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Genesis does! Estão tentando criar Castlevania SotN para Sega Genesis

DocVooDoo

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O projeto ainda está em estágio inicial, está usando o SGDK, e está bem cru ainda, mas tem potencial.





Lógico que devido as limitações do Mega, acho que muita coisa provavelmente será cortada. A limitação de cores e de planos sempre é um desafio.

Se o projeto vai ter futuro ou não ainda é uma incógnita, mas mostra como o nosso querido meguinha envelheceu bem ao longo dos anos.

Se aparecer mais coisas vou atualizando.

Bonus
Documentário com o desenvolvimento do SotN
 
Ultima Edição:

Crude Dude

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Bem impressionante, embora seja difícil de acreditar que seja finalizado um dia.
 

itesch

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Impressionantes mesmo, gostaria de ver isso finalizado, mas provavelmente já vou estar morto haha
 

Piga

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Projeto bem ambicioso, espero que seja concluído um dia. Adoraria ver Super Castlevania 4 "portado" pro Mega Drive!
 


DocVooDoo

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Projeto bem ambicioso, espero que seja concluído um dia. Adoraria ver Super Castlevania 4 "portado" pro Mega Drive!
E acho q até q seria possível sim, guardado as limitações do mega.
Primeiro sempre é o limite de cor. Castlevania 4 é uma explosão de cores, e teríamos que reduzir a quantidade.
Segundo é que o Mega não tem o famoso Mode 7 (escalonamento e rotação de cenário), então aquelas fases que usam teriam q ser adaptadas.
Terceiro e o processamento de som, onde o Snes uma samples, diferente do Mega q tudo é sintetizado. Mas nesse caso, dependendo do talento de quem for adaptar a música, pode até ficar melhor.

Mas tirando isso as outras coisas são bem mais adaptáveis
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
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E acho q até q seria possível sim, guardado as limitações do mega.
Primeiro sempre é o limite de cor. Castlevania 4 é uma explosão de cores, e teríamos que reduzir a quantidade.
Segundo é que o Mega não tem o famoso Mode 7 (escalonamento e rotação de cenário), então aquelas fases que usam teriam q ser adaptadas.
Terceiro e o processamento de som, onde o Snes uma samples, diferente do Mega q tudo é sintetizado. Mas nesse caso, dependendo do talento de quem for adaptar a música, pode até ficar melhor.

Mas tirando isso as outras coisas são bem mais adaptáveis
Pier Solar mostrou que o mode 7 pode ser feito via software no Mega, além de que também é possível usar alguns truques que "expandem" as 64 cores simultânea da paleta. Hoje como a capacidade do cartucho não é um problema, acredito que poderíamos ter um resultado próximo ao do SNES. Hoje em dia depende muito mais das habilidades de quem faz o jogo.
 

spyblack

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Acho que esse projeto só vai andar com apoia de bastante gente, alguns projetos colaborativos são de produção relativamente rápida comparado a outros, como por exemplo o projeto do Make a Good Megaman Level que começou como uma engine para fangames de megaman clássico e virou um torneio de criadores de fases. A forma que a engine trabalha junto com o criador de conteúdo ajuda muito o projeto como um todo.
Se esse dev construir uma engine boa o suficiente, além de um editor com recursos, o povo da comunidade pode ajudar com quase todo o resto, vide os trocentos hacks de sonic e mario, por ter editores e documentação boa o pessoal faz milagres, fora os hacks de super metroid.
 

DocVooDoo

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Pier Solar mostrou que o mode 7 pode ser feito via software no Mega, além de que também é possível usar alguns truques que "expandem" as 64 cores simultânea da paleta. Hoje como a capacidade do cartucho não é um problema, acredito que poderíamos ter um resultado próximo ao do SNES. Hoje em dia depende muito mais das habilidades de quem faz o jogo.
Não vi o mode 7 do Pier Solar e acredito que até seja possivel fazer um escalamento parecido via software, mas tenho minhas dúvidas se realmente é tão efetivo quanto no Snes.
Eu sei que também existem truques para aumentar as cores exibidas no mega, mas também é extremamente limitado. O truque é trocar a paleta das cores durante a varredura horizontal, quando a TV termina de desenhar uma linha e começa a desenhar a linha abaixo.. Vai funcionar muito bem para fazer imagens estáticas com mais de 61 cores, mas dentro de um gameplay real é meio inviável. Ainda da para fazer algo interessante, como simular a transparência de água no Sonic, não da para abusar do recurso para fazer imagens extremamente coloridas como as de Castlevania 4.

O tamanho do cartucho tem q ver quanto o SGDK consegue fazer e gerenciar. O projeto não é em Assembly puro, então pode ser uma limitação ou não para a API do SGDK, não sei. Acho q vc consegue gerar roms de até 4MB (que daria 32 Megabits) no SGDK. Para gerar algo maior, tem q ver com o autor do kit.
 

Madarame

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Pena que vai reduzir o jogo à 8 fases num estilo mais Castlevania clássico, mas acho que seria inviável fazer o jogo inteiro como no original.


Isso é um exemplo de como deve soar:




Achei o começo ruizinho e depois melhora.


Com um ChiptunedRaijin ou um Savaged Regime da vida pode ficar até melhor, olha como ficou a música do Lament of Innocence no Mega feito pelo Savaged:



Em comparação com o original:



Pra uma conversão de um jogo de PS2 ficou bom pra kceta no Mega.

Canal do Savaged:


Canal do ChiptunedRaijin:

 

Carolíngio

Bam-bam-bam
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Pena que vai reduzir o jogo à 8 fases num estilo mais Castlevania clássico, mas acho que seria inviável fazer o jogo inteiro como no original.


Isso é um exemplo de como deve soar:




Achei o começo ruizinho e depois melhora.

Esse som de "arame" do mega nunca me deixou muito satisfeito. Não digo que o esforço feito pelo pessoal é louvável, mas as vezes acho que o mega é algo que não tem como romper o limite de algo como um 8bits bombado, que é como eu vejo ele.
 

Vaçago

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Esse som de "arame" do mega nunca me deixou muito satisfeito. Não digo que o esforço feito pelo pessoal é louvável, mas as vezes acho que o mega é algo que não tem como romper o limite de algo como um 8bits bombado, que é como eu vejo ele.
Eu também não curto, pra mim até o PC-Engine normal (sem CD) tem um som mais limpo que o do Mega. Mas tem gente que acha esse som característico do Mega um "charme", então é meio questão de gosto.

Via Tapatalk
 

Lagartixo

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Eu também não curto, pra mim até o PC-Engine normal (sem CD) tem um som mais limpo que o do Mega. Mas tem gente que acha esse som característico do Mega um "charme", então é meio questão de gosto.

Via Tapatalk
O chip Yamaha do Mega é a versão basicona do que se tem no AES.
O chip é bom, o que mata são as vozes.
Agora, esperar algo de CD em um aparelho 16 BIT, é esperar demais. Fora que o cartucho permite chip adicional pra melhoria de audio e adição de memória pra dar apoio, igual fazem com o neogeo.
 

Lagartixo

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Com criatividade e esforço, tudo é possível nesses aparelhos antigos. Cartuchos permitem ter chips adicionais, nisso o cara pode investir em conteúdo pra criar algo mais robusto. O problema é que pra isso precisaria de licenciamento da escrota da Konami. Mas se ele está tendo todo esse trabalho apenas pra liberar ROM de graça, aí será tudo projetado no limite do hardware, que não é fraco, pois jogos feitos atualmente, provaram que o que faltou na época, foi mais tecnologia e verba pra desenvolverem jogos mais robustos. Snes e Mega possuem jogos incríveis, que foram feito com esmero, estuprando o hardware até o limite e chegando próximo do patamar de um NeoGeo da vida...
 

Azeon

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Uma pergunta bem sincera: Pra quê ?

Eu entendo ser um desafio legal para a galera que está portando... Mas existe alguma coisa além da satisfação pessoal ?
 

Vaçago

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Uma pergunta bem sincera: Pra quê ?

Eu entendo ser um desafio legal para a galera que está portando... Mas existe alguma coisa além da satisfação pessoal ?
Demakes são legais mais pela curiosidade de ver um jogo rodando num hardware inferior ao original, geralmente isso exige o máximo do console onde ele está sendo programado.
Agora se formos expandir essa sua pergunta "pra quê?", ela pode ser feita pra 90% de tudo o que nós fazemos como seres humanos.
 

Azeon

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Demakes são legais mais pela curiosidade de ver um jogo rodando num hardware inferior ao original, geralmente isso exige o máximo do console onde ele está sendo programado.
Agora se formos expandir essa sua pergunta "pra quê?", ela pode ser feita pra 90% de tudo o que nós fazemos como seres humanos.
Discordo e muito, pelo menos 90% das coisas que eu faço tem um propósito útil.

Você pegar um jogo que já existe e pode ser jogado em várias plataformas e de forma melhor (como você mesmo falou é um demake) não é útil ou tem uma função uma vez que é um hardware descontinuado e nada será adicionado ao produto, pelo contrário.

Se fosse um fan game, ou os esses jogos que desenvolvem para o hardware dos consoles antigos eu até entenderia porque são propostas novas ou diferentes... Agora pegar algo que já existe e piorar não faz sentido ou tem utilidade alguma para as pessoas além de quem está trabalhando nisso... E nem isso eu vejo uma vantagem uma vez que vai levar uma vida, poderiam estar usando esse tempo para tentar fazer um Castlevania com as specs do Mega Drive.
 

Vaçago

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Discordo e muito, pelo menos 90% das coisas que eu faço tem um propósito útil.

Você pegar um jogo que já existe e pode ser jogado em várias plataformas e de forma melhor (como você mesmo falou é um demake) não é útil ou tem uma função uma vez que é um hardware descontinuado e nada será adicionado ao produto, pelo contrário.

Se fosse um fan game, ou os esses jogos que desenvolvem para o hardware dos consoles antigos eu até entenderia porque são propostas novas ou diferentes... Agora pegar algo que já existe e piorar não faz sentido ou tem utilidade alguma para as pessoas além de quem está trabalhando nisso... E nem isso eu vejo uma vantagem uma vez que vai levar uma vida, poderiam estar usando esse tempo para tentar fazer um Castlevania com as specs do Mega Drive.
É por diversão cara. Algumas pessoas acham divertido criar ou jogar demakes.
Assim como tu deve achar divertido jogar certos jogos, assistir certos filmes, ouvir certas músicas. Tudo isso é meio "inútil" se você parar pra pensar, mas a gente faz apenas porque acha divertido.

Via Tapatalk
 

Azeon

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É por diversão cara. Algumas pessoas acham divertido criar ou jogar demakes.
Assim como tu deve achar divertido jogar certos jogos, assistir certos filmes, ouvir certas músicas. Tudo isso é meio "inútil" se você parar pra pensar, mas a gente faz apenas porque acha divertido.

Via Tapatalk

Eu entendo a parte da diversão para quem está desenvolvendo e portando isso e só.

Sobre jogos, filmes e etc. serem inúteis eu discordo novamente, nós sempre precisamos dessas coisas fúteis pois elas nos ajudam, o que eu falo que não faz sentido é alguém esperar, criar hype ou querer jogar uma versão piorada do jogo.
 

LuxEtUmbra0

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Projeto ambicioso.

Eu curto jogar versões alternativas de alguns jogos que gosto muito, por exemplo. Como o Vaçago colocou, diversão, simplesmente isto.
 

Vaynard

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Uma pergunta bem sincera: Pra quê ?

Eu entendo ser um desafio legal para a galera que está portando... Mas existe alguma coisa além da satisfação pessoal ?

Nem tudo na vida precisa de motivo. O cara quer fazer, tem conhecimento, tem tempo, acabou.

A graça da cena retro é justamente essa, as pessoas fazem por tesão, não por grana.
 

DocVooDoo

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Uma pergunta bem sincera: Pra quê ?

Eu entendo ser um desafio legal para a galera que está portando... Mas existe alguma coisa além da satisfação pessoal ?
A programação amadora de jogos é um hobby para muitos. Não tem mistério nenhum
Ninguém precisava de Shinobi do arcade no Mega, tem o Mame que faz isso perfeitamente. Ainda assim tem uma equipe fazendo.
Eu mesmo to com uns projetos em SGDK em pensamento.

Temos que agradecer as pessoas que fazem algumas coisas por mera satisfação pessoal.
 

spyblack

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Olha, se ele escrever um editor, acho que o tempo de produção desse demake pode cair consideravelmente, vide o tempo médio que os hacks bons de SMW, uma boa IDE e um editor competente faz toda a diferença.
Se ele repartir o trabalho com a cena, acho que pode ser trabalho de poucos meses. Pelo que lembro tem gente que já mapeou o jogo inteirinho, isso mesmo, o jogo inteirinho, um maluco tem um projeto de remake pra PC e já tem o mapa desenhado...
O esquema é ter os acets preparados para o mega, uma equipe para cuidar das fases, outra pra movimentação do personagem e poderes, outra para inimigos e e AI, e outra para efeitos de som. E claro, a mais importante de todas, uma equipe para pegar todo o conteúdo criado e fundir em um jogo. Claro que isso seria bastante trabalho, ainda mais na parte de debug e beta/alpha, mas dá para fazer, assisti de perto os chinas criando o FFVII para NES e se não me engano, era só 3 china fazendo o esquema, ou era só 2. Depois o povo traduziu para inglês na velocidade da luz kkkkk.
 
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