O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


1080p para 4k. O último pulo considerável de resolução?

4K é o nível de resolução ideal?

  • Acho além do que o necessário. Poderia ser menor pra focarem recurso em outras coisas

  • 4k é perfeito e não acho necessário algo melhor que isso para o futuro

  • 4k é perfeito mas acho necessário que em algum momento a resolução aumente

  • Resoluções maiores que 4K vão fazer muita diferença sim. Acho 4K um pouco defasado já


Results are only viewable after voting.

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Uso 4k nos jogos há uns 4 anos e acho que ainda tem MUITA margem pra melhoras. Está longe de ser a resolução definitiva.
Se parar pra pensar, 4k = 8 MP. Uma foto com 8 MP é considerado uma resolução relativamente baixa, pra exibição não é diferente.
Uma TV 4K de 55" tem 84 ppi. Levando em conta que a tela de um celular tem por volta de 400 ppi, dá pra ver que a resolução das TVs ainda é pode melhorar muito.

Vc esqueceu de colocar um grande detalhe. No celular vc usa meio que com a cara grudado na tela. Em uma TV de 55p ou maior se vc sentar colado na tela vai ficar totalmente inviável. Vai ser pior que ir em uma sala de cinema com uma tela de 200p ou mais e sentar na primeira fileira. Huahuahuahua!!!!

Quem aí é doido da cabeça em sentar nas primeiras fileiras em uma sala de Cinema?

Eu gosto de sentar umas duas fileiras atrás da metade/meio. Dessa forma eu consigo enquadrar toda a imagem. Nem preciso ficar mexendo/movimentando meus olhos e cabeça/pescoço para enxergar toda a tela. Principalmente nos acontecimentos dos extremos/cantos da tela.

Se a sala de cinema tem 20 fileiras eu costumo sentar na 12º. Ou seja 8 fileiras a frente da última e 12 fileiras atrás da primeira.

O Cinema onde costumo assistir tem a sala menor. Só tem 12 fileiras. Aí eu sento na 8ª fileira contando da primeira para a última. Fico a 4 fileiras da última.







Acho que o Foco deve ser em cima dos fps mesmo, o próprio HDR dá mais diferença ao meu ver do que a Resolução.

Quando joguei pela primeira vez o AC Origins pelo Xbox ONe X pela OLED da LG de 55p(55B7)eu vi que uma TV de qualidade com um HDR de qualidade realmente da mais diferença que o 4K em uma TV com qualidade inferior e sem um HDR decente. E isso que o jogo roda na maioria do tempo a 1600p pelo Xbox One X e a 30fps. Para mim ficou perfeito de mais. Até hoje lembro essa experiência. Foi o primeiro game a mostrar a qualidade de um HDR de verdade. Outro game lançado nesse mesmo ano de 2017 com um HDR de responsa foi o Forza Motorsport 7. Os Forza Horizon 3 e Battlefield 1 de 2016 também eram ótimos.

O Rise of Tomb Raider nem sei se tinha HDR. Pois zerei pelo Xbox One Fat no final de 2015. Hehe!!! O mesmo aconteceu com os Halo 5, Forza Motorsport 5, 6 e Forza Horizon 2. Mas possuíam excelente imagem em 1080p+SDR jogando pela Plasma Full HD Panasonic 50V20.
 
Ultima Edição:

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.300
Reações
50.033
Pontos
1.504
A verdade é que de uns anos pra ca a tecnologia estagnou. HDR/DolbyVision foi a última cartada pra fazer alguém trocar de TV
To com uma C9 que de la pra C1 só melhorou um tiquin o nivel de brilho e o processador. De resto, os principais recursos estão ali.

Tvs Lcds continuam sendo lcds desde 2007. A Samsung até tenta fazer um marketing colocando uma folha a mais na frente do painel e chamando de Quantum Dot mas nada que melhore mais que 5% da experiência do usuário final.


Hein viadu do meu iPhone usando Tapatalk enquanto o Cebola permitir

Acredito que para evoluir de fato precisaremos de um novo tipo de painel, na época do plasma x lcd o lcd venceu pelo custo e poucos problemas, na batalha do lcd x oled o lcd segue ganhando pelos mesmos motivos, porém os problemas da OLED são bem menores...

Eu vi uma C1 esses dias e sinceramente 0 diferenças para a minha CX, não vejo a C2 fazendo diferente também.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.311
Reações
69.567
Pontos
2.059
Acredito que para evoluir de fato precisaremos de um novo tipo de painel, na época do plasma x lcd o lcd venceu pelo custo e poucos problemas, na batalha do lcd x oled o lcd segue ganhando pelos mesmos motivos, porém os problemas da OLED são bem menores...

Eu vi uma C1 esses dias e sinceramente 0 diferenças para a minha CX, não vejo a C2 fazendo diferente também.

Pois é. Na época a LCD prevaleceu mesmo sabidamente ter uma qualidade de imagem inferior e segurou as pontas até hoje.
Agora os fabricantes de LCD estão correndo atras das Oleds dado a maturidade da tecnologia frente aos problemas enquanto microled fica sendo algo utópico e miniled vem enganando bem a galera [emoji23]

Vamos ver o que vem por ai mas com certeza não será o 8K que vai definir o futuro. Agora, depois de muitos anos estou tentando cogitar uma casa nova com espaço pra pelo menos 65” e não acredito que as pessoas vão ficar trocando de imóvel só pra usufruir da maior resolução em tvs maiores


Hein viadu do meu iPhone usando Tapatalk enquanto o Cebola permitir
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Tvs Lcds continuam sendo lcds desde 2007. A Samsung até tenta fazer um marketing colocando uma folha a mais na frente do painel e chamando de Quantum Dot mas nada que melhore mais que 5% da experiência do usuário final.

Apesar de não ser do mesmo nível de uma OLED, eu até que gostei da imagem da Samsung Q80A. Conheço quem comprou uma de 55p por menos de 4K no Black Friday. Achei um custo benefício melhor que a Mini Led QN85A. Essa que saia mais caro que uma C1. Aff!!!
 

Kojiro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.163
Reações
1.112
Pontos
1.149
Não acho que será o último pulo, mas é verdade que desde o fullhd 1080p, a resolução tem sofrido de diminishing returns, quanto mais ela aumenta, menos retorno temos. Hoje já consigo ver uma imagem e diferenciar 1080p de 4k, mas mesmo assim, tem que olhar de perto e atentamente.

As TVs precisam aumentar de tamanho pra algo acima de 4k ser realmente útil. Já vi comparativo de internet que tv oled 4k tem imagem melhor que led 8k em uma tela de 65.

Tem outras tecnologias que podem ser melhoradas em vez de apenas resolução, O HDR foi uma boa adição, mas é óbvio que no futuro teremos resoluções maiores. A indústria vai nos empurrar isso.
 


Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
4k não é perfeito, mas é perto o suficiente pra usar uma tela de 48 polegadas como tela de monitor na distancia que eu uso e quanto to jogado na cadeira jogando com gamepad os pixels são invisiveis. mas de um pouco mais perto ainda não é perfeito (só extremamente fodastico). eu sei que tem um dead pixel na minha tela, mas mesmo num full white field eu só vejo ele se procurar e olhar diretamente pra ele (da distancia normal).

8k vai ficar perfeito.

ps: vou esperar mais uns meses e pedir troca do painel pela garantia. LG cobre dead pixel aparentemente. Vou ganhar um "refresh" de graça no painel da minha oled q ja ta com umas 2200 horas de atividade.

pps: quem ta falando que 4k não é muito melhor que 1080p é por que nao viu direito. 1080p parece que to sem oculos comparado com 4k, é tudo MUITO mais borrado. mesmo a tela sendo menor vc percebe que a imagem no geral tem pouca definição nos detalhes.
 
Ultima Edição:

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.308
Reações
11.816
Pontos
1.654
Eu acho que o 4K vai ficar como target por um bom tempo, pois os demais avanços vão sempre demandar GPU.

A questão dos consoles é o equilíbrio entre resolução x performance x qualidade gráfica. No PC, o controle fica por conta do jogador e de quanto dinheiro ele tem para gastar na máquina.

Mesmo assim vejo muitos PCs gamers felizes no ultra com Monitor de 1440p e procuram utilizar o poder excedente para ganhar mais performance, ou seja, maior framerate.

Os consoles de hoje chegam no 4K@30fps se forem bem otimizados. Agora ainda há o desafio de conseguir 4K@60fps (há pouquíssimos jogos que chegaram a esse patamar e sem RT) e também de coexistir o RT nos jogos, principalmente em jogos com 60 fps.

O 4K será um desafio até conseguirem isso no modo 120fps. Aí sim, eles vão pensar em puxar numa resolução maior.
 
Ultima Edição:

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.527
Reações
104.463
Pontos
2.419
O problema não é achar 4k o limite ou se já está bom ou não, a indústria vai te enfiar os 8k, 12k, 16k.

Vão ter que buscar outros motivos pra vender, acho que depois do 8K maior resolução não vai colar com o consumidor, aliás o próprio 8K não deve nem chegar a ser dominante.

Sempre surgem tecnologias novas pra puxar vendas, vão se apegar a alguma delas e será a nova onda do momento.
 
Ultima Edição:

Crude Dude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.061
Reações
3.132
Pontos
979
Vc esqueceu de colocar um grande detalhe. No celular vc usa meio que com a cara grudado na tela. Em uma TV de 55p ou maior se vc sentar colado na tela vai ficar totalmente inviável. Vai ser pior que ir em uma sala de cinema com uma tela de 200p ou mais e sentar na primeira fileira. Huahuahuahua!!!!
Essa é outro ponto que existem muito mitos. Aqui em casa a distância da minha cabeça no sofá para a TV é mais ou menos 1,8m a 2m. Quando fui trocar de TV (eu tinha uma de 32") vi muita gente falando que uma de 55" ficaria grande demais, que seria desconfortável e blá. Achei que eu ia ter que ficar virando a cabeça pra poder ver a tela toda., mas comprei assim mesmo. Minha conclusão? Poderia ter comprado uma de 65" tranquilo, pois não é nada desconfortável, pelo contrário.
Tem muita gente que acha que se você compra uma TV grande você precisa sentar a 10km de distância para ficar bom de ver. Não poderiam estar mais errados.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Essa é outro ponto que existem muito mitos. Aqui em casa a distância da minha cabeça no sofá para a TV é mais ou menos 1,8m a 2m. Quando fui trocar de TV (eu tinha uma de 32") vi muita gente falando que uma de 55" ficaria grande demais, que seria desconfortável e blá. Achei que eu ia ter que ficar virando a cabeça pra poder ver a tela toda., mas comprei assim mesmo. Minha conclusão? Poderia ter comprado uma de 65" tranquilo, pois não é nada desconfortável, pelo contrário.
Tem muita gente que acha que se você compra uma TV grande você precisa sentar a 10km de distância para ficar bom de ver. Não poderiam estar mais errados.

Se tá é doido sentar a 1.80m de uma TV de 55p. Aqui sento a 2.5m e já acho o limite do limite. Mais perto do que isso já sinto um certo desconforto. Mas cada um é cada um né! Tem gente/doido para tudo nesse mundo. Tem que sente a 2.5m de uma TV de 75p. Huahuahuahua!!!! Tem doido para tudo nesse mundo. Hehe!!!!

Vc esqueceu de colocar um grande detalhe. No celular vc usa meio que com a cara grudado na tela. Em uma TV de 55p ou maior se vc sentar colado na tela(coisa de meio metro de distância)vai ficar totalmente inviável. Vai ser pior que ir em uma sala de cinema com uma tela de 200p ou mais e sentar na primeira fileira. Huahuahuahua!!!!

Quem aí é doido da cabeça em sentar nas primeiras fileiras em uma sala de Cinema?

Eu gosto de sentar umas duas fileiras atrás da metade/meio. Dessa forma eu consigo enquadrar toda a imagem. Nem preciso ficar mexendo/movimentando meus olhos e cabeça/pescoço para enxergar toda a tela. Principalmente nos acontecimentos dos extremos/cantos da tela.

Se a sala de cinema tem 20 fileiras eu costumo sentar na 12º. Ou seja 8 fileiras a frente da última e 12 fileiras atrás da primeira.

O Cinema onde costumo assistir tem a sala menor. Só tem 12 fileiras. Aí eu sento na 8ª fileira contando da primeira para a última. Fico a 4 fileiras da última.
 

Batman-X

Bam-bam-bam
Mensagens
7.181
Reações
5.831
Pontos
353
Vão ter que buscar outros motivos pra vender, acho que depois do 8K maior resolução não vai colar com o consumidor, aliás o próprio 8K não deve nem chegar a ser dominante.

Sempre surgem tecnologias novas pra puxar vendas, vão se apegar a alguma delas e será a nova onda do momento.

Pessoal inventa moda de mais. Lembro do 3D que não vingou. E 4K tem pouquíssimas transmissões na TV. A grande maioria é em 1080i ou 1080p. Até mesmo 720p ainda existe em TV.

E Kinect, Wii Mote, Movie e agora o VR não emplacaram. Vira e mexe inventam algo mas no final das contas a boa e velha jogatina pelo controle é a que vinga e permanece.

E Blu Ray de show eu só assisto em Full HD. Tenho vários na coleção. Nem vejo necessidade em mais do que isso.

Para games o 4K Dinâmico que deve prevalecer. Ou um 1440p Nativos.

É mais negócio isso aliado a um bom HDR e 60fps do que um 4K Nativos sem um bom HDR e a 30fps.
 
Topo Fundo