O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


É necessário para ser um músico profissional estudar 5 a 8 horas por dia?

anylon_

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
62
Pontos
18
Comecei a estudar música á um mês (autodidata) e sempre tive uma dúvida sobre o tempo de estudo. Hoje, por exemplo, vi um vídeo do Cifra Club onde recomendavam estudar 8 horas por dia; do lado do vídeo, tinha outro quebrando esta argumentação, mas que não me convenceu, já que não deu uma resposta à altura.
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
A resposta direta é: não.

Pra mim, profissional é o cara que ganha dinheiro tocando ou cantando. O cara.pode ser o melhor instrumentista ou cantor do mundo, mas se ele não trabalha e não recebe por isso, ele não é profissional.

Claro, estudo é sempre importante, em qualquer área. Isso vai definir seu nível como músico, não se você trabalha ou não com isso, entende?

Ou seja: estude o quanto puder, sempre que puder. Certamente um músico qualificado terá mais espaço no mercado de trabalho, mas isso não é condicionante para se trabalhar e ganhar dinheiro, beleza?

Valeu e bons estudos!!!!
 

anylon_

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
62
Pontos
18
A resposta direta é: não.

Pra mim, profissional é o cara que ganha dinheiro tocando ou cantando. O cara.pode ser o melhor instrumentista ou cantor do mundo, mas se ele não trabalha e não recebe por isso, ele não é profissional.

Claro, estudo é sempre importante, em qualquer área. Isso vai definir seu nível como músico, não se você trabalha ou não com isso, entende?

Ou seja: estude o quanto puder, sempre que puder. Certamente um músico qualificado terá mais espaço no mercado de trabalho, mas isso não é condicionante para se trabalhar e ganhar dinheiro, beleza?

Valeu e bons estudos!!!!
Vlw! :kjoinha
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
A resposta direta é: não.

Pra mim, profissional é o cara que ganha dinheiro tocando ou cantando. O cara.pode ser o melhor instrumentista ou cantor do mundo, mas se ele não trabalha e não recebe por isso, ele não é profissional.

Claro, estudo é sempre importante, em qualquer área. Isso vai definir seu nível como músico, não se você trabalha ou não com isso, entende?

Ou seja: estude o quanto puder, sempre que puder. Certamente um músico qualificado terá mais espaço no mercado de trabalho, mas isso não é condicionante para se trabalhar e ganhar dinheiro, beleza?

Valeu e bons estudos!!!!
@anylon_ Para ser músico profissional, você precisa da carteirinha de músico filiado a OMB, isso te garante entrar como músico em certos eventos e você pode cobrar cachê.
Se você não tiver essa carteirinha de filiação, ganhando ou não pela atividade, você será amador independente de sua habilidade.

 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
A música é uma área muito ampla, diria que a pergunta tem que ser mais específica para o que cada músico quer na carreira profissional.
Existem músicos que treinam pouco ou nada, que não sabem ler partituras e não conhecem teoria musical, outros que treinam por horas a fio, ouvem outros músicos, trabalham situação de banda, etc.
Olha que interessante: http://themusicstudio.ca/blog/2017/11/909/ Aí tem a lista de alguns músicos famosos que não conseguem ler partituras.
Mas acho que música profissionalmente vai depender do que vc quer da vida com a música, vou dar uns exemplos.

Músico educador: É o que ensina, conhece teoria musical, muitas vezes não tem um trabalho consistente e pessoal, às vezes pouca coisa. Ex. o seu professor de música.
Músico de sessão: É aquele que é contratado para participar de uma banda, para tocar em diversos gêneros e contextos musicais. Geralmente lê muito bem partituras e ritmos musicais; ex. o quinteto do Jô.
Músico de banda: Geralmente é um músico que busca fama e sucesso em um gênero musical, tem os mais variáveis graus de erudição ou falta dela, mas tem muita prática de banda, tem trabalho autoral, geralmente foca nas músicas da própria banda, tem que ser muito consistente com esse material. Ex. músicos do Iron, Metallica, etc.
Músico solo: É o cara que trabalha sozinho ou foca em sua carreira pessoal, geralmente contrata músicos de sessão para trabalharem para ele. Tem trabalho autoral e geralmente tem muita técnica. Ex. Yngwie Malmsteen.
Músico cover: Geralmente toca em banda as músicas de outros músicos, nos bares, botecos e casas de show menores. Foca no repertório de outros músicos. Ex. Bandas de cover e rock classics que tocam na noite por aí.

E essas definições meio que se misturam, não necessariamente cada músico é isso ou aquilo, mas tem várias características.

Sobre estudar 5 - 8 horas por dia, vai muito do que vc quer, acho que o principal é fazer o estudo focado, eu por exemplo, tento estudar um pouco de tudo, 8 horas treinando técnica não me faz o efeito que eu gostaria que fizesse, existe um limite até físico do quanto vc pode tocar e de que forma tocar, então, eu como busco ser um músico mais completo, estudo teoria, técnica, ouço outras músicas, fico destrinchando a estrutura, marcar o tempo da música, tento tirar música de ouvido, improvisação, tento tocar com tablatura, com pauta, com cifra, etc.
Mais de duas horas de cada um desses fundamentos é muito tempo, é muito desgastante e não produz o resultado. Mas se o cara só quer tocar com técnica e tira música de ouvido, ele não precisa estudar muita teoria musical. Se o cara só quer tocar violão base, com revistinha de cifras e o violão ele vai treinando e já consegue... aí pode estudar menos tempo. Vai muito de cada um.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
A música é uma área muito ampla, diria que a pergunta tem que ser mais específica para o que cada músico quer na carreira profissional.
Existem músicos que treinam pouco ou nada, que não sabem ler partituras e não conhecem teoria musical, outros que treinam por horas a fio, ouvem outros músicos, trabalham situação de banda, etc.
Olha que interessante: http://themusicstudio.ca/blog/2017/11/909/ Aí tem a lista de alguns músicos famosos que não conseguem ler partituras.
Mas acho que música profissionalmente vai depender do que vc quer da vida com a música, vou dar uns exemplos.

Músico educador: É o que ensina, conhece teoria musical, muitas vezes não tem um trabalho consistente e pessoal, às vezes pouca coisa. Ex. o seu professor de música.
Músico de sessão: É aquele que é contratado para participar de uma banda, para tocar em diversos gêneros e contextos musicais. Geralmente lê muito bem partituras e ritmos musicais; ex. o quinteto do Jô.
Músico de banda: Geralmente é um músico que busca fama e sucesso em um gênero musical, tem os mais variáveis graus de erudição ou falta dela, mas tem muita prática de banda, tem trabalho autoral, geralmente foca nas músicas da própria banda, tem que ser muito consistente com esse material. Ex. músicos do Iron, Metallica, etc.
Músico solo: É o cara que trabalha sozinho ou foca em sua carreira pessoal, geralmente contrata músicos de sessão para trabalharem para ele. Tem trabalho autoral e geralmente tem muita técnica. Ex. Yngwie Malmsteen.
Músico cover: Geralmente toca em banda as músicas de outros músicos, nos bares, botecos e casas de show menores. Foca no repertório de outros músicos. Ex. Bandas de cover e rock classics que tocam na noite por aí.

E essas definições meio que se misturam, não necessariamente cada músico é isso ou aquilo, mas tem várias características.

Sobre estudar 5 - 8 horas por dia, vai muito do que vc quer, acho que o principal é fazer o estudo focado, eu por exemplo, tento estudar um pouco de tudo, 8 horas treinando técnica não me faz o efeito que eu gostaria que fizesse, existe um limite até físico do quanto vc pode tocar e de que forma tocar, então, eu como busco ser um músico mais completo, estudo teoria, técnica, ouço outras músicas, fico destrinchando a estrutura, marcar o tempo da música, tento tirar música de ouvido, improvisação, tento tocar com tablatura, com pauta, com cifra, etc.
Mais de duas horas de cada um desses fundamentos é muito tempo, é muito desgastante e não produz o resultado. Mas se o cara só quer tocar com técnica e tira música de ouvido, ele não precisa estudar muita teoria musical. Se o cara só quer tocar violão base, com revistinha de cifras e o violão ele vai treinando e já consegue... aí pode estudar menos tempo. Vai muito de cada um.
Meu amigo, você falou um monte de besteira ai, principalmente na "divisão de músicos" put* viagem.
Estudar continuamente é sempre importante, tem pessoas que já nascem com o dom, não só para música, e mesmo assim estudam muito para continuar com desempenho.
Agora o fato é que vc pode estudar horas a fio, durante anos, ser super renomado e ter reconhecimento na mídia, se vc não tiver a carteirinha, vc não é musico profissional, isso é igual a não ter CRM, CRA, CREA, OAB etc... não é que você não sabe é que você não habilitado, por um órgão de classe competente, para atuar como profissional.
 


mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Meu amigo, você falou um monte de besteira ai, principalmente na "divisão de músicos" put* viagem.
Estudar continuamente é sempre importante, tem pessoas que já nascem com o dom, não só para música, e mesmo assim estudam muito para continuar com desempenho.
Agora o fato é que vc pode estudar horas a fio, durante anos, ser super renomado e ter reconhecimento na mídia, se vc não tiver a carteirinha, vc não é musico profissional, isso é igual a não ter CRM, CRA, CREA, OAB etc... não é que você não sabe é que você não habilitado, por um órgão de classe competente, para atuar como profissional.
Cara, tirei isso aí uma boa parte do curso viver de música do Roger Franco, da minha prática no SESC e da minha escola de música, e pesquiso o suficiente para saber do que estou falando. Se vc não vê por essa abordagem, tudo bem, mas tenha respeito. Se vc acha que ter carteirinha te faz músico profissional, tudo bem, essa é a tua visão. Em algum momento, dependendo do que vc faz, será necessário ter a respectiva documentação. A minha resposta não contraria nem a sua e nem a do Edikaos, inclusive ele e o Maldito Canalha aqui do fórum são os mais habilitados para falar disso.
Estou dando a resposta do ponto de vista do treino e da técnica de guitarra, já que tenho amizade com alguns músicos profissionais, apesar de que, de fato sou um estudante ainda.
Quando a pessoa faz uma pergunta deste tipo, está buscando saber como se estuda e se chega num estado de excelência musical, para atuar profissionalmente é preciso ser competente naquilo que faz, e não agora do tipo, "tira o documento X".
Mesmo ter um documento de classe não te faz ser um profissional qualificado, se vc ruim, vc pode ter N documentações, se sua música for uma b*sta, vc não vai ganhar dinheiro com isso. E aí?
Mas se vc acha que basta ter a carteirinha, tira lá e boa, não venha me encher o saco. Passar bem.

Edit: Inclusive existem vários artigos na internet que fazem essas divisões, ex. https://www.digitalmusicnews.com/2017/10/26/musicians/

Tópicos do Curso Viver de Música do Roger Franco:

  • Área de Atuação: Professor
  • Área de Atuação: Sideman

  • Área de Atuação: Músico de Estúdio

  • Área de Atuação: Produtor Musical

  • Área de Atuação: Workshop e Masterclass

  • Área de Atuação: Músico da Noite

  • Área de Atuação: Músico de Igreja

  • Área de Atuação: Funcionário em Empresa do Ramo

  • Área de Atuação: Intérprete

  • Área de Atuação: Banda Autoral

  • Área de Atuação: Roadie

  • Área de Atuação: Especialista de Produto

  • Área de Atuação: Arranjador

  • Área de Atuação: Compositor

  • Direitos do Músico

  • Endorsement, Patrocínio e Apoio

  • Carreira Solo
 
Ultima Edição:

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Cara, tirei isso aí uma boa parte do curso viver de música do Roger Franco, da minha prática no SESC e da minha escola de música, e pesquiso o suficiente para saber do que estou falando. Se vc não vê por essa abordagem, tudo bem, mas tenha respeito. Se vc acha que ter carteirinha te faz músico profissional, tudo bem, essa é a tua visão. Em algum momento, dependendo do que vc faz, será necessário ter a respectiva documentação. A minha resposta não contraria nem a sua e nem a do Edikaos, inclusive ele e o Maldito Canalha aqui do fórum são os mais habilitados para falar disso.
Estou dando a resposta do ponto de vista do treino e da técnica de guitarra, já que tenho amizade com alguns músicos profissionais, apesar de que, de fato sou um estudante ainda.
Quando a pessoa faz uma pergunta deste tipo, está buscando saber como se estuda e se chega num estado de excelência musical, para atuar profissionalmente é preciso ser competente naquilo que faz, e não agora do tipo, "tira o documento X".
Mesmo ter um documento de classe não te faz ser um profissional qualificado, se vc ruim, vc pode ter N documentações, se sua música for uma b*sta, vc não vai ganhar dinheiro com isso. E aí?
Mas se vc acha que basta ter a carteirinha, tira lá e boa, não venha me encher o saco. Passar bem.

Edit: Inclusive existem vários artigos na internet que fazem essas divisões, ex. https://www.digitalmusicnews.com/2017/10/26/musicians/

Tópicos do Curso Viver de Música do Roger Franco:

  • Área de Atuação: Professor
  • Área de Atuação: Sideman

  • Área de Atuação: Músico de Estúdio

  • Área de Atuação: Produtor Musical

  • Área de Atuação: Workshop e Masterclass

  • Área de Atuação: Músico da Noite

  • Área de Atuação: Músico de Igreja

  • Área de Atuação: Funcionário em Empresa do Ramo

  • Área de Atuação: Intérprete

  • Área de Atuação: Banda Autoral

  • Área de Atuação: Roadie

  • Área de Atuação: Especialista de Produto

  • Área de Atuação: Arranjador

  • Área de Atuação: Compositor

  • Direitos do Músico

  • Endorsement, Patrocínio e Apoio

  • Carreira Solo

Realmente, se prender ao documento não é muito aconselhável... Eu não tenho a carteira da Ordem dos Músicos, mas hoje eu sustento minha casa com o dinheiro que ganho com a banda. Então, sei lá... Eu me considero um profissional da música sim.

Obviamente entendo o ponto de vista da documentação (pagamos Ecad, por exemplo). Sei que é importante, mas não fundamental. Infelizmente o @Maldito Canalha deu uma sumida do fórum, mas ele mais do que ninguém pode falar melhor sobre isso.

Falando da parte técnica, eu não sou um grande guitarrista. Continuo estudando até hoje, claro, porque quero sempre fazer o melhor no meu trabalho. Contudo, como toco em uma banda cover, estou limitado ao que toco. Não faz sentido colocar solos quilométricos em Tempo Perdido, hehehehehehehe... Ainda assim, o estudo me faz ter mais segurança no que estou executando. Quando não estou tocando coma banda, estou tocando outras coisas, ouvindo outros guitarristas (principalmente o Richie Kotzen, pra mim um gênio).

Notei que o Op mudou o título do tópico, vou responder a isso também: estudo é importante sim, desde que você evolua com isso. De nada adianta estudar 8 horas de técnica se sua sensibilidade não for trabalhada. Creio ser de extrema importância a vivência de banda, pois outros músicos podem te ajudar a evoluir também.

Resumindo, estude o quanto você sentir que deve. É igual a estudar uma matéria qualquer... Vai chegar uma hora que nada entra mais na cabeça, hehehe.

Valeu!!!!
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Amigas @edikaoz e @mig29gsxr, calma, não vamos desvirtuar o tópico e menos ainda nos confundir.

mig29gsxr, onde faltei com desrespeito com você? Não foi minha intenção, mas se realmente ofendi, me desculpe e pode chamar um moderador para aplicar o que for cabível.
edikaoz, se você for atuar no mundo no meio amador, concordo plenamente, mas como nosso amigo @anylon_ perguntou, para ser reconhecido profissionalmente, você precisa desse documento e não horas de estudo, é o que você respondeu a ele diretamente. O cara pode estudar o quanto for e nunca ser (ou querer) ser profissional por causa dessa carteirinha, eu fui um deles. Quando vi o título do tópico já era esse: "É necessário para ser um músico profissional estudar 5 a 8 horas por dia?".

Meu ponto de vista: classificações e rótulos são importantes, mas tem umas besteiras horrendas nesse meio que só serve para encher linguiça.

Já tive diversas experiências nessa área e, todos sabemos disso, talento sem oportunidade não é nada, oportunidade sem aproveitamento é desperdício e, ser profissional não garante sucesso ou dinheiro. Vejam os músicos de rua por ex. (faltaram esses na sua classificação mig29gsxr) os caras são talentosos e incríveis, muitos melhores que artistas/músicos renomados e alguns ainda tem a m**** carteirinha e estão ali, ganhando o pão como conseguem.

Outro ponto importante em ter a porcaria da carteirinha e te "garantir a oportunidade" de conseguir algo que um músico amador não (nos meios comuns) consegue. Quando eu atuava como músico (amador), haviam casas de show que, quando eram bacanas, exigiam 1 carteirinha a cada 3 integrantes, as mais chatas exigia 1 por membro atuante e convidado, os caras estão errados legalmente? Sinceramente não sei porque trabalhava como autônomo, sim, eu não podia cobrar nem cachê e quando falava de valores era ainda mais estressante, mas tinha que fazer por amor a música e crescimento, oportunidade e tudo mais desta linha.

Querem rotular rotulem, querem se considerar profissionais se considerem, mas não parem no tempo, não parem de estudar, e não parem de praticar :kkiss
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Amigas @edikaoz e @mig29gsxr, calma, não vamos desvirtuar o tópico e menos ainda nos confundir.

mig29gsxr, onde faltei com desrespeito com você? Não foi minha intenção, mas se realmente ofendi, me desculpe e pode chamar um moderador para aplicar o que for cabível.
edikaoz, se você for atuar no mundo no meio amador, concordo plenamente, mas como nosso amigo @anylon_ perguntou, para ser reconhecido profissionalmente, você precisa desse documento e não horas de estudo, é o que você respondeu a ele diretamente. O cara pode estudar o quanto for e nunca ser (ou querer) ser profissional por causa dessa carteirinha, eu fui um deles. Quando vi o título do tópico já era esse: "É necessário para ser um músico profissional estudar 5 a 8 horas por dia?".

Meu ponto de vista: classificações e rótulos são importantes, mas tem umas besteiras horrendas nesse meio que só serve para encher linguiça.

Já tive diversas experiências nessa área e, todos sabemos disso, talento sem oportunidade não é nada, oportunidade sem aproveitamento é desperdício e, ser profissional não garante sucesso ou dinheiro. Vejam os músicos de rua por ex. (faltaram esses na sua classificação mig29gsxr) os caras são talentosos e incríveis, muitos melhores que artistas/músicos renomados e alguns ainda tem a m**** carteirinha e estão ali, ganhando o pão como conseguem.

Outro ponto importante em ter a porcaria da carteirinha e te "garantir a oportunidade" de conseguir algo que um músico amador não (nos meios comuns) consegue. Quando eu atuava como músico (amador), haviam casas de show que, quando eram bacanas, exigiam 1 carteirinha a cada 3 integrantes, as mais chatas exigia 1 por membro atuante e convidado, os caras estão errados legalmente? Sinceramente não sei porque trabalhava como autônomo, sim, eu não podia cobrar nem cachê e quando falava de valores era ainda mais estressante, mas tinha que fazer por amor a música e crescimento, oportunidade e tudo mais desta linha.

Querem rotular rotulem, querem se considerar profissionais se considerem, mas não parem no tempo, não parem de estudar, e não parem de praticar :kkiss
Eu citei como exemplos, não únicas opções, também considero músicos de rua profissionais, mas muitos não tem essa documentação, apesar de tocarem consistemente na rua. O que estou falando não vai na contramão do que vcs já falaram, só discordo que há obrigação em ter documento, isso geralmente é imposição legal, para tocar em alguns lugares será necessário, mas não em todos. Talvez a sua resposta seja mais objetiva, mas veja quem está tocando violão há um mês, não sabe ainda qual é o caminho das pedras, não sabe aonde vai ou quer chegar, muitas questões são abertas. O que digo é que um fórum existe para que as pessoas coloquem visões e experiências, claro que besteiras podem ser ditas, por exemplo, se eu falasse: vai pra rua é toca uns 2 acordes com levada em 4 tempos e canta aí qualquer coisa, aí estaria realmente viajando na maionese, mas não tirei essa definição do nada, senão a gente não debate mais nada, pesquisa no google e acabou, pra que fórum?
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Amigas @edikaoz e @mig29gsxr, calma, não vamos desvirtuar o tópico e menos ainda nos confundir.

mig29gsxr, onde faltei com desrespeito com você? Não foi minha intenção, mas se realmente ofendi, me desculpe e pode chamar um moderador para aplicar o que for cabível.
edikaoz, se você for atuar no mundo no meio amador, concordo plenamente, mas como nosso amigo @anylon_ perguntou, para ser reconhecido profissionalmente, você precisa desse documento e não horas de estudo, é o que você respondeu a ele diretamente. O cara pode estudar o quanto for e nunca ser (ou querer) ser profissional por causa dessa carteirinha, eu fui um deles. Quando vi o título do tópico já era esse: "É necessário para ser um músico profissional estudar 5 a 8 horas por dia?".

Meu ponto de vista: classificações e rótulos são importantes, mas tem umas besteiras horrendas nesse meio que só serve para encher linguiça.

Já tive diversas experiências nessa área e, todos sabemos disso, talento sem oportunidade não é nada, oportunidade sem aproveitamento é desperdício e, ser profissional não garante sucesso ou dinheiro. Vejam os músicos de rua por ex. (faltaram esses na sua classificação mig29gsxr) os caras são talentosos e incríveis, muitos melhores que artistas/músicos renomados e alguns ainda tem a m**** carteirinha e estão ali, ganhando o pão como conseguem.

Outro ponto importante em ter a porcaria da carteirinha e te "garantir a oportunidade" de conseguir algo que um músico amador não (nos meios comuns) consegue. Quando eu atuava como músico (amador), haviam casas de show que, quando eram bacanas, exigiam 1 carteirinha a cada 3 integrantes, as mais chatas exigia 1 por membro atuante e convidado, os caras estão errados legalmente? Sinceramente não sei porque trabalhava como autônomo, sim, eu não podia cobrar nem cachê e quando falava de valores era ainda mais estressante, mas tinha que fazer por amor a música e crescimento, oportunidade e tudo mais desta linha.

Querem rotular rotulem, querem se considerar profissionais se considerem, mas não parem no tempo, não parem de estudar, e não parem de praticar :kkiss

Acredito que o tópico não foi desvirtuado. A pergunta era se ele precisava estudar x horas pra ser tornar profissional. Eu disse que estudar é importante sim, mas que ele pode ser profissional se for pago pelo que faz. Pra mim, profissional é quem trabalha em algo e é remunerado por isso.

Eu entendo seu ponto. Ser reconhecido como profissional no mercado de trabalho talvez exija a carteira da Ordem. Mas e se a pessoa já fez seu nome no meio musical e não tem esse documento? Ele ainda é um amador, mesmo sendo remunerado pelo seu trabalho? Se, no seu ponto de vista, for isso, eu entendo, mas não concordo.

Sei do que você está falando. Teve uma época em que a Ordem dos Músicos era muito forte como entidade de classe. Isso fez com que ela cometesse muitos abusos. Já vi representantes da entidade APREENDER EQUIPAMENTOS de músicos que estavam trabalhando sem a carteira da entidade.

Nem preciso dizer que acho isso totalmente injusto e desproporcional. Tanto que ocorreu um movimento de desfiliação na época. Hoje em dia, a Ordem dos Músicos não tem a mesma influência e ninguém se preocupar com isso, pelo menos no circuito que eu toco. Esse circuito vai desde o Rio Grande do Sul até o Pará e Maranhão. Graças a Deus, trabalhamos bastante.

Concordo com você quanto ao estudo. Isso é extremamente importante. A pessoa deve estudar o que achar necessário, sempre. Seja uma hora por dia, seja oito horas por dia, tudo depende de como a pessoa vai absorver esse conhecimento. Pra alguns, menos tempo é melhor. Para outros, mais tempo é melhor. Mas nunca tempo nenhum, né?

Enfim, pontos de vista esclarecidos, vamos tocar e trabalhar, com carteirinha ou não, hehehe!
 

anylon_

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
62
Pontos
18
@edikaoz
@mig29gsxr
@Kabaneri

Obrigada pelas respostas. Percebi que houve um desentendimento, mas parece que os ânimos se acalmaram.
Nem sou projeto de música, tô começando agora, mas as respostas de vcs me ajudaram.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.909
Reações
4.600
Pontos
753
Tranquilo man.

Eu gosto de discutir com pessoasde respeito e mente aberta, que seguram sua opinião com uma base e não impõe que o outro está errado, ninguém é perfeito ou sabe tudo.

Eu até fiquei curioso sobre como anda esse mercado hoje, mas deixei para lá.

Sucesso ai.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.352
Reações
26.701
Pontos
1.359
Se estudar 8 horas fosse importante para viver de música, o Funk não ia existir, se bem que funk não é música
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.111
Reações
20.433
Pontos
753
Olheuaqui!
Carteira de músico: um mal quase necessário, e quase desnecessário. Depende de onde se toca. Se fizerem trocentos shows com artistas que estão ou estiveram em destaque, certamente vão precisar. Caso contrário, pode ser que um dia precisem. É um documento que nem se compara ao similar de outras profissões, pq ele existe para vc não se foder, e pra dar dinheiro a outros, pq os "benefícios" são inexistentes. A minha expirou há 20 anos, e mandei à m****. Não toco mais há algum tempo, por conta de problemas de saúde, mas mesmo bem antes de parar, caguei pra OMB. Nunca deixei de tocar nesse período, pq deixava claro qual a situação e, caso fosse estritamente necessário ter, neguinho arrumava um jeito, punha outro nome no contrato. Daí que isso esclarece que ser profissional é ter crédito, por conta das décadas de bons serviços prestados.
Estudar é importante, mas joguem o relógio na latrina.
Técnica serve pra deixar a máquina azeitada, mas o importante é entender música, e isso fica do lado oposto em que se encontram os exercícios técnicos e a fria teoria. Entender é sentir, é intuir, é saber por um mecanismo que dispensa muletas. Todo acessório que se usa para decifrar algo que existe antes de sua decodificação matemática é e sempre será apenas um acessório. Só vão tocar realmente bem se a música for entendida como foi concebida. Mesmo os compositores mais versados teoricamente jamais compuseram algo verdadeiramente sublime apoiados em teorias, tenham certeza. Se tal peça respeita as regras de contraponto, harmonia, etc, e for uma obra-prima, as regras foram respeitadas por um mecanismo natural; antes veio a música. O oposto, caso resulte em algo belo, será uma feliz e raríssima sorte.
Toquem, toquem, e livrem-se das amarras, construam uma personalidade musical. Tenham parâmetros, tenham modelos, mas jamais caiam na besteira de sequer pensar em copiar. Não achem que 40.000 escalas e modos farão qq diferença no produto acabado; bem o sei eu, que mandei tudo isso às favas, depois de massacrar meu pobre ser com quilos de teoria cinzenta. No final, tudo o que havia eram notas, interagindo umas com as outras, numa harmonia que finalmente foi compreendida de dentro pra fora.
Soar vago e etéreo é natural para alguém que tá na reta final, amigos. Mas sei que os intuitivos compreenderão este post.
Que a música permeie suas vidas. E que os que amo respeitem minha vontade, e ponham em alto volume "Letter From Home" e "New World Symphony-2nd Movement" na hora "H". Duas obras-primas...
Abraços, rapeize.
 
Ultima Edição:

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Olheuaqui!
Carteira de músico: um mal quase necessário, e quase desnecessário. Depende de onde se toca. Se fizerem trocentos shows com artistas que estão ou estiveram em destaque, certamente vão precisar. Caso contrário, pode ser que um dia precisem. É um documento que nem se compara ao similar de outras profissões, pq ele existe para vc não se foder, e pra dar dinheiro a outros, pq os "benefícios" são inexistentes. A minha expirou há 20 anos, e mandei à m****. Não toco mais há algum tempo, por conta de problemas de saúde, mas mesmo bem antes de parar, caguei pra OMB. Nunca deixei de tocar nesse período, pq deixava claro qual a situação e, caso fosse estritamente necessário ter, neguinho arrumava um jeito, punha outro nome no contrato. Daí que isso esclarece que ser profissional é ter crédito, por conta das décadas de bons serviços prestados.
Estudar é importante, mas joguem o relógio na latrina.
Técnica serve pra deixar a máquina azeitada, mas o importante é entender música, e isso fica do lado oposto em que se encontram os exercícios técnicos e a fria teoria. Entender é sentir, é intuir, é saber por um mecanismo que dispensa muletas. Todo acessório que se usa para decifrar algo que existe antes de sua decodificação matemática é e sempre será apenas um acessório. Só vão tocar realmente bem se a música for entendida como foi concebida. Mesmo os compositores mais versados teoricamente jamais compuseram algo verdadeiramente sublime apoiados em teorias, tenham certeza. Se tal peça respeita as regras de contraponto, harmonia, etc, e for uma obra-prima, as regras foram respeitadas por um mecanismo natural; antes veio a música. O oposto, caso resulte em algo belo, será uma feliz e raríssima sorte.
Toquem, toquem, e livrem-se das amarras, construam uma personalidade musical. Tenham parâmetros, tenham modelos, mas jamais caiam na besteira de sequer pensarem em copiar. Não achem que 40.000 escalas e modos farão qq diferença no produto acabado; bem o sei eu, que mandei tudo isso às favas, depois de massacrar meu pobre ser com quilos de teoria cinzenta. No final, tudo o que havia eram notas, interagindo umas com as outras, numa harmonia que finalmente foi compreendida de dentro pra fora.
Soar vago e etéreo é natural para alguém que tá na reta final, amigos. Mas sei que os intuitivos compreenderão este post.
Que a música permeie suas vidas. E que os que amo respeitem minha vontade, e ponham em alto volume "Letter From Home" e "New World Symphony-2nd Movement" na hora "H". Duas obras-primas...
Abraços, rapeize.
Seja bem-vindo de volta, meu amigo!!! Sua opinião sempre será de grande valia!!!!
 
Topo Fundo