Os consoles usam CPUs Zen 2 que já está bem defasada é verdade, mas nos consoles eles tem algumas customizações e co-processadores especialisados para som, I/O e sei lá mais o quê. Isso acaba aliviando a carga além de terem sistemas operacionais especializados e não terem concorrência de recursos de anti-virus e outros softwares com normalmente ocorre nos PCs.
Tem nada demais nisso, só fizeram isso para baratear o custo, ao inserirem no silício da placa.
O Zen 2 dos consoles é capado, tem muito pouca memória cache, meros 8 MB. Se fossem descomprimir só pela CPU, demorariam demais. Já PCs tem 32 MB no mínimo em uma CPU como o 5600. Se contar os processadores 3D então, já bate 96 MB.
Cache é uma memória muito cara, mas é vital no desempenho.
Recentemente saiu o 5700, que tem apenas 16 MB de cache e ele desempenha pior que o 5600, mesmo tendo mais núcleos.
Placas-mães baratas já possuem processadores de som bons, mesmo no meu PC de 2014, isso não é novidade.
E não se engane, os SOs de consoles não são lá essas coisas, eles consome 3 GB da RAM desses consoles e rodam em memórias que são piores para execução de tarefas fora de jogos.
Antivirus não é desculpa há uns 10 anos, todos eles tem algum modo game, pra ficarem tranquilos, fora que muitos usam poucos recursos, qualquer CPU dá conta de rodá-lo em uma thread, uma varredura em SSD é feita em segundos. Se seu antivirus causa impacto em performance, troque de antivirus. Recomendo o BitDefender.
Enfim, todo o benefício que falam de consoles, não se aplica muito hoje em dia. Todos eles são meros PCs fechados.
A única vantagem é ter um software mais polido, porque recebem dedicação no desenvolvimento. Mas nenhum deles possui algum componente mágico.