O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


1o carro

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.471
Pontos
1.539
Fico vendo a galera falando de manutenção, o que é uma boa manutenção pra vocês? O que deve ser considerado?
(não sei se isso vai desvirtuar o tópico inicial, será melhor criar um novo?)

não entendi o que voce quis dizer, mas sobre manutenção:

Se voce não conhece nenhuma oficina boa, faz na concessionaria, é mais caro, mas as peças são originais e o serviço é bem feito, se voce conhece uma oficina que seja boa, mas realmente tem que ser boa, o que é muito dificil, eu conheço uma oficina boa, o cara trabalha só com renault, por isso que meus carros são da renault.

se vc chega em uma oficina e o cara quer colocar peça paralela, não é uma oficina boa, se o cara fala que a peça paralela é igual a original já vaze, peças originais custam caro pq realmente são boas, são feitas com boa materia prima, tem testes na fabrica, são peças com durabilidade.

A boa manutenção, é a manutenção programada no manual de manutenção, lá tem a km que vc deve seguir para a troca de cada componente, é só seguir isso, e ai tem tbm a importancia do mecanico de confiança, pq peças de desgaste da suspenção por exemplo, não são peças que são programadas as trocas, vc troca conforme necessario, e por isso vc precisa de um mecanico que te de um diagnostico confiavel e que nao apenas queira ganhar dinheiro em cima de vc.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.101
Pontos
1.189
não entendi o que voce quis dizer, mas sobre manutenção:

Se voce não conhece nenhuma oficina boa, faz na concessionaria, é mais caro, mas as peças são originais e o serviço é bem feito, se voce conhece uma oficina que seja boa, mas realmente tem que ser boa, o que é muito dificil, eu conheço uma oficina boa, o cara trabalha só com renault, por isso que meus carros são da renault.

se vc chega em uma oficina e o cara quer colocar peça paralela, não é uma oficina boa, se o cara fala que a peça paralela é igual a original já vaze, peças originais custam caro pq realmente são boas, são feitas com boa materia prima, tem testes na fabrica, são peças com durabilidade.

A boa manutenção, é a manutenção programada no manual de manutenção, lá tem a km que vc deve seguir para a troca de cada componente, é só seguir isso, e ai tem tbm a importancia do mecanico de confiança, pq peças de desgaste da suspenção por exemplo, não são peças que são programadas as trocas, vc troca conforme necessario, e por isso vc precisa de um mecanico que te de um diagnostico confiavel e que nao apenas queira ganhar dinheiro em cima de vc.

Há boas peças paralelas, de bons fabricantes. Claro que sempre prefiro a original (quando não nos raros casos da original ter vícios de qualidade), mas se a origem for um fabricante confiável, não vejo problema.

O OP perguntou sobre o March: bom carro. Só que a Nissan, no Brasil, pratica preços de peças inaceitáveis. Tipo parafuso de pinça de freio a 500 reais, haste de limpador de parabrisa na casa de centenas de reais, e por aí vai. Se eu tivesse um Nissan, certamente compraria peças fora da concessionária.
 
Ultima Edição:

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Pelo que tô vendo, talvez o carro que mais atende às minhas necessidades é o Etios, mesmo. Carro honesto, racional, bom consumo, manutenção aceitável, não costuma dar trabalho, revisões com preço ok...

Minha questão é que esse ano eu tenho uma condição financeira boa, mas ano que vem talvez eu não esteja assim (vou começar a residência) aí não quero ter muitos gastos com manutenção, revisões e seguro
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.471
Pontos
1.539
Há boas peças paralelas, de bons fabricantes. Claro que sempre prefiro a original (quando não nos raros casos da original ter vícios de qualidade), mas se a origem for um fabricante confiável, não vejo problema.

O OP perguntou sobre o March: bom carro. Só que a Nissan, no Brasil, pratica preços de peças inaceitáveis. Tipo parafuso de pinça de freio a 500 reais, haste de limpador de parabrisa na casa de centenas de reais, e por aí vai. Se eu tivesse um Nissan, certamente compraria peças fora da concessionária.

Esse meu mecanico que eu mencionei trabalhou aqui na fabrica da Renault, na minha cidade tem a fabrica da Renault/Nissan e da Audi/VW, e ele trabalhava com validação de peças, então o cara entende muito, ele foi também coordenador tecnico de concessionaria, então voce fala um pouco com o cara e voce já ve que o cara não é um aventureiro, e ele sempre fala sobre essa questão das peças originais, ele diz que não tem peça paralela que preste, as peças originais são peças testadas pela fabrica, são as peças que vem no carro 0km quando ele sai da fabrica, então se ela da um problema vai pra fabrica e a fabrica tem que trocar isso em garantia, gera um desgaste pra marca e por ai vai, então tem uma exigencia foda nessas peças, tem muito teste, tem um longo caminho entre o projeto do carro e ele sair pro publico, já peça paralela não, peça paralela é feita de material barato pra vender a preço abaixo, não tem testes de fabrica, se der defeito azar, não tem garantia, uma peça simples, um filtro de oleo por exemplo, o paralelo deixa o oleo voltar do filtro quando vc desliga o carro, o original não, um filtro de ar, que é um caso que eu ja vivenciei, eu tinha um clio 1.6 16v que um mexanico CAGOU no carro e foi ai que conheci esse meu mecanico, o cara colocou um filtro de ar paralelo, que não custava nem 10zao a menos que o original, e o ar passava por fora do filtro, o filtro não encaixava inteiro, ai fazia um barulho irritante e entrava ar sujo no motor, então segundo o meu mecanico não existe peça paralela boa, vc pode colocar pra economizar mas nunca ela vai ter a qualidade da original, mesmo peças com vicio de qualidade, por exemplo a balança do megane, é uma peça que da problema com 40-50 mil km, que é considerado pouco, a paralela não dura 10 mil km.

Pelo que tô vendo, talvez o carro que mais atende às minhas necessidades é o Etios, mesmo. Carro honesto, racional, bom consumo, manutenção aceitável, não costuma dar trabalho, revisões com preço ok...

Minha questão é que esse ano eu tenho uma condição financeira boa, mas ano que vem talvez eu não esteja assim (vou começar a residência) aí não quero ter muitos gastos com manutenção, revisões e seguro

sem duvida é uma boa opção sim, vc provavelmente não vai esquentar a cabeça.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Penso em manutenção como qualquer coisa fora do básico óleo e filtros que precisa trocado de qualquer forma a cada X tempo. Tinha um tal de índice CESVI se não me engano que montavam uma cesta de peças e levantavam os preços e rankear os carros. Da última vez que tinha visto o Up era o campeão por ser mais barato, não sei se lançaram novas pesquisas.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.582
Reações
13.101
Pontos
1.189
Quando digo peça paralela de qualidade, digo a mesma peça, do mesmo fornecedor do fabricante do veículo, com o mesmo código, só não vendida na concessionária. Bosch, NGK, Goodyear, Mann, Metal Leve, marcas sabidamente de qualidade. Não uso peça vagabunda.

Prefiro comprar na concessionária, mas se estiver muito mais cara (algumas marcas abominavelmente ainda praticam isso), compro de fornecedores confiáveis.

Não estou tirando a razão do seu mecânico. Ele diz a verdade, e também há base histórica pra isso. Até a década de 90 havia um argumento que os lotes de peças destinados ao mercado paralelo, mesmo do fornecedor original, eram lotes recusados pelo controle de qualidade das fábricas. Nunca foi oficializado, mas muita gente séria confirma. Mas há pelo menos 20 anos o comércio de peças aftermarket ficou mais sério. Pela maior informação do consumidor, legislação, qualificação dos reparadores e a própria autorregulação do mercado. Claro, ainda há picaretas por aí, e peças vagabundas também. Mas não é difícil fugir deles.
 


Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Penso em manutenção como qualquer coisa fora do básico óleo e filtros que precisa trocado de qualquer forma a cada X tempo. Tinha um tal de índice CESVI se não me engano que montavam uma cesta de peças e levantavam os preços e rankear os carros. Da última vez que tinha visto o Up era o campeão por ser mais barato, não sei se lançaram novas pesquisas.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Procurei esse site, pareceu interessante, mas não consegui carregar os comparativos, não sei se fui eu ou se o site tá bugado, mesmo :kwow
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Procurei esse site, pareceu interessante, mas não consegui carregar os comparativos, não sei se fui eu ou se o site tá bugado, mesmo :kwow

O site deles é bagunçado mesmo. Tem um PDF de 2017 mostrando um ranking um pouco mais completo, nesse link aí só tem os campeões.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73

O site deles é bagunçado mesmo. Tem um PDF de 2017 mostrando um ranking um pouco mais completo, nesse link aí só tem os campeões.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Consegui baixar o PDF, eu tinha baixado e não vi, manjei demais

Carai, fiquei surpreso de ver a Cherry em boas colocações no ranking...
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Só atualizando o post, no fim minha situação se auto resolveu. 1st world problems, hoje acordei e tinham comprado um carro pra mim :klol depois de passar 2 semanas escolhendo alguma coisa, ganhei um Nissan Kicks
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.471
Pontos
1.539
Quando digo peça paralela de qualidade, digo a mesma peça, do mesmo fornecedor do fabricante do veículo, com o mesmo código, só não vendida na concessionária. Bosch, NGK, Goodyear, Mann, Metal Leve, marcas sabidamente de qualidade. Não uso peça vagabunda.

Prefiro comprar na concessionária, mas se estiver muito mais cara (algumas marcas abominavelmente ainda praticam isso), compro de fornecedores confiáveis.

Não estou tirando a razão do seu mecânico. Ele diz a verdade, e também há base histórica pra isso. Até a década de 90 havia um argumento que os lotes de peças destinados ao mercado paralelo, mesmo do fornecedor original, eram lotes recusados pelo controle de qualidade das fábricas. Nunca foi oficializado, mas muita gente séria confirma. Mas há pelo menos 20 anos o comércio de peças aftermarket ficou mais sério. Pela maior informação do consumidor, legislação, qualificação dos reparadores e a própria autorregulação do mercado. Claro, ainda há picaretas por aí, e peças vagabundas também. Mas não é difícil fugir deles.

Então, uma vez eu comentei isso com o meu mecanico, ele me disse que quem fabrica a peça não pode fornecer as mesmas peças feitas por aquela maquina para o mercado paralelo, o dono do desenho da peça, da composição da peça, de tudo, é a montadora, eles chegam pra bosch por exemplo com tudo pronto e falam "Você vai nos fornecer essa peça, dessa maneira", a bosch não pode usar essa maquina pra fazer peças e vender no mercado paralelo e nem usar a mesma composição da peça, senão a montadora ferra de verdade com quem fizer isso, eles tem um contrato a cumprir, a montadora como eu disse tem a propriedade intelectual sobre a peça, então mesmo que seja a mesma fabricante, e tenha o mesmo numero a peça não é igual.

A questão de preço, eu já comprei peças na concessionaria mais barato do que eu tinha visto no mercado paralelo, principalmente para itens simples como filtros(oleo, combustivel, ar...), velas ja comprei mais barato tbm, a unica peça que geralmente eu compro paralela é o disco de freio, pq infelizmente a do meu carro é muito cara na concessionaria, então infelizmente não da, mas é nitido a inferioridade do disco paralelo perto do original.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
Só atualizando o post, no fim minha situação se auto resolveu. 1st world problems, hoje acordei e tinham comprado um carro pra mim :klol depois de passar 2 semanas escolhendo alguma coisa, ganhei um Nissan Kicks

??? Como assim ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
D

Deleted member 219486

Galera queria saber se é possível melhorar o consumo regulando o sistema do carro? Eu como leigo imagino que seja possível diminuir a injeção de combustível com determinada regulagem.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Galera queria saber se é possível melhorar o consumo regulando o sistema do carro? Eu como leigo imagino que seja possível diminuir a injeção de combustível com determinada regulagem.
Posso estar enganado, mas acho que só trocando por uma injeção programável.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

msmith

Habitué da casa
Mensagens
437
Reações
617
Pontos
93
Não acho que seja tão necessário que seu primeiro carro seja ZERO... Compra um seminovo de uns 2 anos e pronto!

Primeiro carro tu ainda é bração (mesmo eu dirigindo regularmente desde os 15 anos eu também era, e só tirei a carteira com quase 19 anos). Mas depois que tu já pegar um pouco a malemolência do trânsito (coisa de 2 anos depois que tirar a carteira) vale a pena investir num zero. Antes não.
Me dá exemplos do que vc considera, "bração" eu sou recem habilitado e estou dirigindo recentemente, é óbvio que não tenho habilidades de um cara que dirige a mais de 10/20 anos, mas no entanto ainda me sinto inseguro para baliza, inclusive passei vergonha recentemente ao estacionar no trabalho(passei quase 5 minutos) e as vezes acho que fico um pouco ansioso ao ter acessar cruzamentos bem movimentados e as vezes sinto que não sou tão habilidoso ao sair na primeira, sempre o carro da algum tranco, mesmo eu soltando a embreagem bem devagar (apesar de achar que isso é do carro, já que é um 1.6) quando eu dirigia o 1.0 na auto escola não sofria com esses trancos, uma pessoa sentada do meu lado pode achar que sou inexperiente (e sou mesmo).
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.383
Reações
71.580
Pontos
1.763
Me dá exemplos do que vc considera, "bração" eu sou recem habilitado e estou dirigindo recentemente, é óbvio que não tenho habilidades de um cara que dirige a mais de 10/20 anos, mas no entanto ainda me sinto inseguro para baliza, inclusive passei vergonha recentemente ao estacionar no trabalho(passei quase 5 minutos) e as vezes acho que fico um pouco ansioso ao ter acessar cruzamentos bem movimentados e as vezes sinto que não sou tão habilidoso ao sair na primeira, sempre o carro da algum tranco, mesmo eu soltando a embreagem bem devagar (apesar de achar que isso é do carro, já que é um 1.6) quando eu dirigia o 1.0 na auto escola não sofria com esses trancos, uma pessoa sentada do meu lado pode achar que sou inexperiente (e sou mesmo).
Então, é isso mesmo. As situações que você passou são exemplos de bração.
 
Topo Fundo