O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.678
Reações
15.055
Pontos
453
Pode n ser q acabe, mas vai diminuir muito a quantidade de programadores. O que mais dão valor nessa área é a capacidade de analisar e resolver o problema do cliente, e a IA não faz analise de requisitos. Quem tiver essa skill e souber codar, certamente vai se destacar. O cara vai pedir pra IA o que ele quer baseado no que ele propos de solução ao cliente, e com o resultado da IA (que não é 100% preciso), ele faz os ajustes necessários.

Dois pontos: Isso é ótimo pra quem ja trabalha com isso e não fica apenas codando. Aprender a entrevistar cliente, analisar requisitos, propor solução deveria ser algo natural para todo programador com mais senerioridade.

E por último, esses caras que só aprenderem a codar usando framework e não tem poder analitico algum, certamente vão ser kickados do mercado
Acho que vai ser como o jovem tranquilão apontou, + reunião e - código (quem vai codar vai ser a IA)
 

Spoler

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.886
Reações
13.955
Pontos
703
Dá uma olhada:

Ciências da Computação


Sistemas de Informação


Engenharia de Software

A dúvida que me surge é que as cadeiras não mudam de faculdade para faculdade? Existe algum tipo de padrão nacional quanto ao conteúdo que deve ser passado? Ou é só no nome? Lembro que muitos anos atrás quando estava pesquisando sobre bacharelado em matemática havia uma diferença bem grande de uma pública para outra. Agora não lembro examante se era particular x pública, de todo modo creio que não deveria ter uma diferença tão substancial.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Dá uma olhada:

Ciências da Computação


Sistemas de Informação


Engenharia de Software


Não achei tão semelhantes, tem o ciclo básico parecido, até o quarto período, mas a partir daí divergem bastante.
E da pra ver que Engenharia de Software foca muito em processo mesmo .

A dúvida que me surge é que as cadeiras não mudam de faculdade para faculdade? Existe algum tipo de padrão nacional quanto ao conteúdo que deve ser passado? Ou é só no nome? Lembro que muitos anos atrás quando estava pesquisando sobre bacharelado em matemática havia uma diferença bem grande de uma pública para outra. Agora não lembro examante se era particular x pública, de todo modo creio que não deveria ter uma diferença tão substancial.

Mudam, me lembro que pelo menos há uns anos atrás o curso de Engenharia da Computação do CEFETMG, seguia quase que a mesma ementa de Ciência da Computação na UFMG. Então tem que olhar a grade currícular mesmo e não só o nome.
 
Ultima Edição:

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.012
Reações
6.738
Pontos
283
A dúvida que me surge é que as cadeiras não mudam de faculdade para faculdade? Existe algum tipo de padrão nacional quanto ao conteúdo que deve ser passado? Ou é só no nome? Lembro que muitos anos atrás quando estava pesquisando sobre bacharelado em matemática havia uma diferença bem grande de uma pública para outra. Agora não lembro examante se era particular x pública, de todo modo creio que não deveria ter uma diferença tão substancial.

Não sei se tem, já vi muitas grandes diferentes em várias faculdades. Acho que eles tem uma base mais ou menos comum e vão derivando disso.

Onde estudei, o curso de Ciências da Computação era o mais antigo, então todo curso que veio depois, eles acharam mais fácil apenas derivar dele, pois assim eles usam os mesmo professores, mesmo material didático, etc.

Acho que assim também é mais fácil de ser aprovado pelo MEC.
 


Spoler

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.886
Reações
13.955
Pontos
703
Sim. Tem o desenvolvimento nativo Kotlin/Swift, geralmente paga melhor, mas tem menos vagas. E tem o multiplataforma que tem javascript (React), Dart (Flutter) C# (Xamarin) e outros.
No mobile nativo para android acredita que tem mais para java do que para Kotlin? Até onde eu sei o Kotlin permite compilar o código java em conjunto com o código escrito em kotlin.

Tem um maluco senior de Kotlin nos meus contatos que já está a quase 1 ano desempregado, já de Swift nunca vi ng implorando por vaga
O problema é que não tenho mac, emulando é possível desenvolver para IOS?
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
No mobile nativo para android acredita que tem mais para java do que para Kotlin? Até onde eu sei o Kotlin permite compilar o código java em conjunto com o código escrito em kotlin.


O problema é que não tenho mac, emulando é possível desenvolver para IOS?
É verdade, eu até me esqueci que android era só Java até pouco tempo atrás.

Mas ainda acho que sim, justamente pelo que você disse. Todo app novo ou feature nova é geralmente escrita em Kotlin, mesmo caso de Objective-C no iOS.
Ainda tem muito app rodando que foi escrito nessas linguagens (java, obj-c), mas é mais serviço de manutenção do que qualquer outra coisa.
Eu não apostaria em java para conseguir uma vaga mobile.

No mobile nativo para android acredita que tem mais para java do que para Kotlin? Até onde eu sei o Kotlin permite compilar o código java em conjunto com o código escrito em kotlin.


O problema é que não tenho mac, emulando é possível desenvolver para IOS?
Com um hackintosh é. Usei um como meu computador principal para desenvolver para iOS por muitos anos.
 

Spoler

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.886
Reações
13.955
Pontos
703
É verdade, eu até me esqueci que android era só Java até pouco tempo atrás.

Mas ainda acho que sim, justamente pelo que você disse. Todo app novo ou feature nova é geralmente escrita em Kotlin, mesmo caso de Objective-C no iOS.
Ainda tem muito app rodando que foi escrito nessas linguagens (java, obj-c), mas é mais serviço de manutenção do que qualquer outra coisa.
Eu não apostaria em java para conseguir uma vaga mobile.


Com um hackintosh é. Usei um como meu computador principal para desenvolver para iOS por muitos anos.
Muito obrigado. Também vou deixar um vídeo aqui com umas informações interessantes sobre o Java caso alguém tenha interesse:
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.678
Reações
15.055
Pontos
453
Tava lendo o reddit indiano (pra sentir a vibe kk) e vi que estão com muito medo desse novo IA:



(não vi o vídeo ainda, mas estão realmente mt preocupados com esse IA...falaram que é mt superior a qualquer IA dev criada até então)

Edit: No vídeo de demonstração a IA faz sozinha um freelas da upwork :eek:
 
Ultima Edição:

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Tava lendo o reddit indiano (pra sentir a vibe kk) e vi que estão com muito medo desse novo IA:



(não vi o vídeo ainda, mas estão realmente mt preocupados com esse IA...falaram que é mt superior a qualquer IA dev criada até então)

Edit: No vídeo de demonstração a IA faz sozinha um freelas da upwork :eek:


Claro que eventualmente uma IA que substitui bem um desenvolvedor vai aparecer.

É um wrapper de gpt4. Não tem como fazer nada mágico ainda pelo que vi, é mais marketing que tudo.
 

The_Gunner

Bam-bam-bam
Mensagens
4.678
Reações
15.055
Pontos
453
Claro que eventualmente uma IA que substitui bem um desenvolvedor vai aparecer.

É um wrapper de gpt4. Não tem como fazer nada mágico ainda pelo que vi, é mais marketing que tudo.
O que fiquei pensando é no quanto essas ferramentas vão facilitar empreender, testar ideais... empresas quando crescerem vão precisar de gente pra ajudar escala.

Faz sentido pensar que eng de software irá cada vez mais fazer funções de cloud e devops?
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
O que fiquei pensando é no quanto essas ferramentas vão facilitar empreender, testar ideais... empresas quando crescerem vão precisar de gente pra ajudar escala.

Faz sentido pensar que eng de software irá cada vez mais fazer funções de cloud e devops?

Eu também acho que essas ferramentas vão ajudar muito o idea man a criar um POC, algo mais palpável para já começar a validar com os usuários.
Provável vai acelerar o ritmo que startups nascem e morrem.

Cara, todo desenvolvedor tem que saber um pouquinho ao menos de cloud e devops né.
Mas na minha opinião essas funções são mais simples de automatizar do que o desenvolvimento em si.
 
Topo Fundo