Resumo do ULTIMO DIA DE TESTES
MANHÃ:
Sainz é o mais rápido do início ao último dia de teste interrompido
Carlos Sainz Jr. liderou as telas de cronometragem quando o último dia de testes atingiu seu ponto de parada originalmente programado.
No entanto, o funcionamento continuou, tendo sido suspenso por mais de uma hora no início do dia devido a outra tampa de drenagem quebrada. Sainz, que também terminou o teste de ontem na frente, foi dois décimos de segundo mais rápido que Sergio Perez, da Red Bull, após as primeiras quatro horas.
Kevin Magnussen estabeleceu o primeiro tempo do dia com 1m36,962 com o composto C3, antes de Sainz quebrar o recorde com 1m32,017 com os pneus C4 marcados em vermelho. Depois de ser enviado para a pista com um grande rake aerodinâmico na traseira de seu RB, Daniel Ricciardo teve que retornar aos boxes porque a estrutura inferior parecia se desfazer.
Com meia hora de sessão, a bandeira vermelha apareceu pela primeira vez. Assim como no início da sessão de quinta-feira, uma tampa de drenagem se soltou fora da calçada da pista na aproximação para a curva 11, levando a uma longa paralisação de mais de uma hora enquanto trabalhos de reparo eram realizados sob a supervisão do diretor de corrida da FIA, Niels Wittich.
A corrida finalmente foi retomada às 11h45, horário local, após um atraso de uma hora e 13 minutos. Foi decidido que o tempo restante seria executado de forma contínua, sem intervalo programado para almoço. Todos os 10 pilotos que começaram o dia retomaram rapidamente os seus vários programas de volta à pista.
Não houve grandes melhorias no topo da tela de cronometragem quando a corrida foi retomada, embora Perez tenha alcançado um novo recorde pessoal de 1m31,647s. Logo depois, ele pareceu atrapalhar Lewis Hamilton nas rápidas curvas seis e sete, forçando o piloto da Mercedes a desistir de sua volta rápida.
Bottas passou um tempo considerável na garagem da Sauber enquanto a equipe trabalhava em seu C44. Perez saiu do carro depois de três horas, mas voltou à cabine para continuar. Enquanto isso, na Haas, Magnussen foi visto recebendo um martelo na cabine de seu carro, provavelmente para realizar reparos improvisados em algo dentro dele.
Quando a quarta hora foi concluída, o tempo de 1m31,247s de Sainz continuou sendo o melhor tempo do dia, mas significativamente mais lento do que o seu melhor tempo no teste de quinta-feira. Perez foi o segundo mais rápido, dois décimos mais lento que a Ferrari, com Hamilton a mais meio segundo de distância, em terceiro.
Magnussen percorreu a maior distância da tarde com 80 voltas na sua Haas, com Ricciardo dando 70 voltas na RB. A McLaren teve o menor número de voltas nas primeiras quatro horas, com 20.
2024 Formula 1 pre-season Bahrain test, Day three times after four hours:
TARDE:
Leclerc coloca Ferrari no topo no final do teste no Bahrein
Charles Leclerc colocou a Ferrari mais rápida no terceiro e último dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, à frente de George Russell.
O piloto da Ferrari estabeleceu o tempo mais rápido no último dia, menos de meio segundo mais rápido que o piloto da Mercedes, Russell.
No entanto, o melhor tempo de Leclerc não foi rápido o suficiente para bater o melhor tempo do teste de três dias, estabelecido na quinta-feira pelo seu companheiro de equipe Carlos Sainz Jr.
Após uma longa bandeira vermelha no início do dia por outra tampa de ralo solta, a sessão foi retomada faltando mais de sete horas para o fim, sem intervalo para almoço no meio do dia. No final das primeiras quatro horas, Sainz foi o mais rápido para a Ferrari com 1m31,247s, embora tenha sido bem mais de um segundo mais lento do que seu melhor tempo geral do teste de 1m29,921s de quinta-feira.
Embora a sessão tenha decorrido continuamente, houve uma pausa na acção da pista por volta da hora da pausa para almoço originalmente programada, já que a maioria das equipas alternou entre pilotos. Sainz quebrou brevemente o silêncio, antes de Alexander Albon – o único piloto com programa de dia inteiro – retornar ao circuito.
A McLaren foi a primeira das nove equipes a trocar de piloto, com Oscar Piastri assumindo o MCL38. Ele logo foi acompanhado pelo campeão mundial Max Verstappen na Red Bull, enquanto Leclerc, Russell, Fernando Alonso, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Zhou Guanyu e Nico Hulkenberg entraram em seus respectivos carros pela última vez.
Durante grande parte do dia, as equipas concentraram-se mais em longos percursos de combustível do que em tempos de volta completos, sem alterações significativas na tabela de classificação a meio da hora.
Pouco antes das 16h, Verstappen saiu para a pista com um novo conjunto de pneus compostos C3. Depois de estabelecer um primeiro e segundo setores roxos, o campeão mundial substituiu Sainz no topo dos tempos com uma nova volta mais rápida do dia com 1m31,058s – ainda mais de um segundo mais lento que o melhor tempo de Sainz no teste marcado na quinta-feira. .
Logo depois, Leclerc saiu para a pista com um jogo de pneus C4 em sua Ferrari e registrou a volta mais rápida do dia com 1m30,409s. Pouco tempo depois, ele melhorou ligeiramente para 1m30,322s.
Quando o sol começou a se pôr, Hulkenberg, Tsunoda e Zhou passaram algumas voltas correndo próximos, parecendo coletar alguns dados sobre como seus carros funcionavam no trânsito. Mas havia pouca emoção enquanto as equipes continuavam a acumular quilometragem na pista, além da cobertura da roda dianteira direita quebrando o Alpine de Gasly no caminho para a curva um, forçando-o a retornar à garagem para reparos.
Na última hora de corrida, algumas equipes começaram a aumentar a velocidade. A Mercedes enviou Russell com pneus C3 para várias voltas que culminaram em uma volta de 1m30,960s. Nos 20 minutos finais, Russell foi equipado com um conjunto de pneus C4 mais macios, que usou para melhorar para 1m30,368s, menos de meio segundo mais lento que o melhor do dia de Leclerc, para passar para o segundo lugar nos tempos.
Zhou também melhorou para o terceiro lugar no composto C4 segundos antes do início do teste programado do procedimento do Safety Car, faltando 15 minutos para o fim. Tal como na quinta-feira, foi realizado um teste completo do Safety Car Virtual, Safety Car, bandeira vermelha e procedimentos de largada, com a participação de Hulkenberg, Tsunoda, Zhou, Alonso, Piastri, Leclerc e Russell. Depois que todos os pilotos tiveram a oportunidade de fazer um treino de largada no grid, o último dia de testes chegou oficialmente ao fim.
Leclerc terminou o dia mais rápido de todos os pilotos, mas com um tempo mais lento que o melhor tempo do companheiro de equipe Sainz na quinta-feira. Russell ficou em segundo à frente de Zhou, com o melhor esforço de Verstappen de 1m30,755s o quarto mais rápido do dia, mas à frente de Tsunoda do RB. Albon foi o sexto pela Williams, com Piastri em sétimo, Alonso em oitavo, Sainz em nono e Perez completando os dez primeiros.
Como era de se esperar, Albon completou o maior número de voltas de qualquer piloto, com 121, mas os pilotos da Haas, Magnussen e Hulkenberg, combinaram um total de 169 voltas – o máximo de qualquer equipe no dia. A Alpine fez o menor número de voltas no último dia, com Gasly e Esteban Ocon rodando 102 voltas entre eles.
2024 Formula 1 pre-season Bahrain testing, day three complete times: