Algo semelhante aconteceu com o Windows Phone. O OS não tinha sequer um aplicativo nativo do YouTube, bloqueado pela Google, enquanto a Microsoft lançava todos os seus produtos no Android.
Resultado: virou história, foi varrido do mercado, e hoje temos que lidar com um duopólio Google/Apple.
A Microsoft nos últimos dez anos teve só uma estratégia declarada, que é a de utilizar-se do software para alavancar seu ecossistema e serviços. E quais são seus ecossistemas? Xbox Series/One, Windows Store e recentemente a xCloud. O software se dobrava ao ecossistema, tinha esse propósito. E os ecossistemas eram inteiramente dominados pela Microsoft.
A coisa começou a ficar estranha, na minha opinião, em dois momentos: lançamentos na Steam e lançamentos na
Switch. Nesse dois momentos, a Microsoft abriu mão do fortalecimento do ecossistema, sua diretriz estratégica geral, por migalhas financeiras atuando como third party em plataformas das quais ela não tem controle sobre receita, usuários, clientes, dados etc, sendo esse sempre seu objetivo. Eu
ainda apontei isso em 2019.
A Windows Store foi de base, tendo ela atuado como third na Steam desde então. E agora a Microsoft vai fazer exatamente a mesma coisa com o console: colocar no altar de sacrifício pelas receitas de curto prazo. É a primeira mudança de estratégia significativa em 10 anos.