O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Governo de SC proíbe linguagem neutra em escolas públicas e privadas [+ Enquete]

Uso da linguagem neutra estrutural de forma oficial


  • Total voters
    47

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
Governo de SC proíbe linguagem neutra em escolas públicas e privadas
Decreto vale para documentos escolares oficiais, provas, grade curricular, material didático, comunicados e editais de concursos.
Por G1 SC e NSC
18/06/2021 16h08 Atualizado há 16 horas

Sala de aula em escola estadual de Santa Catarina — Foto: Cristiano Estrela/Secom/Divulgação

Sala de aula em escola estadual de Santa Catarina — Foto: Cristiano Estrela/Secom/Divulgação

O governo de Santa Catarina editou um decreto que veta a linguagem neutra em todas as escolas públicas e privadas do estado. A medida foi publicada na terça-feira (15) pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) após a proposição da deputada estadual Ana Caroline Campagnolo, do mesmo partido.

O decreto estabelece que documentos escolares oficiais, provas, grade curricular, material didático, comunicados e editais de concursos "não trarão novas formas de flexão de gênero e de número das palavras" e obriga uso da norma culta da Língua Portuguesa.

'Menine', 'todxs', 'amigues' são exemplos da linguagem ou dialeto neutro, que é conhecido também como linguagem não-binária. O seu uso passou a ganhar mais visibilidade nos últimos anos para tornar a língua mais inclusiva para pessoas transexuais, travestis, não-binárias ou intersexuais.

Segundo o governo, na prática, o "conteúdo não fará referência à linguagem do gênero neutro, inexistente na língua portuguesa e que apresenta contrariedade às regras gramaticais consolidadas no país"

Após o anúncio do decreto, a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo, apoiadora do presidente Jair Bolsonaro, afirmou em uma rede social que a decisão evita "prejuízos educacionais provocados pela aberração linguística que chamam de 'linguagem de gênero neutro'".
Em Santa Catarina, nas cidades de Balneário Camboriú e Joinville projetos semelhantes tramitam nas Câmaras de Vereadores. Já em Brasília, outros dois texto aguardam parecer em comissões na Câmara dos Deputados.

À reportagem do NSC Total, a Secretaria de Estado da Educação (SED) alegou que seu objetivo é prezar pela qualidade da educação, com "respeito à inclusão e à diversidade, ressaltando a norma culta e gramatical da língua portuguesa".

Fonte: G1
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
'Menine', 'todxs', 'amigues' são exemplos da linguagem ou dialeto neutro, que é conhecido também como linguagem não-binária. O seu uso passou a ganhar mais visibilidade nos últimos anos para tornar a língua mais inclusiva para pessoas transexuais, travestis, não-binárias ou intersexuais.

A parte do texto que aponta o leitor como uma bala na direção em que eles querem.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.805
Reações
13.837
Pontos
803
uma bestagem.

Recebem 30 mil para isso, uma lei para reafirmar a lei que temos, tem de reduzir o número de políticos começando por deputados.
 


UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.470
Reações
14.427
Pontos
1.369
Linguagem neutra é uma das maiores idiotices que já inventaram.
Não sou muito de seguir essas paradas de textão no face, mas esse aqui explica bem essa situação:


(Texto de Vivian Cabrelli Mansano)
"Não sou homofóbica, transfóbica, gordofóbica.
Eu sou professora de português.
Eu estava explicando um conceito de português e fui chamada de desrespeitosa por isso (ué).
Eu estava explicando por que não faz diferença nenhuma mudar a vogal temática de substantivos e adjetivos pra ser "neutre".
Em português, a vogal temática na maioria das vezes não define gênero.
Gênero é definido pelo artigo que acompanha a palavra.
Vou mostrar pra vocês:
O motorista. Termina em A e não é feminino.
O poeta. Termina em A e não é feminino.
A ação, depressão, impressão, ficção. Todas as palavras que terminam em ção são femininas, embora terminem com O.
Boa parte dos adjetivos da língua portuguesa podem ser tanto masculinos quanto femininos, independentemente da letra final: feliz, triste, alerta, inteligente, emocionante, livre, doente, especial, agradável, etc.
Terminar uma palavra com E não faz com que ela seja neutra.
A alface. Termina em E e é feminino.
O elefante. Termina em E e é masculino.
Como o gênero em português é determinado muito mais pelos artigos do que pelas vogais temáticas, se vocês querem uma língua neutra, precisam criar um artigo neutro, não encher um texto de X, @ e E.
E mesmo que fosse o caso, o português não aceita gênero neutro. Vocês teriam que mudar um idioma inteiro pra combater o "preconceito".
Meu conselho é: ao invés de insistir tanto na coisa do gênero, entendam de uma vez por todas que gênero não existe, é uma coisa socialmente construída.
O que existe é sexo.
Entendam, em segundo lugar, que gênero linguístico, gênero literário, gênero musical, são coisas totalmente diferentes de "gênero". Não faz absolutamente diferença nenhuma mudar gêneros de palavras. Isso não torna o mundo mais acolhedor.
E entendam em terceiro lugar que vocês podiam tirar o dedo da tela e parar de falar abobrinha, e se engajar em algo que realmente fizesse a diferença ao invés de ficar arrumando pano pra manga pra discutir coisas sem sentido."
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
15.413
Pontos
453
Linguagem neutra é uma das maiores idiotices que já inventaram.
Não sou muito de seguir essas paradas de textão no face, mas esse aqui explica bem essa situação:


(Texto de Vivian Cabrelli Mansano)
"Não sou homofóbica, transfóbica, gordofóbica.
Eu sou professora de português.
Eu estava explicando um conceito de português e fui chamada de desrespeitosa por isso (ué).
Eu estava explicando por que não faz diferença nenhuma mudar a vogal temática de substantivos e adjetivos pra ser "neutre".
Em português, a vogal temática na maioria das vezes não define gênero.
Gênero é definido pelo artigo que acompanha a palavra.
Vou mostrar pra vocês:
O motorista. Termina em A e não é feminino.
O poeta. Termina em A e não é feminino.
A ação, depressão, impressão, ficção. Todas as palavras que terminam em ção são femininas, embora terminem com O.
Boa parte dos adjetivos da língua portuguesa podem ser tanto masculinos quanto femininos, independentemente da letra final: feliz, triste, alerta, inteligente, emocionante, livre, doente, especial, agradável, etc.
Terminar uma palavra com E não faz com que ela seja neutra.
A alface. Termina em E e é feminino.
O elefante. Termina em E e é masculino.
Como o gênero em português é determinado muito mais pelos artigos do que pelas vogais temáticas, se vocês querem uma língua neutra, precisam criar um artigo neutro, não encher um texto de X, @ e E.
E mesmo que fosse o caso, o português não aceita gênero neutro. Vocês teriam que mudar um idioma inteiro pra combater o "preconceito".
Meu conselho é: ao invés de insistir tanto na coisa do gênero, entendam de uma vez por todas que gênero não existe, é uma coisa socialmente construída.
O que existe é sexo.
Entendam, em segundo lugar, que gênero linguístico, gênero literário, gênero musical, são coisas totalmente diferentes de "gênero". Não faz absolutamente diferença nenhuma mudar gêneros de palavras. Isso não torna o mundo mais acolhedor.
E entendam em terceiro lugar que vocês podiam tirar o dedo da tela e parar de falar abobrinha, e se engajar em algo que realmente fizesse a diferença ao invés de ficar arrumando pano pra manga pra discutir coisas sem sentido."
Rapaz, não acredito que um dia estou concordando com o UT_Killer
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Na pública concordo o estado tem que garantir o mínimo de qualidade agora se nego quer pagar para o filho ser idiota quem sou eu para me meter?
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.545
Pontos
453
Ontem tive uma aula virtual do tipo síncrona ( online, porém "ao vivo" ). Foi a primeira aula de uma determinada professora que irá lecionar Metodologia de Pesquisa Científica, portanto foi uma aula de apresentação para a turma e da turma.
Ela iniciou a apresentação assim: Boa noite a todEs, dando muita, muita ênfase no E.
Por muito pouco eu não mandei um: caralhE, que porrE é issE
Camaradas, na boa, em algumas situações o grau de idiotice da "modernidade" não tem limites..
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Linguagem neutra é o maior bulshit, é possível escrever de foram neutra sem usar essas mongolices.

Aqui vai um resumo:

Tod@s, todxs e todes podem até parecer boas soluções para substituir o gênero masculino imposto à Língua Portuguesa, mas não são. Usar o "@", o "x" ou "e" é incorreto gramaticalmente. E mais do que isso:

⚠ Não engloba todas as pessoas!

Isso porque dificulta a experiência de leitura, por exemplo, para pessoas cegas ou com baixa visão, com dislexia, analfabetas funcionais ou elementares que utilizam leitores de tela, ou para aquelas que simplesmente desconhecem esse código/iniciativa.

O "e", especificamente, apesar de ser pronunciável, não é aplicável ao usarmos pronomes possessivos (ex.: seu/sua), pronomes indefinidos (ex.: algum/algumas), artigos definidos (ex.: o/a) e indefinidos (ex.: um/umas).

✏ Ex:. Meu amigue (o "meu" continua no masculino).

Portanto, até que surjam novas soluções ou propostas de modificação à norma culta da Língua Portuguesa que sejam realmente aplicáveis, tentar se ater às regras que temos hoje é o mais correto a fazer.

O que já pode ser feito?

Termos comuns de dois gêneros: para ficarem mais generalistas, basta tirar o artigo "o(s)".

✏ Em vez de: Os promotores são competentes.
✏ Use: Promotores são competentes.
✏ Use 2 (ideal): Pessoas da Promotoria são competentes.

Sujeito oculto ou indeterminado: para ficarem mais generalistas, basta retirar o sujeito masculino, adicionando o "se".

✏ Em vez de: Nos anos 60, o homem pisou na lua pela primeira vez.
✏ Use: Nos anos 60, pisou-se na lua pela primeira vez.
✏ Use 2: Nos anos 60, uma pessoa pisou na lua pela primeira vez.

A linguagem em si não é sexista, sexista é o uso que se faz dela.
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Ontem tive uma aula virtual do tipo síncrona ( online, porém "ao vivo" ). Foi a primeira aula de uma determinada professora que irá lecionar Metodologia de Pesquisa Científica, portanto foi uma aula de apresentação para a turma e da turma.
Ela iniciou a apresentação assim: Boa noite a todEs, dando muita, muita ênfase no E.
Por muito pouco eu não mandei um: caralhE, que porrE é issE
Camaradas, na boa, em algumas situações o grau de idiotice da "modernidade" não tem limites..

Mandava uma foto do Mussum no chat!:kmaroto
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Linguagem neutra... É a coisa mais imbecil que inventaram, simples assim. Tente mudar a sintaxe de um idioma, vai dar super serto mesmo.

Bem como já disseram: fundem um país, escrevam o idioma que quiserem, mas não inventem essa b*sta pra empurrar goela abaixo de ninguém.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Isso é coisa de país desenvolvido que fica caçando problema, aqui o povo quer saber de emprego e comida na mesa.
Isso é coisa de país desenvolvido que fica caçando problema, aqui o povo quer saber de emprego e comida na mesa.
Isso é coisa de país desenvolvido que fica caçando problema, aqui o povo quer saber de emprego e comida na mesa.
Isso é coisa de país desenvolvido que fica caçando problema, aqui o povo quer saber de emprego e comida na mesa.
Isso é coisa de país desenvolvido que fica caçando problema, aqui o povo quer saber de emprego e comida na mesa.
Isso é coisa de país desenvolvido que fica caçando problema, aqui o povo quer saber de emprego e comida na mesa.
Isso é coisa de país desenvolvido que fica caçando problema, aqui o povo quer saber de emprego e comida na mesa.
Isso é coisa de país desenvolvido que fica caçando problema, aqui o povo quer saber de emprego e comida na mesa.
Isso é coisa de país desenvolvido que fica caçando problema, aqui o povo quer saber de emprego e comida na mesa.
Isso é coisa de país desenvolvido que fica caçando problema, aqui o povo quer saber de emprego e comida na mesa.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.544
Reações
26.695
Pontos
1.954
Linguagem neutra é uma das maiores idiotices que já inventaram.
Não sou muito de seguir essas paradas de textão no face, mas esse aqui explica bem essa situação:


(Texto de Vivian Cabrelli Mansano)
"Não sou homofóbica, transfóbica, gordofóbica.
Eu sou professora de português.
Eu estava explicando um conceito de português e fui chamada de desrespeitosa por isso (ué).
Eu estava explicando por que não faz diferença nenhuma mudar a vogal temática de substantivos e adjetivos pra ser "neutre".
Em português, a vogal temática na maioria das vezes não define gênero.
Gênero é definido pelo artigo que acompanha a palavra.
Vou mostrar pra vocês:
O motorista. Termina em A e não é feminino.
O poeta. Termina em A e não é feminino.
A ação, depressão, impressão, ficção. Todas as palavras que terminam em ção são femininas, embora terminem com O.
Boa parte dos adjetivos da língua portuguesa podem ser tanto masculinos quanto femininos, independentemente da letra final: feliz, triste, alerta, inteligente, emocionante, livre, doente, especial, agradável, etc.
Terminar uma palavra com E não faz com que ela seja neutra.
A alface. Termina em E e é feminino.
O elefante. Termina em E e é masculino.
Como o gênero em português é determinado muito mais pelos artigos do que pelas vogais temáticas, se vocês querem uma língua neutra, precisam criar um artigo neutro, não encher um texto de X, @ e E.
E mesmo que fosse o caso, o português não aceita gênero neutro. Vocês teriam que mudar um idioma inteiro pra combater o "preconceito".
Meu conselho é: ao invés de insistir tanto na coisa do gênero, entendam de uma vez por todas que gênero não existe, é uma coisa socialmente construída.
O que existe é sexo.
Entendam, em segundo lugar, que gênero linguístico, gênero literário, gênero musical, são coisas totalmente diferentes de "gênero". Não faz absolutamente diferença nenhuma mudar gêneros de palavras. Isso não torna o mundo mais acolhedor.
E entendam em terceiro lugar que vocês podiam tirar o dedo da tela e parar de falar abobrinha, e se engajar em algo que realmente fizesse a diferença ao invés de ficar arrumando pano pra manga pra discutir coisas sem sentido."
Maravilhoso.
 

Wolf.

Canis lupus
VIP
Mensagens
6.541
Reações
19.635
Pontos
1.049
♪ E sepe ne leve pe ♪
♪ Ne leve perque ne quer ♪
♪ Ele mere le ne legue ♪
♪ Ne leve e pe perque ne quer ♪
♪ Mes que chele ♪
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.622
Reações
38.924
Pontos
2.069
Mais uma deputada tosca querendo fama...

Os documentos públicos devem seguir a redação oficial e a língua padrão. Então não precisa lei para algo que já tem lei regulando, até porque não há editais de concursos nem outros documentos sendo criados com linguagem neutra.

Mas com isso ela faz a alegria da base apaixonada dela, então tá fazendo seu marketing...

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.177
Reações
32.407
Pontos
503
Com tantos desafios a resolver, no país, mas ainda tem isso em 2021.
Esse mote de mudar a gramática pra retratar qualquer agenda anti-natural é alienada da realidade, e mais, parte do front que combate o Escola sem Partido.
É um tanto de retardice com um bocado de filha-da-putice.

Nesse ponto o trabalho dessa parlamentar é coerente com as pautas que defende e encampou desde as eleições em 2018, pelo menos.
Nem se deveria ser necessário reafirmar o óbvio, mas em se tratando de MEC é bom vigiar sempre.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.812
Reações
93.081
Pontos
1.353
é tanta aberração issoae de linguagem neutra, que é um dos fatores que me faz pensar que o mundo ja não acabou em algum ponto anos atras e estamos vivendo no inferno.
Ou algum estagiario que cuida da Matrix dormiu com a cara no teclado e bugou nosso mundo.
 
Topo Fundo