O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.499
Reações
91.303
Pontos
1.503
Quem tá mais desesperado tem que procurar empresa pequena que usa PHP. Acabamos de contratar um rapaz com uma entrevista técnica de dez minutos. Na prova ele foi bem meia boca.

Mas é isso. Quase ninguém quer trabalhar em sistema legado. Ainda mais PHP e jquery. É só não ter cara de psicopata que meu chefe contrata. Sério, ele já contratou um enfermeiro :kkk


WhatsApp Image 2024-02-20 at 9.54.57 AM.jpeg
 

Temujin

Veterano
Mensagens
144
Reações
363
Pontos
148
Eu já falei pro @mendingo_26 que sua região contrata, pessoal já me falou que é só querer e já tem emprego
Se eu fosse ele já teria me mudado mesmo
Imagina se os meus antepassados ficassem só numa região, às vezes a mudança é necessária
Eu nao sei os pormenores da situacao do mendigo, tipo familia ou algum compromisso que exija de verdade ficar onde ele esta, mas se eu tivesse na situacao de nao encontrar nem vagas de estagio na minha cidade (e considerando que ainda nao tivesse experiencia o suficiente para "exigir" home-office) eu teria me mudado.

Cara, mesmo quando eu ja estava estabilizado (diga-se, ganhando 3.2k em 2018 no interior de SP) eu topei uma boa proposta para mudar de cidade, nao foi facil, tanto que na primeira oportunidade de home-office eu voltei, mas foi uma das melhores decisões da minha vida em relação a oportunidades.

Quanto ao LinkedIn e comunidades do Reddit eu também dou uma afastada de vez em quando, mas não pelo motivo de ter gente vendendo sonhos, e sim porque acho o conteúdo destas comunidades muito pessimista, r/brdev por exemplo deve ter uns 10 posts por dia ou mais de gente reclamando que não consegue nada na área, agora de fato, esta difícil? Esta, não e um mercado bom, mas esse ciclo de negatividade só piora as coisas e tira o foco.

Eu estou empregado, mas estava aplicando a vagas freneticamente no LinkedIn em busca de melhores e melhores oportunidades, mais clientes, etc, so que mais de 90% das respostas negativas, algumas entrevistas aqui e ali que nao rolaram, ai decidi dar um tempo, tipo, mantenho o perfil la mas parei de aplicar em vagas, ate porque preciso descrever meu perfil um pouco melhor do que o jeito que esta la hoje, mas independentemente disso resolvi focar no meu trabalho a ficar tomando negativas por tomar, eu to calejado de negativas mas chega uma hora que você começa se sentir mal.

Sei que e uma questao de jogar o jogo mas estou dando um tempo por enquanto.
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.082
Reações
47.918
Pontos
803
Eu nao sei os pormenores da situacao do mendigo, tipo familia ou algum compromisso que exija de verdade ficar onde ele esta, mas se eu tivesse na situacao de nao encontrar nem vagas de estagio na minha cidade (e considerando que ainda nao tivesse experiencia o suficiente para "exigir" home-office) eu teria me mudado.

Cara, mesmo quando eu ja estava estabilizado (diga-se, ganhando 3.2k em 2018 no interior de SP) eu topei uma boa proposta para mudar de cidade, nao foi facil, tanto que na primeira oportunidade de home-office eu voltei, mas foi uma das melhores decisões da minha vida em relação a oportunidades.

Quanto ao LinkedIn e comunidades do Reddit eu também dou uma afastada de vez em quando, mas não pelo motivo de ter gente vendendo sonhos, e sim porque acho o conteúdo destas comunidades muito pessimista, r/brdev por exemplo deve ter uns 10 posts por dia ou mais de gente reclamando que não consegue nada na área, agora de fato, esta difícil? Esta, não e um mercado bom, mas esse ciclo de negatividade só piora as coisas e tira o foco.

Eu estou empregado, mas estava aplicando a vagas freneticamente no LinkedIn em busca de melhores e melhores oportunidades, mais clientes, etc, so que mais de 90% das respostas negativas, algumas entrevistas aqui e ali que nao rolaram, ai decidi dar um tempo, tipo, mantenho o perfil la mas parei de aplicar em vagas, ate porque preciso descrever meu perfil um pouco melhor do que o jeito que esta la hoje, mas independentemente disso resolvi focar no meu trabalho a ficar tomando negativas por tomar, eu to calejado de negativas mas chega uma hora que você começa se sentir mal.

Sei que e uma questao de jogar o jogo mas estou dando um tempo por enquanto.
Ele escolheu uma área que a região dele tem pouca demanda desses profissionais
Alagoas pelas crises que se sucedem não deve ser fácil mesmo
Agora ficar nessas comunidades é algo complicado
Muitas dessas histórias que o pessoal conta são meias verdades, você sabe se o cara se dedicava?
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.678
Reações
15.075
Pontos
453
Ele escolheu uma área que a região dele tem pouca demanda desses profissionais
Alagoas pelas crises que se sucedem não deve ser fácil mesmo
Agora ficar nessas comunidades é algo complicado
Muitas dessas histórias que o pessoal conta são meias verdades, você sabe se o cara se dedicava?
O cara pode ter um portfólio mt bom, mas nem vai ser visto....primeira etapa do RH é usar filtros automáticos de experiência/localidade/formação/ e as vezes idade e pretensão salarial. Normalmente usam os filtros do Gupy que fazem tudo isso junto atribuindo uma nota de "afinidade"

1708437213155.png

Qd sobram em torno de 20 pessoas é que começam as analises humanizadas de perfil e portfólio.

Então o cara pode ter se dedicado mt, ser mt bom e mesmo assim morrer na praia.
 
Ultima Edição:


Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Muitas dessas histórias que o pessoal conta são meias verdades, você sabe se o cara se dedicava?

A área sempre foi dificil de entrar (em um emprego realmente desejável).
Eu sempre disse aqui que a melhor maneira de entrar era fazendo uma boa faculdade, e mesmo assim não é algo garantido (tenho amigos que se formaram em federal e nunca trabalharam com TI).

Pessoal se deixou a levar muito pelos sonhos vendidos durante a pandemia e pelas contratações desenfreadas.
Estava lendo hoje sobre isso, mesmo com todos layoffs, o Google ainda cresceu em número de funcionarios 5% todo ano desde 2021.

Eu continuo não concordando que a área está ruim para contratações. Ela só voltou para um padrão realista como em qualquer outra (direito, engeharia civil, mecânica, etc).
Exemplo tosco, mas que ilustra. Aqui em BH quem se forma em mecânica vai pra Betim trabalhar, por que tem a FIAT lá, ninguem fica insistindo que só trabalha como eng. mecânico em BH. Betim fica na RMBH então isso não é um grande problema, mas tenho mais de um amigo que foi pra Pernambuco trabalhar na FIAT lá.

Se você quer trabalhar como desenvolvedor de uma tecnologia muito específica, tem que ir para os polos onde estes funcionários são desejados.
Não adianta ficar esperando o emprego ir até você. Ou então existem duas outras opções:
- Fazer concurso, a forma mais democrática para quem não pode se mudar.
- Abrir a própria empresa e trabalhar como freelance. Nossa área ainda tem o bônus que ser uma das mais baratas para abrir a própria empresa e começar a trabalhar por conta própria.
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.678
Reações
15.075
Pontos
453
A área sempre foi dificil de entrar (em um emprego realmente desejável).
Eu sempre disse aqui que a melhor maneira de entrar era fazendo uma boa faculdade, e mesmo assim não é algo garantido (tenho amigos que se formaram em federal e nunca trabalharam com TI).

Pessoal se deixou a levar muito pelos sonhos vendidos durante a pandemia e pelas contratações desenfreadas.
Estava lendo hoje sobre isso, mesmo com todos layoffs, o Google ainda cresceu em número de funcionarios 5% todo ano desde 2021.

Eu continuo não concordando que a área está ruim para contratações. Ela só voltou para um padrão realista como em qualquer outra (direito, engeharia civil, mecânica, etc).
Exemplo tosco, mas que ilustra. Aqui em BH quem se forma em mecânica vai pra Betim trabalhar, por que tem a FIAT lá, ninguem fica insistindo que só trabalha como eng. mecânico em BH. Betim fica na RMBH então isso não é um grande problema, mas tenho mais de um amigo que foi pra Pernambuco trabalhar na FIAT lá.

Se você quer trabalhar como desenvolvedor de uma tecnologia muito específica, tem que ir para os polos onde estes funcionários são desejados.
Não adianta ficar esperando o emprego ir até você. Ou então existem duas outras opções:
- Fazer concurso, a forma mais democrática para quem não pode se mudar.
- Abrir a própria empresa e trabalhar como freelance. Nossa área ainda tem o bônus que ser uma das mais baratas para abrir a própria empresa e começar a trabalhar por conta própria.
E o mendingo pode fazer concurso como cotista, o que ajudaria demais uma aprovação rápida -- concurso da caixa com 2 mil vagas vai abrir, alô mendingo?

No seu quadro mesmo mostrou que o pessoal é da região sul e sudeste que são grandes pólos tecnológicos
Bem isso
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.599
Reações
6.277
Pontos
703
O que o mendigo precisa é começar a trabalhar com qualquer coisa, salário mínimo hoje já é quase 1500 no CLT, existem vagas por aí pagando 2k em funções sem qualificação, melhor ocupar o tempo trabalhando, pode ir estudando para concurso por fora, pois focar meses, anos, em concurso e depois não conseguir passar, também é furada.

E como já comentaram, procura outra profissão que tenha demanda na sua cidade ou nas cidades próximas e muda de área.

Onde moro existem escolas técnicas estaduais 100% gratuitas, cursos como tec. segurança do trabalho, enfermagem, analises clínicas... Só passar em um concurso simples.

Procura essas oportunidades no sua cidade. E claro, depois que mudar de área e se estabilizar nela, você pode ir evoluindo dentro da área com novas qualificações.

Realmente, focar somente em TI em 2024 como única opção, na minha região pelo menos, eu não vejo com o ideal, pois TI é muito "prostituído", qualquer vaguinha mer.da querem te empurrar PJ pra ganhar 2500 reais sem nenhum direito trabalhista, 2500 reais PJ é como se fosse 1800 reais no CLT, ou seja, repositor de mercado.
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.678
Reações
15.075
Pontos
453
O que o mendigo precisa é começar a trabalhar com qualquer coisa, salário mínimo hoje já é quase 1500 no CLT, existem vagas por aí pagando 2k em funções sem qualificação, melhor ocupar o tempo trabalhando, pode ir estudando para concurso por fora, pois focar meses, anos, em concurso e depois não conseguir passar, também é furada.

E como já comentaram, procura outra profissão que tenha demanda na sua cidade ou nas cidades próximas e muda de área.

Onde moro existem escolas técnicas estaduais 100% gratuitas, cursos como tec. segurança do trabalho, enfermagem, analises clínicas... Só passar em um concurso simples.

Procura essas oportunidades no sua cidade. E claro, depois que mudar de área e se estabilizar nela, você pode ir evoluindo dentro da área com novas qualificações.

Realmente, focar somente em TI em 2024 como única opção, na minha região pelo menos, eu não vejo com o ideal, pois TI é muito "prostituído", qualquer vaguinha mer.da querem te empurrar PJ pra ganhar 2500 reais sem nenhum direito trabalhista, 2500 reais PJ é como se fosse 1800 reais no CLT, ou seja, repositor de mercado.
Meu amigo pegou uma dessas de 2500 PJ por falta de opção, ele tem 3 anos de XP e está alguns meses lutando por uma vaga pleno sem sucesso.

Acho que mendingo podia dar um all-in nesse concurso da caixa, estudar o dia todo por 2 meses e depois partir pra qualquer trabalho na região e paralelamente estudar para concurso/ outra coisa.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.256
Reações
11.971
Pontos
503
O darkside da programação pra mim sempre foi esse, na vida real você não vai codificar um produto que te agrada, não vai usar uma tecnologia que te agrada, por isso virei pra área de infra, parar de lidar com o produto e ideia dos outros, hoje sou um cara técnico, entrego meu trampo sem me importar qual o negócio do cliente.
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.678
Reações
15.075
Pontos
453
Essas vagas dev JR tão tudo saturadas, até salesforce e Cobol

1708448101180.png

Estudar outra tech e falhar vai acabar com o psicológico do mendingo, melhor arrumar job comum e apostar o futuro em um concurso.

Mendingo tem a vantagem das cotas, em 1 ano ele passa em alguma coisa...se ele tivesse pego esses 3 anos e investido em concurso ele já estaria trabalhando como servidor.
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.082
Reações
47.918
Pontos
803
Essas vagas dev JR tão tudo saturadas, até salesforce e Cobol

Visualizar anexo 377454

Estudar outra tech e falhar vai acabar com o psicológico do mendingo, melhor arrumar job comum e apostar o futuro em um concurso.

Mendingo tem a vantagem das cotas, em 1 ano ele passa em alguma coisa...se ele tivesse pego esses 3 anos e investido em concurso ele já estaria trabalhando como servidor.
E ganhando 5k
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Essas vagas dev JR tão tudo saturadas, até salesforce e Cobol

Visualizar anexo 377454

Estudar outra tech e falhar vai acabar com o psicológico do mendingo, melhor arrumar job comum e apostar o futuro em um concurso.

Mendingo tem a vantagem das cotas, em 1 ano ele passa em alguma coisa...se ele tivesse pego esses 3 anos e investido em concurso ele já estaria trabalhando como servidor.
cobol para jr?
Primeira vez que vejo
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.908
Reações
95.105
Pontos
2.179
Muitas empresas formam profissionais jr em Cobol.
Principalmente consultorias. Aqui no RJ eu lembro que a Everis formava profissionais em Cobol no polo que tinha em MG (por ser mais barata a contratação por lá).

Aqui ainda temos Delphi. Inclusive um sistema muito usado nos supermercados da região é feito em Delphi. Delphi 2.
 

Cole_MacGrath

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
384
Reações
461
Pontos
504
Aqui ainda temos Delphi. Inclusive um sistema muito usado nos supermercados da região é feito em Delphi. Delphi 2.
Delphi 2, se não me engano, era de 1996.
Sei disso porque comecei desenvolvendo em Delphi 3 (1997).
Para impressoras fiscais, funciona bem e não dá muita dor de cabeça mesmo.
Hoje em dia já vi sistemas feitos em Electron (Node) com Linux por trás e fazendo essa interface com as impressoras fiscais.
Inclusive, se não me engano, uma grande loja de departamento trabalha com sistemas assim.
Mas, para supermercados, acredito que ainda tenha muito Delphi por aí.
 

Cole_MacGrath

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
384
Reações
461
Pontos
504
@mendingo_26 Existem outras formas de tentar entrar no mercado.
Atualmente, muitas empresas fazem bootcamp para formação de profissionais.
Alguns que posso indicar, caso queira seguir tentando, são o DIO e o CAMPUS CODE

O DIO tem bootcamps patrocionados que podem ser porta de entrada e já fazem um encaminhamento dos melhores alunos para as empresas que patrocinam seus bootcamps. O único porém é que quem possui conta FREE só pode fazer um bootcamp por vez. Segue o link: https://web.dio.me

Já o CAMPUS CODE tem sempre alguma turma do TreinaDev: https://treinadev.com.br/
Segue um resumo deles:
Estão abertas as inscrições para a Turma 12 do TreinaDev

Esta edição do programa procura pessoas que queiram entrar no mercado de desenvolvimento web através de um treinamento em um ambiente amigável e que prepara para ser dev desde o primeiro dia de participação, tudo com o carinho e experiência da nossa equipe.

E o melhor: é 100% gratuito, online e com chances de contratação pelas empresas parceiras e apoiadoras.

Para participar, é só se inscrever no link abaixo. Você recebe acesso imediato aos conteúdos preparatórios para os primeiros testes do processo seletivo. A partir daí, cada etapa virá recheada de aprendizados e desafios para você evoluir do início ao fim!​
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
@mendingo_26 Existem outras formas de tentar entrar no mercado.
Atualmente, muitas empresas fazem bootcamp para formação de profissionais.
Alguns que posso indicar, caso queira seguir tentando, são o DIO e o CAMPUS CODE

O DIO tem bootcamps patrocionados que podem ser porta de entrada e já fazem um encaminhamento dos melhores alunos para as empresas que patrocinam seus bootcamps. O único porém é que quem possui conta FREE só pode fazer um bootcamp por vez. Segue o link: https://web.dio.me

Já o CAMPUS CODE tem sempre alguma turma do TreinaDev: https://treinadev.com.br/
Segue um resumo deles:
Eu acho que esses bootcamp são furada. Mendigo já até tentou alguns.

Eles só "funcionam" no momento que o mercado está muito aquecido, e mesmo assim, continua o mesmo problema anterior. Eles vão contratar um junior que nunca trabalhou na área em regime de home office? Acho complicado. As chances são muito grandes de chegar lá no fim e a vaga ir para alguem que pode ir presencial.
 

Cole_MacGrath

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
384
Reações
461
Pontos
504
Eu acho que esses bootcamp são furada. Mendigo já até tentou alguns.

Eles só "funcionam" no momento que o mercado está muito aquecido, e mesmo assim, continua o mesmo problema anterior. Eles vão contratar um junior que nunca trabalhou na área em regime de home office? Acho complicado. As chances são muito grandes de chegar lá no fim e a vaga ir para alguem que pode ir presencial.
Pode até acontecer, mas não custa tentar.
Eu já conheci uma pessoa que saiu de caixa de supermercado para dev jr. Tentou durante toda a pandemia e só conseguiu mesmo algo no final de 2022.
Isso porque tentou de tudo mesmo. Só não largou o trabalho enquanto não migrou.
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.678
Reações
15.075
Pontos
453
Eu acho que esses bootcamp são furada. Mendigo já até tentou alguns.

Eles só "funcionam" no momento que o mercado está muito aquecido, e mesmo assim, continua o mesmo problema anterior. Eles vão contratar um junior que nunca trabalhou na área em regime de home office? Acho complicado. As chances são muito grandes de chegar lá no fim e a vaga ir para alguem que pode ir presencial.
Concordo e acrescento que vcs estão desconsiderando o efeito psicológico na cabeça do mendingo de continuar sofrendo derrotas, melhor pegar algo mais safe agora....já foram 3 anos insistindo
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.019
Reações
6.743
Pontos
283

Veja o que Mark Zuckerberg tem a dizer sobre as demissões nas big techs​

Fundador do Facebook chama a atenção para reestruturações que as empresas fizeram no pós-pandemia e redobra aposta no metaverso​


As recentes ondas de demissões pelas empresas de tecnologia da informação (TI), em todo o mundo, incluindo as chamadas big techs, têm a ver com reestruturações em prol de maior eficiência, um movimento que começou por causa de um excesso de capacidade na esteira dos desequilíbrios provocados pela pandemia de Covid-19, mas continuou posteriormente. A explicação é do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que não vê muita influência da inteligência artificial (IA) nos cortes.

– As demissões têm mais a ver com as companhias tentando navegar em meio à pandemia – afirmou o executivo, numa entrevista de pouco mais de 40 minutos ao podcast Morning Brew Daily, que foi ao ar na sexta-feira, dia 16.

Zuckerberg lembrou que, no início, a crise causada pela Covid-19 levou a um boom no comércio eletrônico e nos serviços de TI em geral. Com os negócios bombando, as empresas contrataram mais e mais profissionais.

– Muitas companhias cresceram além da conta. Quando as coisas voltaram a bem próximo do que estavam antes, muitas empresas se deram conta de que não estavam bem financeiramente, porque estavam com excesso de capacidade. Então, tivemos essas ondas de demissões, que estavam basicamente respondendo a isso – afirmou Zuckerberg.

Empresas não conheciam 'nada além de crescimento'​


Segundo o executivo, as empresas de tecnologia, incluindo as big techs, como a Meta, pertencem a uma geração de companhias que “não conheciam nada além de crescimento”. Por isso, a ideia de fazer demissões em massa era “maluca”, essas empresas “nem conseguiam compreender do que se tratava”.

– Mas tivemos que fazer (as demissões). Então, muitas companhias passaram por uma zona em que se deram conta de que, na verdade, as demissões não significaram o fim dos negócios. Foi muito duro, demitimos muita gente talentosa com quem nos importamos, mas, de alguma forma, ficar mais enxuta de certa forma fez as empresas mais eficazes – disse Zuckerberg.

O fundador do Facebook fez a análise ao ser questionado sobre a relação entre as demissões em massa e o acelerado avanço da inteligência artificial (IA). Inicialmente, Zuckerberg adotou um tom otimista em relação aos impactos da nova tecnologia no mercado de trabalho.

Na mesma linha de parte dos pesquisadores que estudam as relações entre tecnologia e emprego, Zuckerberg vê a IA como uma ferramenta com “usos fantásticos que farão nossa vida melhor de tantos jeitos”, liberando, no longo prazo, os trabalhadores de tarefas e empregos dos quais não gostam. O problema estaria no curto prazo, na transição para essa nova realidade.

Regulamentação leve sobre IA e aposta redobrada no metaverso​


Perguntado sobre os questionamentos éticos em relação ao uso da IA, Zuckerberg disse que eventuais regulamentações deveriam se concentrar apenas em evitar que uma organização se torne mais avançada e poderosa do que todas as demais.

Zuckerberg tampouco acha que as demissões em massa têm a ver com o fato de a IA ter virado a nova moda no mundo da TI. Pelo menos, não no caso da Meta. Questionado se, por causa do acelerado avanço da IA, a aposta da Meta no chamado “metaverso”, uma das obsessões de Zuckerberg, ficaria em segundo plano, o executivo negou. Segundo ele, a Meta segue investindo nas duas áreas, em torno de US$ 15 bilhões por ano em cada uma delas.

 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.082
Reações
47.918
Pontos
803
Eu acho que esses bootcamp são furada. Mendigo já até tentou alguns.

Eles só "funcionam" no momento que o mercado está muito aquecido, e mesmo assim, continua o mesmo problema anterior. Eles vão contratar um junior que nunca trabalhou na área em regime de home office? Acho complicado. As chances são muito grandes de chegar lá no fim e a vaga ir para alguem que pode ir presencial.
O do Santander ele não conseguiu apesar de ser muito difícil arrumar uma entrevista lá
Agora tem outras que chamam mesmo
Se é de graça vale a pena
O importante é tentar
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.604
Pontos
1.179
Muitas empresas formam profissionais jr em Cobol.
Principalmente consultorias. Aqui no RJ eu lembro que a Everis formava profissionais em Cobol no polo que tinha em MG (por ser mais barata a contratação por lá).
Saudades da Everis
Mas o pessoal de Cobol que estava comigo lá estavam se atualizando por que a demanda estava baixa.
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
847
Reações
1.542
Pontos
574
Pra mim esse cara que deu quit ai tinha vários outros problemas.
Não conseguir emprego em TI deve ser pq ele ainda é ruim para o mercado.
Falo isso pq participo direto de processo seletivo e os jr. que aparece, sinceramente, da vontade de terminar a entrevista com 5 minutos.
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
847
Reações
1.542
Pontos
574
Quem tá mais desesperado tem que procurar empresa pequena que usa PHP. Acabamos de contratar um rapaz com uma entrevista técnica de dez minutos. Na prova ele foi bem meia boca.

Mas é isso. Quase ninguém quer trabalhar em sistema legado. Ainda mais PHP e jquery. É só não ter cara de psicopata que meu chefe contrata. Sério, ele já contratou um enfermeiro :kkk
é a pura verdade. Meu primeiro emprego foi nesse nível.
Teve uma vez que os sócios saíram no soco na frente da gente.
Sem contar que rolava racismo e assédio moral.
Mas o time de dev lá pelo menos era gente boa. Lembro que na hora do almoço, a gente logava todo mundo pra jogar um age 2. Bons tempos
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.600
Reações
20.766
Pontos
964
Meu amigo pegou uma dessas de 2500 PJ por falta de opção, ele tem 3 anos de XP e está alguns meses lutando por uma vaga pleno sem sucesso.

Acho que mendingo podia dar um all-in nesse concurso da caixa, estudar o dia todo por 2 meses e depois partir pra qualquer trabalho na região e paralelamente estudar para concurso/ outra coisa.

Não recomendo o concurso da Caixa para quem nunca estudou para concursos, que eu acho que é o caso dele, apesar das 2 mil vagas, vai ser super concorrido, ele pode perder tempo e se frustar ainda mais.
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.485
Reações
14.188
Pontos
453
Não recomendo o concurso da Caixa para quem nunca estudou para concursos, que eu acho que é o caso dele, apesar das 2 mil vagas, vai ser super concorrido, ele pode perder tempo e se frustar ainda mais.
Se for para o lado concurseiro da força, ele precisa definir um foco. Por ex, BB.
E fazer outros concursos fora do seu foco (Caixa, Correios, etc.), a fim de adquirir experiência em provas.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Não sei se é fake, mas a história deve ser recorrente na área, vejo muita cara de desgaste mental já começando pelos processos seletivos antes mesmo do cara começar a trabalhar.

Dei uma pausa tanto nesse tópico, Linkedisney e no Reddit (BR Dev) porque estava muito desgastado mentalmente, daqui a 3 meses fazem 3 anos que estou desempregado e sem nenhuma expectativa de entrar, seja na área de suporte ou da área de desenvolvimento como jr.

Desde Outubro / 2023 estou pegando uma média de 2 entrevistas por mês chegando a enviar cerca de 100 a 200 currículos para Front-End Jr / Pleno, quando tô na doida chega a 300 currículos enviando para Sênior (o não eu já tenho garantido).

Semana retrasada fiz a entrevista com RH + teste técnico + entrevista com a gestão da empresa para no final a vaga ser cancelada pois na sexta-feira do carnaval já tinham contratado alguém, detalhe é que a mais de 2 semanas quando fui aprovado na etapa inicial, se quer o RH falou sobre a demanda urgente para preencher a vaga, em resumo ficou no banco de cadastro das empresas.

O que está acontecendo ultimamente é passar em todos os processos e faltando apenas a parte da entrevista com a gestão da empresa a vaga é cancelada ou congelada, hoje mesmo fiz uma entrevista de uma vaga que me candidatei a 2 meses atrás que foi congelada, caras, o negócio tá tão sério que nem estágio vejo mais aparecendo aqui na minha cidade em suporte técnico, coisa que pipocavam cerca de 5 por semana na época que estava na faculdade. Sinceramente, não sei o que futuro reserva para T.I. nesse país, só tenho medo dessa área.

1-Publica-o-Feed-Linked-In.png
Tá um momento péssimo pra jr acho q isso vc já sabe. mas ta ruim pra pleno tbm, eu esses dias tive que voltar forçado ao mercado full time pq tive um problema com minha casa (que nao quero relatar aqui) e voltei a pagar aluguel, to até vendendo minha coleção de games.
E oq to vendo procurando bastante vaga é que tem MUITA gente de candidatando pra QUALQUER vaga, e o povo do RH que em sua maioria é BEM incompetente não ta sabendo lidar com isso. Outra que Front End é a area mais INFLADA de TODAS.
Fiz uma entrevista essas semanas pra Rails Pleno(nao tenho xp com ROR, mas a vaga exigia xp com back end, oq tenho em php, js e c++) e to fazendo um teste tecnico agora pra C++ Senior, e oq to vendo é que mesmo eu tendo xp desde 2015, afunilando pra melhores em 2018 pra cima, ainda parece que pro algortimo ou pra recrutadores sou junior kkkk tipo vc ve os recrutadores perguntando coisa bem idiota numa vaga de pleno, tipo oq eh um array ou oq eh uma estrutura de dados e por ai vai...
A verdade é que TI virou modinha, e o recrutadores nao sabem como filtrar os bons candidatos dos ruins. Detesto dizer isso mas acho que só teste tecnico deve fazer a vaga de COBOL que o colega disse ai em cima de 77 candidatos descer pra 3 ou 2. Falo isso pq nao gosto de teste tecnico, mas essa tem sido a saida pra mim. Junto com falar direto com o recrutador sobre a vaga, vou na cara dura e pergunto no pv do cidadao ou na postagem, ou mando email. Os sites em geral estao cheios de gente que nao sabe nem percorrer um array se candidatando pra todas as vagas que aparecem.
No momento intensifiquei os freelas, ate consertar notebook e pc eu to fazendo.

[Edit]: surpreso dos defensores de diploma do MEC nao terem ainda me atacado com o famoso:
"se vc tivesse faculdade isso nao teria acontecido ou seria mais facil :v"
 
Ultima Edição:
Topo Fundo