O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


É seguro tentar polir um CD de jogo?

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.817
Reações
7.743
Pontos
1.264
Não sei porque eu fui fazer isso, mas eu fiz: coloquei meu CD do jogo Burning Rangers (SAT) no PC pra tentar jogar com uma imagem melhor que na TV LCD e na hora de salvar o jogo, o SSF travou e o CD ficou preso na bandeja. Ao retirar, percebi que havia um arranhão.
Achei que não interferiria na leitura do CD no Saturn, mas... a abertura fica travando.

Maldita hora que acordei com vontade de jogar BR.

Agora fico com a dúvida: devo arriscar e tentar recuperar o CD ou deixo como está? É somente a abertura que trava (por enquanto) e eu sempre pulo ela mesmo. Tenho medo de piorar a coisa.

Se eu arriscar, que método é o mais seguro para tentar consertar meu erro?

Como eu odeio mídia em CD! Meu último VG com esse troço foi o PS2.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.817
Reações
7.743
Pontos
1.264
Se tentar polir, capaz de piorar ainda mais. Já que vai jogar no PC mesmo, crie uma iso.

Não pretendo nunca mais colocar meus jogos de saturn no PC. Eu quero jogá-lo mesmo no próprio Saturn.

Sobre ISO, eu acabei de baixar uma (cue+bin) pra tentar em algum emulador que permita a leitura direto do PC. Mas isso eu vejo mais tarde. Agora vou ali, chorar mais um pouco.:kcry
 

itesch

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
6.062
Reações
10.943
Pontos
1.253
Não sei porque eu fui fazer isso, mas eu fiz: coloquei meu CD do jogo Burning Rangers (SAT) no PC pra tentar jogar com uma imagem melhor que na TV LCD e na hora de salvar o jogo, o SSF travou e o CD ficou preso na bandeja. Ao retirar, percebi que havia um arranhão.
Achei que não interferiria na leitura do CD no Saturn, mas... a abertura fica travando.

Maldita hora que acordei com vontade de jogar BR.

Agora fico com a dúvida: devo arriscar e tentar recuperar o CD ou deixo como está? É somente a abertura que trava (por enquanto) e eu sempre pulo ela mesmo. Tenho medo de piorar a coisa.

Se eu arriscar, que método é o mais seguro para tentar consertar meu erro?

Como eu odeio mídia em CD! Meu último VG com esse troço foi o PS2.
Nunca tentei recuperar CD, mas sei que existe umas máquinas que fazem polimento e já vi muita gente recuperar disco assim. Se é só na intro que ta travando, acho melhor deixar quieto e jogar assim mesmo. Vai jogando e vê se mais para frente o jogo vai travar outras vezes, dai sim tu parte para o polimento.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.817
Reações
7.743
Pontos
1.264
Infelizmente o jogo trava após passar da primeira fase.

Acho que todas as sequências de vídeo foram comprometidas e como há uma sequência após cada fase, não vai dar pra nem para salvar, pois o save vem após o vídeo.

Posso jogar as fases separadamente, pois já terminei o jogo antes, mas não vai ser possível começar o jogo do zero.

Uma pena. Tinha esse jogo desde 1998.

Vou ver se acho algum lugar aqui em Salvador que tenha essa máquina de polir CDs e DVDs e torcer para dar certo.
 
D

Deleted member 35588

Não vai fazer aquelas gambiarras com pasta de dentes, mas um polimento bem feito resolve sim. Vários jogos que eu comprei da estarland vinham polidos e todos sempre rodaram perfeitamente.
 


Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.250
Reações
42.315
Pontos
1.003
Já mandei polir um jogo de 360 que não lembro o nome e voltou a funcionar certinho, o problema é achar um lugar para fazer isso, já que locadoras morreram.
 

natinh0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.114
Reações
2.496
Pontos
989
Cara, está parecendo mais problema de velocidade de leitura, se quiser fazer um bom teste basta criar uma iso sem pular erros, se a imagem for criada com sucesso significa que seu disco está perfeito, sempre tive dificuldades de rodar jogos direto do disco com emuladores, o retroarch faz isso nativo já.
Não arriscaria fazer nada no disco nesse momento.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Agora fico com a dúvida: devo arriscar e tentar recuperar o CD ou deixo como está?

O início da resposta começa com uma pergunta:

QUALQUER COISA que você vai fazer, tem algum risco?

Sempre existem riscos. O de fazer o polimento e simplesmente perder o CD inteiro, ou de conseguir recuperar completamente sua mídia de formas mais simples. Porém, não é fácil!

Polimento você mesmo pode fazer em casa: use uma furadeira ou até um motor de liquidificador velho, faça uma base circular do tamanho de um CD aproximadamente (tem que ser um pouco maior), coloque um parafuso grosso mais uma porca borboleta pra apertar (não ao ponto de quebrar ou empenar o disco, mas que não o permita girar em falso na base) e utilize um pedaço de feltro ou um pano para não colocar a porca diretamente no CD. Aperte e, ao polir, use uma massa BEM FINA de polimento pra veículos (aquele tal de BRASSO é uma boa).

Se vai funcionar? Bom, tudo depende do que você vai fazer! Lembre de polir do meio para fora e de usar uma flanela do estilo daquelas que se usam pra limpeza de telas de TVs LCD/LED (bem limpa). Depois, analise BEM, sempre testando pra evitar deixar o disco fino demais e daí pra quebrar devido a pressão de rotação na unidade de leitura do videogame, é um pulo!

Mas, um conselho que dou é: veja o preço de um outro disco original e compre. Daí, se fizer a maquininha, use o outro como 'cobaia' pra aprender a fazer isso.

Em empresas sofisticadas que fazem esse tipo de recuperação de mídias para empresas, eles utilizam uma espécie de película plástica pra se colocar depois do polimento.

https://www.makeuseof.com/tag/how-to-repair-and-recover-data-from-damaged-cds-or-dvds/
https://www.easeus.com/storage-media-recovery/recover-data-from-corrupted-scratched-cd-dvd.html
https://www.securedatarecovery.com/blog/5-ways-recover-data-damaged-cds

Veja esses links que podem te ajudar um pouco com esse problema horrendo.

Ah! E mais uma coisa, tente pegar as ISOs de sites que contenham os arquivos em formato ISO, sem ter CUE+BIN ou ISO+MP3 (de preferência, aquelas que foram preparadas usando a padronização efetuada por grupos como o TOSEC ou REDUMP.ORG. Serão sua garantia em ter um jogo de cópia praticamente perfeita, rivalizando com o original.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.293
Reações
2.455
Pontos
453
Tenho jogo de Gamecube que foi polido e funciona perfeitamente sem travar.
Recomendo levar pra alguma loja que tenha a máquina de polir discos, é barato e compensa na minha opinião.
 

natinh0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.114
Reações
2.496
Pontos
989
Digo e repito, faça uma iso e rode no emulador, se a iso for feita sem erros teu disco está perfeito e isso é falta de velocidade no leitor/emulador para ler direto do disco.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
So faça isso se o disco estiver INJOGÁVEL, aí não tendo nada a perder é muito mais fácil até psicologicamente de fazer essa do polimento sem dar m****. Só pesquise bem como faz pq eu sinceramente não faço ideia de como polir CD pra tirar risco.

Se não estiver, esqueça, aguente os travamentos ou grave um CD-R e deixe o original guardado.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Uma vez, na época que baixar isos da da internet não era fácil, eu mandei polir um CD pirata de PS1, daqueles prensados, e ficou perfeito.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Eu uso essa maquininha pra recuperar CD's.
cac54f4abc91f93a2bcb8190236e3e87.jpg


Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.817
Reações
7.743
Pontos
1.264
Acho que esqueci de mencionar que o CD do jogo é original. Por isso o eu estou fazendo esse drama todo. No e-bay uma cópia original (US) está custando U$ 500,00 e é uma mísera versão Tec Toy (como a minha) que vem numa capinha de papelão comum.

Os arranhões, que eu pensava ser dois, são, na verdade, cinco. E todos juntos um do outro. E nem tinha visto os outros mais finos.

Ninguém que eu conheça sabe onde tem uma loja que ainda faça isso.

Vou dar mais um tempo pra esse vírus baixar um pouco o contágio e me aventurar naquelas lojas antigas de PC lá da rua do Salete. Se não der certo, eu mesmo vou comprar a porcaria do motor que faz o polimento e faço eu mesmo o trabalho.:ktrigger

133136



Eu uso essa maquininha pra recuperar CD's.
cac54f4abc91f93a2bcb8190236e3e87.jpg


Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk


Onde achou essa máquina? Parece ser bem mais simples que aquelas que vendem no ML.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Acho que esqueci de mencionar que o CD do jogo é original. Por isso o eu estou fazendo esse drama todo. No e-bay uma cópia original (US) está custando U$ 500,00 e é uma mísera versão Tec Toy (como a minha) que vem numa capinha de papelão comum.

Os arranhões, que eu pensava ser dois, são, na verdade, cinco. E todos juntos um do outro. E nem tinha visto os outros mais finos.

Ninguém que eu conheça sabe onde tem uma loja que ainda faça isso.

Vou dar mais um tempo pra esse vírus baixar um pouco o contágio e me aventurar naquelas lojas antigas de PC lá da rua do Salete. Se não der certo, eu mesmo vou comprar a porcaria do motor que faz o polimento e faço eu mesmo o trabalho.:ktrigger

Visualizar anexo 133136






Onde achou essa máquina? Parece ser bem mais simples que aquelas que vendem no ML.

Essa máquina ganhei de um amigo que fechou uma locadora de DVD's. Recuperamos muitos discos com ela.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Já cansei de polir CDs e DVDs de filmes e jogos. Nunca perdi um disco que já não estivesse condenado.

Levava num camelô que cobrava R$ 1,00 por disco. Um amigo acabou comprando a máquina, e também poliu uns discos pra mim com sucesso.

Vale o risco. Melhor que ficar com um jogo manco. :kjoinha
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.817
Reações
7.743
Pontos
1.264
Tô afim de comprar essa máquina aqui:



Sei lá, mas achei essa máquina menos segura que aquela outra que gira na vertical.

Essa que você citou, gira o próprio CD e quando o polimento for feito, ele vai acontecer em toda a extensão do CD, como mostra no vídeo.

Já a que gira na vertical, você pode escolher o local a ser polido, deixando as partes sem arranhões intactas. O chato é que você tem de ficar segurando o CD na mão. E é mais cara também.
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Se houver alguma relojoaria próximo de sua casa, leve lá.
Pessoal usa a mesma técnica que usam para limpar vidro de relógios.

Já fiz isso muitas vezes, e muitas vezes me livrou a cara de perder alguns jogos.
 
Topo Fundo