O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Nintendo faz ACORDO com os criadores do Yuzu, que vão pagar 2.4 milhões de doláres e encerrar o emulador

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.426
Reações
6.733
Pontos
303
UPDATE

Emuladores Yuzu e Citra foram oficialmente encerrados, confirma criador​


Após o anúncio de que a Nintendo estava entrando com um processo contra a Tropic Haze devido ao emulador Yuzu, hoje tivemos a revelação de que a empresa iria pagar $2.4 milhões de dólares pelo processo e foi decidido judicialmente que precisaria encerrar o desenvolvimento do emulador.

Agora a equipe da Tropic Haze veio à público fazer um anúncio. Além do encerramento oficial do Yuzu, o Citra, emulador de 3DS, também será descontinuado. O suporte a ambos será encerrado de imediato.

A equipe da Tropic Haze afirma que nunca teve o intuito de que o emulador fosse usado para a pirataria e diz estar profundamente chateada por usuários usarem com essa intenção, inclusive para espalhar spoilers antes do lançamento do jogo.

Confira o pronunciamento oficial da equipe do Yuzu:​

"Escrevemos hoje para informar que o suporte ao Yuzu e Citra será descontinuado, com efeito imediato. Yuzu e sua equipe sempre foram contra a pirataria. Iniciamos os projetos de boa fé, por paixão pela Nintendo e seus consoles e jogos, e não tínhamos a intenção de causar danos. Mas vemos agora que, como os nossos projetos podem contornar as medidas de proteção tecnológica da Nintendo e permitir que os utilizadores joguem jogos fora do hardware autorizado, eles levaram a uma pirataria extensiva. Em particular, ficamos profundamente desapontados quando os usuários usaram nosso software para vazar conteúdo do jogo antes de seu lançamento e arruinar a experiência de compradores e fãs legítimos.

Chegamos à decisão de que não podemos continuar a permitir que isso ocorra. A pirataria nunca foi a nossa intenção e acreditamos que a pirataria de videojogos e de consolas de videojogos deve acabar. A partir de hoje, deixaremos nossos repositórios de código offline, descontinuaremos nossas contas Patreon e servidores Discord e, em breve, fecharemos nossos sites. Esperamos que as nossas ações sejam um pequeno passo para acabar com a pirataria das obras de todos os criadores. Obrigado por seus anos de apoio e por compreender nossa decisão."

A página do projeto no GitHub com os códigos do emulador já foi oficialmente desativada e em breve o site oficial também será fechado.




ORIGINAL

A Nintendo não costuma ser amigável com usuários usando seus conteúdos para ganho próprio. Emuladores até o momento pareciam ter carta branca, mas parece que isso também está para mudar.

Recentemente a Nintendo entrou com um processo legal contra os criadores do Yuzu, o emulador mais popular de Nintendo Switch no momento. Nos autos judiciais, a empresa pede reparação pelo dano causado e também o encerramento completo do programa.

No processo, a Nintendo afirma que o Yuzu estaria ilegalmente contornando a encriptação de software própria da Nintendo, além de ainda estar ajudando a facilitar a pirataria dos jogos da empresa.

Um emulador de videogame é um software que permite aos usuários jogar ilegalmente jogos piratas publicados apenas para um console específico. O Yuzu permite que os jogos de Nintendo Switch, os quais a Nintendo autoriza para jogar apenas em consoles Nintendo Switch, serem jogados.

O réu e os seus agentes estão plenamente conscientes da utilização de Yuzu por terceiros na prática de evasão e na facilitação da pirataria numa escala colossal. Quanto à evasão, o site de Yuzu reconhece que as chaves de descriptografia do Nintendo Switch (as prod.keys) são necessárias para descriptografar os jogos e inclui links para software que extraem ilegalmente essas chaves do Nintendo Switch.

Como exemplo, a Nintendo cita no processo que o jogo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom foi "distribuído ilegalmente uma semana e meia antes do seu lançamento", chegando a ter mais de um milhão de downloads em sites piratas, portais que inclusive afirmavam especificamente "a capacidade de reproduzir o arquivo do jogo no Yuzu".

A Nintendo ainda alega que os criadores do Yuzu se aproveitam do hype gerado, já que durante o lançamento de Tears of the Kingdom as doações no Patreon deles chegou a dobrar de valor. Outro problema que a empresa cita como gerado pelos emuladores é o surgimento precoce de spoilers na internet.

Não sabemos se o processo dará em algo, mas com o novo console da Nintendo supostamente programado para chegar ano que vem, parece que a empresa já está tentando ações legais contra os principais criadores de emuladores para evitar que aconteça o mesmo que com o Switch.


 
Ultima Edição:

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.230
Reações
28.207
Pontos
1.103
Spoiler: Não vai ter sucesso na demanda, apesar de que lesar a Nintendo deveria resultar em pena de morte e em medidas restritivas de direito.

Enquanto isso resta esperarmos a nova sensação da Nintendo com nossos Switch PRO!
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.117
Pontos
1.253
A culpa do jogo Tears of the Kingdom ter sido pirateado é da própria Nintendo, que foi vazado por funcionários internos, e ela também não tem nenhum sistema robusto pra fazer os jogos serem bloqueados em emuladores.
A própria criação dos emuladores, também, é culpa da própria Nintendo ter montado um aparelho que é fácil de ter código re-escrito para funcionar em computadores.

As keys e o firmware tem de ser instalados pelo próprio usuário, pois sem isso o Yuzu não funciona.
O único erro, talvez, é que os devs colocaram um procedimento para quem quer decriptar o Switch, mas não tenho certeza se disponibilizaram um software relacionado para download.
 


Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.494
Reações
10.781
Pontos
503
Demoraram demais pra agir na minha opinião. O ciclo do Switch já está acabando e quase toda sua biblioteca está emulável.
Pra evitar isso no sucessor vão ter que trazer de volta a famigerada trava de região como foi no 3DS, e não sei se isso interessa à Nintendo atual, cada vez mais focada no online…
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.117
Pontos
1.253
Errada ela não tá, né?
Se eu fosse criador de jogos também estaria puto com esse tipo de emulador.
Mas com não sou nada disso, QSF.
Emulação pode ser usada como divulgação de jogos, principalmente se o jogo não estiver com vários idiomas disponíveis, a exemplo de centenas de jogos japoneses que foram traduzidos.
Não sei se serve de exemplo por não ser emulação, mas o desenvolvedor de Darkwood até fez o upload download do jogo gratuitamente através do Pirate Bay:

Não só ele mas até a CD Projekt também já deu sinal verde pra pirataria :

Quem cria um emulador desses obviamente está estimulando e facilitando a pirataria pois não há forma legal de rodar jogos de Switch no PC.

Correta a Nintendo.
Argumento incorreto e impreciso.
Emulação em si é legal. O que é ilegal é distribuição de ROMs e coisas como roubar código da empresa ou fornecer o firmware gratuitamente no site.
Mas o que pode ser argumentado, é que o Switch é um aparelho atual (também não é levado em consideração e não é ilegal porém é um tema mais complexo a se discutir) ; que o site do Yuzu fornece instruções sobre como descriptografar as keys (embora não disponibilize o download pelo que me lembre).

Não tem mais nenhuma questão ilegal ou imoral fora isso aí.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.463
Pontos
2.419
Argumento incorreto e impreciso.
Emulação em si é legal. O que é ilegal é distribuição de ROMs e coisas como roubar código da empresa ou fornecer o firmware gratuitamente no site.
Mas o que pode ser argumentado, é que o Switch é um aparelho atual (também não é levado em consideração e não é ilegal porém é um tema mais complexo a se discutir) ; que o site do Yuzu fornece instruções sobre como descriptografar as keys (embora não disponibilize o download pelo que me lembre).

Não tem mais nenhuma questão ilegal ou imoral fora isso aí.
E pra que emulador do Switch existe se não há forma legal de obter as ROMs?

É óbvio que a criação desse emulador foi feita no intuito de pirataria, tentar justificar isso é muita cara de pau.

Não estou aqui pra dar lição de moral (eu tbem sou adepto de pirataria), mas é mais honesto reconhecer do que tentar fingir que não tem nada de errado.
 

:Fofo:

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.525
Reações
18.694
Pontos
503
Mas porque só a nintendo vai atrás dessas paradas?

É uma luta perdida isso.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.117
Pontos
1.253
E pra que emulador do Switch existe se não há forma legal de obter as ROMs?

É muito óbvio que a criação desse emulador foi feita no intuito de pirataria, tentar justificar isso é muita cara de pau.
Da própria Nintendo:

"If you see games offered for download using Peer-to-Peer networks, or by clicking on links to files hosted on third-party platforms, the content that you are accessing is an unauthorized copy (i.e. a pirate copy). Pirate copies of game files are often referred to as “ROMs”.

The uploading and downloading of pirate copies of Nintendo games is illegal."

Ou seja, é ilegal fazer upload e download desses jogos.

Agora o que é dito na própria legislação lá dos Estados Unidos:

"Yes, under certain conditions as provided by section 117 of the Copyright Act. Although the precise term used under section 117 is “archival” copy, not “backup” copy, these terms today are used interchangeably. This privilege extends only to computer programs and not to other types of works. Under section 117, you or someone you authorize may make a copy of an original computer program if the new copy is being made for archival (i.e., backup) purposes only; you are the legal owner of the copy; and any copy made for archival purposes is either destroyed, or transferred with the original copy, once the original copy is sold, given away, or otherwise transferred."

Posteriormente, é dito que você não pode vender, nem baixar e fazer upload desses arquivos.

"AH MAS NINGUÉM VAI FAZER O PROCESSO E SIM BAIXAR AS ROMS"

Com certeza, esmagadora maioria vai fazer isso.
Porém, isso não é argumento válido quando se trata das lei, pois o emulador não distribui as ROMs.

Um ponto que esqueci de comentar, é que o emulador recebe doações através do Patreon.
Realmente, isso é um termo que ainda não sei se é legal ou ilegal.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.209
Pontos
1.839
E não foi a Nintendo que usou um emulador que já existia para o seu NES Classic?

A única coisa que vai impedir de emularem sistemas Nintendo seria se ela lançasse um sistema com raw power que impedisse ou dificultasse o processo de emulação.

E isso não vai acontecer porque vai de encontro com a estratégia dela que dá muito certo e que garante uma posição singular dela no mercado de videogames.

Nintendo…sua canalha…não se pode ter tudo nessa vida. Largue mão de ser tão mercenaria assim.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.117
Pontos
1.253
E não foi a Nintendo que usou um emulador que já existia para o seu NES Classic?

A única coisa que vai impedir de emularem sistemas Nintendo seria se ela lançasse um sistema com raw power que impedisse ou dificultasse o processo de emulação.

E isso não vai acontecer porque vai de encontro com a estratégia dela que dá muito certo e que garante uma posição singular dela no mercado de videogames.

Nintendo…sua canalha…não se pode ter tudo nessa vida. Largue mão de ser tão mercenaria assim.
O engraçado é que eles alegam ter perdido muito com Zelda TOTK.
Véi, o jogo vendeu mais de 20 milhões de unidades, o que mais esses caras querem?
Pra completar, foram eles próprios que deixaram um funcionário interno vazar o jogo, ou seja, é culpa deles, e depois vem jogar a culpa na conta de emulador (sendo que dava pra rodar o jogo no próprio Switch rs).
 

_BigBoss_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.442
Reações
41.521
Pontos
1.314
O FUTURO CHEGOU!
maxresdefault.jpg
#Vitamini
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.893
Reações
13.646
Pontos
1.624
Para entrarem na justiça , provavelmente eles tem cartas na manga. O emulador existe faz um bom tempo porque entrar só agora?
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.434
Reações
5.906
Pontos
453
E pra que emulador do Switch existe se não há forma legal de obter as ROMs?

É óbvio que a criação desse emulador foi feita no intuito de pirataria, tentar justificar isso é muita cara de pau.

Não estou aqui pra dar lição de moral (eu tbem sou adepto de pirataria), mas é mais honesto reconhecer do que tentar fingir que não tem nada de errado.

Meu entendimento é que legalmente falando é que você pode obter suas proprias roms por meio de backup, pois você comprou o produto legalmente e portanto você pode fazer o dump da sua ROM para seu proprio uso.

Poderia se argumentar por exemplo que você é um colecionador e não quer desgastar o seu Zelda TikTok novinho mas gostaria de jogar assim mesmo e portanto como dono legal de uma cópia do jogo você faz o dump da Rom no PC até para eventualidades como se perder o jogo, for roubado e etc.

O ilegal na verdade é a distribuição das roms, você fazer upload ou download e etc.

E mesmo sendo verdade que tem muito da questão da pirataria nos emuladores, não deixa de ser verdade que tem uma argumentação legítima com questão a preservação aí.Quantos jogos de diversas plataformas nós nunca mais teriamos acesso se não fosse pela emulação?Esse é um argumento bem forte a favor da emulação na verdade.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.463
Pontos
2.419
Da própria Nintendo:

"If you see games offered for download using Peer-to-Peer networks, or by clicking on links to files hosted on third-party platforms, the content that you are accessing is an unauthorized copy (i.e. a pirate copy). Pirate copies of game files are often referred to as “ROMs”.

The uploading and downloading of pirate copies of Nintendo games is illegal."

Ou seja, é ilegal fazer upload e download desses jogos.

Agora o que é dito na própria legislação lá dos Estados Unidos:

"Yes, under certain conditions as provided by section 117 of the Copyright Act. Although the precise term used under section 117 is “archival” copy, not “backup” copy, these terms today are used interchangeably. This privilege extends only to computer programs and not to other types of works. Under section 117, you or someone you authorize may make a copy of an original computer program if the new copy is being made for archival (i.e., backup) purposes only; you are the legal owner of the copy; and any copy made for archival purposes is either destroyed, or transferred with the original copy, once the original copy is sold, given away, or otherwise transferred."

Posteriormente, é dito que você não pode vender, nem baixar e fazer upload desses arquivos.

"AH MAS NINGUÉM VAI FAZER O PROCESSO E SIM BAIXAR AS ROMS"

Com certeza, esmagadora maioria vai fazer isso.
Porém, isso não é argumento válido quando se trata das lei, pois o emulador não distribui as ROMs.

Um ponto que esqueci de comentar, é que o emulador recebe doações através do Patreon.
Realmente, isso é um termo que ainda não sei se é legal ou ilegal.
O processo da Nintendo não é baseado em questionar a existência de emulação, que em si não é ilegal, mas da conduta do Yuzu.

O Patreon deles tem várias referências sobre jogos que ainda nem tinham sido lançados e estavam funcionais.

Me parece bastante óbvio que eles não só estimularam como capitalizaram em cima de uma ferramenta para piratear jogos de Switch.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.434
Reações
5.906
Pontos
453
Para entrarem na justiça , provavelmente eles tem cartas na manga. O emulador existe faz um bom tempo porque entrar só agora?

Eu imagino que o Yuzu deva ter feito alguma m**** e eles perceberam isso ai, fazer o emulador por fazer o emulador não é contra a lei até onde eu sei, eles devem ter facilitado distribuição de rom ou ter feito algo que encaixe na ilegalidade e isso deve ter sido recente, para ter esse esforço da Nintendo.

Ou então, é plausível que a Nintendo esteja querendo acabar com o time dos caras pra evitar impactos no Switch 2, é uma possibilidade também.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.292
Reações
33.611
Pontos
1.399
Vai adiantar o que ? O negócio já roda praticamente toda biblioteca do negócio. A não ser que isso seja algo para retirar esse pessoal da jogada em um futuro emulador do Switch 2, aí sim estaria pensando com a cabeça, pois até aparecer um novo grupo com o mesmo know how atrasaria muito outro emulador.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.463
Pontos
2.419
Meu entendimento é que legalmente falando é que você pode obter suas proprias roms por meio de backup, pois você comprou o produto legalmente e portanto você pode fazer o dump da sua ROM para seu proprio uso.

Poderia se argumentar por exemplo que você é um colecionador e não quer desgastar o seu Zelda TikTok novinho mas gostaria de jogar assim mesmo e portanto como dono legal de uma cópia do jogo você faz o dump da Rom no PC até para eventualidades como se perder o jogo, for roubado e etc.

O ilegal na verdade é a distribuição das roms, você fazer upload ou download e etc.

E mesmo sendo verdade que tem muito da questão da pirataria nos emuladores, não deixa de ser verdade que tem uma argumentação legítima com questão a preservação aí.Quantos jogos de diversas plataformas nós nunca mais teriamos acesso se não fosse pela emulação?Esse é um argumento bem forte a favor da emulação na verdade.
Questão é que na prática 1% usa como backup de algo que possui, 99% se aproveita para piratear.

Esses argumentos nobres que os desenvolvedores de emuladores usam são meras desculpas para se proteger legalmente.

Vamos ser sinceros, ninguém cria um emulador de Switch e pede dinheiro falando que inclusive jogos não lançados já estão funcionais se a ideia por trás não for pirataria.
 

Bergot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.668
Reações
5.952
Pontos
704
Vai ser legal de acompanhar o Caso. Torcendo para uma derrota acapachante da Nintendo... Embora a emulação em si não seja pirataria… novos procedentes podem serem abertos.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.117
Pontos
1.253
Questão é que na prática 1% usa como backup de algo que possui, 99% se aproveita para piratear.

Esses argumentos nobres que os desenvolvedores de emuladores usam são meras desculpas para se proteger legalmente.

Vamos ser sinceros, ninguém cria um emulador de Switch e pede dinheiro falando que inclusive jogos não lançados já estão funcionais se a ideia por trás não for pirataria.
Seu argumento mudou, mas tudo bem.
Erro aí então seria se beneficiar financeiramente em cima disso, o que não é permitido (até onde eu saiba).
 

Tambataja

Supra-sumo
Mensagens
1.217
Reações
1.774
Pontos
183
Seu argumento mudou, mas tudo bem.
Erro aí então seria se beneficiar financeiramente em cima disso, o que não é permitido (até onde eu saiba).
Os sites de roms ganham em cima com propagandas e etc... é óbvio e não dá de se iludir.

Isso a parte, a nintendo é ridícula, seus jogos custam um rim cada um. Sendo honesto, mesmo recebendo um salário mediano não acho que eu consiga ter um Switch só rodando originais e aproveitar a plataforma. Só de Xenoblade eu teria que gastar quase 700 reais mesmo comprando em promoções. Isso é ridículo.
Minha irmã comprou Fire Emblem Three Houses e a DLC custava 130 reais. Maluco, a DLC do Three Houses adiciona uma migalhas e custa mais caro que muito jogo top em promoção de 50% nas outras plataformas.

Tem condição não, ela não tem noção dos limites.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.434
Reações
5.906
Pontos
453
Questão é que na prática 1% usa como backup de algo que possui, 99% se aproveita para piratear.

Esses argumentos nobres que os desenvolvedores de emuladores usam são meras desculpas para se proteger legalmente.

Vamos ser sinceros, ninguém cria um emulador de Switch e pede dinheiro falando que inclusive jogos não lançados já estão funcionais se a ideia por trás não for pirataria.

É verdade, mas como eu falei, não muda o fato de ser verdade o argumento da preservação e afins.

Na prática pode ser isso que você falou, mas qual é a alternativa?Acabar com emulação e f**a-se?Ai gerações da arte dos videogames de imenso valor histórico e culturais vão ser perdidas por conta de meia duzia de desenvolvedores de emulador?E ainda de quebra fazer com que você dependa de comprar jogos de 20 anos atrás de empresas que vão cobrar por eles valor integral de 60 dólares?

Sim, não acho certo os caras ganharem dinheiro em cima disso, mas não é certo também só acabar com emulação, os danos causados ao povo com certeza seriam muito maiores do que os danos que a Nintendo está sofrendo com esse emulador.
 
Topo Fundo