O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pensando em morar em Curitiba - Vale a pena?

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.500
Reações
10.364
Pontos
353
Para quem mora ou conhece a região, vocês recomendam?

Atualmente moro no Rio, então basicamente qualquer outra cidade vai ser melhor.

Eu optei por Curitiba porque parte da minha família mora em uma cidade próxima, então seria mais fácil para visitá-los.

As minhas maiores dúvidas é em relação ao custo de vida, mercado de trabalho e segurança.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.822
Reações
93.123
Pontos
1.353
na minha parca vida morando em trocentas cidades diferentes no Bostil e no Jp é que,
a menos que tu seja do lugar, fuja de qualquer cidade que a população local exala orgulho de ter nascido ali, como é curitiba.
 

B613

Bam-bam-bam
GOLD
Mensagens
1.029
Reações
2.332
Pontos
453
vai para São jose dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Colombo, Campo Largo ou Araucária que são ao redor e ao mesmo tempo dentro de Curitiba praticamente.

conforme o user acima disse, o pessoal de Curitiba é meio nojentinho, mas de toda forma se é uma vontade sua pode ir.

eu sou aqui de londrina e já fui pra lá, é uma cidade muito bonita.....porem é bem grande e isso não é pra mim.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.253
Reações
42.326
Pontos
1.003
O foda de curitibano é só ser antipático, a gente é foda, mas é uma boa cidade.

Colombo tem que pegar a linha verde pra vir pro centro e é uma cidade foda no sentido de bandidagem, araucaria tem que pegar outra rodovia fudida lá, São José é a melhor opção eu acho, Pinhais e Piraquara também.
 

yusuke urameshi hell

Bam-bam-bam
Mensagens
491
Reações
523
Pontos
278
kra, Curitiba é a melhor capital do Brasil.

Mas acho um saco morar em uma cidade de quase 2 milhões de habitantes, eu se fosse você procuraria uma cidade menor na região metropolitana até pra uma melhor qualidade de vida.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.886
Reações
19.664
Pontos
1.689
A quantidade de carioca que eu vi que se mudou aqui pra Curitiba, não aguentou e voltou para o Rio, não é brincadeira. 99% vieram fugindo da insegurança, e a maioria acabou voltando para o Rio depois.

O pessoal de fora, de uma maneira geral, não consegue entrosar com o curitibano. Normalmente ou ficam isolados ou fazem amizades só com "estrangeiros" também. Frio e o tempo constantemente nublado também incomodam os cariocas que vem pra cá.
 
Ultima Edição:


Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.253
Reações
42.326
Pontos
1.003
A quantidade de carioca que eu vi que se mudou aqui pra Curitiba, não aguentou e voltou para o Rio, não é brincadeira. 99% vieram fugindo da insegurança, e a maioria acabou voltando para o Rio depois.

O pessoal de fora, de uma maneira geral, não consegue entrosar com o curitibano. Normalmente ou ficam isolados ou fazem amizades só com "estrangeiros" também. Frio e o tempo constantemente nublado também incomodam os cariocas que vem pra cá.
Faz tempo que não vejo carioca por aqui.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.253
Reações
42.326
Pontos
1.003
Eu também. A uns 4~5 anos atrás, estava tendo algum problema de segurança lá no Rio, conheci vários cariocas se mudando pra cá. Quase todos voltaram.
Bom, nunca mais vi também, mas ainda tem uns remanescentes, ser antipático tem suas vantagens, mas eu não imaginava que eles iriam se mudar por não conseguir amizade aqui.
 

Rand al'Thor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.669
Reações
7.640
Pontos
453
Tirando aquele sotaques velberanico horrível, é uma boa cidade.

O cara acha que Todo o Curitibano fala igual ao Velberan:kkk

Para quem mora ou conhece a região, vocês recomendam?

Atualmente moro no Rio, então basicamente qualquer outra cidade vai ser melhor.

Eu optei por Curitiba porque parte da minha família mora em uma cidade próxima, então seria mais fácil para visitá-los.

As minhas maiores dúvidas é em relação ao custo de vida, mercado de trabalho e segurança.

Se quer construir sua vida aqui eu simplesmente não recomendo.

O custo de vida está aumentando horrores na cidade. Aluguel é caro, entre 1000 a 2000 reais se você não for morar em periferia, em que é possível encontrar alugéis na faixa dos 700 reais. No centro a coisa escala e fica na faixa dos 3000 reais para cima.

Achar bons empregos é BEM DIFICIL MESMO. Reflexo disso é que cidade virou a "Capital do Uber" segundo alguns motoristas com que conversei. Tem uma porra de gente que vem trabalhar aqui de uber, de todos os estados do país, e gente de fora, argentina, venezuela, angola, haiti, por exemplo. Tanto que andar de uber aqui é relativamente barato, porque o Curitibano usa muito. Aliás, cansei de conversar com motorista que tem ensino superior e trabalha de uber por não ter conseguido emprego.

E os empregos normais pagam um pouco mais que um salário mínimo e meio. Só da pra "viver" se você tiver dinheiro ou em família pra dividir as contas.

A segurança é anos luz melhor que o RJ que é um lixão mesmo, porém está ficando precária também, afinal o prefeito só quer saber de construir pracinha e mostrar que a cidade é sustentável. Resultado? Centro inundado de crackudos, bandidos e pedintes. Já não rola andar de boa no centro a partir das 18:00-19:00. Regiões metropolitanas? Esqueça, a segurança é feita por traficantes.

Aliás o centro de Curitiba fede a mijo, o que me deixa puto pra c***lho. Odeio trabalhar no centro.

O transporte público consiste somente em ônibus e também está ficando sucateado e cada vez mais caro.

A alimentação está cara aqui também. O meme de sair com duas sacolinhas do supermercado e passar de 100 reais se adequa bem a realidade daqui.

A cidade é maravilhosa em relação a maior parte das cidades do país, mas tá indo ladeira a baixo.

Bom, a resposta já está no seu post. Um forte abraço no amigo!

PS: Só cuida as aranhas marrons. Essas filhas da put* brotam de tudo que é buraco lá em Curitiba.

Só se a pessoa mora em regiões de mato. A cidade tem bastante dessas aranhas treme-treme que são predadoras naturais da aranha marrom. É bem incomum você encontrar aranha marrom na cidade em si.
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.321
Reações
8.479
Pontos
353
Só se a pessoa mora em regiões de mato. A cidade tem bastante dessas aranhas treme-treme que são predadoras naturais da aranha marrom. É bem incomum você encontrar aranha marrom na cidade em si.
Sério? Sempre li que tinha por tudo aí kkkk. Aqui em Porto Alegre também tem bastante dessas pernudas, que são inofensivas pros seres humanos. Eu nunca mato esses bichinhos, elas até dão uma limpada na casa pro cara.
 

Rand al'Thor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.669
Reações
7.640
Pontos
453
Sério? Sempre li que tinha por tudo aí kkkk. Aqui em Porto Alegre também tem bastante dessas pernudas, que são inofensivas pros seres humanos. Eu nunca mato esses bichinhos, elas até dão uma limpada na casa pro cara.

Isso era verdade há 30 anos atrás. Mas tem cada vez menos mato na cidade, que é o habitat natural dessas pestes. Em compensação, é bem comum hoje encontrar lagartixas e essas aranhas treme-treme.
 

yusuke urameshi hell

Bam-bam-bam
Mensagens
491
Reações
523
Pontos
278
O foda de curitibano é só ser antipático, a gente é foda, mas é uma boa cidade.

Colombo tem que pegar a linha verde pra vir pro centro e é uma cidade foda no sentido de bandidagem, araucaria tem que pegar outra rodovia fudida lá, São José é a melhor opção eu acho, Pinhais e Piraquara também.

Man
isso de certa forma é um mito..

eu sou paranaense(interior) ja viajei varias vezes pra capital, nunca tive problema.

se a pessoa tiver uma boa conduta, ela vai ser tratada bem.

muitas vezes isso é da auto estima da pessoa, a pessoa vem de fora e não busca se enturmar...dai vem falar mal da cidade e do povo.


:rox

edit: @Ryu-san
 
Ultima Edição:

Ikebh

Bam-bam-bam
Mensagens
174
Reações
318
Pontos
248
Bom, a resposta já está no seu post. Um forte abraço no amigo!

PS: Só cuida as aranhas marrons. Essas filhas da put* brotam de tudo que é buraco lá em Curitiba.
Curitiba é bom, mas só sai do RJ quem ganha ou mora mal.
Duvido que alguém que more na barra, leblon, lagoa ou ipanema queira trocar de cidade. Se o cara é do subúrbio a lógica muda e é totalmente compreensível.
 

JessTorvalds

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
GOLD
Mensagens
2.103
Reações
4.606
Pontos
753
A quantidade de carioca que eu vi que se mudou aqui pra Curitiba, não aguentou e voltou para o Rio, não é brincadeira. 99% vieram fugindo da insegurança, e a maioria acabou voltando para o Rio depois.

O pessoal de fora, de uma maneira geral, não consegue entrosar com o curitibano. Normalmente ou ficam isolados ou fazem amizades só com "estrangeiros" também. Frio e o tempo constantemente nublado também incomodam os cariocas que vem pra cá.

Ninguém consegue se entrosar com carioca, normal isso.
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
954
Reações
2.464
Pontos
273
Moro aqui, o povo é meio embucetado mesmo, mas na região metropolitana é um pouco mais aberto, é uma cidade cara para se comer fora de fato, e está muito violenta na região metropolitana, mas comparado ao Hell de Janeiro é uma Dinamarca, no entorno da rodoviária é um inferno, cheio de pedinte e viciado em drogas, cada dia pior, o número de moradores de rua por aqui é um absurdo, coisa que quase não existia antes de 2015, no mais vindo do Rio acho que é uma boa, entre as capitais do Cuzil é uma das melhores se não a melhor, o urbanismo é bom, o trânsito é meio pesado mas já escutei de muitas pessoas de fora que sequer se compara a outras capitais, o clima é mais ameno, o único problema é a chuva constante.
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.321
Reações
8.479
Pontos
353
Curitiba é bom, mas só sai do RJ quem ganha ou mora mal.
Duvido que alguém que more na barra, leblon, lagoa ou ipanema queira trocar de cidade. Se o cara é do subúrbio a lógica muda e é totalmente compreensível.
Se o cara tiver MUITA grana e gostar de praia, pode ser. Eu vou regularmente pro RJ, pois um amigo de infância mora lá, e mesmo ficando sempre na ZS, não tenho a mínima vontade de morar por aí.

O povo é muito mal educado, tu vai nos lugares e é mal atendido, os mercados da zona sul são minúsculos e desorganizados, tu vai na praia fim de semana e tá cheio de favelado enchendo o saco. Um dia, a gente pegou um Uber pra ir na mureta da urca, e tinha um ônibus cheio de maloqueiro voltando da praia - era fim de tarde -. Os animais ficavam gritando pra todo mundo na rua, aí quando viram minha ex namorada dentro do Uber, começaram a falar uns absurdos pra guria. Isso na zona sul…. Esse tipo de coisa jamais aconteceria em Porto Alegre, por exemplo.

Só a ideia de viver na mesma cidade desses animais já me anoja. Rio de Janeiro é legal pra visitar e só, ao menos pra mim.
 

Noveykhuarenttaiceiz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.541
Reações
8.990
Pontos
353
As minhas maiores dúvidas é em relação ao custo de vida, mercado de trabalho e segurança.
Se essas 3 coisas são suas maiores dúvidas, então acredito valer a pena.

Custo de vida meio padrão de qualquer capital de estado sudeste/sul. Rio talvez seja até mais caro.
Trabalho tem, a cidade e as vizinhas são bem industrializadas e o comércio é forte.
Comparar segurança de Curitiba com RJ fica um negócio meio sem sentido.

O resto é questão de preferência pessoal.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.032
Reações
14.600
Pontos
503
Eu diria que tudo depende de onde você vai morar por aqui... é uma cidade grande, bairros afastados tem aquela cara de cidade pequena, bairros centrais (considero os melhores pra classe média, eu incluso) são bem desenvolvidos sem ser aquela coisa dura e engessada de São Paulo. Diversos bairros bons, diversos bairros ruins... normal.

Moro no Alto da XV, tudo perto o suficiente pra ir a pé e bonito, é uma região mais "nobre" sem ser nobre, do lado do centro...

Se você for pra um Boqueirão da vida vai ser tudo longe pra cacete, várias áreas de "quebrada" e por aí vai... se for pro Juvevê, Cristo Rei, Mercês ou Ahu, fica tudo relativamente perto e mais bonito...

Ou seja, a experiência que você vai ter com a cidade vai depender muito de onde você vai morar e quais lugares vai frequentar...


Não é pra ser elitista, nem nada, mas você possui bom nível profissional e educacional? Se sim, pode vir que vai adorar... agora se for pra trabalhar de chão de fábrica e tal, não sei se vai conseguir ver a Curitiba dos sonhos que tanto falam...
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.657
Reações
6.658
Pontos
819
Eu acho Floripa melhor... Mas se ta procurando custo de vida, não é nenhuma capital Brasileira.

Tem que ser as cidades do interior, SC ou PR.
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.626
Reações
22.040
Pontos
1.494
Acho Curitiba foda por causa do clima, dificilmente faz esse calor do capeta q faz em SP ou outras capitais.

Maaaas, c tu quer sossego e não liga pra calor, eu recomendaria Londrina ou Maringá.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.500
Reações
10.364
Pontos
353
bairros centrais (considero os melhores pra classe média, eu incluso) são bem desenvolvidos sem ser aquela coisa dura e engessada de São Paulo. Diversos bairros bons, diversos bairros ruins... normal.
Então, um dos "problemas" que encontrei ao pesquisar é de que o centro está meio largado. Ainda assim, os bairros próximos ao centro continuam bons?
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.032
Reações
14.600
Pontos
503
Então, um dos "problemas" que encontrei ao pesquisar é de que o centro está meio largado. Ainda assim, os bairros próximos ao centro continuam bons?
Depende muito de onde no centro... é uma área grande e diversa... morar na Rua Riachuelo é zoado mas morar na Marechal Deodoro, Dr. Faivre ou Francisco Torres seria bem de boa... Morar perto dos principais shoppings do Centro seria de boa, e por aí vai... tudo depende da rua, do prédio, do que tem perto...

Eu diria que os bairros adjacentes ao Centro são boas opções, com destaque para Alto da XV, Centro Cívico, Juvevê e Batel (caríssimo)... tem ainda Cabral, Mercês, Água Verde...

Difícil dizer assim, man... acho que o ideal seria dar uma olhada no que tem pra venda/aluguel, onde, quanto, etc, e vir visitar, passar uns dias e tal. Como eu disse, a qualidade de vida vai ser diretamente proporcional ao que você pode pagar (me parece verdade em qualquer lugar do BR...)

Tem uns bairrozinhos mais afastados que parecem ótimos de morar também, tinha um colega de trabalho que morava no Pilarzinho e achava ótimo... talvez outros users possam ajudar :]
 
Ultima Edição:

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.300
Reações
69.537
Pontos
2.059
Tb tenho essa impressão sobre morar ali. Apesar do Paranauense pagar uma madeira pra São Paulo, deve der difícil a convivência.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.032
Reações
14.600
Pontos
503
Tb tenho essa impressão sobre morar ali. Apesar do Paranauense pagar uma madeira pra São Paulo, deve der difícil a convivência.
Nem é, sou de SP e me dou melhor com os paranaenses do que com paulistas e paulistanos.

A questão é que aqui se espera que você tenha o mínimo de educação, que não seja espertão, que saiba entrar e esperar numa fila, que não jogue lixo no chão, que saiba respeitar os outros e por aí vai... aqui, espera-se o mínimo de civilidade...

Quem eu vejo reclamar de curitibano costuma do tipo folgado e sem educação mesmo...
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.300
Reações
69.537
Pontos
2.059
Nem é, sou de SP e me dou melhor com os paranaenses do que com paulistas e paulistanos.

A questão é que aqui se espera que você tenha o mínimo de educação, que não seja espertão, que saiba entrar e esperar numa fila, que não jogue lixo no chão, que saiba respeitar os outros e por aí vai... aqui, espera-se o mínimo de civilidade...

Quem eu vejo reclamar de curitibano costuma do tipo folgado e sem educação mesmo...
Mas fora isso, tem alguns costumes dos Paranaenses que se diferem dos Paulistas também. Tipo. Se vc falar que vai na casa do cara na semana que vem, ele fica te esperando mesmo. Se vc não for, acabou a amizade. Aqui a gente fala mas deixa em aberto, mais por educação.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.032
Reações
14.600
Pontos
503
Mas fora isso, tem alguns costumes dos Paranaenses que se diferem dos Paulistas também. Tipo. Se vc falar que vai na casa do cara na semana que vem, ele fica te esperando mesmo. Se vc não for, acabou a amizade. Aqui a gente fala mas deixa em aberto, mais por educação.
Hmm, não sei se é bem assim não... não em Curitiba, pelo menos...

O pessoal cria umas "lendas urbanas" sobre o povo mas no geral é bem tranquilo... tem gente de tudo quanto é tipo por aqui...
 
Topo Fundo