Ah, e pra evitar a pirataria ela poderia usar um DRM como o Denuvo, que o pessoal tem dificuldade para quebrar.
Olha eu concordo contigo nesse ponto, e seria uma solução , a plataforma PC ser atrativa a Nintendo como empresa e ela expandindo levando seus jogos a esse publico (ela já tem o publico de videogames de tv e de mão), esse seria caminho mesmo um drm próprio ou até mesmo always online, uma loja própria, e talvez até integração no ecossistema do
Switch, começa a jogar num lugar e continua no modo portatil etc, crossplay , crossave etc.
Mas requer um investimento consideravel inicialmente e uma boa recepção do publico de PC, em história curta antes , a Nintendo diminuiu muito dos seus esforços jogos celulares quando eles não responderam do jeito que queriam , tentaram um formato de jogo pago como Mario Run , onde a regra desse mercado é o Free to Play e não Free to Start ou pagar uma vez, toda a grana rendida foi bem pequena perto de spin off baratos de Mario mais lucrativos , Fire Emblem Heroes deu certo porque ele seguiu a regra desse mercado mobile mas perde pouco DNA o que é um game Nintendo, depois que o
Switch começou a ser
Switch bem sucedido, a prioridade de jogos de celulares caiu bastante (tanto em números de lançamentos prometidos foram reduzidos ou esforço, é facil constantar nos slides em relatórios IR em seu site)), se tornando mais uma vitrine de IP para plataforma principal atual deles , o
Switch.
PC e seu publico tem uma linha complicada quando peguemos Epic Store e Steam, e até Battle.net, enquanto jogos "próprios" são mais tolerados terem limitações de DRM, always online , quando se trata de titulos de terceiros a coisa esquenta (exclusividade, preço , denuvo etc) ou até mesmo a Windows Store ser uma porcaria pra download (nunca esquecei que baixei 360gb de Gears 4 pra funcionar, deletando e baixando denovo tnc) que há jogadores estritamente preferem em comprar na Steam que jogar de graça no Gamepass pra não passar raiva , conheço bem 2 pessoas que fazem isso,e voltando sobre os jogos próprio e originais de outras lojas ainda são bem criticado por "politicas anti-consumidor" ou simplesmente por não estarem na loja de preferencia aka Steam.
A Loja Nintendo for PC não seria diferente, talvez até mais arcaica e burocrática , não duvidaria da insanidade de obrigar possuir um
Switch pra acessa-la e joga-la no PC (um grande paywall de 300 dolares ou 200dolares), eu li isso e até hoje fica na minha cabeça tal loucura que tem alguma chance de ser plausível por estarmos falando de Nintendo, atrasada , no final o mercado de PC não seria uma expansão de publico e sim atingir usuários de
Switch que tenham a plataforma, e teoricamente iria acertar justamente na minoria que usa emuladores de forma legal e ética(comprando os jogos mesmo que não joguem no sistema original e não pirataria simples), já que pra usar um dos emuladores mais populares de
Switch, na boa fé você deveria ter o console pra usa-lo, como a regra de todo emulador se for ir na legalidade, logo o publico mais garantido que fosse garantido comprar os jogos.
Assunto interessante, mas é uma opção a curto prazo não tão interessante pra Nintendo e nem coerente sobre o que conversam e demonstram , isso foi em 2019, com
Switch batendo recordes históricos em 2020, não vai mudar tão cedo ja que reforça justamente que a estratégia atual é o caminho que deve ser seguido , e a estratégia multiplataforma devem vim apenas se eles estagnarem no segmento de videogames e precisarem ir além pra Mobile e PC ou fracassarem (e ainda tenho pouco de duvidas disso, já que na teoria eles tem tanto dinheiro em banco que dá pra lançar uns 3 wii U seguidos antes de se preocupar com as contas), ou mesmo Streaming ser algo amplamente utilizado tornando obsoleto hardwares dedicados.
Como grifado em vermelho o foco continua sendo um hardware dedicado a seus jogos nele, pro bem e pro mal, com os pontos positivos de variar o mercado e atingir outros públicos , forma de jogatina, como falei lá em cima, mobile é um segmento amplamente dominado por F2P e nem todo jogador quer viver disso, Notebook não são simples pra usar pra jogatinas rápidas ou conforto, GPD da vida ganham em usabilidade mas são peças caríssimas e menos acessíveis , multiplayer local ainda é um grande foco pra eles, os negativos pra um grupo de pessoas ou desenvolvimento de games mais limitado tecnicamente etc.