O jogo mais bem avaliado em 2006, foi justamente Twilight Princess com nota 96 e 95 respectivamente (GC e Wii), nos EUA o jogo vendeu mais de 1,4 milhões atrás de Gears of War que chegou próximo a 2 milhões (tinha 3 milhões de 360 em dezembro de 2006 e 1,1 milhão de Wii dezembro. apesar do GC ter uma userbase maior, a versão do Wii saiu primeiro e era mais vendida por larga margem)
até mesmo no gotypicks os 3 principais gotys foram
* The Winners of the Year *
The Elder Scrolls IV: Oblivion - 40 (including Awards 2007)
Gears of War - 34 (including Awards 2007)
The Legend of Zelda: Twilight Princess - 26
__
Aliás parece até um repeteco de 2019, com 3 jogos bem próximos em premiações (Sekiro, RE2 e Death Strading).
Pareceu 2019 mesmo.
É impossível um Zelda Mainline sair, e não ser um dos destaques (para o bem, ou, muitíssimo raramente, para o mal) do ano.
O termo encerrara algo de subjetivo, não parece ter uma correlação tão fixa com notas e vendas. Até pela diferença entre número de outlets que avaliam, Twilight Princess ficou com 95 (versão Wii, a do Gamecube está com 11 reviews, muito pouquinho) e Oblivion por exemplo ficou com 94, mas tem quase 30 avaliações a mais que o game da Nintendo, e um 9 e um 10 que trocassem de lugar no mundo fictício onde ambos tivessem o mesmo número de reviews, já dava o mesmo aglomerado final.
Mesma coisa 2010, citando outro exemplo, maiores destaques do ano me pareceram ser Mass Effect 2 e RDR, 95 e 96, respectivamente, enquanto Mario Galaxy, um destaque também, CLARO (melhor jogo da Nintendo desde Metroid Prime, o que não pode ser pouca coisa), mas um pouco abaixo, seu 97 encerrava coisa de 25 reviews a menos que os games da EA e Rockstar, e um dança de pontos para acá ou acolá já poderiam jogá-lo para as mesmas margens dos competidores, ou menos.
Outro exemplo, em 2019, Control me pareceu um destaque maior que Luigi’s Mansion 3, embora tenha ficado com Metascore e vendas menores. O negócio é meio subjetivo, embora eu confesse que:
1) Em parte, o conceito parece se dever à influência da mídia, coisa que nem mesmo eu, que sou durão, posso consiguir escapar sempre
2) Para o caso específico de TP, a base pequena do Gamecube, console que flopou, e a do Wii, que estava no começo de sua vida, parece ter influenciado a questão.
Me pareceu que justamente Gears e Oblivion foram os maiores destaques desse ano (Guitar Hero também entra no meio desses 4 aí, facilmente). Alguns se destacam majoritariamente por outros departamentos também, exemplo, Fall Guys, Outer Wilds e Disco Elysium, mas, de qualquer forma, o termo que o RafaelBrce usou, “
não importa qual jogo fulano lance, será
ofuscado por Zelda” não se repete com muita frequência. Inclusive, o último Zelda que havia se destacado muitíssimo no ano, no mesmo nível de BOTW, foi justamente Ocarina of Time 20 anos antes, mesmo assim dividindo atenções com Metal Gear Solid.