúde decorrente do coronavírus, adota-se o sistema de revezamento das atividades econômicas organizadas para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, iniciando-se com 14 (quatorze) dias de suspensão seguidos por 14 (quatorze) dias de funcionamento, sucessivamente.

§ 1º São consideradas essenciais e não se incluem no revezamento de atividades previsto neste artigo:

I - farmácias, clínicas de vacinação, laboratórios de análises clínicas e estabelecimentos de saúde, excetuando-se os procedimentos de cirurgias eletivas e reduzindo-se a 50% a oferta de consultas e procedimentos ambulatoriais, não abrangendo, neste caso, os serviços de atenção primária à saúde, os quais devem funcionar em sua capacidade máxima, inclusive com atendimento à demanda espontânea;
II - cemitérios e serviços funerários;
III - distribuidores e revendedores de gás e postos de combustíveis;
IV - supermercados e congêneres, não se incluindo lojas de conveniência, ficando expressamente vedado o consumo de gêneros alimentícios e bebidas no local, bem como o acesso simultâneo de mais de uma pessoa da mesma família, exceto nos casos em que necessário acompanhamento especial;
V - hospitais veterinários e clínicas veterinárias, incluindo os estabelecimentos comerciais de fornecimento de insumos e gêneros alimentícios pertinentes à área;
VI - estabelecimentos comerciais que atuem na venda de produtos agropecuários;
VII - agências bancárias e casas lotéricas, conforme disposto na legislação federal;
VIII - produtores e/ou fornecedores de bens ou de serviços essenciais à saúde, à higiene e à alimentação;
IX - estabelecimentos industriais de fornecimento de insumos/produtos e prestação de serviços essenciais à manutenção da saúde ou da vida humana e animal;
X - serviços de call center restritos às áreas de segurança, alimentação, saúde e de utilidade pública;
XI - atividades econômicas de informação e comunicação;
XII - segurança privada;
XIII - empresas do sistema de transporte coletivo e privado, incluindo as empresas de aplicativos e transportadoras;
XIV - empresas de saneamento, energia elétrica e telecomunicações;
XV - hotéis e correlatos, para abrigar aqueles que atuam na prestação de serviços públicos ou privados considerados essenciais ou para fins de tratamento de saúde, devendo ser respeitado o limite de 65% (sessenta e cinco por cento) da capacidade de acomodação, ficando autorizado o uso de restaurantes exclusivamente para os hóspedes, devendo ser observadas, no que couber, as regras previstas no art. 6º deste decreto, e protocolos específicos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e disponibilizados na página eletrônica www.saude.go.gov.br;
XVI - estabelecimentos que estejam produzindo, exclusivamente, equipamentos e insumos para auxílio no combate à pandemia da COVID-19;
XVII - assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
XVIII - obras da construção civil de infraestrutura do poder público, de interesse social, penitenciárias e unidades do sistema socioeducativo, bem assim as relacionadas a energia elétrica e saneamento básico e as hospitalares, além dos estabelecimentos comerciais e industriais que lhes
forneçam os respectivos insumos;
XIX - atividades comerciais e de prestação de serviço mediante entrega (delivery);
XX - atividades destinadas à manutenção, à conservação do patrimônio e ao controle de pragas urbanas;
XXI - atividades de suporte, manutenção e fornecimento de insumos necessários à continuidade dos serviços públicos e das demais atividades excepcionadas de restrição de funcionamento;
XXII - desde que situados às margens de rodovias:
a) borracharias e oficinas mecânicas; e
b) restaurantes e lanchonetes instalados em postos de
combustíveis;
XXIII - o transporte aéreo e rodoviário de cargas e passageiros, observados os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e disponibilizados na página eletrônica www.saude.go.gov.br;
XXIV - atividades administrativas necessárias ao suporte de aulas não presenciais; e
XXV - estágios, internatos e atividades laboratoriais
das áreas de saúde.
……………………………………….........................................
§ 5º As atividades econômicas em funcionamento por serem consideradas essenciais ou aquelas retomadas após o período de suspensão deverão também observar as normas específicas para o combate da COVID-19 editadas por conselhos profissionais das profissões regulamentadas.
..........................................................................................................
§ 7º Também se inserem no sistema de revezamento previsto no artigo 1º as atividades de organizações religiosas.” (NR)
“Art. 3º Após o período de suspensão, todas as atividades econômicas e não econômicas poderão retomar seu funcionamento por 14 (quatorze) dias, observados os protocolos específicos, exceto as seguintes:

I - todos os eventos públicos e privados de quaisquer natureza, desde que presenciais, inclusive reuniões e o uso de áreas comuns dos condomínios, tais como churrasqueiras, quadras poliesportivas, piscinas, salões de jogos e festas, academias de ginástica, espaços de uso infantil, salas de cinemas e/ou demais equipamentos sociais que ensejem aglomerações e que sejam propícios à disseminação da COVID-19;
..........................................................................................................
V - aulas presenciais de instituições de ensino público e privadas;
VI - cinemas, teatros, casas de espetáculo e congêneres;
VII - bares, boates e congêneres;
VIII - academias poliesportivas; e
IX - salões de festa e jogos.” (NR)
“Art. 6º As atividades econômicas e não econômicas em funcionamento por serem consideradas essenciais ou aquelas retomadas após o período de suspensão, além da adoção dos protocolos específicos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e disponibilizados na página eletrônica www.saude.go.gov.br, devem:
..................................................................................

Parágrafo único. Os restaurantes no período em que autorizados a funcionar, além de protocolos específicos,deverão observar a lotação máxima de cinquenta por cento de suas capacidades de acomodação.” (NR)
“Art. 12 ...........................................................................
§ 1º Qualquer denúncia acerca de eventual desobediência a este decreto poderá ser efetivada por meio do Sistema de Ouvidoria do Estado de Goiás, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado, ou mediante o número 190 da Polícia Militar.
§ 2º O descumprimento das regras estabelecidas neste Decreto e nos protocolos específicos da Secretaria Estadual da Saúde poderá, mediante fiscalização das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipais, ensejar multa e interdição dos estabelecimentos.” (NR)
Art. 2º Os serviços nas repartições públicas estaduais, inclusive unidades de atendimento Vapt-Vupt, funcionarão, durante o período de suspensão, em regime de teletrabalho ou permanecerão em desocupação funcional por calamidade pública quando não couber o teletrabalho, podendo os titulares respectivos adotarem regime de trabalho presencial quando indispensável ao funcionamento da unidade.
§ 1º O disposto neste artigo não se aplica aos órgãos ou às entidades que, por sua natureza ou em razão do interesse público, desenvolvam atividades de indispensável continuidade, como as unidades de saúde, policiamento civil e militar, bombeiro militar, assistência social e Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes - GOINFRA.
§ 2º No período em que não estejam suspensas as atividades econômicas, o regime de trabalho dos servidores observará, no que couber, o disposto no Decreto nº 9.634, de 13 de março de 2020 e as portarias editadas pela Secretaria de Estado da Administração.
§ 3º A Secretaria de Estado da Administração poderá editar normas complementares para regulamentação do disposto neste
artigo.

Art. 3º Ficam revogados os parágrafos 3º e 6º do art. 2º, os arts. 14, 15, e o parágrafo único do art. 17, do Decreto nº 9.653, de 19 de abril de 2020.

Art. 4º Este Decreto entra em vigor em 30 de junho de 2020.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo