O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vazamento maciço de códigos fontes do N64, GCN, Wii além de diversas demos inéditas e inúmeros outros itens que ainda estão sendo explorados.

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Traduçao:

No ano passado, os vazamentos da Nintendo aumentaram, especialmente nos casos em que Pokémon está envolvido. Por exemplo, protótipos de ouro e prata do evento Space World 1999 da Nintendo surgiram recentemente. Agora, os vazamentos estão atingindo massa crítica. Como destacado por um tópico ResetEra e várias outras fontes, vazamentos massivos da Nintendo estão sendo publicados no 4chan. Incluído nos vazamentos estão o código fonte para Nintendo 64, GameCube e Wii, além de diversas demos inéditas e inúmeros outros itens que ainda estão sendo explorados.
A fonte desses vazamentos - que foram obtidos ilegalmente - ainda está sendo apurada. Um dedo está sendo apontado para uma invasão de servidores da BroadOn, uma empresa que desenvolveu software e hardware para o Wii, entre outros consoles da Nintendo. Há também algumas especulações de que ele possa ter vindo de Zammis Clark, também conhecido como Wack0, que invadiu a Nintendo em 2018 e evitou a prisão por pouco. O Wack0 é a fonte definitiva de muitos dos recentes vazamentos de Pokémon .


Esses vazamentos da Nintendo podem resultar em grandes descobertas

O extremo desrespeito à lei aqui em como essas informações foram obtidas obviamente deve ser condenado. No entanto, historiadores e preservacionistas de videogame estão preparados para descobrir coisas potencialmente incríveis nesses dados. Ninguém encontrou um "santo graal" como uma demonstração do EarthBound 64 nos dados ainda - mas poderia estar lá , esperando para ser descoberto. O YouTuber Sebastian fornece um resumo decente de alguns dos eventos até agora no vídeo abaixo, e ele afirma que existem 2 terabytes de dados.



O tópico ResetEra lista os seguintes itens como possíveis vazamentos da Nintendo:
-Código fonte para boot0 / 1/2-
Diagrama em bloco / folhas de dados para todos os componentes do sistema e Verilog para AES / SHA
-Documentos da BroadOn descrevendo o planejamento e a implementação de recursos + APIs + documentos para software interno
-SDK
completo do IOS -Código fonte para IOS ( O IOS é o sistema operacional do Wii
  • documentos de planejamento para implementação do sistema entre 2004 e 2006
  • alguns códigos fonte da biblioteca wii sdk (DVD, EXI) -
código fonte e informações sobre sistemas de fabricação e publicação
  • alguns misc. nintendo stuff (WPAD SDK interno de 2005, Wii Overview de RVL_SDK 1.0)
  • “sdboot”, uma versão especial de fabricação do boot2 que carrega dados do cartão SD; é muito buggy e provavelmente explorável para a execução do código boot2 em todos os Wiis (é assinado no varejo)
-gamecube e coisas do ique também (documentos internos do gamecube, incluindo layout de disco físico, despejo maciço de 2GB + iQue, incluindo CVS completo para isso)
Aliás, o código-fonte do Nintendo 64, GameCube e Wii provavelmente será tratado como uma novidade mais do que qualquer coisa. Os desenvolvedores de emuladores de console, como o Dolphin, recusam - se a analisar dados como esse para permanecer em boa situação legal (o que é difícil para os desenvolvedores de emulador).
Por enquanto, apenas assistimos e esperamos para ver o que mais esses vazamentos da Nintendo rendem. Poderia ser apenas um monte de pequenas esquisitices, ou poderia render algo louco que nunca vimos para Mario ou alguma outra franquia. Fique ligado!


Fonte: https://www.nintendoenthusiast.com/...5972Qub68UsCCzNkcZidulSwhE0IWaUiz7MG0-KrLh2HA
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Até parece que se os desenvolvedores de emuladores não trabalhassem, as empresas iriam fazer algo pela preservação dos jogos. "Velharia não dá grana". Jogo antigo não dá pra entupir de DLC, lootbox e pay2win. A molecada de hoje só quer jogar online e medir conquistas e ranking. A Nintendo nunca iria tentar, com diligência e perfeição, tentar por conta própria emular a arquitetura alienígena do N64. Por isso, duvido muito que saia um N64 Mini antes que exista um emulador extraoficial que seja prático e funcional.

Tô dizendo, melhor coisa que essas empresas poderiam fazer é amizade com a galera da emulação. Libera os documentos pra eles, que farão todo o trabalho, depois é só usar o emulador dos caras nos lançamentos oficiais. Todo mundo sai ganhando.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.347
Pontos
704
Os desenvolvedores de emuladores de console, como o Dolphin, recusam - se a analisar dados como esse para permanecer em boa situação legal (o que é difícil para os desenvolvedores de emulador).
Curioso para saberem até onde vão seguir isso. Seria muito legal ver melhorias nos emuladores de Nintendo 64 em geral.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.251
Reações
42.319
Pontos
1.003
Como que isso vazou?

Sei lá pra mim esses negócios estavam todos guardados em armários na Nintendo
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Até parece que se os desenvolvedores de emuladores não trabalhassem, as empresas iriam fazer algo pela preservação dos jogos. "Velharia não dá grana". Jogo antigo não dá pra entupir de DLC, lootbox e pay2win. A molecada de hoje só quer jogar online e medir conquistas e ranking. A Nintendo nunca iria tentar, com diligência e perfeição, tentar por conta própria emular a arquitetura alienígena do N64. Por isso, duvido muito que saia um N64 Mini antes que exista um emulador extraoficial que seja prático e funcional.

Tô dizendo, melhor coisa que essas empresas poderiam fazer é amizade com a galera da emulação. Libera os documentos pra eles, que farão todo o trabalho, depois é só usar o emulador dos caras nos lançamentos oficiais. Todo mundo sai ganhando.

Nintendo faz. Ela faz seus próprios emuladores e preserva tudo o que consegue preservar.

Preservar uma coisa é diferente de sair compartilhando por aí. Isso soa mais como desculpa para pirataria.
 


Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Nintendo faz. Ela faz seus próprios emuladores e preserva tudo o que consegue preservar.

Preservar uma coisa é diferente de sair compartilhando por aí. Isso soa mais como desculpa para pirataria.

Rapaz, tu já viste a qualidade dos emuladores Nintendo? Quando destravam esses consoles mini, a primeira coisa que fazem é substituir essas coisas.

As empresas oficiais até poderiam ter excelentes emuladores, mas nunca terão, por um motivo simples: não há interesse. Quem acompanha a cena da emulação, sabe as imensas dificuldades que os desenvolvedores passam devido ao fato de as arquiteturas de informática atuais serem completamente diferentes do que eram antigamente, em uma época de baixa padronização e alta customização de hardware. A complicação é tanta que, comumente, efeitos gráficos antigos, para serem reproduzidos corretamente, necessitam de um poder computacional grande, e é deprimente você ver o quanto demanda de tempo e potência de equipamento pra você fazer um pequeno progresso em um emulador.

Em outras palavras, qualquer empresa, visando o lucro (afinal, sem grana, ela não existiria), não daria murro em ponta de faca por tanto tempo. Fazem apenas o mínimo funcional e fica por isso mesmo. Você pode odiar pirataria, mas a cena de preservação deve muito a ela. Quero só ver quando sairá o N64 Mini, já que não imagino a Nintendo se dando o trabalho de emular a complexidade do console. Talvez, se o resultado final sair porco ou se tiver uma biblioteca minúscula, só com os jogos mais tranquilos de emular (ainda assim, não descarto várias inconsistências nos jogos). Enquanto isso, os "pirateiros" da emulação estão trampando (de graça, por hobby) pra preservar algo de que todos nós aqui gostamos.

Eu espero, sinceramente, estar errado. Que as empresas vão botar pra foder na preservação e, assim, justificar os seus chiliques com quem compartilha jogo antigo. Mas, no meu íntimo, duvido muito. Como eu já escrevi, fazer jogo novo (ou requentar antigo), focar no online e meter umas microtransações dá menos trabalho e mais lucro. E você, se fosse empresário, o que preferiria? Trabalhar muito e ganhar pouco ou trabalhar moderadamente e ganhar muito?
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.138
Reações
8.148
Pontos
453
Bem que esses hackers podiam vazar do PS2 pra ver se nasce um emulador multiplataforma decente e/ou do XONE pra finalmente ser desbloqueado.
Bem ou mal, o Wii já tem uma emulação avançada e já foi desbloqueado faz tempo.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.094
Pontos
1.054
Sério que ninguém pensou na possibilidade do Earthbound 64 estar nesse meio?

Esse vazamento ocorreu há um bom tempo(prenderam até o hacker), agora que o pessoal tá começando a futucar nas coisas, antes descobriram uma beta de 97 do Pokemon Gold pro Game Boy Clássico, depois descobriram que o Pokemon Yellow teria um jogo "irmão" que seria o Pokemon Pink e agora foram essas demos aleatórias do N64 e os códigos fontes dos consoles 3D da Big N(N64, GCN e Wii). Putz, se der mole, até a beta de 95 do Super Mario 64 ou o Ura Zelda pode estar no balaio de códigos ou demos.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.803
Reações
9.494
Pontos
1.094
Sério que ninguém pensou na possibilidade do Earthbound 64 estar nesse meio?

Esse vazamento ocorreu há um bom tempo(prenderam até o hacker), agora que o pessoal tá começando a futucar nas coisas, antes descobriram uma beta de 97 do Pokemon Gold pro Game Boy Clássico, depois descobriram que o Pokemon Yellow teria um jogo "irmão" que seria o Pokemon Pink e agora foram essas demos aleatórias do N64 e os códigos fontes dos consoles 3D da Big N(N64, GCN e Wii). Putz, se der mole, até a beta de 95 do Super Mario 64 ou o Ura Zelda pode estar no balaio de códigos ou demos.


Isso aqui é o que mais me chama atenção

como eu sonhei com as screens dessa porra, lendo a finada Gamers

:klol
 

Balduíno IV

Veterano
Mensagens
382
Reações
1.070
Pontos
133
A única coisa que eu queria que vazasse era isso daqui:

340


Project-Dream-Gameplay-featured-694x400.jpg


Eu Pagaria por essa ROM.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.094
Pontos
1.054
A única coisa que eu queria que vazasse era isso daqui:

340


Project-Dream-Gameplay-featured-694x400.jpg


Eu Pagaria por essa ROM.

Isso só furtando as fitas magnéticas de backup da Rare lá no Reino Unido ou apontar a arma na cabeça de algum cara grande que trabalhou lá naquela época e que deve ter um cartucho ou uma memória rom contendo o jogo, já que é bem provável de não estar nos servidores da Microsoft, que mesmo se tivesse não adiantaria muito, pois os servidores de lá são quase impenetráveis.
 

Balduíno IV

Veterano
Mensagens
382
Reações
1.070
Pontos
133
Isso só furtando as fitas magnéticas de backup da Rare lá no Reino Unido ou apontar a arma na cabeça de algum cara grande que trabalhou lá naquela época e que deve ter um cartucho ou uma memória rom contendo o jogo, já que é bem provável de não estar nos servidores da Microsoft, que mesmo se tivesse não adiantaria muito, pois os servidores de lá são quase impenetráveis.
Eu acho que isso nem deve ter passado pra microsofre. Acho que deve estar com os irmãos Stamper.
Os cara podia liberar logo, ou vender pra nintendo sei lá. O que não pode é ficar prendendo uma raridade dessas.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Rapaz, tu já viste a qualidade dos emuladores Nintendo? Quando destravam esses consoles mini, a primeira coisa que fazem é substituir essas coisas.

As empresas oficiais até poderiam ter excelentes emuladores, mas nunca terão, por um motivo simples: não há interesse. Quem acompanha a cena da emulação, sabe as imensas dificuldades que os desenvolvedores passam devido ao fato de as arquiteturas de informática atuais serem completamente diferentes do que eram antigamente, em uma época de baixa padronização e alta customização de hardware. A complicação é tanta que, comumente, efeitos gráficos antigos, para serem reproduzidos corretamente, necessitam de um poder computacional grande, e é deprimente você ver o quanto demanda de tempo e potência de equipamento pra você fazer um pequeno progresso em um emulador.

Em outras palavras, qualquer empresa, visando o lucro (afinal, sem grana, ela não existiria), não daria murro em ponta de faca por tanto tempo. Fazem apenas o mínimo funcional e fica por isso mesmo. Você pode odiar pirataria, mas a cena de preservação deve muito a ela. Quero só ver quando sairá o N64 Mini, já que não imagino a Nintendo se dando o trabalho de emular a complexidade do console. Talvez, se o resultado final sair porco ou se tiver uma biblioteca minúscula, só com os jogos mais tranquilos de emular (ainda assim, não descarto várias inconsistências nos jogos). Enquanto isso, os "pirateiros" da emulação estão trampando (de graça, por hobby) pra preservar algo de que todos nós aqui gostamos.

Eu espero, sinceramente, estar errado. Que as empresas vão botar pra foder na preservação e, assim, justificar os seus chiliques com quem compartilha jogo antigo. Mas, no meu íntimo, duvido muito. Como eu já escrevi, fazer jogo novo (ou requentar antigo), focar no online e meter umas microtransações dá menos trabalho e mais lucro. E você, se fosse empresário, o que preferiria? Trabalhar muito e ganhar pouco ou trabalhar moderadamente e ganhar muito?

Cara, independente dos emuladores serem bons ou ruins, não tem como você dizer que a Nintendo não preservou os jogos. E não somente roms, mas códigos fontes do mesmo.

Você ao invés de querer uma biblioteca ou museu, quer scanear todos os livros e sair compartilhando aí mundo afora ferindo direitos autorais. Você não precisa compartilhar para preservar. Não sei de ontem chegaram essa conclusão, parece que não entendem princípios básicos da lógica.

Ou então pode ser um caso de https://en.wikipedia.org/wiki/Self-justification
 
Ultima Edição:

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.138
Reações
8.148
Pontos
453
Você ao invés de querer uma biblioteca ou museu, quer scanear todos os livros e sair compartilhando aí mundo afora ferindo direitos autorais. Você não precisa compartilhar para preservar. Não sei de ontem chegaram essa conclusão, parece que não entendem princípios básicos da lógica.
Não se põe todos os ovos na mesma cesta. De nada serve uma biblioteca onde ninguém pode entrar.
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.481
Reações
1.643
Pontos
1.114
Isso só furtando as fitas magnéticas de backup da Rare lá no Reino Unido ou apontar a arma na cabeça de algum cara grande que trabalhou lá naquela época e que deve ter um cartucho ou uma memória rom contendo o jogo, já que é bem provável de não estar nos servidores da Microsoft, que mesmo se tivesse não adiantaria muito, pois os servidores de lá são quase impenetráveis.

Uns meses atrás, lembro de ver um dos irmãos Stamper postar um Tweets com fotos do cartucho do jogo, ele tem o protótipo. A cada foto, ele ia brincando de achar o cartucho, controles do Snes... até mostrar o jogo. Infelizmente, não sei oq deu depois.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.094
Pontos
1.054
Uns meses atrás, lembro de ver um dos irmãos Stamper postar um Tweets com fotos do cartucho do jogo, ele tem o protótipo. A cada foto, ele ia brincando de achar o cartucho, controles do Snes... até mostrar o jogo. Infelizmente, não sei oq deu depois.

Eu lembro, foi o Tim.

O Rayman de SNES foi liberado assim, o criador do jogo começou a postar fotos da fita, depois do jogo e por fim, deu a fita pra um kra dumpar a rom e liberou pra geral, mas tem aquela diferença, o Michel Ancel(criador do Rayman) ainda trabalha na Ubisoft, já os irmãos Stamper não trabalha mais na Rare há quase 13 anos, pode dar merda de copyright caso ele libere a rom.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.433
Reações
7.552
Pontos
453
Sério que ninguém pensou na possibilidade do Earthbound 64 estar nesse meio?
Mencionei esse detalhe em outro fórum. Quando a notícia citou a Space World 99 (convenção onde o jogo foi exposto), minha antiga esperança de ver o protótipo dumpado na internet foi as alturas.

Earthbound 64 é um "Santo Graal" para os fãs da série pois, de acordo com os vídeos, imagens disponíveis e o Shigesato Itoi, há pontos da história que diferem bastante do jogo final do GBA. Ele também citou que o game acabou ficando incompleto pois a equipe envolvida no desenvolvimento não possuía experiência com jogos 3D.

Já apareceram várias fitas de N64 DD no ebay que supostamente possuíam protótipos do game, mas, aparentemente, elas eram falsas.
 
Ultima Edição:

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Cara, independente dos emuladores serem bons ou ruins, não tem como você dizer que a Nintendo não preservou os jogos. E não somente roms, mas códigos fontes do mesmo.

Você ao invés de querer uma biblioteca ou museu, quer scanear todos os livros e sair compartilhando aí mundo afora ferindo direitos autorais. Você não precisa compartilhar para preservar. Não sei de ontem chegaram essa conclusão, parece que não entendem princípios básicos da lógica.

Ou então pode ser um caso de https://en.wikipedia.org/wiki/Self-justification

Uhum. Tô só esperando a biblioteca completa dos consoles antigos Nintendo pelas mãos dela (por emulação extraoficial, já tem). E dá pra chamar de preservação algo que não funciona direito e é incompleto? Não defende quem não tá nem aí pra ti, rapaz.
 

charles_logan22

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.150
Reações
16.209
Pontos
503
Ninguém vaza os emails que a Nintendo trocou sobre o Revolution entre 2004 a 2006 né.

Ahh esqueci vai dar m****!

No mais, a Nintendo tem toda documentação dos seus consoles. E padrão deles e eles não vão sair por aí dando isto aos usuários, só porque e antigo e para ficar na memória. Pelo contrário, certas coisas precisam ser guardadas para não perder dinheiro.

Enviado de meu MAR-LX1A usando o Tapatalk
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Eu queria era a demo do super mario world, aquela primeira onde o jogo tinha gráficos super diferentes, mas isso é um sonho e quase certeza que não vai ser vazado já que isso é de uma época que os backups era feitos em rom e com certeza não deve ter nada salvo em algum servidor da nintendo.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Uhum. Tô só esperando a biblioteca completa dos consoles antigos Nintendo pelas mãos dela (por emulação extraoficial, já tem). E dá pra chamar de preservação algo que não funciona direito e é incompleto? Não defende quem não tá nem aí pra ti, rapaz.
Nintendo... Aquela que lançou Duck Hunt no Virtual Console do Wii com a mira sendo controlada pelo direcional. :klolz
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.603
Pontos
453
Mencionei esse detalhe em outro fórum. Quando a notícia citou a Space World 99 (convenção onde o jogo foi exposto), minha antiga esperança de ver o protótipo dumpado na internet foi as alturas.

Earthbound 64 é um "Santo Graal" para os fãs da série pois, de acordo com os vídeos, imagens disponíveis e o Shigesato Itoi, há pontos da história que diferem bastante do jogo final do GBA. Ele também citou que o game acabou ficando incompleto pois a equipe envolvida no desenvolvimento não possuía experiência com jogos 3D.

Já apareceram várias fitas de N64 DD no ebay que supostamente possuíam protótipos do game, mas, aparentemente, elas eram falsas.

Acho que a internet iria explodir se essa demo vazasse, bom muitas das ideias do Mother 3 migrou para criação do jogo Animal Crossing

 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Nintendo... Aquela que lançou Duck Hunt no Virtual Console do Wii com a mira sendo controlada pelo direcional. :klolz

Mas, amigo, o lançamento foi "oficial". Não vai dizer que você anda com aqueles pirateiros criminosos que conseguem emular perfeitamente a Nintendo Zapper e disponibilizam uma experiência mais autêntica para todos, não deixando ninguém refém da má vontade da Nintendo. Você me dá nojo.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Mas, amigo, o lançamento foi "oficial". Não vai dizer que você anda com aqueles pirateiros criminosos que conseguem emular perfeitamente a Nintendo Zapper e disponibilizam uma experiência mais autêntica para todos, não deixando ninguém refém da má vontade da Nintendo. Você me dá nojo.

Na verdade, eu sou apenas um reles jogador que, embora ocasionalmente faça uso de emuladores, não vejoa sentido em usar o direcional uma vez que o wiimote funciona perfeitamente bem como uma pistola em diversos jogos. :ksafado
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Curioso para saberem até onde vão seguir isso. Seria muito legal ver melhorias nos emuladores de Nintendo 64 em geral.
Sim, entendendo mais profundamento o hardware e software, a tendência é isso mesmo. Isso serve para todas as plataformas e para as plataformas que os emuladores são portados...
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.347
Pontos
704
Achei esse vazamento bem mais interessante do que o primeiro. Que coisa doida esse Super Donkey, bicho! Yoshi's Island estava indo por um rumo totalmente diferente. Será que teria alguma relação com Donkey Kong e resolveram mudar de rumo quando a Rare entrou na jogada?
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.879
Reações
50.996
Pontos
1.003
Vivi pra ver a gente preocupada com a legalidade do vazamento do codigo fonte das parada
Acesso a codigo fonte é legítima defesa :kjoinha
 
Topo Fundo