O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Temu chegando News] Shopee ultrapassa Shein em downloads, à espera da Temu

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.943
Reações
7.839
Pontos
453
Mercado Livre, Shoppe e Shein forma o top 3 aplicativos mais baixados no Brasil

shopee-shein-downloads.jpg


24/04/2024

São Paulo – Os estrangeiros estão dominando as vendas online no Brasil. Com a derrocada da Americanas, em recuperação judicial depois da fraude contábil de R$ 25 bilhões, os últimos meses têm sido de rearranjo no mapa do varejo eletrônico nacional.

Houve mudanças significativas em três grandes métricas que indicam o sucesso dos sites de compras: vendas brutas (GMV, na sigla em inglês), número de downloads do aplicativo e total de visitas à página (tráfego).

A disputa ocorre no momento em que as vendas online das varejistas brasileiras estagnaram: alta de 0,7% em 2023 em comparação ao ano anterior, para R$ 286,5 bilhões, segundo dados da consultoria Varese Retail, com base em dados da NielsenIQ Ebit. Ninguém está mais disposto a “rasgar dinheiro” com fortes promoções e oferta indiscriminada de fretes grátis.

No momento em que cada clique importa, o mercado espera para breve a entrada no país da Temu, gigante chinês do comércio eletrônico. Chamada de “Amazon com esteroides”, a empresa ultrapassou a Shein e a Amazon e desde maio do ano passado tem sido o aplicativo de compras mais baixado do mundo.

Nos últimos 12 meses, a singapurense Shopee ultrapassou a chinesa Shein em número de downloads, tornando-se o segundo aplicativo mais baixado do país, só atrás do argentino Mercado Livre, de acordo com a ferramenta de pesquisas de mercado AppMagic.

Em abril do ano passado, a Shein estava liderando o número de downloads no país, mas perdeu o posto em novembro. Entre abril de 2022 e março de 2023, o tráfego da Shein no Brasil triplicou. Mas nos 12 meses seguintes, houve uma queda de 20% nas visitas ao site, conforme levantamento da plataforma de marketing digital Semrush para a Folha de S.Paulo.

Segundo Erich Casagrande, principal executivo de marketing da Semrush no Brasil, a adesão em setembro ao programa do governo federal Remessa Conforme – que determinou Imposto de Importação de 60% para compras internacionais acima de US$ 50 (R$ 262) e 17% de ICMS – causou impacto nas vendas.

“Mesmo com a empresa absorvendo parte da alta dos custos, o consumidor sentiu a alta de preços”, diz.

Procurada, a Shein não quis comentar, mas divulgou nota em que critica o possível aumento da alíquota de ICMS de 17% para 25%, que incide sobre as compras feitas nos sites que aderiram ao Remessa Conforme. A medida estava sendo discutida pelos Estados, mas a decisão foi adiada.

A Shein está em um processo de nacionalização das suas operações, com a meta de atingir 85% das suas vendas a partir de sellers (lojistas que vendem seus produtos no marketplace) locais até o final de 2026, com a contratação de 2.000 fábricas no país.

O Mercado Livre, que acaba de anunciar o vultoso aporte de R$ 23 bilhões no Brasil neste ano, para aumentar sua infraestrutura, base operacional e logística, além da equipe (serão 6.500 contratações em 2024), continua como líder em vendas e retomou o primeiro lugar em downloads, mas em tráfego seu crescimento foi de apenas 1% entre março de 2023 e março deste ano, conforme levantamento da Semrush. No período, o indicador da Amazon avançou 3,2%, e o da Shopee 26,3%.

Em 2023, o site brasileiro da americana Amazon, que estava em quinto lugar entre os maiores marketplaces do país, passou ao terceiro lugar, com vendas estimadas em R$ 25 bilhões, segundo a consultoria Varese Retail.

No último dia 17, a Amazon divulgou pela primeira vez os seus investimentos no país desde que chegou, em 2011: R$ 33 bilhões, em infraestrutura e salários.

Já a Shopee ultrapassou as brasileiras Casas Bahia e Americanas, para ocupar o quarto lugar em vendas online, segundo a Varese Retail. “O nosso Dia do Consumidor, em 15 de março, ultrapassou em vendas a Black Friday”, disse à Folha Felipe Piringer, diretor de marketing e estratégia da empresa no país.

O processo de “nacionalização” do gigante de Singapura já está mais adiantado: segundo a Shopee, 90% das suas vendas hoje no país são de sellers locais.

A empresa não abre investimentos ou receita, mas garante ter um terço dos consumidores brasileiros logados em seu site ou aplicativo todo mês.

A companhia acaba de inaugurar o seu 11º centro de distribuição (CD) no país, na região metropolitana de Porto Alegre, e de abrir mais um hub logístico, agora em Palmas. Em fevereiro, outro CD foi aberto em Goiânia.

Em hubs logísticos (que só fazem a separação da mercadoria) são 110 no Brasil até agora, com uma cobertura em 22 Estados.

“Depois que a gente entra com uma operação logística com o nosso hub, conseguimos melhorar muito a experiência do consumidor, com uma entrega mais rápida, e a partir daí aumentar a demanda na região”, diz Rafael Flores, diretor de expansão e malha logística da Shopee Brasil.

As categorias de eletroeletrônicos e moda têm sido as mais buscadas da empresa nos últimos meses. No caso do vestuário, é um indicativo do aumento da concorrência com a Shein, que ainda mantém o posto de aplicativo de moda mais baixado do país.

“Todo mundo olha mais para moda, um segmento do comércio online onde há mais chances de crescer, porque ainda é pouco explorado”, diz Luiz Guanais, analista de consumo e varejo do BTG Pactual.

O especialista lembra que a Shein, cujas vendas no país são estimadas em mais de R$ 10 bilhões, é um marketplace vertical, ou seja, especializado.

“Já concorrentes como Shopee e a Temu são mais generalistas”, afirma Guanais, que destaca o poder de fogo da Temu, criada há menos de dois anos e pertencente ao grupo chinês Pinduoduo.

Eles têm recursos como compras em grupo e um forte time de influencers, os criadores de conteúdo. “São conhecidos por atingirem principalmente consumidores mais jovens, com uma estratégia de preços baixos e ferramentas de gamificação, que podem ter efeito viciante”, diz Guanais.

“O número de usuários ativos mensais no seu aplicativo nos Estados Unidos disparou 950% no quarto trimestre do ano passado, assim como as suas despesas com publicidade digital”, afirma.

Para se ter uma ideia, a Temu foi uma das principais anunciantes do Super Bowl, final da principal liga de futebol americano dos Estados Unidos.

Temu ainda não estreou, mas já tem mais downloads que Marisa e Zara​


A Folha questionou a Temu sobre a sua chegada ao país, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Antes mesmo de estrear, a chinesa já passou à frente de outros varejistas consolidados no país: a Temu ocupa hoje o 65º lugar no ranking dos aplicativos de compras mais baixados do Brasil, à frente da Marisa (66º), Mobly (67º) e Zara (75º), de acordo com o App Magic.

A Temu já está fazendo um trabalho de captação de base, em busca de potenciais consumidores, com envio de email marketing, por exemplo, diz Alberto Serrentino, sócio da consultoria Varese Retail.

“A Temu é um negócio emergente em todo o mundo. Eles devem chegar ao Brasil neste ano de forma agressiva, uma vez que seguem a Shein pelo mundo com um modelo parecido, com destaque para a moda barata”, afirma.

O avanço das plataformas estrangeiras de comércio eletrônico deve manter a competição acirrada neste ano, segundo o Goldman Sachs.

Para o banco, as varejistas brasileiras podem ser beneficiadas com o aumento da formalização dos sellers (lojistas que vendem seus produtos nos marketplaces, a quem pagam uma comissão) e os efeitos do programa Remessa Conforme, medidas que aumentaram os custos para os asiáticos.

“No entanto, a chegada da Temu e da plataforma de compras do TikTok, o TikTok Shop, devem manter a concorrência e o custo de aquisição de clientes alto para 2024”, afirma o relatório “Perspectivas: 10 temas para varejo e comércio eletrônico no Brasil em 2024”, assinado por Irma Sgarz, Felipe Rached e Gustavo Fratini.

De acordo com a Varese Retail, o Magalu também foi beneficiado pela perda de clientes da Americanas, ao passar da terceira para a segunda posição em faturamento bruto (GMV, na sigla em inglês). É a única brasileira no ranking dos cinco maiores marketplaces do país.

“Varejistas como Magalu e Casas Bahia continuam muito relevantes”, diz Serrentino. “Mas no Brasil, o consumo depende fundamentalmente de crédito, o que impacta a compra de itens de maior valor agregado, como eletrônicos.”

Os marketplaces nacionais veem parte do seu capital “empatado” nos CDs, com a formação de estoques. Já nos estrangeiros a maior parte ou todas as suas vendas vêm de produtos oferecidos pelos sellers, o que lhes proporciona maior capital de giro e menos risco.

Para o banco Goldman Sachs, o comércio eletrônico (incluindo varejistas brasileiras e estrangeiras) deve crescer 15% no país neste ano, um avanço frente à alta de 7% no ano passado. Com isso, as vendas online vão representar 14% do varejo brasileiro. (Daniele Madureira e Marcelo Pessini)

Fonte: diariodocomercio

Esse Temu no momento parece ser o único concorrente de peso que possui potencial de desbancar o império do Jack Ma.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.333
Reações
42.537
Pontos
1.003
Nunca usei shopee, parece um concorrente tier C perto do ML e Amazon, aquele visual dele... argh.
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.132
Reações
4.603
Pontos
343
Shopee nunca comprei, mas ja comprei no AliExpress...

Iguais?
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.299
Reações
17.814
Pontos
1.174
Nunca usei shopee, parece um concorrente tier C perto do ML e Amazon, aquele visual dele... argh.

Shopee nunca comprei, mas ja comprei no AliExpress...

Iguais?

Eu tinha um preconceito com a Shopee também, mas pra mim foi uma grata surpresa.
Qualquer coisa que exista para ser vendida, tu encontra lá, e com preço baixo e frete ou grátis ou com belo desconto.

Eu nunca usei para comprar roupas e acessórios de vestuário, ou eletrônicos caros.
Mas quando meu amigo me trouxe o steam deck de fora onde que eu fui encontrar pelícola protetora para a tela? Shopee
Bateria de relógio de pulso, tela de proteção para berço, prateleira, capa e película para celular, adaptador de tomada... cara, Shopee é ÓTIMA pra essas coisas.
 
Ultima Edição:


Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.525
Reações
33.048
Pontos
1.674
Shopee é a 25 de março nacional, encontra de tudo(de caro a barato a nacional a importado a falsificado a original) e é sempre útil.

Aliado com bons fretes para coisas que o valor é pouco e o frete atrapalharia, ai tem a receita de sucesso.

Além de ser uma plataforma que, junto com a amazon, incentiva reviews de usuários e com mídia. Isso ajuda muito plataformas de compras(mercado livre é fezes nesse aspecto)
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.017
Reações
93.759
Pontos
1.353
essa Temu além de ser um "trap" da porra, os produtos são muito ruins.

Eles anunciam algo custando barato, ai tu vai la ver qual é, mas só custa o que é anunciado se voce comprar umas 10x mais que o valor daquilo junto. Se não comprar o bagulho multiplica o preço loucamente. E enviam uma porcaria que não dura 2 dias.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.790
Reações
14.533
Pontos
503
Para quem nunca usou, o Shopee é uma mistura de ML com Aliexpress, tem vendedores nacionais e asiáticos, e é bem fácil de comprar, muito mais fácil comprar lá do que aquela nojeira do Mercado Pago do ML...

Quando eu comecei a usar a três anos era bem melhor, tinha muitos cupons de frete grátis sem valor mínimo, fiquei viciado em comprar lá, mas depois de um tempo começaram a limitar os cupons de frente grátis, colocaram valor mínimo para frete grátis, antes eu comprava coisas de dois reais e usava cupom de frete grátis, mas agora eles limitaram o valor mínimo para frete grátis para 10 ou 20 reais, mesmo assim ainda vale a pena para compras acima de 20 reais.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.272
Reações
172.506
Pontos
2.599
Shopee é a 25 de março nacional, encontra de tudo(de caro a barato a nacional a importado a falsificado a original) e é sempre útil.

Aliado com bons fretes para coisas que o valor é pouco e o frete atrapalharia, ai tem a receita de sucesso.

Além de ser uma plataforma que, junto com a amazon, incentiva reviews de usuários e com mídia. Isso ajuda muito plataformas de compras(mercado livre é fezes nesse aspecto)
Concordo plenamente com essa parte das avaliações. O ML é arcaico com aquela porqueira.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.700
Reações
9.593
Pontos
453
Bem, Americanas indo de Vasco, Magalu e grupo VIA cobrando 3x o que vale nos produtos, ML dando margem para muito golpe ocorrer... Até eu me rendi aos Aliexpress e Shopee da vida. Shein eu não me rendi porque as roupas que costumo comprar estão pelo mesmo valor por lá, mas muita coisa por lá quase me fez gastar o salário do mês. A galera acha que o povo olha só o preço, mas oferecer preço sem um mínimo de qualidade também afasta o público.

Vou ficar de olho nesse Temu aí, porque já vi muito vídeo de "I tested this US$ X,XX TEMU gadget" e muita coisa já deu vontade de comprar(igual Ebay, que levou dois meses do meu salário quando fiquei um tempo em PT). Se ficar igual o Aliexpress no começo, vai se tornar um concorrente bem chato da Shoppe.
 

Mestre Linguiça

Bam-bam-bam
Mensagens
2.408
Reações
8.613
Pontos
453
Confesso que tenho preconceito com a Shopee. Dá uma impressão de ser uma zona total, sem segurança, etc. Mas pelo que li aqui, vou começar a dar uma chance.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.377
Reações
15.832
Pontos
503
Compro na Shopee também, é de boa. Mas a prioridade é sempre o ML e seu frete rápido.
 
Topo Fundo