O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como começar a programar?

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
146
Reações
599
Pontos
108
Pessoal no próximo semestre vou pegar a matéria de programação orientada a objetos e gostaria de alguma ajuda. Eu fiz programação imperativa antes, mas foi nas coxas, passei e não estudei direito na época, por isso gostaria de saber como começar de verdade na programação, pois acho que pode me ajudar na área de engenharia focada na eletrônica. Qual a melhor linguagem para começar C, Python ou Java? Devo aprender lógica de programação antes de programar ou ao mesmo tempo? E o que aprender depois de dominar lógica de programação e a primeira linguagem?
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.896
Reações
7.137
Pontos
1.039
Você quer só passar na matéria, quer aprender, quer que vire profissão, quer conhecer os fundamentos?
Já adianto que a linguagem não importa e talvez pode até te abstrair de conceitos que você precisaria ter aprendido.

Tem um livro que eu aprendi (há 20 anos) que possui todos os exemplos introdutórios que você vê por aí de OO.

Não sei se está atualizado, mas como primeiro contato acho que ainda vale.
 

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
146
Reações
599
Pontos
108
Você quer só passar na matéria, quer aprender, quer que vire profissão, quer conhecer os fundamentos?
Já adianto que a linguagem não importa e talvez pode até te abstrair de conceitos que você precisaria ter aprendido.

Tem um livro que eu aprendi (há 20 anos) que possui todos os exemplos introdutórios que você vê por aí de OO.

Não sei se está atualizado, mas como primeiro contato acho que ainda vale.
Quero aprender, pq gosto e acho que vai ser útil na área de eletrônica.
 


Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.669
Reações
30.563
Pontos
1.253
Quer começar a fazer programa?
Manda foto por MP pra eu avaliar.
 

Virgílio Sparda

Veterano
Mensagens
146
Reações
599
Pontos
108
Consegui o livro "Algoritmos-Lógica para Desenvolvimento de Programação de Computadores", 22 edição, do José Augusto Manzano. Tem um parte no início que é em portugol, mas isso é meio que inútil, não é?

Screenshot_20240422_092348_Brave.jpg
 

JessTorvalds

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
GOLD
Mensagens
2.108
Reações
4.615
Pontos
753
Melhor linguagem pra aprender é python e se balançar uma árvore cai 8 cursos de python free pra vc fazer. Eu não consigo aprender com livros, porém tem um curso TOP de Golang que é outra linguagem que eu gosto bastante, vou deixar aqui pra vc ver como é a metodologia, ai vc procura um de python no mesmo esquema.

Dica: Faça projetos pessoais pra aprender, no inicio o mais dificil é encontrar aplicabilidade do que você esta aprendendo.

 

pody

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.003
Reações
238
Pontos
554
Se quer pagar: Logica de programacao do Nelio Alves na Udemy.
Se quer free: Logica de programacao no youtube.

Tenho interesse em aprender a programar mesmo chegando aos 4.7 (nem sei se terei mercado por conta da idade...)
Acabei de comprar o curso que você indicou do Nélio Alves, vamos ver se consigo aprender. Valeu pela indicação.
 
Topo Fundo