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Nintendo faz ACORDO com os criadores do Yuzu, que vão pagar 2.4 milhões de doláres e encerrar o emulador

Akira_Toriyama

Habitué da casa
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Acho errado fazer um emulador de um console em plena atividade, deveriam esperar mais uns 2 anos para lançar um emulador que rode jogos comerciais de Switch, mas tomará que as medidas que a Nintendo tomou não dificulte muito o desenvolvimento de emuladores.
 

Poor_Boy

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Então tem que se decidir, a galera fala que pirataria não afeta ou atrapalha ou prejudica as empresas, então como vai ser uma ferramenta para obrigar empresas a supostamente mudarem?
Pq elas querem e precisam maximizar os lucros simples assim.

Veja como exemplo a indústria musical que se reinventou e continua lucrando muito mesmo sem vender um único CD no mercado, mesmo aconteceu com firmes e séries.

Falar que a pirataria prejudica a Nintendo é bullshit, é a empresa mais rica do Japão e com mais de 10 bilhões de dolares em cash, nenhuma empresa de games tem isso.
Sem contar que a pirataria dissemina as marcas da Nintendo e muita gente acaba aderindo aos seus produtos pq descobriram através da pirataria.
Vejo hoje no Brasil, o Playstation é de longe a marca mais forte e comercial de games, o PS1 e PS2 e sua pirataria foram os grandes responsáveis por essa disseminação da marca, pois se fossem depender de originais o mercado seria muito mais restrito naquela época.
 

IuriXtremeSilver

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Pq elas querem e precisam maximizar os lucros simples assim.

Veja como exemplo a indústria musical que se reinventou e continua lucrando muito mesmo sem vender um único CD no mercado, mesmo aconteceu com firmes e séries.

Falar que a pirataria prejudica a Nintendo é bullshit, é a empresa mais rica do Japão e com mais de 10 bilhões de dolares em cash, nenhuma empresa de games tem isso.
Sem contar que a pirataria dissemina as marcas da Nintendo e muita gente acaba aderindo aos seus produtos pq descobriram através da pirataria.
Vejo hoje no Brasil, o Playstation é de longe a marca mais forte e comercial de games, o PS1 e PS2 e sua pirataria foram os grandes responsáveis por essa disseminação da marca, pois se fossem depender de originais o mercado seria muito mais restrito naquela época.

História de games do brasil está atrelada muito a pirataria e viva por isso, já vi vários documentários e registro , tudo isso entendo, hoje já existe mercado digital, jogos free to play, acessibilidade de games (no sentido geral) a todas faixas muita coisa se desenvolveu e melhorou.


Estou falando hoje, Eltoro usou o exemplo de exposição de falta de segurança o que pode ser imagino muito ruim na visão de investidores etc indiretamente pode haver sim algo prejudicado até ele colocou em sua postagem, daí minha indagação sobre essa sua frase que isto poderia fazer uma empresa mudar o seu capitalismo por ela, a pirataria hoje não é ferramenta que mudará seu modelo de negócio, é uma consequência apenas isso e a resposta que não vai interferir.

De onde vem essa consequência?
de percepções de preço, seja porque é muito alto no lançamento ou não se desvaloriza como o resto do mercado, outra oferece QoL para quem investe em maquinas mais caras , tipo rodar em 8k 144fps ou mesmo 4k60fps coisa que nem consoles premium atuais o fazem, a obvia se tem o lance do valor zero, porque não usar?

Acontece a tecla que muita gente aqui bateu nas primeiras páginas, preservação nunca foi de fato o primeiro interesse ou preocupação desses caras, claro que é algo que pode ser usado por arquivistas digitais reais mas nunca foi o único, e por isso que esse emulador especifico arregou e aceitou um acordo "num suposto caso forte contra a empresa malvada" e ser viúvas deles não agrega movimento de preservação, afinal emuladores "filhos " são apenas tentativas de retaliações morais/éticas de usuários contra Nintendo por não atender suas demandas de lançar jogo numa plataforma A, B ou C, um dos maiores motivos e tem outros também.


Eu não acho justo tu comprar um jogo de lançamento em menos de 2 meses , ele desvalorizar 50% também jogos muitos antigos ficarem no estacado no mesmo preço iguais jogos novos não é certo também, daí minha politica pessoal de comprar de tudo que realmente tenho interesse pegar em até 1~2 anos, uma promoção de 30~50% nesse período de tempo é coisa que até mesmo você já deve ter comprado algum game nessas condições.





____________________


Num cenário hipotético que nunca tivesse existido pirataria na história de console alguma politica de várias empresas de preços seriam as mesmas;

Empresas não fazem promoção por causa da pirataria inicialmente, e sim por concorrentes, que isso existe muito antes de videogames, é tática antiga.


Não creio em que existe moralidade positiva ou negativa no capitalismo, é só por isso que não estou respondendo aquela citação de formas saudáveis, é assunto de outra pasta e nem tenho interesse, não tem como forçar que mais de 10mil desenvolvedores sendo demitidos em curto período de tempo numa industria que ganha mais bilhões que o cinema e música, é forma saudável, já que invariavelmente só força maquiagem para repassar custos via mtx/dlc/contéudo removido rsrs
 

IuriXtremeSilver

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Acho errado fazer um emulador de um console em plena atividade, deveriam esperar mais uns 2 anos para lançar um emulador que rode jogos comerciais de Switch, mas tomará que as medidas que a Nintendo tomou não dificulte muito o desenvolvimento de emuladores.

Nvidia que facilitou, levou 4 anos para pessoas da CFW descobrirem vulnerabilidade no software/ S.O no Switch, isso com conhecimento prévio, tudo depende se a Nvidia vai dificultar ou não com uma abertura no hardware(onde não tem nada haver com potencia).
 

Poor_Boy

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História de games do brasil está atrelada muito a pirataria e viva por isso, já vi vários documentários e registro , tudo isso entendo, hoje já existe mercado digital, jogos free to play, acessibilidade de games (no sentido geral) a todas faixas muita coisa se desenvolveu e melhorou.


Estou falando hoje, Eltoro usou o exemplo de exposição de falta de segurança o que pode ser imagino muito ruim na visão de investidores etc indiretamente pode haver sim algo prejudicado até ele colocou em sua postagem, daí minha indagação sobre essa sua frase que isto poderia fazer uma empresa mudar o seu capitalismo por ela, a pirataria hoje não é ferramenta que mudará seu modelo de negócio, é uma consequência apenas isso e a resposta que não vai interferir.

De onde vem essa consequência?
de percepções de preço, seja porque é muito alto no lançamento ou não se desvaloriza como o resto do mercado, outra oferece QoL para quem investe em maquinas mais caras , tipo rodar em 8k 144fps ou mesmo 4k60fps coisa que nem consoles premium atuais o fazem, a obvia se tem o lance do valor zero, porque não usar?

Acontece a tecla que muita gente aqui bateu nas primeiras páginas, preservação nunca foi de fato o primeiro interesse ou preocupação desses caras, claro que é algo que pode ser usado por arquivistas digitais reais mas nunca foi o único, e por isso que esse emulador especifico arregou e aceitou um acordo "num suposto caso forte contra a empresa malvada" e ser viúvas deles não agrega movimento de preservação, afinal emuladores "filhos " são apenas tentativas de retaliações morais/éticas de usuários contra Nintendo por não atender suas demandas de lançar jogo numa plataforma A, B ou C, um dos maiores motivos e tem outros também.


Eu não acho justo tu comprar um jogo de lançamento em menos de 2 meses , ele desvalorizar 50% também jogos muitos antigos ficarem no estacado no mesmo preço iguais jogos novos não é certo também, daí minha politica pessoal de comprar de tudo que realmente tenho interesse pegar em até 1~2 anos, uma promoção de 30~50% nesse período de tempo é coisa que até mesmo você já deve ter comprado algum game nessas condições.





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Num cenário hipotético que nunca tivesse existido pirataria na história de console alguma politica de várias empresas de preços seriam as mesmas;

Empresas não fazem promoção por causa da pirataria inicialmente, e sim por concorrentes, que isso existe muito antes de videogames, é tática antiga.


Não creio em que existe moralidade positiva ou negativa no capitalismo, é só por isso que não estou respondendo aquela citação de formas saudáveis, é assunto de outra pasta e nem tenho interesse, não tem como forçar que mais de 10mil desenvolvedores sendo demitidos em curto período de tempo numa industria que ganha mais bilhões que o cinema e música, é forma saudável, já que invariavelmente só força maquiagem para repassar custos via mtx/dlc/contéudo removido rsrs
Pirataria não é apenas uma consequência dos altos preços praticados nos jogos da Nintendo. Basta ver os mercados que os mercados de música e filmes foram moldados não apenas pela queda de lucro, mas pq os clientes achavam muito mais fácil e pratico utilizar a pirataria, muito mais pratico baixar qualquer música no Kazaa e passar pro MP3 de bolso.

O mesmo aconteceu no mercado de games pra PC, a Steam é extremamente simples de se usar, mesmo conceito da "pirataria" de baixe e utilize sem frescura.

No caso das demissões no mercado de games que vc citou, nenhuma é por causa da pirataria, absolutamente nenhuma.... mas por exatamente as empresas insistirem em algo que os cliente não querem, que são os exclusivos...
 

ELTORO

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História de games do brasil está atrelada muito a pirataria e viva por isso, já vi vários documentários e registro , tudo isso entendo, hoje já existe mercado digital, jogos free to play, acessibilidade de games (no sentido geral) a todas faixas muita coisa se desenvolveu e melhorou.


Estou falando hoje, Eltoro usou o exemplo de exposição de falta de segurança o que pode ser imagino muito ruim na visão de investidores etc indiretamente pode haver sim algo prejudicado até ele colocou em sua postagem, daí minha indagação sobre essa sua frase que isto poderia fazer uma empresa mudar o seu capitalismo por ela, a pirataria hoje não é ferramenta que mudará seu modelo de negócio, é uma consequência apenas isso e a resposta que não vai interferir.

De onde vem essa consequência?
de percepções de preço, seja porque é muito alto no lançamento ou não se desvaloriza como o resto do mercado, outra oferece QoL para quem investe em maquinas mais caras , tipo rodar em 8k 144fps ou mesmo 4k60fps coisa que nem consoles premium atuais o fazem, a obvia se tem o lance do valor zero, porque não usar?

Acontece a tecla que muita gente aqui bateu nas primeiras páginas, preservação nunca foi de fato o primeiro interesse ou preocupação desses caras, claro que é algo que pode ser usado por arquivistas digitais reais mas nunca foi o único, e por isso que esse emulador especifico arregou e aceitou um acordo "num suposto caso forte contra a empresa malvada" e ser viúvas deles não agrega movimento de preservação, afinal emuladores "filhos " são apenas tentativas de retaliações morais/éticas de usuários contra Nintendo por não atender suas demandas de lançar jogo numa plataforma A, B ou C, um dos maiores motivos e tem outros também.


Eu não acho justo tu comprar um jogo de lançamento em menos de 2 meses , ele desvalorizar 50% também jogos muitos antigos ficarem no estacado no mesmo preço iguais jogos novos não é certo também, daí minha politica pessoal de comprar de tudo que realmente tenho interesse pegar em até 1~2 anos, uma promoção de 30~50% nesse período de tempo é coisa que até mesmo você já deve ter comprado algum game nessas condições.





____________________


Num cenário hipotético que nunca tivesse existido pirataria na história de console alguma politica de várias empresas de preços seriam as mesmas;

Empresas não fazem promoção por causa da pirataria inicialmente, e sim por concorrentes, que isso existe muito antes de videogames, é tática antiga.


Não creio em que existe moralidade positiva ou negativa no capitalismo, é só por isso que não estou respondendo aquela citação de formas saudáveis, é assunto de outra pasta e nem tenho interesse, não tem como forçar que mais de 10mil desenvolvedores sendo demitidos em curto período de tempo numa industria que ganha mais bilhões que o cinema e música, é forma saudável, já que invariavelmente só força maquiagem para repassar custos via mtx/dlc/contéudo removido rsrs
Negativo,você não está vendo a questão direito.
Expor que a empresa tem uma falha de segurança força ela a trabalhar melhor nesse setor, para o caso de outro evento maior acontecer, como um ataque hacker de grande escala, ela estar preparada para se defender.

E o exemplo foi apenas um, o @Poor_Boy js citou um que é até bem melhor e diria que incontestável.

De novo, sobre preservação, você não conseguiu entender.
Não é que isso foi feito para preservação... É que pirataria é uma das formas de se preservar um conteúdo.
Tipo código de ROMs que a própria Nintendo perdeu e os pirateiros resgataram.
 


IuriXtremeSilver

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Pirataria não é apenas uma consequência dos altos preços praticados nos jogos da Nintendo. Basta ver os mercados que os mercados de música e filmes foram moldados não apenas pela queda de lucro, mas pq os clientes achavam muito mais fácil e pratico utilizar a pirataria, muito mais pratico baixar qualquer música no Kazaa e passar pro MP3 de bolso.

O mesmo aconteceu no mercado de games pra PC, a Steam é extremamente simples de se usar, mesmo conceito da "pirataria" de baixe e utilize sem frescura.

No caso das demissões no mercado de games que vc citou, nenhuma é por causa da pirataria, absolutamente nenhuma.... mas por exatamente as empresas insistirem em algo que os cliente não querem, que são os exclusivos...

Não disse que as demissões foram porcausa da pirataria , deixei o traçado separado

A maior parte das demissões vieram de third party multi também, não é exclusivo que demite eles ,
E sobre usar e facil
Simples de usar os console ja fazem ,incluso a nintendo que vasta maiorias dos jogos já estão pronto pra ser jogado via cartucho e em 2 toques tu já está jogando

Negativo,você não está vendo a questão direito.
Expor que a empresa tem uma falha de segurança força ela a trabalhar melhor nesse setor, para o caso de outro evento maior acontecer, como um ataque hacker de grande escala, ela estar preparada para se defender.

E o exemplo foi apenas um, o @Poor_Boy js citou um que é até bem melhor e diria que incontestável.

De novo, sobre preservação, você não conseguiu entender.
Não é que isso foi feito para preservação... É que pirataria é uma das formas de se preservar um conteúdo.
Tipo código de ROMs que a própria Nintendo perdeu e os pirateiros resgataram.

Mas eles resolveram em 2019 , foram switch patched e o lite , apenas 1/7 tem a tal falha, galera tá dificuldade de entender que no switch foi uma falha da Nvidia, a parte do software a Nintendo fez tudo certo levou mais de 4 anos pro caras começarem a quebrar ele é isso com a vantagem do hw já quebrado facilitou ou seja num cenário sem essa falha , Homebrew só teria começado em 2021 /2022 quando hackers teriam encontrados brechas via software .

Quando a Nintendo perdeu suas roms ? Gigaleak tinha arquivos de roms, códigos fonte do começo do anos 90 , até código fonte de jogo da square enix tinha.


Problema da Nintendo sempre foi menos perder as coisas como outras empresas japnesas e sim disponibizacao desse conteúdo, o que óbvio notado quais são os títulos deles que há demanda.
 

ELTORO

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Não disse que as demissões foram porcausa da pirataria , deixei o traçado separado

A maior parte das demissões vieram de third party multi também, não é exclusivo que demite eles ,
E sobre usar e facil
Simples de usar os console ja fazem ,incluso a nintendo que vasta maiorias dos jogos já estão pronto pra ser jogado via cartucho e em 2 toques tu já está jogando



Mas eles resolveram em 2019 , foram switch patched e o lite , apenas 1/7 tem a tal falha, galera tá dificuldade de entender que no switch foi uma falha da Nvidia, a parte do software a Nintendo fez tudo certo levou mais de 4 anos pro caras começarem a quebrar ele é isso com a vantagem do hw já quebrado facilitou ou seja num cenário sem essa falha , Homebrew só teria começado em 2021 /2022 quando hackers teriam encontrados brechas via software .

Quando a Nintendo perdeu suas roms ? Gigaleak tinha arquivos de roms, códigos fonte do começo do anos 90 , até código fonte de jogo da square enix tinha.


Problema da Nintendo sempre foi menos perder as coisas como outras empresas japnesas e sim disponibizacao desse conteúdo, o que óbvio notado quais são os títulos deles que há demanda.
Ah sim, é culpa de jogador, é culpa da nVidia, do Senhor João e da Dona Maria...menos culpa da Nintendo, tadinha

Pô vei, ces são engraçados demais :klol

Ps: mentira que demorou 4 anos, em 2018 já tinha bastante gente desbloqueando o aparelho, eu lembro bem disso.
 

IuriXtremeSilver

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Ah sim, é culpa de jogador, é culpa da nVidia, do Senhor João e da Dona Maria...menos culpa da Nintendo, tadinha

Pô vei, ces são engraçados demais :klol

Ps: mentira que demorou 4 anos, em 2018 já tinha bastante gente desbloqueando o aparelho, eu lembro bem disso.

desbloqueado graças a falha, o scires M que é o criador do atsmosphere disse que a parte do software foi bem feita, sem a falha do hardware da nvidia iria demorar muito mais vários anos mesmo
 

Poor_Boy

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Não disse que as demissões foram porcausa da pirataria , deixei o traçado separado

A maior parte das demissões vieram de third party multi também, não é exclusivo que demite eles ,
E sobre usar e facil
Simples de usar os console ja fazem ,incluso a nintendo que vasta maiorias dos jogos já estão pronto pra ser jogado via cartucho e em 2 toques tu já está jogando
Sobre as demissões fora da Sony, normalmente são estúdios com tendência a apostarem em jogos GaaS, que normalmente 1 em 50 realmente faz lucro ou por só fazer jogo ruim mesmo, tipo a ubisoft. Mesmo que vc nào tivesse a intençào de relacionar, o teor do tópico é esse. Zero relação com pirataria.

O Switch é simples de usar sim, mas a pirataria é ainda mais simples e prática, além do custo zero. Só existem duas formas de vencer a pirataria, como a Steam fez que é simplificando o uso atrelado a baixo custo pro consumidor (indústria de músicas e filmes fez o mesmo) ou reforçando a segurança anti pirataria do hardware como faz a Sony e Microsoft. A Nintendo não aplica nenhuma dessas regras, a única que ela aplica é correr atrás dos desenvolvedores e distribuidores de pirataria o que é uma baita burrice pois quando eles pegam 1, nascem uns 100 em seguida.
 

.:Zeldo:.

Supra-sumo
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Mais um se perdendo pra defender empresa preferida...

Esse mundo "ideal" que vc disse existe sim, e se chama PC.
Tudo dentro do mais lindo e capitalismo agressivo e opressor, onde quem tem mais grana tem mais acesso, mas.... absolutamente todo mundo tem acesso, mesmo que tem menos grana, seja em hardware barato e jogos baratos na Steam + pirataria.

Já a Nintendo só são duas alternativas: Gaste um dinheiro absurdo (dentro da realidade do BR médio) ou pirateie, não tem meio termo.


Valve/Steam é extremamente capitalista e eu acho a loja excelente, você não está falando coisa com coisa.

Em um mundo ideal as pessoas teriam uma plena capacidade de interpretação de textos. Eu disse em relação ao Switch. Em um mundo ideal o SWITCH seria mais poderoso, etc. Em nenhum momento eu me referi ao PC ou mesmo que o modelo de negócios da Valve é pior, tampouco disse que deveria existir somente um hardware. É da Nintendo que estão falando, certo?
Estou apenas pontuando que vcs idealizam a Nintendo de uma foram que nunca terão. No mundo real o Switch 2 não terá o poder que vcs idealizam.

Mas inserindo a Valve. Existe o mundo real e o mundo ideal, e no mundo real o modelo de negócios que cada empresa adotou, Valve e Nintendo, está dando certo para elas.
 

Maze

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Caras, não entendo muito a surpresa em relação a isso.
Na verdade a novidade fica mais pela demora da Nintendo em agir.
De resto, a política da nintendo de combate a pirataria e de preços, estamos em águas altamente conhecidas.
Agora o jogo é esse, os piratas continuam desenvolvendo emuladores e a nintendo derrubando.
Nada realmente novo no front.
 
Ultima Edição:

Poor_Boy

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Em um mundo ideal as pessoas teriam uma plena capacidade de interpretação de textos. Eu disse em relação ao Switch. Em um mundo ideal o SWITCH seria mais poderoso, etc. Em nenhum momento eu me referi ao PC ou mesmo que o modelo de negócios da Valve é pior, tampouco disse que deveria existir somente um hardware. É da Nintendo que estão falando, certo?
Estou apenas pontuando que vcs idealizam a Nintendo de uma foram que nunca terão. No mundo real o Switch 2 não terá o poder que vcs idealizam.

Mas inserindo a Valve. Existe o mundo real e o mundo ideal, e no mundo real o modelo de negócios que cada empresa adotou, Valve e Nintendo, está dando certo para elas.
Concordo com vc, em um mundo ideal interpretação de texto básica deveria ser o mínimo, que no caso faltou pra vc.
Independente do que vc se referiu ou não, pouco importa, pois em um mundo ideal o perfeito seria não existirem fanboys que defendem empresas que cagam pra eles.
Analogias com outras empresas são simples de ser entendidas mas vc não entendeu.

Como consumidor, consumimos o que mais gostamos, criticamos o que menos gostamos, isso é o ideal, e não ser um fanboy.
 

ELTORO

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Concordo com vc, em um mundo ideal interpretação de texto básica deveria ser o mínimo, que no caso faltou pra vc.
Independente do que vc se referiu ou não, pouco importa, pois em um mundo ideal o perfeito seria não existirem fanboys que defendem empresas que cagam pra eles.
Analogias com outras empresas são simples de ser entendidas mas vc não entendeu.

Como consumidor, consumimos o que mais gostamos, criticamos o que menos gostamos, isso é o ideal, e não ser um fanboy.
O foda que até eu que sou fã de carteirinha da Nintendo estou achando essas desculpas da galera muito absurdas.
 

iusearchbtw

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Pirataria não é apenas uma consequência dos altos preços praticados nos jogos da Nintendo. Basta ver os mercados que os mercados de música e filmes foram moldados não apenas pela queda de lucro, mas pq os clientes achavam muito mais fácil e pratico utilizar a pirataria, muito mais pratico baixar qualquer música no Kazaa e passar pro MP3 de bolso.

O mesmo aconteceu no mercado de games pra PC, a Steam é extremamente simples de se usar, mesmo conceito da "pirataria" de baixe e utilize sem frescura.

No caso das demissões no mercado de games que vc citou, nenhuma é por causa da pirataria, absolutamente nenhuma.... mas por exatamente as empresas insistirem em algo que os cliente não querem, que são os exclusivos...
O mercado de música faliu porque ninguém dava mais valor pra música comercial genérica, o Napster foi só a bala de prata.

A não ser uns nichos musicófilos (jazz, metal, erudito e etc) ninguém hoje ganha dinheiro com música, eles ganham dinheiro com a imagem do artista, a cada 6 meses lançam uma música genérica que viraliza no tiktok, mas no dia a dia é só faturando em cima da imagem criada comercialmente em redes sociais.

Em jogos é diferente, as pessoas ainda dão valor pros jogos, só que pra maioria não dá pra gastar 500 reais por mês com jogo. Tem dev indie que tem 20% de faturamento vindo do Brasil porque o jogo aqui custa uma mixaria e torna a pirataria quase inexistente:



No caso da Nintendo outra coisa que alimenta a pirataria é que existe uma demanda enorme para jogos da Nintendo no PC. A Nintendo nunca vai alimentar essa demanda, então os pirateiros vão atrás. Basta ver que os caras do Yuzu estavam faturando alto, e nem 10% de quem usa o emulador devia assinar o patreon deles.

Imagina o dia que a Nintendo lança um Smash Bros no PC, capaz de vender mais que GTA.
 

Poor_Boy

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O mercado de música faliu porque ninguém dava mais valor pra música comercial genérica, o Napster foi só a bala de prata.

A não ser uns nichos musicófilos (jazz, metal, erudito e etc) ninguém hoje ganha dinheiro com música, eles ganham dinheiro com a imagem do artista, a cada 6 meses lançam uma música genérica que viraliza no tiktok, mas no dia a dia é só faturando em cima da imagem criada comercialmente em redes sociais.

Em jogos é diferente, as pessoas ainda dão valor pros jogos, só que pra maioria não dá pra gastar 500 reais por mês com jogo. Tem dev indie que tem 20% de faturamento vindo do Brasil porque o jogo aqui custa uma mixaria e torna a pirataria quase inexistente:



No caso da Nintendo outra coisa que alimenta a pirataria é que existe uma demanda enorme para jogos da Nintendo no PC. A Nintendo nunca vai alimentar essa demanda, então os pirateiros vão atrás. Basta ver que os caras do Yuzu estavam faturando alto, e nem 10% de quem usa o emulador devia assinar o patreon deles.

Imagina o dia que a Nintendo lança um Smash Bros no PC, capaz de vender mais que GTA.

No caso dos jogos é mais simples que isso tudo.

Quem tem condições e pirateia, é pra economizar mesmo, mas é uma minoria que normalmente está alocada em países de terceiro mundo.
Quem não tem condições financeira já é implícito.
 

AnsersonIbanez

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Nunca entendi o pessoal criticar a Nintendo nesse caso do Yuzu.

Imagina um emulador do Series X, vazando Starfield antes do lançamento? A Microsoft tinha feito o quê? A Sony com um emulador do PS5 rolando tudo os exclusivos em 4k e 60fps, eles iam bater palma?

Uma coisa é emulador de PS2, Super Nintendo, Mega Drive, agora da plataforma atual da marca é f@d# ficar quieto.

Quando vazaram Zelda antes do lançamento ali deve ter sido a gota da água pra Nintendo ir pra cima com tudo.
 

Wolkaiser

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Nunca entendi o pessoal criticar a Nintendo nesse caso do Yuzu.

Imagina um emulador do Series X, vazando Starfield antes do lançamento? A Microsoft tinha feito o quê? A Sony com um emulador do PS5 rolando tudo os exclusivos em 4k e 60fps, eles iam bater palma?

Uma coisa é emulador de PS2, Super Nintendo, Mega Drive, agora da plataforma atual da marca é f@d# ficar quieto.

Quando vazaram Zelda antes do lançamento ali deve ter sido a gota da água pra Nintendo ir pra cima com tudo.

E o que o emulador tem a ver com o vazamento do jogo?

Ele rodar no emulador é simplesmente consequência dele estar plenamente funcional.
 

Darth Mario

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Ai vc ta se perdendo em bobeira pra defender empresa preferida rs

Não tem absolutamente nada a ver, TODAS empresas de jogos utilizam método de preços diferentes e saudáveis dentro do modelo mais capitalista possível. A Nintendo enfia no rabo do consumidor e resta a ele aceitar e ficar feliz ou reclamar dessa política.

Alias, não há nada mais capitalista e libertário que a pirataria e suas benesses, é a melhor ferramenta pra obrigar empresas a buscarem seu lucro mas sempre entregando o que o consumidor realmente quer.
Libertário aqui e discordo fortemente dessa análise.

Se pirataria não é roubo, a Nintendo não está "enfiando no rabo do consumidor". Ninguém é obrigado à comprar nada da Nintendo, nem console nem jogos. Então dizer que porque uma empresa tem um modelo diferente de precificação é "enrabar" é inverídico. Se há outros modelos que são "melhores", que os outros procurem os outros modelos, e que fiquem com o resultado desse outro modelo. Ter liberdade de escolher é a real do capitalismo.

Mas que por isso ela TEM que começar a baratear os jogos dela, porque concorrentes fazem que é forçar. Se quer defender liberdade, vai ter que defender a Liberdade da empresa também. Como falei antes, a Nintendo não obriga ninguém a comprar o console e os jogos dela. A opção de não jogar os jogos dela continua aí.

O pirateiro conseguiu emular o console, tá no "direito" dele. A Nintendo impedir o emulador...também tá no direito dela. Ficar nessa de que a Nintendo deveria permitir que emulem o console dela, que permite que pessoas peguem jogos de graça e ela é a vilã porque não quer permitir isso é ser bem desonesto. Se a Nintendo pode ter o sistema de segurança pra impedir pirataria é defensável, ela acabar com o emulador também é. Seria que nem dizer que porque eu deixei a porta do carro destrancada, o fato de alguém entrar lá mais fácil é culpa minha. E não é bem assim.
Inclusive, a galera tá tentando colar essa de que quem defende empresa é emotivo, mas para defender a pirataria tão bem emotivos. O fato de alguém usar a "realidade do Brasil não permite que ele compre jogos da Nintendo" é um argumento carregado de emoções e não de lógica.

Falar que porque a Nintendo pratica diferentes modelos de preço dos outros como se fosse uma prática anti-ética é ir contra livre comércio inclusive.

O modelo de negócio da Nintendo é fazer poucas sequências (exceção é o Pokemon, que não é 100% Nintendo), e deixar os jogos dela vendendo por muito tempo. Até hoje Mario Kart, Super Mario Party, Breath of the Wild, Mario Odyssey vendem, até porque acredito que devem ter pouca revenda de usados desses jogos. A galera fica com esses jogos. Então os jogadores veem valor neles para manter eles. Os concorrentes baratearem os jogos deles é porque os jogos deles vivem sendo revendidos, então para a galera competir com as revendas eles baixam o preço dos jogos. Um exemplo é o Rabbids 2, que a Nintendo falou pra Ubisoft que fazer outra sequência ia prejudicar a venda do jogo...e dito e feito, o segundo não vendeu tão bem.

Agora, é engraçado ver que tem gente usando Steam como exemplo de prática ética de "preço justo", mas na Epic eles dão jogos de graça e ela é vista como a vilã, porque ousou competir com a toda poderosa Steam, aquela que não pode ser encostada. É irônico a galera chamar Nintendista de Fanboy de marca e ficar enaltecendo a Steam e ficando puto com a Epic dando jogo de graça e ainda recompensando melhor os criadores com maiores fatias de lucro.

É que nem a história da pipoca no cinema. Se o Cinema proíbe pipoca de fora do cinema, é só a galera assistir em outro cinema que permite a comida. Mas se o cinema que não permite pipoca tem filmes exclusivos, continua dentro da ética proibir comida de fora, porque o cinema é dela e ninguém é obrigado a entrar nele.
 

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Libertário aqui e discordo fortemente dessa análise.

Se pirataria não é roubo, a Nintendo não está "enfiando no rabo do consumidor". Ninguém é obrigado à comprar nada da Nintendo, nem console nem jogos. Então dizer que porque uma empresa tem um modelo diferente de precificação é "enrabar" é inverídico. Se há outros modelos que são "melhores", que os outros procurem os outros modelos, e que fiquem com o resultado desse outro modelo. Ter liberdade de escolher é a real do capitalismo.

Mas que por isso ela TEM que começar a baratear os jogos dela, porque concorrentes fazem que é forçar. Se quer defender liberdade, vai ter que defender a Liberdade da empresa também. Como falei antes, a Nintendo não obriga ninguém a comprar o console e os jogos dela. A opção de não jogar os jogos dela continua aí.

O pirateiro conseguiu emular o console, tá no "direito" dele. A Nintendo impedir o emulador...também tá no direito dela. Ficar nessa de que a Nintendo deveria permitir que emulem o console dela, que permite que pessoas peguem jogos de graça e ela é a vilã porque não quer permitir isso é ser bem desonesto. Se a Nintendo pode ter o sistema de segurança pra impedir pirataria é defensável, ela acabar com o emulador também é. Seria que nem dizer que porque eu deixei a porta do carro destrancada, o fato de alguém entrar lá mais fácil é culpa minha. E não é bem assim.
Inclusive, a galera tá tentando colar essa de que quem defende empresa é emotivo, mas para defender a pirataria tão bem emotivos. O fato de alguém usar a "realidade do Brasil não permite que ele compre jogos da Nintendo" é um argumento carregado de emoções e não de lógica.

Falar que porque a Nintendo pratica diferentes modelos de preço dos outros como se fosse uma prática anti-ética é ir contra livre comércio inclusive.

O modelo de negócio da Nintendo é fazer poucas sequências (exceção é o Pokemon, que não é 100% Nintendo), e deixar os jogos dela vendendo por muito tempo. Até hoje Mario Kart, Super Mario Party, Breath of the Wild, Mario Odyssey vendem, até porque acredito que devem ter pouca revenda de usados desses jogos. A galera fica com esses jogos. Então os jogadores veem valor neles para manter eles. Os concorrentes baratearem os jogos deles é porque os jogos deles vivem sendo revendidos, então para a galera competir com as revendas eles baixam o preço dos jogos. Um exemplo é o Rabbids 2, que a Nintendo falou pra Ubisoft que fazer outra sequência ia prejudicar a venda do jogo...e dito e feito, o segundo não vendeu tão bem.

Agora, é engraçado ver que tem gente usando Steam como exemplo de prática ética de "preço justo", mas na Epic eles dão jogos de graça e ela é vista como a vilã, porque ousou competir com a toda poderosa Steam, aquela que não pode ser encostada. É irônico a galera chamar Nintendista de Fanboy de marca e ficar enaltecendo a Steam e ficando puto com a Epic dando jogo de graça e ainda recompensando melhor os criadores com maiores fatias de lucro.

É que nem a história da pipoca no cinema. Se o Cinema proíbe pipoca de fora do cinema, é só a galera assistir em outro cinema que permite a comida. Mas se o cinema que não permite pipoca tem filmes exclusivos, continua dentro da ética proibir comida de fora, porque o cinema é dela e ninguém é obrigado a entrar nele.
Vc ta está viajando completamente, e o fato de ser "libertário" não te da o direito de falar por algo (vc não é o dono da razão libertária) e muito menos ter total razão em algo.

Nós estamos apenas reclamando dos preços da Nintendo, e isso faz parte da liberdade. Simplesmente pq ela faz produtos muito bons mas utiliza a velha técnica da exclusividade que nada mais é que a venda casada.
Ninguém mais pode reclamar de nada, deve apenas ser um idiota e aceitar tudo? Bullshit.

Ela não pode fazer isso? Ninguém disse isso, vc que está inventando.
Ela não pode derrubar pirataria? Ninguém disse isso, vc que está inventando.

E sobre a Steam x Epic novamente vc está enganado. As pessoas não gostam da Epic pois simplesmente o software dela é uma porcaria, só isso.
Vc usa analogias obvias que inclusive é tudo que estamos falando aqui, vc está apenas chateado pois a critica é sobre a Nintendo.

Reclamar de um modelo de negócios agora é proíbido pq o fanboy não gosta? Ta de brincadeira né rs
 

HenriqueV5

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Acho errado fazer um emulador de um console em plena atividade, deveriam esperar mais uns 2 anos para lançar um emulador que rode jogos comerciais de Switch, mas tomará que as medidas que a Nintendo tomou não dificulte muito o desenvolvimento de emuladores.
A galera é foda.

2 semanas depois de lançar, o novo Zelda já estava disponível para emulação. E nego tem a cara de pau de dizer que é justo kkkkk.

Eu nem jogo jogos da Nintendo, não porque não são bons, mas sim porque existe opções melhores para mim e que cabem no meu bolso.
 

B.D. Joe

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A galera é foda.

2 semanas depois de lançar, o novo Zelda já estava disponível para emulação. E nego tem a cara de pau de dizer que é justo kkkkk.

Eu nem jogo jogos da Nintendo, não porque não são bons, mas sim porque existe opções melhores para mim e que cabem no meu bolso.
é pra preservar os jogos
antes deles sairem já querem preservar
 

Axel Stone

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Veja como os criadores do emulador de switch “Suyu” planejam evitar serem processados
Dev diz que o projeto está “em uma área legal cinzenta da qual estamos tentando sair…”

Na semana passada, os desenvolvedores por trás do popular emulador de Switch, Yuzu, retiraram seu GitLab e sua presença na web diante de um grande processo da Nintendo. Agora, um novo projeto construído a partir do código-fonte de Yuzu, atrevidamente chamado de Suyu, surgiu como “a continuação do emulador de Nintendo Switch de código aberto mais popular do mundo, Yuzu”.

Apesar do nome - que a página do projeto no GitLab observa ser "pronuncia-se 'processar você' (piscadela, piscadela)" - os desenvolvedores por trás de Suyu estão se esforçando para tentar evitar um processo como o que derrubou Yuzu.

“Suyu atualmente existe em uma área legal cinzenta da qual estamos tentando sair”, disse Sharpie, contribuidor e moderador do Discord, a Ars em uma entrevista recente. "Existem vários planos e possibilidades sobre o que fazer a seguir. As coisas ainda estão sendo organizadas e planejadas."


Mais aqui:
 

Akira_Toriyama

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A galera é foda.

2 semanas depois de lançar, o novo Zelda já estava disponível para emulação. E nego tem a cara de pau de dizer que é justo kkkkk.

Eu nem jogo jogos da Nintendo, não porque não são bons, mas sim porque existe opções melhores para mim e que cabem no meu bolso.
Emular jogos de uns 10 anos atrás beleza, todo mundo já ganhou o dinheiro que tinha que ganhar com o jogo, mas emular jogos que estão saindo agora tá prejudicando a industria inteira, das gigantes Nintendo, E.A., Activision até aquele desenvolvedor indie que fez o jogo sozinho com o dinheiro do próprio bolso.
 

AnsersonIbanez

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Libertário aqui e discordo fortemente dessa análise.

Se pirataria não é roubo, a Nintendo não está "enfiando no rabo do consumidor". Ninguém é obrigado à comprar nada da Nintendo, nem console nem jogos. Então dizer que porque uma empresa tem um modelo diferente de precificação é "enrabar" é inverídico. Se há outros modelos que são "melhores", que os outros procurem os outros modelos, e que fiquem com o resultado desse outro modelo. Ter liberdade de escolher é a real do capitalismo.

Mas que por isso ela TEM que começar a baratear os jogos dela, porque concorrentes fazem que é forçar. Se quer defender liberdade, vai ter que defender a Liberdade da empresa também. Como falei antes, a Nintendo não obriga ninguém a comprar o console e os jogos dela. A opção de não jogar os jogos dela continua aí.

O pirateiro conseguiu emular o console, tá no "direito" dele. A Nintendo impedir o emulador...também tá no direito dela. Ficar nessa de que a Nintendo deveria permitir que emulem o console dela, que permite que pessoas peguem jogos de graça e ela é a vilã porque não quer permitir isso é ser bem desonesto. Se a Nintendo pode ter o sistema de segurança pra impedir pirataria é defensável, ela acabar com o emulador também é. Seria que nem dizer que porque eu deixei a porta do carro destrancada, o fato de alguém entrar lá mais fácil é culpa minha. E não é bem assim.
Inclusive, a galera tá tentando colar essa de que quem defende empresa é emotivo, mas para defender a pirataria tão bem emotivos. O fato de alguém usar a "realidade do Brasil não permite que ele compre jogos da Nintendo" é um argumento carregado de emoções e não de lógica.

Falar que porque a Nintendo pratica diferentes modelos de preço dos outros como se fosse uma prática anti-ética é ir contra livre comércio inclusive.

O modelo de negócio da Nintendo é fazer poucas sequências (exceção é o Pokemon, que não é 100% Nintendo), e deixar os jogos dela vendendo por muito tempo. Até hoje Mario Kart, Super Mario Party, Breath of the Wild, Mario Odyssey vendem, até porque acredito que devem ter pouca revenda de usados desses jogos. A galera fica com esses jogos. Então os jogadores veem valor neles para manter eles. Os concorrentes baratearem os jogos deles é porque os jogos deles vivem sendo revendidos, então para a galera competir com as revendas eles baixam o preço dos jogos. Um exemplo é o Rabbids 2, que a Nintendo falou pra Ubisoft que fazer outra sequência ia prejudicar a venda do jogo...e dito e feito, o segundo não vendeu tão bem.

Agora, é engraçado ver que tem gente usando Steam como exemplo de prática ética de "preço justo", mas na Epic eles dão jogos de graça e ela é vista como a vilã, porque ousou competir com a toda poderosa Steam, aquela que não pode ser encostada. É irônico a galera chamar Nintendista de Fanboy de marca e ficar enaltecendo a Steam e ficando puto com a Epic dando jogo de graça e ainda recompensando melhor os criadores com maiores fatias de lucro.

É que nem a história da pipoca no cinema. Se o Cinema proíbe pipoca de fora do cinema, é só a galera assistir em outro cinema que permite a comida. Mas se o cinema que não permite pipoca tem filmes exclusivos, continua dentro da ética proibir comida de fora, porque o cinema é dela e ninguém é obrigado a entrar nele.
Concordo, o pessoal está usando o argumento "brasileiro" se a marca dá um fod@ss# pro pais em falta de traduções e principalmente preço dos jogos, é justo ROUBAR-LAS pra ter seus produtos.

Tipo o ladrão que só rouba pra tomar suas cervejinha porque não tem condições de comprar.

Quer piratear faz, mas não fica falando como se tivesse fazendo um bem pro mundo dos games também hahaha, e ainda critica a empresa que vai atrás de acabar com esse assalto aos seus produtos.
 
Ultima Edição:

Wolkaiser

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O pirateiro conseguiu emular o console, tá no "direito" dele. A Nintendo impedir o emulador...também tá no direito dela. Ficar nessa de que a Nintendo deveria permitir que emulem o console dela, que permite que pessoas peguem jogos de graça e ela é a vilã porque não quer permitir isso é ser bem desonesto. Se a Nintendo pode ter o sistema de segurança pra impedir pirataria é defensável, ela acabar com o emulador também é. Seria que nem dizer que porque eu deixei a porta do carro destrancada, o fato de alguém entrar lá mais fácil é culpa minha. E não é bem assim.
Inclusive, a galera tá tentando colar essa de que quem defende empresa é emotivo, mas para defender a pirataria tão bem emotivos. O fato de alguém usar a "realidade do Brasil não permite que ele compre jogos da Nintendo" é um argumento carregado de emoções e não de lógica.

A Nintendo não tem direito de impedir emulador, isso é um absurdo e feriria o PNA. Aqui entramos na velha discussão sobre patentes, copyrights, etc.

Ela pode impedir de eu usar um material que foi produzido por ela, mas ela não pode me impedir de copiar a ideia, o modo de fazer, etc. Tanto que mesmo no mundo atual, cheio de regrinhas e outros detalhes, essa é uma prática pacificada.

Por isso existem remédios genéricos, vários modelos de carros, o mundo da moda então. Xbox e PS5 são basicamente a mesma coisa, diferenciando-se apenas nos serviços. O Switch é um tablet.

Um emulador copia em software, o funcionamento de um hardware, mas não é o hardware produzido pela Nintendo.

No geral, você fala em emoções, mas está fazendo a mesma coisa e não está pensando racionalmente.

Aliás, as pessoas estão entrando no tópico sem saber dos fatos. Não houve processo nem nada, a Nintendo apenas usou seu poder financeiro para coagir um grupo de desenvolvedores, basicamente uma agressão.

Ué, no seu discurso a Nintendo é uma vilão que está perseguindo podres coitados.

Achei então que com a Sony e Microsoft faria o oposto que a Nintendo está fazendo.

Não, seu argumento não faz o menor sentido.
Emulação não tem relação com vazamento de jogos.

A emulação sequer é algo ilegal, o ilegal é a distribuição de roms, por isso que é uma situação delicada.

Você tirou conclusões absurdas que não nada a ver com o assunto.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
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Não houve processo nem nada, a Nintendo apenas usou seu poder financeiro para coagir um grupo de desenvolvedores, basicamente uma agressão.

Houve processo, o que não houve é julgamento de mérito, dado que eles fizeram um acordo extrajudicial que o Juiz só precisa homologar. Dito isso, emulação não é ilegal mesmo e isso é pacífico. O que deu problema - por causa da DMCA extremamente aberta de propósito na processolândia norte-americana - foi usar as chaves privadas. Ainda assim, se fosse na UE talvez o resultado fosse diferente.

E monetizar chamou a atenção pra c***lho, mas isso por si só não necessariamente representa um problema jurídico (a Nintendo citou isso trezentas vezes no documento, mas não quer dizer que daria problema). Abrir uma empresa pra recolher essa monetização, pqp...como eu disse antes, não foi deixar rabo pra fora, foi deixar metade do corpo.

Mas enfim, Inês jaz morta. Espero que a comunidade tenha aprendido alguma coisa.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
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Acho errado fazer um emulador de um console em plena atividade, deveriam esperar mais uns 2 anos para lançar um emulador que rode jogos comerciais de Switch, mas tomará que as medidas que a Nintendo tomou não dificulte muito o desenvolvimento de emuladores.
Eu até comentei num post anterior, mas se a Nintendo não quer q seu hardware não seja emulável por algum tempo, que ela lance algo parrudo o suficiente para as máquinas atuais não conseguirem emular.

Meu PC que quando comprei, já era mediano, com uma humilde RX570 (placa que hoje é considerada low), consegue rodar de boas quase tudo no Yuzu.

No passado, o q impedia o hardwares serem emulados era que eles potentes o suficiente para que os PC da época não tivessem potência para roda-los. Tanto que o emulador de GBA saiu poucos dias apos o seu lançamento, mas Gamecube e PS2, que são da mesma época, demoraram anos para sair emulador.

A atividade inventiva humana não espera essas questões éticas de emular ou não um hardware recente. Ela simplesmente vai lá e faz. Se é possível emular e existe pessoal capaz, eles vão fazer o emulador.
 

B.D. Joe

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Eu até comentei num post anterior, mas se a Nintendo não quer q seu hardware não seja emulável por algum tempo, que ela lance algo parrudo o suficiente para as máquinas atuais não conseguirem emular.

Meu PC que quando comprei, já era mediano, com uma humilde RX570 (placa que hoje é considerada low), consegue rodar de boas quase tudo no Yuzu.

No passado, o q impedia o hardwares serem emulados era que eles potentes o suficiente para que os PC da época não tivessem potência para roda-los. Tanto que o emulador de GBA saiu poucos dias apos o seu lançamento, mas Gamecube e PS2, que são da mesma época, demoraram anos para sair emulador.

A atividade inventiva humana não espera essas questões éticas de emular ou não um hardware recente. Ela simplesmente vai lá e faz. Se é possível emular e existe pessoal capaz, eles vão fazer o emulador.
nao tem nada a ver com hardware. Tem a ver com desejo de jogar os jogos.
 

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Eu até comentei num post anterior, mas se a Nintendo não quer q seu hardware não seja emulável por algum tempo, que ela lance algo parrudo o suficiente para as máquinas atuais não conseguirem emular.

Meu PC que quando comprei, já era mediano, com uma humilde RX570 (placa que hoje é considerada low), consegue rodar de boas quase tudo no Yuzu.

No passado, o q impedia o hardwares serem emulados era que eles potentes o suficiente para que os PC da época não tivessem potência para roda-los. Tanto que o emulador de GBA saiu poucos dias apos o seu lançamento, mas Gamecube e PS2, que são da mesma época, demoraram anos para sair emulador.

A atividade inventiva humana não espera essas questões éticas de emular ou não um hardware recente. Ela simplesmente vai lá e faz. Se é possível emular e existe pessoal capaz, eles vão fazer o emulador.
Nem precisa ser parrudo, basta ter um mecanismo anti pirataria funcional.

A Nintendo é tão genial em uns pontos, em outros parece uma empresa estacionada nos anos 90. O Switch V1 só precisa de um clips pra ser destravado, beira o ridículo ser tão facilmente quebrado.
 
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