O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Confraria do Master Race Humildão (até R$2,5k) - Afinal, talvez só te sobre dinheiro pra APU

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.672
Reações
33.320
Pontos
1.048
Pessoal, vou começar a montar minha próxima máquina. Meu PC atual é um I7 4790k que eu montei a 10 anos atrás. Nas minhas (parcas) pesquisas, eu que sempre fui p*t1nha da Intel, queria ir pro I9, mas infelizmente está inviável. Como a galera é fã da plataforma Ryzen, e como vou montar do zero, pensei ir logo pra AM5 pra no futuro poder fazer upgrades sem muita dor de cabeça. A minha idéia é começar humilde, ter uma plataforma atual sem gastar muito. De início achei:

Procesador: Processador AMD Ryzen 5 8500G - R$ 1.200,00
Mobo: Asus Prime A620M-K ou ASRock A620M-HDV/M.2 - R$ 690,00
2x DDR5 16GB 3D Connexion DDR5 16GB 4800Mhz 1.1V (3DRJ-U5D16G4800) - R$ 440,00 (R$ 220,00 cada)

O objetivo principal continua sendo jogar em 1080p a 60FPS, pois eu uso uma TV como monitor e não pretendo trocar. Então esse é o máximo que ela aguenta. Mas vou querer poder usar as firulas atuais, DLSS e afins. Primeiro quero montar o kit sem VGA, depois vou definir o melhor custo benefício.

Minha máquina atual possui uma fonte da Corsair CX750, mas como é uma fonte de 10 anos, acho melhor por outra no lugar. Quais marcas recomendam. Não precisa ser nada top. Uma 80 plus bronze tá de boa. 750W tá de bom tamanho?

Agradeço a ajuda, opiniões, criticas e etc!! :ksorriso

@LucianoBraga tô dentro do orçamento com um troco sobrando. Não me esculhamba!!! :klol
 

BTr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.968
Reações
1.436
Pontos
864
Filho único pra quem tiver interesse kk

 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.503
Reações
42.386
Pontos
1.074
@LucianoBraga não sei se já fiz essa pergunta, mas daria pra usar de boas um SSD Sata ou NVME num adaptador USB 3.0? vi que a velocidade da porta é até 4.8Gbps (algo entre 600 a 650MBps). Procede isso?
 


Mensagens
7
Reações
4
Pontos
3
uma placa mãe boa e barata para um Ryzen 5500, alguém indica?
Acabei de comprar a placa:

Placa Mãe MSI A520M-A PRO, AMD AM4, mATX, DDR4​

R$ 318,99 no pix na kabum​


PLACA PCIE 3.0 viu, vai ter até(e no máximo) -5% em desempenho nas GPUs PCIx8(~radeons), já em X16(~NVadias) da na mesma praticamente.

Chipset é bom pegar 500+ pra usar GPU Radeon, pra poder ativa o AMD SAM, que aumenta o desempenho da GPU em uns 10%.
A tecnologia AMD Smart Access Memory™3 permite maior desempenho em títulos selecionados, fornecendo aos processadores AMD Ryzen™ acesso total e imediato à placa de vídeo AMD Radeon™ para transferências de dados mais rápidas entre os dois.

Essa placa chega a estar mais barata que placas com chipset A320 que são mais antigas e inferiores.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.503
Reações
42.386
Pontos
1.074
Acabei de comprar a placa:

Placa Mãe MSI A520M-A PRO, AMD AM4, mATX, DDR4​

R$ 318,99 no pix na kabum​


PLACA PCIE 3.0 viu, vai ter até(e no máximo) -5% em desempenho nas GPUs PCIx8(~radeons), já em X16(~NVadias) da na mesma praticamente.

Chipset é bom pegar 500+ pra usar GPU Radeon, pra poder ativa o AMD SAM, que aumenta o desempenho da GPU em uns 10%.
A tecnologia AMD Smart Access Memory™3 permite maior desempenho em títulos selecionados, fornecendo aos processadores AMD Ryzen™ acesso total e imediato à placa de vídeo AMD Radeon™ para transferências de dados mais rápidas entre os dois.

Essa placa chega a estar mais barata que placas com chipset A320 que são mais antigas e inferiores.
ela vem com a bios atualizada para a série 5000?
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.217
Reações
3.596
Pontos
1.084
Lembrando que nas A320/520 vc vai ficar limitado a nvme gen3x4 no máximo, mesmo que compre um ssd gen4 ou gen5. Não que isso faça muita diferença, essas gerações de nvme são outro marketing da vida pra nego querer atualizar o hardware.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.337
Reações
175.879
Pontos
2.234
Eu não instalei ainda mais pelo o que li vem sim, mas se por acaso não vier eu já vi que tem o download da Bios atualizada para o Ryzen 5000 na página da MSI em todo caso.

Questão toda é que aí você vai precisar de uma CPU já suportada, tipo um Ryzen de primeira geração, pra poder fazer o update antes de instalar os 5000. Caso contrário, a máquina não dá nem boot.
A bios release suporta dos 1000 aos 4000 de release (CPUs como o 4100 e 4500, por exemplo, saíram depois). Os 5000 exigiram uma versão posterior da bios.

Ou seja: tem que perguntar pro suporte da loja pra ver se eles informam, se atualizam caso não esteja atualizada, ou, em pegando assim mesmo, ter alguém por perto que tenha um Ryzen mais antigo pra fazer o update.
 
Mensagens
7
Reações
4
Pontos
3
Questão toda é que aí você vai precisar de uma CPU já suportada, tipo um Ryzen de primeira geração, pra poder fazer o update antes de instalar os 5000. Caso contrário, a máquina não dá nem boot.
A bios release suporta dos 1000 aos 4000 de release (CPUs como o 4100 e 4500, por exemplo, saíram depois). Os 5000 exigiram uma versão posterior da bios.

Ou seja: tem que perguntar pro suporte da loja pra ver se eles informam, se atualizam caso não esteja atualizada, ou, em pegando assim mesmo, ter alguém por perto que tenha um Ryzen mais antigo pra fazer o update.
Entendi, mas deve vir sim, pois nas avaliações da placa no site da kabum tem gente com avaliação recente dizendo que a placa já veio atualizada pros Ryzen 5000.

Eu só não instalei ainda e testei pois eu comprei o Ryzen, a mobo e as rams junto, mas na caixa veio faltando os 2 pentes da RAM, acho que foram extraviados pela emenda da caixa na parte de baixo, o qual vi depois de aberto que estava forçada e devem ter aberto um pouco para pegarem o que conseguissem...

Estou no escuro se vai funcionar, mas comprei baseado também nos relatos das avaliações dizendo que a mobo já vem atualizada pra ryzen 5000, agora é esperar as memórias virem e torcer kkkk. Vlww..
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.282
Reações
172.532
Pontos
2.599
Alguém aí tem aquele novo Gamesir T4 Nova Lite. Comprei baratão e chegou aqui e fui dar uma testada. Ele pareia no Android por bluetooth, até atualizei o firmware.

No Windows pareia por bluetooth ou pelo dongle e dá para contralar coisas no Windows e no Uplay, que foi onde testei. Embora desse para controlar o programa e até dar play no jogo com o controle, o jogo não responde, ficando somente com teclado e mouse.

Aí, testei com o cabo e simplesmente rodou normal dentro do jogo.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.973
Reações
38.578
Pontos
1.839
Pessoal qual placa mãe/ram fica legal pra usar com um 12400? Sem vga, pelo menos por agora... O Pc será pra trabalhar... melhor custo benefício possível... tbm gostaria de colocar 32gb de ram...
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.560
Reações
6.154
Pontos
353
Alguém aí tem aquele novo Gamesir T4 Nova Lite. Comprei baratão e chegou aqui e fui dar uma testada. Ele pareia no Android por bluetooth, até atualizei o firmware.

No Windows pareia por bluetooth ou pelo dongle e dá para contralar coisas no Windows e no Uplay, que foi onde testei. Embora desse para controlar o programa e até dar play no jogo com o controle, o jogo não responde, ficando somente com teclado e mouse.

Aí, testei com o cabo e simplesmente rodou normal dentro do jogo.

Eu tenho esse controle, usei ele no switch, e no PC eu só coloquei o dongle aí ficou com uma luz verde no controle, aí funcionou normal nos jogos, usei no pcsx2 também.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.282
Reações
172.532
Pontos
2.599
Eu tenho esse controle, usei ele no switch, e no PC eu só coloquei o dongle aí ficou com uma luz verde no controle, aí funcionou normal nos jogos, usei no pcsx2 também.
O que não entendi é que, por exemplo, usando o dongle tem que apertar home + X para parear. Ele pareia e dentro do Uplay dá para mexer em sua interface. Porém, dentro do jogo ele fica inoperante.

Como mencionei, pelo Bluetooth usando home + B ocorre o mesmo. Só consegui fazê-lo funcionar dentro do jogo pelo cabo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.337
Reações
175.879
Pontos
2.234
Pessoal qual placa mãe/ram fica legal pra usar com um 12400? Sem vga, pelo menos por agora... O Pc será pra trabalhar... melhor custo benefício possível... tbm gostaria de colocar 32gb de ram...

Qualquer H610M resolve o seu problema, sinceramente. Só vai peidar com um 12900k da vida, mas né...no duro no duro, só uma Z que não peida com um 12900K.
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.560
Reações
6.154
Pontos
353
O que não entendi é que, por exemplo, usando o dongle tem que apertar home + X para parear. Ele pareia e dentro do Uplay dá para mexer em sua interface. Porém, dentro do jogo ele fica inoperante.

Como mencionei, pelo Bluetooth usando home + B ocorre o mesmo. Só consegui fazê-lo funcionar dentro do jogo pelo cabo.

Eu nem precisei parear só coloquei no pc e funcionou sozinho. Aí quando coloquei no switch mesma coisa.
Você testou sem ser jogo da uplay ?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.282
Reações
172.532
Pontos
2.599
Eu nem precisei parear só coloquei no pc e funcionou sozinho. Aí quando coloquei no switch mesma coisa.
Você testou sem ser jogo da uplay ?
Não. Nesse PC só tenho um jogo instalado lá. Não deveria dar essa treta, ainda mais se foi reconhecido. Nunca tive problemas com o T4 Pro.

Curioso não precisar apertar os botões para parear.
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.560
Reações
6.154
Pontos
353
Não. Nesse PC só tenho um jogo instalado lá. Não deveria dar essa treta, ainda mais se foi reconhecido. Nunca tive problemas com o T4 Pro.

Curioso não precisar apertar os botões para parear.

Achei estranho também, só não testei no Android ele. E o controle é bom paguei 80 reais achei que seria ruim pelo valor.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.282
Reações
172.532
Pontos
2.599
Achei estranho também, só não testei no Android ele. E o controle é bom paguei 80 reais achei que seria ruim pelo valor.
Ele é bom sim, bem construído e tal. Está custando agora 72 pratas e os analógicos são Hall Effect. No Android você pode baixar o app da Gamesir e testá-lo e também atualizar seu firmware.

Preciso entender porque ele não está entrando no jogo mesmo já tendo sido reconhecido.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.503
Reações
42.386
Pontos
1.074
Ele é bom sim, bem construído e tal. Está custando agora 72 pratas e os analógicos são Hall Effect. No Android você pode baixar o app da Gamesir e testá-lo e também atualizar seu firmware.

Preciso entender porque ele não está entrando no jogo mesmo já tendo sido reconhecido.
Entra no site do gamepadtester e verifica se tá realmente reconhecendo como X-input (vai aparece como um controle de Xbox) se tiver, então é bug do jogo ou da Uplay. também dependendo do jogo, pode ser o anticheat que não deixa o controle funcionar!
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.282
Reações
172.532
Pontos
2.599
Entra no site do gamepadtester e verifica se tá realmente reconhecendo como X-input (vai aparece como um controle de Xbox) se tiver, então é bug do jogo ou da Uplay. também dependendo do jogo, pode ser o anticheat que não deixa o controle funcionar!
Valeu pela dica. Descobri algo importante.

No Windows ficava aparecendo Pro Controller e não entendia exatamente o que era. O site mostrou que estava se conectando como o controle do Switch e fazia sentido porque a luz ficava vermelha. Muito bizarro. No outro modo home + B conectava como DualShock 4 por bluetooth, mas mesmo assim não funcionava no jogo.

Bom, no Reddit vi gente reclamando que o firmware 5700 estava cagando com o dongle e fazendo ser reconhecido pelo Switch. Fui lá no app da Gamesir e fiz um downgrade do firmware par ao 4200 e pimba, foi reconhecido pelo site e pelo Windows como Xbox 360 controller e funcionou no jogo.

@Ging Freecs1 rapaz, nem pense em atualizar o firmware par ao 5700. Tinha gente falando que estava no 5800, mas este não apareceu para mim.
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.560
Reações
6.154
Pontos
353
Valeu pela dica. Descobri algo importante.

No Windows ficava aparecendo Pro Controller e não entendia exatamente o que era. O site mostrou que estava se conectando como o controle do Switch e fazia sentido porque a luz ficava vermelha. Muito bizarro. No outro modo home + B conectava como DualShock 4 por bluetooth, mas mesmo assim não funcionava no jogo.

Bom, no Reddit vi gente reclamando que o firmware 5700 estava cagando com o dongle e fazendo ser reconhecido pelo Switch. Fui lá no app da Gamesir e fiz um downgrade do firmware par ao 4200 e pimba, foi reconhecido pelo site e pelo Windows como Xbox 360 controller e funcionou no jogo.

@Ging Freecs1 rapaz, nem pense em atualizar o firmware par ao 5700. Tinha gente falando que estava no 5800, mas este não apareceu para mim.

Caramba bom saber vou deixar do jeito que veio mesmo, tá funcionando tudo certo.

Então ontem o seu controle não ficou com luz verde ao conectar no pc ? Só ficou vermelho?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.337
Reações
175.879
Pontos
2.234
E se caso eu resolva pegar uma vga bacaninha no futuro pra jogar.... essas h610M dão conta? Não né?

Se a bacaninha não for uma 4090, não vejo problema. Vê uma placa que tem slot pci-e 4 x16 e boas.
Não tô dizendo que tem zero interferência, mas enquanto pra placa-mãe pra CPU é a base, pra GPU, é só interface.

Dito isso, tenha em mente que o H610 tem outras limitações, tipo clock máximo de memória, quantidade de linhas PCI-e pra um M.2, etc. Bom dar uma pesquisada.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.707
Reações
9.611
Pontos
453
Eu não acho que seja o tópico apropriado pra perguntar isto, mas eu sempre tive esta curiosidade: como estes controles conseguem usar o Xinput? A Microsoft não deve liberar a licença assim, de mão beijada, pros caras, e desconheço qualquer projeto para tornar o Xinput em open-source.

"Ah, mas eles pagam a taxa de licenciamento." Uma HORI e GameSir eu acredito que paguem mesmo, mas duvido que várias outras empresas paguem. Que tipo de magia negra esta galera faz, hein?
 

marcus882

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
373
Pontos
499
galera vocês acham que essa placa aqui vale a pena?

 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.503
Reações
42.386
Pontos
1.074
galera vocês acham que essa placa aqui vale a pena?

é uma placa boa, mas não é aqui o assunto:
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.503
Reações
42.386
Pontos
1.074
Eu não acho que seja o tópico apropriado pra perguntar isto, mas eu sempre tive esta curiosidade: como estes controles conseguem usar o Xinput? A Microsoft não deve liberar a licença assim, de mão beijada, pros caras, e desconheço qualquer projeto para tornar o Xinput em open-source.

"Ah, mas eles pagam a taxa de licenciamento." Uma HORI e GameSir eu acredito que paguem mesmo, mas duvido que várias outras empresas paguem. Que tipo de magia negra esta galera faz, hein?
Sim, a grande maioria usa X-input, nem que seja apenas pelo cabo. Acho que o X-input não tem pagamento de licensa, e mesmo que tivesse, THIS IS XAINA, b*tch!
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.337
Reações
175.879
Pontos
2.234
Xinput é só um protocolo de comunicação. O código não é aberto, mas nem precisa.
Tem documentação de implantação disponível, se a fabricante do controle segue os parâmetros tá tudo certo.
 
Topo Fundo