O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial FINAL FANTASY XVI - PS5 - 88 Metacritic -

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.342
Reações
33.700
Pontos
1.399
Mas disseram que foi um fracasso.



Calma que lá vem o famoso "Mas". Nem com a empresa falando os caras aceitam...

E to sentindo uma trolha homérica chegando no caso do FF VII Rebirth também, porque o insider que supôs os números lá disse que fez essa conta day one... Apesar que até o FF VII Remake vendendo 7 milhões ainda veio o "mas"...
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.553
Reações
24.646
Pontos
903
Mas disseram que foi um fracasso.


Então não era só a OS que pensava isso aqui:
With Final Fantasy 16 being so different from its predecessors — it's essentially an out-and-out action game, in case you don't know — it's clear that the development team didn't want to be shackled to series tradition.
And with that approach, you naturally start to gravitate towards attracting new players — people who have never necessarily been sold on Final Fantasy's more traditional gameplay.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.346
Reações
30.019
Pontos
1.049
Mas disseram que foi um fracasso.


Mas desde os primeiros dados de vendas, eu, o usuário mais imparcial da OS destaquei o sucesso inesperado. Os dados dos relatórios aos acionistas comprovaram o que eu sempre disse.

Mas o pessoal preferia dar atenção a delírios amalucados de personagens como Sayuri, Coquinha, Rafaela, Fail King... bizarro!
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.342
Reações
33.700
Pontos
1.399
Falando nisso, todos que tem a única plataforma que ele roda estão a 3 dias daquela DLC delicinha do Leviathan ! Acho que não vou esperar não, vou meter o louco e jogar junto do FF VII Rebirth e Stellar Blade daqui uns dias.

Deve vir por quando será ? uns 15 ou 20 dólares pelo que estão falando do conteúdo ?
 


leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.808
Reações
39.376
Pontos
1.094
Falando nisso, todos que tem a única plataforma que ele roda estão a 3 dias daquela DLC delicinha do Leviathan ! Acho que não vou esperar não, vou meter o louco e jogar junto do FF VII Rebirth e Stellar Blade daqui uns dias.

Deve vir por quando será ? uns 15 ou 20 dólares pelo que estão falando do conteúdo ?
A segunda DLC custa 19 dólares se não me engano. Comprando as duas juntas sai mais barato.
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.567
Reações
4.550
Pontos
353
Falando nisso, todos que tem a única plataforma que ele roda estão a 3 dias daquela DLC delicinha do Leviathan ! Acho que não vou esperar não, vou meter o louco e jogar junto do FF VII Rebirth e Stellar Blade daqui uns dias.

Deve vir por quando será ? uns 15 ou 20 dólares pelo que estão falando do conteúdo ?
To igual aqui.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.342
Reações
33.700
Pontos
1.399
Bom, trabalho com números e a SE não deu nenhum.

Tomara que continuem assim, pra causar desespero por não ter como contra atacar notas e qualidades altíssimas com algum número oficial, e assim desencadear mais tópicos fundamentados em especulações, como último recurso para tranquilizar mentes rancorosas daqueles desprovidos da plataforma dos exclusivos !
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
Falando sério, quais sao as criticas desse jogo pra quem nao curtiu?

Zerei recentemente ele e achei o melhor FF em muito, muito tempo. Se nao fosse uma ou outra enrolaçao/filler entre missoes fodas e aquele final que chutaram o balde com 293829 side-quests, seria um jogo quase perfeito

Se for querer ser bem fresco e caçar o que reclamar, diria que o chocobo é meio inutil no jogo e que é meio chato citarem as capitais sem a gente poder explorar livremente nenhuma. Mas no meu caso, eu prefiro assim, quando vem cidade gigantesca com mil pessoas pra conversar, já me dá preguiça na hora

Primeira DLC eu curti tb, pena que é curtíssima. Espero que essa nova dure mais
 

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.488
Reações
6.923
Pontos
303
Falando sério, quais sao as criticas desse jogo pra quem nao curtiu?

Zerei recentemente ele e achei o melhor FF em muito, muito tempo. Se nao fosse uma ou outra enrolaçao/filler entre missoes fodas e aquele final que chutaram o balde com 293829 side-quests, seria um jogo quase perfeito

Se for querer ser bem fresco e caçar o que reclamar, diria que o chocobo é meio inutil no jogo e que é meio chato citarem as capitais sem a gente poder explorar livremente nenhuma. Mas no meu caso, eu prefiro assim, quando vem cidade gigantesca com mil pessoas pra conversar, já me dá preguiça na hora

Primeira DLC eu curti tb, pena que é curtíssima. Espero que essa nova dure mais
Tem gente que não curtiu a gameplay, mas isso era algo totalmente esperado visto que as reclamações partem de quem conheceu a série quando ela era um rpg de turnos.

Mas a maior reclamação disparada do jogo é de quem não tem PS5 pra jogar essa obra-prima e ficam caçando pelo em ovo pra justificar isso.
 

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.500
Reações
5.801
Pontos
553
Falando sério, quais sao as criticas desse jogo pra quem nao curtiu?

Zerei recentemente ele e achei o melhor FF em muito, muito tempo. Se nao fosse uma ou outra enrolaçao/filler entre missoes fodas e aquele final que chutaram o balde com 293829 side-quests, seria um jogo quase perfeito

Se for querer ser bem fresco e caçar o que reclamar, diria que o chocobo é meio inutil no jogo e que é meio chato citarem as capitais sem a gente poder explorar livremente nenhuma. Mas no meu caso, eu prefiro assim, quando vem cidade gigantesca com mil pessoas pra conversar, já me dá preguiça na hora

Primeira DLC eu curti tb, pena que é curtíssima. Espero que essa nova dure mais
Eu adorei o jogo, entrou no meu top 5 da série brincando, história e personagens como há muito tempo não víamos na série. Batalhas de Eikon estão em outro patamar.

Eu geralmente vejo algumas críticas (de quem jogou não vou considerar papo de quem nem tocou no jogo) que falam que o combate poderia ter mais elementos de estratégia (dano elemental, fraquezas, etc), além de não poder controlar outros personagens (nem que fosse por comandos como fazemos no Torgal. Muitos ficaram com a sensação de que não é um combate de RPG, é totalmente ação. Eu até entendo e concordo em partes com isso, acho que eles tem material para aprimorar o combate se quiserem fazer mais jogos nesse mundo ou mesmo aproveitar esse molde em um futuro jogo que o BD3 for fazer.

Outra reclamação é com relação ao mapa do mundo e a falta de exploração, velho papo de corredores, etc. Honestamente eu acho que isso não precisava. O mundo e a exploração funciona bem como eles fizeram. Não acho que todo jogo/rpg tenha que ter um mapa gigantesco para ser bom, dentro da proposta do jogo, ele atingiu bem o que queria.

Tem reclamações mais bobas, do tipo que o jogo é só esmagar botões (normalmente por quem nem jogou o jogo) e de que as missões secundárias são todas ruins. Acho que as primeiras são fracas mesmo, mas vão melhorando no decorrer do jogo e TODAS adicionam algum contexto, informação para o mundo ou personagens.

Estou ansioso pela DLC e sou um dos que devo pausar minha jogatina no Rebirth para dar uma olhada em como está a expansão (é capaz de eu pelo menos zerar a história dela se for boa). Gostei tanto desse jogo que sou um dos que prefiro que eles lancem um FF16-2 do que FF17 (e nem falo em continuação, já que gostei do final do jogo, pode ser uma história paralela até bem antes nesse mundo).
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.342
Reações
33.700
Pontos
1.399
Falando sério, quais sao as criticas desse jogo pra quem nao curtiu?

Zerei recentemente ele e achei o melhor FF em muito, muito tempo. Se nao fosse uma ou outra enrolaçao/filler entre missoes fodas e aquele final que chutaram o balde com 293829 side-quests, seria um jogo quase perfeito

Se for querer ser bem fresco e caçar o que reclamar, diria que o chocobo é meio inutil no jogo e que é meio chato citarem as capitais sem a gente poder explorar livremente nenhuma. Mas no meu caso, eu prefiro assim, quando vem cidade gigantesca com mil pessoas pra conversar, já me dá preguiça na hora

Primeira DLC eu curti tb, pena que é curtíssima. Espero que essa nova dure mais

Duas reclamações que fazem o game não prestar de forma alguma:

1 - Action RPG em detrimento de Turn Based: Fazem 20 anos que a série não é mais Turn Based, mas algumas pessoas mantém uma fé religiosa de esperar a volta ao estilo. Tem pessoas que mesmo que o game seja 99 no Metacritic ainda vão ter raiva por isso; aqui tem aqueles users Pokemon Master e Fido que são os expoentes desse comportamento, que é algo mais comum do que a gente pensa.

2 - Estar somente no PS5: Tem fã de J-RPG que escolhe Xbox como plataforma principal e depois fica espumando pela boca quando metade dos games não saem lá; não dá neh. Tem também os PCistas que nem comentam do game quando tem essa exclusividade, mas esses são outros que sabiam que a Sony mete vez por outra uma barreira de anos para eles.

3 - Por Último vem a minha reclamação: Linear demais, poderiam ter explorado melhor os cenários das cidades mais gigantes e lindas; esse game pedia um Semi Open World como o VII Rebirth que cairia como uma luva.
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
Tem gente que não curtiu a gameplay, mas isso era algo totalmente esperado visto que as reclamações partem de quem conheceu a série quando ela era um rpg de turnos.

Mas a maior reclamação disparada do jogo é de quem não tem PS5 pra jogar essa obra-prima e ficam caçando pelo em ovo pra justificar isso.

Eu adorei o jogo, entrou no meu top 5 da série brincando, história e personagens como há muito tempo não víamos na série. Batalhas de Eikon estão em outro patamar.

Eu geralmente vejo algumas críticas (de quem jogou não vou considerar papo de quem nem tocou no jogo) que falam que o combate poderia ter mais elementos de estratégia (dano elemental, fraquezas, etc), além de não poder controlar outros personagens (nem que fosse por comandos como fazemos no Torgal. Muitos ficaram com a sensação de que não é um combate de RPG, é totalmente ação. Eu até entendo e concordo em partes com isso, acho que eles tem material para aprimorar o combate se quiserem fazer mais jogos nesse mundo ou mesmo aproveitar esse molde em um futuro jogo que o BD3 for fazer.

Outra reclamação é com relação ao mapa do mundo e a falta de exploração, velho papo de corredores, etc. Honestamente eu acho que isso não precisava. O mundo e a exploração funciona bem como eles fizeram. Não acho que todo jogo/rpg tenha que ter um mapa gigantesco para ser bom, dentro da proposta do jogo, ele atingiu bem o que queria.

Tem reclamações mais bobas, do tipo que o jogo é só esmagar botões (normalmente por quem nem jogou o jogo) e de que as missões secundárias são todas ruins. Acho que as primeiras são fracas mesmo, mas vão melhorando no decorrer do jogo e TODAS adicionam algum contexto, informação para o mundo ou personagens.

Estou ansioso pela DLC e sou um dos que devo pausar minha jogatina no Rebirth para dar uma olhada em como está a expansão (é capaz de eu pelo menos zerar a história dela se for boa). Gostei tanto desse jogo que sou um dos que prefiro que eles lancem um FF16-2 do que FF17 (e nem falo em continuação, já que gostei do final do jogo, pode ser uma história paralela até bem antes nesse mundo).

Duas reclamações que fazem o game não prestar de forma alguma:

1 - Action RPG em detrimento de Turn Based: Fazem 20 anos que a série não é mais Turn Based, mas algumas pessoas mantém uma fé religiosa de esperar a volta ao estilo. Tem pessoas que mesmo que o game seja 99 no Metacritic ainda vão ter raiva por isso; aqui tem aqueles users Pokemon Master e Fido que são os expoentes desse comportamento, que é algo mais comum do que a gente pensa.

2 - Estar somente no PS5: Tem fã de J-RPG que escolhe Xbox como plataforma principal e depois fica espumando pela boca quando metade dos games não saem lá; não dá neh. Tem também os PCistas que nem comentam do game quando tem essa exclusividade, mas esses são outros que sabiam que a Sony mete vez por outra uma barreira de anos para eles.

3 - Por Último vem a minha reclamação: Linear demais, poderiam ter explorado melhor os cenários das cidades mais gigantes e lindas; esse game pedia um Semi Open World como o VII Rebirth que cairia como uma luva.


Saquei, essa parte da galera que nem jogou eu ignoro pq é só hate barato mesmo.

Esse lance de linearidade eu pensei que poderiam reclamar, mas se for ver mesmo, eu acho que o unico FF que foi open-world "pra valer" foi o 15. O resto sempre seguiu esse formato semi-linear. Eu achei que ficou bem balanceado esse aspecto no jogo.

Fiquei surpreso de reclamarem das side-quests, pq pra mim a maioria tá bem acima da média de qualquer J-RPG que eu tenha jogado nos ultimos tempos, as vezes melhor até que side-quests de open worlds ocidentais mesmo. E curti que eles soltavam em quantidades controladas, eram só umas 2-3 de vez em quando e boa. Só no final do jogo que ferraram tudo jogando umas 15 de uma vez

Em termo de história, personagem, gráficos (principalmente no sentido artistico), OST...excelente. Me surpreendeu bastante principalmente pela história dark e bem contada, e por personagens com camadas, nao mais um bando de emo reclamando de tudo da vida sem parar, tipo FF13. Esse lance de mais variedade na batalha com elementos eu nem tinha pensado, mas é uma critica válida. Gostei do jeito que ficou, acho que exageram falanado ser um DMC, ele é BEM mais simples

Já peguei a season pass, to só decidindo se tento new game+ pra platinar e jogar a DLC ou fico no meu save normal msm
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.342
Reações
33.700
Pontos
1.399
Saquei, essa parte da galera que nem jogou eu ignoro pq é só hate barato mesmo.

Esse lance de linearidade eu pensei que poderiam reclamar, mas se for ver mesmo, eu acho que o unico FF que foi open-world "pra valer" foi o 15. O resto sempre seguiu esse formato semi-linear. Eu achei que ficou bem balanceado esse aspecto no jogo.

Fiquei surpreso de reclamarem das side-quests, pq pra mim a maioria tá bem acima da média de qualquer J-RPG que eu tenha jogado nos ultimos tempos, as vezes melhor até que side-quests de open worlds ocidentais mesmo. E curti que eles soltavam em quantidades controladas, eram só umas 2-3 de vez em quando e boa. Só no final do jogo que ferraram tudo jogando umas 15 de uma vez

Em termo de história, personagem, gráficos (principalmente no sentido artistico), OST...excelente. Me surpreendeu bastante principalmente pela história dark e bem contada, e por personagens com camadas, nao mais um bando de emo reclamando de tudo da vida sem parar, tipo FF13. Esse lance de mais variedade na batalha com elementos eu nem tinha pensado, mas é uma critica válida. Gostei do jeito que ficou, acho que exageram falanado ser um DMC, ele é BEM mais simples

Já peguei a season pass, to só decidindo se tento new game+ pra platinar e jogar a DLC ou fico no meu save normal msm

A reclamação de sidequests nesse game também não aceito. São sempre histórias que agregam muito ao mundo.

Sobre o combate eu nem discuto. Quem jogou usando só quadrado vai achar ruim mesmo, ponto. Não foi meu caso.
 

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.500
Reações
5.801
Pontos
553
Saiu a atualização 1.31 para o Final Fantasy XVI
  • Bobinas da Orquestra Mecânica adicionadas às lojas regionais.
  • Melhorias de usabilidade na IU de certas batalhas de Eikon.
  • Ajustes em algumas Habilidades Eikônicas e Talentos
  • A eficácia de alguns acessórios foi melhorada:
  • Adicionamos a função "Conclusão rápida", dando aos jogadores a opção de ir direto para o NPC que deu a missão após concluir o último objetivo.
  • As missões cujas recompensas são colecionáveis agora têm um novo ícone de missão.
  • Cinemáticas adicionais foram adicionadas a certas missões secundárias.
  • Pequenas mudanças foram feitas na composição das cinemáticas.
  • Novos NPCs foram adicionados em determinados povoados.
  • Adicionamos o tipo de controle "Personalizado". Acesse Configurações do Controle na aba Sistema do Menu Principal para atribuir livremente funcionalidades aos botões do seu controle.
  • Adicionamos Conjuntos de Habilidades. Os jogadores agora podem salvar até 5 Conjuntos de Habilidades. Troque entre conjuntos com L1/R1.
  • Várias funcionalidades foram adicionadas ao Modo Fotografia:
  • Pequenas atualizações e incrementos nos Mil Livros.
  • Atualizações e incrementos na IU e em menus diversos.
  • Correções de erros e bugs.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.553
Reações
24.646
Pontos
903
Saiu a atualização 1.31 para o Final Fantasy XVI
  • Bobinas da Orquestra Mecânica adicionadas às lojas regionais.
  • Melhorias de usabilidade na IU de certas batalhas de Eikon.
  • Ajustes em algumas Habilidades Eikônicas e Talentos
  • A eficácia de alguns acessórios foi melhorada:
  • Adicionamos a função "Conclusão rápida", dando aos jogadores a opção de ir direto para o NPC que deu a missão após concluir o último objetivo.
  • As missões cujas recompensas são colecionáveis agora têm um novo ícone de missão.
  • Cinemáticas adicionais foram adicionadas a certas missões secundárias.
  • Pequenas mudanças foram feitas na composição das cinemáticas.
  • Novos NPCs foram adicionados em determinados povoados.
  • Adicionamos o tipo de controle "Personalizado". Acesse Configurações do Controle na aba Sistema do Menu Principal para atribuir livremente funcionalidades aos botões do seu controle.
  • Adicionamos Conjuntos de Habilidades. Os jogadores agora podem salvar até 5 Conjuntos de Habilidades. Troque entre conjuntos com L1/R1.
  • Várias funcionalidades foram adicionadas ao Modo Fotografia:
  • Pequenas atualizações e incrementos nos Mil Livros.
  • Atualizações e incrementos na IU e em menus diversos.
  • Correções de erros e bugs.

Esperaram eu platinar pra lançar esse update. :kbozo
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
Comecei agora o new game+, mas mesmo assim, acho que prefiro ver no youtube essas mini-mudanças em algumas side-quests. Provavelmente é uma linha extra ou outra pra linkar com o DLC
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.209
Reações
22.929
Pontos
1.394
Com a DLC…Como Yoshi-P garantiu o final não muda em nada, permanece o mesmo….Poxa Clive gostosão, não merecia…Jill continua na mesma!!![\ispoiler]
 

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.500
Reações
5.801
Pontos
553
Com a DLC…Como Yoshi-P garantiu o final não muda em nada, permanece o mesmo….Poxa Clive gostosão, não merecia…Jill continua na mesma!!![\ispoiler]
Não joguei a DLC ainda, mas a primeira coisa que procurei foi ver se de alguma forma eles tinham mudado o final do jogo e como você já tinha dito aqui, o Ypshi-P falou sério que eles não alterariam o final.

Eu gosto bastante do final do jogo e acho que a morte do Clive, por mais trágica que seja, combina perfeitamente com a história dele e com o tom trágico do jogo.

Eu também acho que se eles tivessem colocado esse "fã service" aqui nessa DLC teria colocado a última pá de terra nesse universo, decretando que eles não voltaram a contar uma história em Valisthea.

Acho que deixando as coisas como estão, deixa margem para eles lançarem uma continuação ou quem sabe até uma nova expansão, junto com a versão do PC quem sabe?

Ainda tenho que me aventurar na DLC (devo fazer esse final de semana), mas muitos gostaram do conteúdo (apesar de não ser tão longo), mas não me canso desse universo. Pessoal não curte muito as continuações do FFXIII, mas eu acho que um projeto como o que fizeram lá, se encaixaria muito bem aqui.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.346
Reações
30.019
Pontos
1.049
Sei que gosto é algo muito particular, mas pra mim Final Fantasy XVI é a maior obra-prima da Square nos últimos anos (sim, mais do que Rebirth). Acabei de iniciar a DLC e só de ouvir a música tema do esconderijo as lágrimas já vieram.

Que universo maravilhoso, que personagens fantásticos, que gameplay divertido. Aaaah FFXVI, como eu te amo!!!
 

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.500
Reações
5.801
Pontos
553
Sei que gosto é algo muito particular, mas pra mim Final Fantasy XVI é a maior obra-prima da Square nos últimos anos (sim, mais do que Rebirth). Acabei de iniciar a DLC e só de ouvir a música tema do esconderijo as lágrimas já vieram.

Que universo maravilhoso, que personagens fantásticos, que gameplay divertido. Aaaah FFXVI, como eu te amo!!!
Te entendo totalmente. FF XVI está entre os melhores jogos que eu joguei nos últimos anos e sem dúvida é o que mais conquistou meu coração nesse tempo.

Tem uma lista de coisas que considero que o FFVIIRB fez melhor que o FFXVI, mas também tem uma lista que considero que o FFXVI fez melhor que o FFVIIRB.

Ai vai depender o que cada um considera mais "chave" num jogo para talvez achar um superior ao outro. A verdade é que Square entregou jogos "fora da curva" nesses últimos 2 anos e temos que torcer que ela pegue o melhor desses jogos e aproveite nos seus futuros projetos.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.346
Reações
30.019
Pontos
1.049
Te entendo totalmente. FF XVI está entre os melhores jogos que eu joguei nos últimos anos e sem dúvida é o que mais conquistou meu coração nesse tempo.

Tem uma lista de coisas que considero que o FFVIIRB fez melhor que o FFXVI, mas também tem uma lista que considero que o FFXVI fez melhor que o FFVIIRB.

Ai vai depender o que cada um considera mais "chave" num jogo para talvez achar um superior ao outro. A verdade é que Square entregou jogos "fora da curva" nesses últimos 2 anos e temos que torcer que ela pegue o melhor desses jogos e aproveite nos seus futuros projetos.
Pra mim, o GOTY 2023 foi o 16 e sem dúvida alguma o 2024 vai ser o Rebirth. Square tá mandando muito bem na série FF!
 

lmp4444x

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.062
Reações
3.858
Pontos
1.009
Tá batendo uma vontade de jogar novamente o game....mas tem como começar um new game com o que já ganhei?

Na dificuldade normal mesmo, não tô afim de jogar no hard. :kaperto
 
Topo Fundo