Rafaelkar
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Phil Spencer não quer apenas jogos do Xbox em outros consoles. Ele também quer outros varejistas de videogames no Xbox.
Em uma entrevista com o CEO de Jogos da Microsoft durante a Conferência Anual de Desenvolvedores de Jogos, Spencer contou à Polygon sobre as maneiras como gostaria de derrubar os jardins murados que historicamente limitaram os jogadores a fazer compras apenas nas lojas oficiais vinculadas a cada console. Ou, em termos mais simples, por que você deveria poder comprar jogos de outras lojas no Xbox — não apenas na loja oficial.
Spencer mencionou suas frustrações com ecossistemas fechados, então pedimos por clareza. Ele realmente poderia ver um futuro onde lojas como Itch.io e Epic Games Store existissem no Xbox? Seria apenas uma questão de resolver montanhas de papelada para chegar lá?
"Sim," disse Spencer. "[Considere] nossa história como a empresa do Windows. Ninguém piscaria duas vezes se eu dissesse, 'Ei, quando você está usando um PC, você decide o tipo de experiência que tem [escolhendo onde comprar jogos]. Há um valor real nisso." Spencer acredita que os jogadores de console se beneficiariam dessa liberdade também — e os fabricantes de console como a Microsoft também.
Spencer explicou como, no passado, os fabricantes de console normalmente subsidiavam o custo do hardware caro, sabendo que uma parte de cada dólar gasto em jogos para a plataforma ao longo dos anos eventualmente retornaria ao fabricante do console. Então, com o tempo, o fabricante do console recuperaria o subsídio — e, com sorte, mais.
Mas, Spencer disse, "A Lei de Moore está desacelerando. O preço dos componentes de um console não está diminuindo tão rapidamente quanto nas gerações anteriores." Pior, ele explicou, o mercado de consoles não está crescendo, com mais jogadores migrando para PC e opções portáteis. Agora, a noção de subsidiar um console — e forçar os jogadores a comprar jogos pela loja oficial para ajudar a recuperar os custos — pode não fazer sentido. As paredes destinadas a prender as pessoas nos consoles podem estar motivando-as a ficar de fora.
"[Subsidiar hardware] torna-se mais desafiador no mundo de hoje," disse Spencer. "E eu direi, e isso pode parecer demasiado altruísta, eu não sei se isso está crescendo a indústria. Então, eu penso, quais são as barreiras? Quais são as coisas que criam fricção no mundo de hoje para criadores e jogadores? E como podemos fazer parte de abrir esse modelo?"
A resposta, em parte, é abolir a exclusividade de mais e mais jogos do Xbox. Spencer explicou que a experiência de jogo é prejudicada quando importa em que consoles jogamos ou quais lojas vendem nossos jogos. Como exemplo, ele citou Sea of Thieves. Um jogador, explicou ele, não deveria ter que se preocupar com o hardware que possuem ou seus amigos possuem. Eles deveriam apenas saber se seus amigos têm e querem jogar Sea of Thieves.
Agora, Spencer disse, "se eu quero jogar em um PC para jogos, então sinto que sou mais uma parte contínua de um ecossistema de jogos como um todo. Em oposição a [no console], meu jogo é meio que fragmentado — para usar um termo de jogos — baseado nesses diferentes ecossistemas fechados pelos quais tenho que jogar."