The End.
Ei mãe, 500 pontos!
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- 703
Alguns pontos importantes antes de tudo:
Primeira parte: complexidade e originalidade
Sendo direto ao ponto, Death Stranding não é um jogo "simples" em nenhum aspecto.
claramente um gameplay cinematográfico, quase não tem mecânicas, não sei o que é mais cinematográfico: isso daí ou o rocket punch de MGSV
Apesar das propostas e dos elementos de gameplay consideravelmente diferentes, Death Stranding segue a filosofia de jogo de MGSV, oferecendo uma variedade de equipamentos para que o jogador possa cumprir os objetivos livremente em uma área aberta.
Eu já li tanta coisa errada e noobice sobre o jogo. Já vi gente falando "sem a arma que atira corda pra prender os inimigos o Sam não consegue fazer nada". Tá errado. 2 combinhos derrubam os inimigos. Tem a corda, várias outras armas não-letais. Tem como até arremessar carga nos inimigos. E olha que o combate nem é o foco. "Ah, mas o BT me pegou". Sabia que se jogar uma granada de sangue no chão já elimina o BT? Acho que até xixi deve servir. Outra noobice é sobre os veículos. Na descrição fala que não são indicados para terrenos irregulares. É só usar nas estradas que não vai ter problema e nem vai gastar bateria, já que a estrada tem rede elétrica. Mas aí você acha gente reclamando de veículos usando uma imagem dessa:
Olha se isso não é jogar errado. E olha que veículo nesse jogo pula.
O cara faz de propósito, né possível
Segunda parte: e a história?
Falando brevemente, já que zerei no lançamento e na segunda fez que joguei pulei cutscenes e diálogos, mas o que eu tenho pra dizer aqui é a mesma coisa que falei do gameplay: é complexo e original. É um universo único com diversos conceitos próprios. "Ah, mas mim assistir NFL e WWE, esse jogo de videogame é muito weird, tem algumas falas bem silly, não é como meu drama de TV ou jogo estadunidense que é super sério o tempo todo, por mais besta e simplória que seja a premissa. Achei muito weird, muito silly, muito dumb, muito goofy esse JOGO DE VIDEOGAME" - Sem comentários pra essa gente que pensa assim, eu tenho é que "praisar" esse universo original que saiu da mente criativa desse cara.
Terceira parte: "I'll Keep Coming"
Acho que é aqui onde tá a grande diferença que justifica a ideia do tópico. Se você sair pulando de qualquer jeito em um jogo de plataforma você vai morrer. Você pode jogar Dark Souls com seu personagem pelado, só no soquinho. É bem possível que você vai morrer. Death Stranding tem uma forma diferente de punição por causa da "condição" do protagonista. Qualquer um pode zerar, mas a boa experiência depende que a pessoa jogue direito.
A punição aqui na maioria das vezes é o jogador chegar ao objetivo aos trancos e barrancos em uma andança que poderia ter sido otimizada ou mesmo evitada. O que vi de reclamação da montanha de neve não é brincadeira. Será que essa gente não pensou em usar um exoesqueleto apropriado, deixar tirolesas pelo caminho?
Ou usar o trator flutuante pra fazer isso?
"Ah, mas tem missão que você tem que levar muitas cargas". Será que essa pessoa não percebeu que é possível conectar todos os centros de distribuição com estradas? Mais uma vez, claro que não, né
Bônus: minha expectativa por Death Stranding 2: On The Beach
Falando brevemente porque já temos tópico oficial da sequência. Acho que não é novidade pra ninguém depois desse tópico que eu gosto do primeiro jogo e estou animado pela sequência. É o jogo que vai me fazer comprar o PS5. Vimos pouco até agora, mas já gostei das novidades (transformação de terreno em tempo real, enchentes, incêndios florestais, terremotos, poder deixar a mochila no chão antes de entrar em combate, um "Metal Gear que funciona como uma base móvel e te ajuda nas missões, um cara que solta raio pela guitarra, um cyborg ninja que faz barulho de bebê, etc) Hideo Kojima disse que não vai ser uma sequência convencional, o que a gente sempre espera dele até pelo histórico com MGS. "Mais do mesmo" não é a praia desse diretor, um dos poucos que está sempre tentando inovar com sua mente criativa:
Só pra finalizar, esse daqui foi meu tempo de gameplay no primeiro. Meu quinto jogo mais jogado dos últimos anos só perdendo para MGSV (182) Elden Ring (150) Dark Souls 2 (138) e Like a Dragon 8 (133) e foi a versão de PS4 porque ainda não tenho PS5 ou um PC para rodar a versão DC. Sei que aquela versão adicionou alguns equipamentos e outras novidades. Pretendo jogar em preparação antes de sair o segundo.
- Não estou dizendo que o primeiro jogo foi perfeito e que não há espaço pra melhorar na sequência;
- Não estou dizendo que é um jogo feito para todos. Realmente acabou sendo um jogo muito original. Outro dia fiz um tópico sobre Aquanaut's Holiday de PS3. Não acho que quem faz jogos diferentes assim está pensando apenas em fazer dinheiro e acho isso admirável;
- Não estou dizendo que TODOS que jogaram e não gostaram foi porque jogaram errado. Apenas observo que esse foi o caso de MUITA gente;
- Não estou dizendo que isso é exclusividade de Death Stranding 1. Acho que tem muito jogo "jogado errado" por aí, que você vê outra pessoa jogando e parece outro jogo;
- Pra quem não jogou e fala m**** na Internet, a única coisa que tenho pra falar é que o próprio Hideo Kojima previu a existência dessa gente lá em 2001 com MGS2. Agora vamos ao tópico.
Primeira parte: complexidade e originalidade
Sendo direto ao ponto, Death Stranding não é um jogo "simples" em nenhum aspecto.
claramente um gameplay cinematográfico, quase não tem mecânicas, não sei o que é mais cinematográfico: isso daí ou o rocket punch de MGSV
Apesar das propostas e dos elementos de gameplay consideravelmente diferentes, Death Stranding segue a filosofia de jogo de MGSV, oferecendo uma variedade de equipamentos para que o jogador possa cumprir os objetivos livremente em uma área aberta.
Eu já li tanta coisa errada e noobice sobre o jogo. Já vi gente falando "sem a arma que atira corda pra prender os inimigos o Sam não consegue fazer nada". Tá errado. 2 combinhos derrubam os inimigos. Tem a corda, várias outras armas não-letais. Tem como até arremessar carga nos inimigos. E olha que o combate nem é o foco. "Ah, mas o BT me pegou". Sabia que se jogar uma granada de sangue no chão já elimina o BT? Acho que até xixi deve servir. Outra noobice é sobre os veículos. Na descrição fala que não são indicados para terrenos irregulares. É só usar nas estradas que não vai ter problema e nem vai gastar bateria, já que a estrada tem rede elétrica. Mas aí você acha gente reclamando de veículos usando uma imagem dessa:
Olha se isso não é jogar errado. E olha que veículo nesse jogo pula.
O cara faz de propósito, né possível
Segunda parte: e a história?
Falando brevemente, já que zerei no lançamento e na segunda fez que joguei pulei cutscenes e diálogos, mas o que eu tenho pra dizer aqui é a mesma coisa que falei do gameplay: é complexo e original. É um universo único com diversos conceitos próprios. "Ah, mas mim assistir NFL e WWE, esse jogo de videogame é muito weird, tem algumas falas bem silly, não é como meu drama de TV ou jogo estadunidense que é super sério o tempo todo, por mais besta e simplória que seja a premissa. Achei muito weird, muito silly, muito dumb, muito goofy esse JOGO DE VIDEOGAME" - Sem comentários pra essa gente que pensa assim, eu tenho é que "praisar" esse universo original que saiu da mente criativa desse cara.
Terceira parte: "I'll Keep Coming"
Acho que é aqui onde tá a grande diferença que justifica a ideia do tópico. Se você sair pulando de qualquer jeito em um jogo de plataforma você vai morrer. Você pode jogar Dark Souls com seu personagem pelado, só no soquinho. É bem possível que você vai morrer. Death Stranding tem uma forma diferente de punição por causa da "condição" do protagonista. Qualquer um pode zerar, mas a boa experiência depende que a pessoa jogue direito.
A punição aqui na maioria das vezes é o jogador chegar ao objetivo aos trancos e barrancos em uma andança que poderia ter sido otimizada ou mesmo evitada. O que vi de reclamação da montanha de neve não é brincadeira. Será que essa gente não pensou em usar um exoesqueleto apropriado, deixar tirolesas pelo caminho?
Ou usar o trator flutuante pra fazer isso?
"Ah, mas tem missão que você tem que levar muitas cargas". Será que essa pessoa não percebeu que é possível conectar todos os centros de distribuição com estradas? Mais uma vez, claro que não, né
Bônus: minha expectativa por Death Stranding 2: On The Beach
Falando brevemente porque já temos tópico oficial da sequência. Acho que não é novidade pra ninguém depois desse tópico que eu gosto do primeiro jogo e estou animado pela sequência. É o jogo que vai me fazer comprar o PS5. Vimos pouco até agora, mas já gostei das novidades (transformação de terreno em tempo real, enchentes, incêndios florestais, terremotos, poder deixar a mochila no chão antes de entrar em combate, um "Metal Gear que funciona como uma base móvel e te ajuda nas missões, um cara que solta raio pela guitarra, um cyborg ninja que faz barulho de bebê, etc) Hideo Kojima disse que não vai ser uma sequência convencional, o que a gente sempre espera dele até pelo histórico com MGS. "Mais do mesmo" não é a praia desse diretor, um dos poucos que está sempre tentando inovar com sua mente criativa:
Só pra finalizar, esse daqui foi meu tempo de gameplay no primeiro. Meu quinto jogo mais jogado dos últimos anos só perdendo para MGSV (182) Elden Ring (150) Dark Souls 2 (138) e Like a Dragon 8 (133) e foi a versão de PS4 porque ainda não tenho PS5 ou um PC para rodar a versão DC. Sei que aquela versão adicionou alguns equipamentos e outras novidades. Pretendo jogar em preparação antes de sair o segundo.
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