O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Ratanabá é real

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.076
Reações
22.748
Pontos
1.449

Cidades de 2.500 anos são descobertas na Amazônia​

Hoje cobertas pela floresta, vilas conectadas por estradas reuniam até 30 mil pessoas no Equador – comparável à população de Londres na era romana. Rede de casas e campos é mil anos mais antiga que achados anteriores.​


cidades-de-2.500-anos-sao-descobertas-na-amazonia-antoine-dorison-ap-picture-alliance.jpeg
Sensor a laser identificou rede de cidades antigas ligadas por estradas na Amazônia equatoriana — Foto: Antoine Dorison/AP/picture alliance

A ideia de que a Amazônia era pouco habitada antes da chegada dos europeus cai cada vez mais por terra. Arqueólogos descobriram um conjunto de antigas cidades que abrigaram milhares de pessoas há cerca de 2.500 anos – e que estão hoje escondidas debaixo da floresta.

Uma série de estradas enterradas e montes de terra no Equador foi notada pela primeira vez há mais de duas décadas pelo arqueólogo Stéphen Rostain.

Mas, à época, "eu não tinha certeza de como tudo se encaixava", disse o francês, um dos pesquisadores que relataram a descoberta na revista científica Science na quinta-feira (11/01).

Um mapeamento recente realizado com tecnologia de sensor a laser revelou que esses locais faziam parte de uma densa rede de cidades ligadas por estradas e canais, escondida nas encostas arborizadas dos Andes e que durou cerca de mil anos.

"Era um vale perdido de cidades", afirmou Rostain, que é diretor de pesquisa no Centro Nacional de Pesquisa Científica da França. "É incrível."

Os assentamentos no Vale do Upano, no leste do Equador, foram ocupados entre cerca de 500 a.C. e 300 a 600 d.C. – um período mais ou menos contemporâneo ao Império Romano na Europa.

É mais de mil anos antes do que qualquer outra sociedade complexa da Amazônia que se tinha conhecimento. Machu Picchu, no Peru, por exemplo, foi construída no século 15. A descoberta, portanto, muda o que se sabia sobre a história das civilizações antigas amazônicas, que, segundo as evidências até então, teriam vivido como nômades ou em pequenos assentamentos.

"Estamos falando de urbanismo"​


Os pesquisadores identificaram cinco grandes assentamentos e dez menores em 300 quilômetros quadrados, cada um densamente preenchido por estruturas residenciais e cerimoniais. Eles encontraram evidências de 6 mil montes de terra que teriam sido a base dessas construções.

As cidades eram intercaladas por campos agrícolas retangulares e cercadas por terraços nas encostas, onde os habitantes plantavam diferentes itens, como milho, mandioca e batata doce – encontrados em escavações anteriores na região.
A área fica à sombra de um vulcão que possibilitou solos ricos para agricultura – mas que também pode ter levado à destruição da sociedade.

Estradas largas e retas ligavam as cidades umas às outras, e as ruas corriam entre as casas e os bairros de cada assentamento. As maiores estradas tinham 10 metros de largura e se estendiam por 10 a 20 quilômetros.
"Estamos falando de urbanismo", afirma o coautor do estudo Fernando Mejía, arqueólogo da Pontifícia Universidade Católica do Equador.

Uma sociedade complexa​


Embora seja difícil estimar as populações, o local abrigava pelo menos 10 mil habitantes, possivelmente até 15 mil ou 30 mil em seu auge, segundo o arqueólogo Antoine Dorison, coautor do estudo. O número é comparável à população estimada de Londres na era romana.

"Isso mostra uma ocupação muito densa e uma sociedade extremamente complexa", afirmou o arqueólogo Michael Heckenberger, da Universidade da Flórida, que não participou do estudo.

José Iriarte, arqueólogo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, disse que teria sido necessário um sistema elaborado de trabalho organizado para construir todas essas estradas e milhares de montes de terra.

"Os incas e os maias construíam com pedra, mas a população na Amazônia geralmente não tinha pedra disponível para construir – construía com lama. Ainda assim, é uma quantidade imensa de trabalho", afirmou Iriarte, que não participou da pesquisa.

A Amazônia é frequentemente vista como uma "região selvagem intocada com apenas pequenos grupos de pessoas. Mas as descobertas recentes nos mostraram como o passado é realmente muito mais complexo", completou o arqueólogo.

A tecnologia de mapeamento​


A nova descoberta no Equador foi possível graças a uma tecnologia de mapeamento chamada Lidar. Ela permite que os pesquisadores vejam através da cobertura florestal e reconstruam os antigos locais abaixo dela.

"[Lidar] está revolucionando nossa compreensão da Amazônia nos tempos pré-colombianos", disse Carla Jaimes Betancourt, arqueóloga da Universidade de Bonn, na Alemanha, que não participou do estudo.

A descoberta de uma rede urbana tão antiga no Vale do Upano destaca a diversidade há muito não reconhecida das antigas culturas amazônicas, que os arqueólogos estão apenas começando a reconstruir.

Recentemente, cientistas encontraram evidências de sociedades da floresta tropical que antecederam o contato europeu em outros lugares da Amazônia, inclusive no Brasil e na Bolívia.

"Sempre houve uma diversidade incrível de pessoas e assentamentos na Amazônia, não apenas uma única forma de viver", disse Rostain. "Estamos apenas aprendendo mais sobre eles."


---
E agora? Os humilhados serão exaltados.
:konget
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.198
Reações
6.064
Pontos
353
a descoberta de assentamentos e "cidades" organizadas e interligadas por "estradas" na região amazônica são acontecimentos relativamente recentes.

ou seja, como civilização as populações originárias na américa do sul, como um todo, detém certa organização, sim.


a "lenda" de Ratanabá vai muito além de cidades e assentamentos interligados, os caras viajam numas teorias, que ATÉ O MOMENTO não se sustentam.



 


Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.701
Reações
19.887
Pontos
1.279
Pior que essa área no Equador é real de fato.

Antes dos europeus chegarem por aqui o
Número de indígenas devia ser enorme
Vão continuar dizendo ser conspiração porque não é dentro da área brasileira, dai não vale rs
 

velhopilantra

Bam-bam-bam
Mensagens
1.371
Reações
5.520
Pontos
353
Pior que essa área no Equador é real de fato.

Antes dos europeus chegarem por aqui o
Número de indígenas devia ser enorme
Saiu um estudo recente falando sobre isso ->



O x da questão é que aquele cara vendeu que Ratanabá tinha ouro e riquezas nunca vistas antes na humanidade se nem sequer ter explorado nada, tiraram algumas leituras e juntaram com um pouco de historia e bingo, vamos vender a ideia e ganhar uma graninha enganando os entusiastas.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.318
Reações
65.202
Pontos
2.059
Prefiro rabanada!

maxresdefault.jpg
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.134
Reações
28.090
Pontos
1.044
Amazõnia é um outro país de tão grande surreal
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.200
Pontos
1.839
É o de não procurar a refeição
Ela veio atrás dele

Já tive meus momentos. Acredito que Todos nós que estamos no Combate justo uma hora ou outra…recebe um pres eye inesperado. A vida como ela é.

Mas o escopo completo do herói aí , difícil de bater: mendigo, pedindo comida, e recebe uma Pataca alucinada tremendo pelo pecado.

Mestrão. Oss.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.021
Reações
6.750
Pontos
283

Em 2022, no meio da discussão de Ratanabá, tinha essa outra que ficou encoberta.


E se vc ler as referências, eles comentam estudos de 2008~2009.
 

Shifty♤

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.076
Reações
22.748
Pontos
1.449
Em 2022, no meio da discussão de Ratanabá, tinha essa outra que ficou encoberta.


E se vc ler as referências, eles comentam estudos de 2008~2009.

Siiim... esses estudos são antigos.
O cara desse artigo que eu postei, já pesquisava sobre isso a uns 20 anos pelo menos.
Mas só agora, com a tecnologia que ele conseguiu algo concreto.

Agora, com o avanço da tecnologia deveremos ver cada mais descobertas na Amazônia.

Quem sabe até encontrem Ratanabá haha
 
Ultima Edição:

¬¬*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.619
Reações
26.655
Pontos
803
Será que um dia vão descobrir uma sociedade organizada com carros feitos de paus e pedras e usando os bichos como objetos, igual no desenho dos Flintstones? Eu quero acreditar.
 

big.asshole

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
891
Reações
2.141
Pontos
674
a primeira imagem parece até a captura das vilosidades do meu estômago pela endoscopia
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Tem estudos que dão conta de que a amazônia toda foi plantada, há uma terra preta superficial única na região toda com fortes indícios de ser material fabricado, tipo um adubo. Por esse motivo a floresta, o geral parece ser bem frágil pois esse material não é muito profundo.
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.532
Reações
6.252
Pontos
959
Se não tem piramide na cidade é obvio que é fake, todo mundo sabe que cidade com mais de 2000 anos tem que ter piramide
 
Topo Fundo