O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


LobOS of Wallter Space - Discussão sobre investimentos [Principalmente Bolsa de Valor]

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Também já fiz aquele aporte maroto em ações hoje.

Amanhã vou comprar bitcoin

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
25.278
Pontos
1.139
Senhores, estou lendo livros de investimento como e O investidor inteligente, mas ainda não manjo tanto de contabilidade.

Minha questão é: até onde (ou quais os principais tópicos que deve saber) para contabilidade e finanças?
 


RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Senhores, estou lendo livros de investimento como e O investidor inteligente, mas ainda não manjo tanto de contabilidade.

Minha questão é: até onde (ou quais os principais tópicos que deve saber) para contabilidade e finanças?

Eu diria que entender superficialmente já está ótimo.

Veja que é muito mais importante focar em ganhar mais dinheiro no seu trabalho ou em atividades extras, do virar PHD em administração de empresas, marketing, finanças, contabilidade, etc....
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.724
Reações
10.885
Pontos
1.479
Senhores, estou lendo livros de investimento como e O investidor inteligente, mas ainda não manjo tanto de contabilidade.

Minha questão é: até onde (ou quais os principais tópicos que deve saber) para contabilidade e finanças?

Se vai analisar empresas tem que saber o básico. Imagino que é seu objetivo, se tá lendo Investidor Inteligente. Tem material básico de contabilidade pra investidor do Fábio Faria e do pessoal da Suno, não conheço nenhum dos dois materiais mas eu daria uma olhada. Não sei se o Bastter tem também mas também vale a pena se tiver.

Muita gente recomenda o livro "Warren Buffett e a Análise de Balanços", o problema é que ele é um livro escrito nos EUA e antes de 2010, traduzido pra cá, tem dois problemas num livro de contabilidade: nos EUA usam um padrão contábil diferente do nosso (FASB x IASB), e a gente ainda teve um mudança grande de padrão contábil em 2010 (BRGAAP x IASB), então qualquer esforço que a tradução fez pra adaptar essas diferenças se perdeu depois de 2010. Tomando esse cuidado, pode ser uma boa ler de qualquer forma também.

Se for da turma do "não precisa estudar" como o usuário colocou acima e os mais radicais da Bastter e o próprio Bastter estão se posicionando recentemente, aí eu acho que o mais coerente é não analisar empresas, é investir via índice. Compra IBOV e S&P500, porque se for pra não estudar e não entender de nada não faz sentido escolher empresas individuais. Saí da Bastter tem uns 3 anos por conta desse posicionamento.

Outra coisa, se você começou pelo Investidor Inteligente sem entender de contabilidade, começou por um dos livros mais avançados. Eu iria buscar contabilidade básica antes, depois básico de finanças clássicas, e depois voltava pra ele. Ele usa muitos conceitos avançados.
 
Ultima Edição:

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.179
Pontos
1.434
Senhores, estou lendo livros de investimento como e O investidor inteligente, mas ainda não manjo tanto de contabilidade.

Minha questão é: até onde (ou quais os principais tópicos que deve saber) para contabilidade e finanças?
Não lembro o nome do livro, mas procurei um livro de contabilidade básica - tipo para curso técnico de contabilidade e tal.

Acho que compensa dar uma rodada na Amazon e ver os que os usuários indicam pra começar a ter uma noção.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.242
Reações
35.471
Pontos
1.053
Senhores, estou lendo livros de investimento como e O investidor inteligente, mas ainda não manjo tanto de contabilidade.

Minha questão é: até onde (ou quais os principais tópicos que deve saber) para contabilidade e finanças?

uma coisa são os conceitos de contabilidade básica, importantes para entender a saúde de uma empresa.
mas tão (ou mais) importante que o passado de uma empresa é o negócio da empresa.
vc não vai investir porque a empresa teve um balanço bonito, vai investir porque o negócio dela projeta um futuro.
e o negócio envolve muito mais do que contabilidade.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Senhores, estou lendo livros de investimento como e O investidor inteligente, mas ainda não manjo tanto de contabilidade.

Minha questão é: até onde (ou quais os principais tópicos que deve saber) para contabilidade e finanças?

Entender de contabilidade é para analisar balanços, que é um tema avançado. Pessoal recomenda muito esses livros que não são exatamente a melhor porta de entrada. É como você querer comprar uma casa e começar comprando um livro de engenharia civil ensinando físca avançada. Livros como os do Benjamim Graham, do Warren Buffet ou do Peter Lynch, o grande valor deles, pra grande maioria das pessoas, é conhecer a história e a mentalidade desses gênios, não necessariamente estudar a fundo as minúcias das estratégias, que muitas vezes podem já estar obsoletas, e de qualquer jeito são inúteis pois são impraticáveis para todo investidor pequeno.

Primeiro você precisa ter uma compreensão básica do mercado, o que é, o que não é, como você pretende entrar, quais seus objetivos pessoais para seu futuro e quais categorias de investimentos estão ao seu alcance e quais delas lhe atendem melhor.

Se depois de desenvolver todo esses entendimento básico, você decidir que quer investir em ações e que quer fazer análise de fundamentos e balanços, talvez até valuation, aí sim você começa a por em prática conhecimento financeiro, contábil, etc. E de modo geral, não é preciso se aprofundar muito nisso. Um conhecimento básico é suficiente para separar ativos interessantes para investimento, e pela minha experiência, esse conhecimento vem naturalmente conforme você se expõe e busca entender o mercado.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
25.278
Pontos
1.139
Eu diria que entender superficialmente já está ótimo.

Veja que é muito mais importante focar em ganhar mais dinheiro no seu trabalho ou em atividades extras, do virar PHD em administração de empresas, marketing, finanças, contabilidade, etc....

uma coisa são os conceitos de contabilidade básica, importantes para entender a saúde de uma empresa.
mas tão (ou mais) importante que o passado de uma empresa é o negócio da empresa.
vc não vai investir porque a empresa teve um balanço bonito, vai investir porque o negócio dela projeta um futuro.
e o negócio envolve muito mais do que contabilidade.

Se vai analisar empresas tem que saber o básico. Imagino que é seu objetivo, se tá lendo Investidor Inteligente. Tem material básico de contabilidade pra investidor do Fábio Faria e do pessoal da Suno, não conheço nenhum dos dois materiais mas eu daria uma olhada. Não sei se o Bastter tem também mas também vale a pena se tiver.

Muita gente recomenda o livro "Warren Buffett e a Análise de Balanços", o problema é que ele é um livro escrito nos EUA e antes de 2010, traduzido pra cá, tem dois problemas num livro de contabilidade: nos EUA usam um padrão contábil diferente do nosso (FASB x IASB), e a gente ainda teve um mudança grande de padrão contábil em 2010 (BRGAAP x IASB), então qualquer esforço que a tradução fez pra adaptar essas diferenças se perdeu depois de 2010. Tomando esse cuidado, pode ser uma boa ler de qualquer forma também.

Se for da turma do "não precisa estudar" como o usuário colocou acima e os mais radicais da Bastter e o próprio Bastter estão se posicionando recentemente, aí eu acho que o mais coerente é não analisar empresas, é investir via índice. Compra IBOV e S&P500, porque se for pra não estudar e não entender de nada não faz sentido escolher empresas individuais. Saí da Bastter tem uns 3 anos por conta desse posicionamento.

Outra coisa, se você começou pelo Investidor Inteligente sem entender de contabilidade, começou por um dos livros mais avançados. Eu iria buscar contabilidade básica antes, depois básico de finanças clássicas, e depois voltava pra ele. Ele usa muitos conceitos avançados.

Não lembro o nome do livro, mas procurei um livro de contabilidade básica - tipo para curso técnico de contabilidade e tal.

Acho que compensa dar uma rodada na Amazon e ver os que os usuários indicam pra começar a ter uma noção.

Entender de contabilidade é para analisar balanços, que é um tema avançado. Pessoal recomenda muito esses livros que não são exatamente a melhor porta de entrada. É como você querer comprar uma casa e começar comprando um livro de engenharia civil ensinando físca avançada. Livros como os do Benjamim Graham, do Warren Buffet ou do Peter Lynch, o grande valor deles, pra grande maioria das pessoas, é conhecer a história e a mentalidade desses gênios, não necessariamente estudar a fundo as minúcias das estratégias, que muitas vezes podem já estar obsoletas, e de qualquer jeito são inúteis pois são impraticáveis para todo investidor pequeno.

Primeiro você precisa ter uma compreensão básica do mercado, o que é, o que não é, como você pretende entrar, quais seus objetivos pessoais para seu futuro e quais categorias de investimentos estão ao seu alcance e quais delas lhe atendem melhor.

Se depois de desenvolver todo esses entendimento básico, você decidir que quer investir em ações e que quer fazer análise de fundamentos e balanços, talvez até valuation, aí sim você começa a por em prática conhecimento financeiro, contábil, etc. E de modo geral, não é preciso se aprofundar muito nisso. Um conhecimento básico é suficiente para separar ativos interessantes para investimento, e pela minha experiência, esse conhecimento vem naturalmente conforme você se expõe e busca entender o mercado.

Valeu pelas respostas e o material sugerido galera.

Sim, meu objetivo também é analisar empresas. Eu até entendi certa maneira as ideias passada pelo investidor inteligente, mas eu confesso que quando me vem um termo mais na área de contabilidade eu tenho que parar e dar uma lida a respeito. E já não ocorreu uma vez... então acho melhor dar uma olhada num mateiral de contabilidade que explique o básico e prático antes de mergulhar no livro.

Vou olhar o material de contabilidade e do baster (pra ter uma boa noção do mercado) antes de seguir mais adiante no livro.
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.724
Reações
10.885
Pontos
1.479
Valeu pelas respostas e o material sugerido galera.

Sim, meu objetivo também é analisar empresas. Eu até entendi certa maneira as ideias passada pelo investidor inteligente, mas eu confesso que quando me vem um termo mais na área de contabilidade eu tenho que parar e dar uma lida a respeito. E já não ocorreu uma vez... então acho melhor dar uma olhada num mateiral de contabilidade que explique o básico e prático antes de mergulhar no livro.

Vou olhar o material de contabilidade e do baster (pra ter uma boa noção do mercado) antes de seguir mais adiante no livro.

Esteja ciente que esse livro vai incorrer no mesmo problema que falei. Os indicadores dele são defasados pras principais empresas da bolsa americana hoje por exemplo, a contabilidade que ele debate é voltada pro padrão americano, que é diferente da nossa, além de ter 100 anos de diferença.

Leia sabendo que é um livro de 100 anos atrás. A parte técnica desses livros costuma ficar defasada nessa área, mas a parte de filosofia de investimentos não. Tem um capítulo que trata do psicológico do investidor, esse é um dos mais importantes do livro.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.362
Reações
46.963
Pontos
1.454
Esteja ciente que esse livro vai incorrer no mesmo problema que falei. Os indicadores dele são defasados pras principais empresas da bolsa americana hoje por exemplo, a contabilidade que ele debate é voltada pro padrão americano, que é diferente da nossa, além de ter 100 anos de diferença.

Leia sabendo que é um livro de 100 anos atrás. A parte técnica desses livros costuma ficar defasada nessa área, mas a parte de filosofia de investimentos não. Tem um capítulo que trata do psicológico do investidor, esse é um dos mais importantes do livro.
Quando eu recomendo esse livro para o pessoal geralmente recomendo os capítulos iniciais que abordam essa parte, porque geralmente só esse início já quebra aquele problema do pessoal que vai na onda e vende na queda.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.362
Reações
46.963
Pontos
1.454

Fantasma Mágico

Veterano
Mensagens
329
Reações
681
Pontos
128
50% em tesouro não chega a ser conservador demais?
tipo, eu imaginava que isso só faria sentido para quem está bem mais próximo de aposentar e etc....

Fiquei com essa impressão também, além do tesouro tem o CDB também, que na teoria é um investimento mais conservador. Mas aí tem de ver o objetivo dele, patrimônio, etc.
 

Wastelander

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.873
Reações
21.179
Pontos
1.434
50% em tesouro não chega a ser conservador demais?
tipo, eu imaginava que isso só faria sentido para quem está bem mais próximo de aposentar e etc....
Depende Tigrito.

Tem muita gente que segue a 'regra dos 80': 80 - sua idade = quantos % vc deve ter em RV.

Se vc tem 20 anos e muito tempo pra se recuperar de perdas, vc deve ter 60% de RV.

Se vc tem 50 anos e 'pouco tempo' pra errar, vc deve ter 30% em RV.

Eu inclusive já fiz isso lááááááá atrás, quando finalizei de ler os livros do Cerbasi e talz.

Hj eu nem faço ideia de como está.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
50% em tesouro não chega a ser conservador demais?
tipo, eu imaginava que isso só faria sentido para quem está bem mais próximo de aposentar e etc....
Fiquei com essa impressão também, além do tesouro tem o CDB também, que na teoria é um investimento mais conservador. Mas aí tem de ver o objetivo dele, patrimônio, etc.

Sim eu estou muito de acordo com vocês.

O que ocorreu foi que quando eu saí do antigo emprego, eu peguei o cash e investi a maior parte no Tesouro, e uma parte em CDB.

Depois disso que descobri o Fabio Holder / Bastter.... e a partir daí que comecei a investir na renda variável... e isso tem pouco mais de um ano...

Logo, ainda estou no processo de montagem da carteira, e é por isso que a parte em renda variável é "pequena".

Imagino que daqui um ano as coisas estarão bem diferente.

O que acho legal disso tudo é que o aprendizado nesse meio tempo tem sido muito bacana, aprendi muita coisa sobre o meio.

Por isso que recomendo aos iniciantes irem estudando e aportando em poucas quantidades... pra não ficar anos na parte teórica e perder o aprendizado que aportar tambem o trás.
 
Ultima Edição:

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.936
Reações
70.758
Pontos
1.279
Rapaz.. e esse biticoin valorizando 100% esse ultimo mês?


Isso tem haver com a incerteza do que o Biden vai fazer? ou eu to viajando.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Rapaz.. e esse biticoin valorizando 100% esse ultimo mês?


Isso tem haver com a incerteza do que o Biden vai fazer? ou eu to viajando.
Eu não sou manjador mas tem muitos fatores como desvalorização da moeda Estatal, vacina do covid saindo, retomada da China... E o Bitcoin por ser uma moeda escassa irá só valorizar com o tempo..
 

Sic Parvis Magna

The Intelligent Investor
Mensagens
17.724
Reações
10.885
Pontos
1.479
Um adendo, tem investidor que tem parcela grande em renda fixa porque tem objetivos de curto prazo, tipo pagar algum compromisso, uma viagem, comprar um imóvel a vista etc., não é necessariamente conservadorismo mas simplesmente não faz sentido deixar aquele dinheiro em renda variável, mesmo tendo perfil arriscado.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Até o dia que mudarem para a próxima moeda e o valor dele evaporar kkkkk
Well, pode acontecer sim... entretanto acho (pelo meu achismo mesmo) um pouco dificil no curto e médio prazo isso acontecer.

Para uma moeda se tornar mais valiosa que o Bitcoin, seria necessário ela ser superior ao Bitcoin, apresentar vantagens ainda melhores que o que já se tem no Bitcoin. E isso sim causaria uma migração.

O que acho dificil acontecer no curto e medio prazo, visto a valorização do mesmo, e atração de grandes investidores (grandes conglomerados de investimento) vendo o Bitcoin já como uma realidade.

E mesmo que isso ocorra, eu entendo que seria similar às moedas estatais.

O paralelo poderia ser feito com o Dolar ou Euro (que são as moedas de referência mundial), e demais moedas estatais dos outros países.

Hoje temos o Bitcoin como o "Dolar / Euro", e demais moedas digitais (shit coins tambem é um termo usado rs).

A cotação já existe entre elas hoje....

156547


156549


A liberardade de ter opções é muito bem vinda.... e isso só faz termos melhores soluções.

:kawaii
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.893
Reações
11.980
Pontos
753
Até o dia que mudarem para a próxima moeda e o valor dele evaporar kkkkk
Passamos por isso algumas vezes aqui no Brasil.

Diversificar em moeda confiável é a única saída. Olha a situação aqui do lado, lembrando que limitam fazer a conversão de moedas legalmente, então é muito difícil retirar o patrimônio do país sem ser por Bitcoin.

156554

Literalmente shitcoins. A maioria surgiu naquele boom de 2017.
 

Anexos

  • 1606997622446.png
    1606997622446.png
    29,9 KB · Visualizações: 20

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.432
Reações
18.703
Pontos
503
Pessoal alguém aqui usa venda coberta de opção para aumentar um pouco a rentabilidade e/ou proteção de carteira? No longo prazo isso vale a pena fazer?
 
Topo Fundo