O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


7 jogos de Nintendinho que fizeram muito sucesso no Japão e você não conhece

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.619
Reações
17.626
Pontos
1.659
A maioria dos consoles clássicos sempre contava com aqueles jogos que eram lançados no Japão, mas não recebiam suas versões para o público ocidental.

2012-09-17-nintendohistorianes.jpg


O NES, popularmente conhecido como "Nintendinho" no Brasil, poderia ter recebido uma biblioteca ainda mais vasta se diversos jogos do Famicom, como é chamado o videogame no Japão, tivessem chegado ao ocidente. Por sinal, o sistema completou 40 anos de lançamento no último sábado (15), e esse é um bom momento para lembrar de alguns jogos excelentes que permaneceram como exclusivos na época. Confira a seguir.

1. Wai Wai World​


Wai Wai World foi um game da Konami que uniu diversos personagens conhecidos da para encarar desafios de plataformas e até jogos de nave. O título foi lançado em 1977 no Japão e foi um dos precursores dos famosos crossovers no mundo dos videogames, como é visto em títulos como The King of Fighters, Marvel vs Capcom e Super Smash Bros. Ultimate. Era possível encontrar personagens muito populares, como Simon Belmont, de Castlevania, e Goemon, da franquia Ganbare Goemon.

sceey2.png


A ideia deu tão certo que Wai Wai World 2: SOS!! Parsley Jou foi lançado em 1991, levando uma experiência ainda melhor do que seu antecessor. A Konami também aproveitou de outras marcas que já havia trabalhado anteriormente e levou nomes como King Kong e Mike Walsh, protagonista do filme "Os Goonies", para compor o seu elenco.

2. Gradius II​


Gradius II foi lançado em 1988, mas apenas no Japão. Sua franquia é tida como uma das mais importantes para o gênero de jogos de nave, conhecido como "shooter" ou "shoot'em up". Seu primeiro game, desenvolvido pela Konami em 1985, trouxe algumas inovações que concediam liberdade para o jogador elaborar diferentes estratégias com a nave espacial "Vic Viper" para cada um dos estágios. Além de servir como base para outros títulos, a saga foi lançada para um número grande de plataformas e pôde ser apresentada ao redor do mundo. No entanto, esse não foi o caso de sua sequência.

sclpuo.png


O segundo jogo apresentou muitas melhorias em relação ao Gradius, como as novas formas de configurar suas armas, novos desafios e as otimizações gráficas e de sons realizadas graças a um chip especial no cartucho. Por sinal, acredita-se que esse tenha sido a causa do título não chegar ao ocidente, já que o jogo não era tão popular fora do Japão e esta tecnologia tinha um alto custo na época. Gradius II só sairia do país asiático ao ser lançado em 2006 pela PlayStation Network na Gradius Collection para PlayStation Portable (PSP).

3. Mother​


Mother é, na realidade, um antecessor de EarthBound (1995), jogo conhecido principalmente entre aqueles que tiveram um Super Nintendo ou jogaram Super Smash Bros., onde é possível jogar com o protagonista Ness. O game original foi lançado seis anos antes para o Famicon e permaneceria exclusivo no Japão por muito tempo. Não à toa, EarthBound era conhecido no país como Mother 2: Gīgu no Gyakushū.

gjfk1bavznpmsnwnffay.png


Em resumo, Mother é um RPG desenvolvido pela Nintendo que se inspirou bastante na franquia Dragon Quest, da Square Enix, mas colocando a história em um contexto mais contemporâneo. Apesar de criticado por sua dificuldade exagerada, o game foi um grande sucesso no Japão, o que não foi o bastante para o ocidente receber o jogo na época. Foi apenas em 2015, com o nome EarthBound Beginnings, que o game chegou oficialmente ao Virtual Console do Nintendo Wii U.

4. New Ghostbusters II​


New Ghostbusters II é um game baseado em "Os Caça-Fantasmas", lançado exclusivamente para o Japão em 1990 e desenvolvido pela HAL Laboratory. Seu caso é um pouco diferente, já que cerca de dois anos depois a Europa recebeu uma versão do jogo para o sistema de transmissão PAL. Entretanto, o título nunca chegou ao mercado norte-americano. A razão se deu porque a Activision tinha os direitos do filme na época, impossibilitando que o jogo pudesse chegar ao ocidente com o sistema de transmissão NTSC.

scm9b7.png


Vale ressaltar que os Estados Unidos receberam o Ghostbusters II, desenvolvido pela Imagineering, mas que foi criticado na época principalmente por seus péssimos gráficos e pouca inspiração. Muito diferente de New Ghostbusters II, que trazia uma ideia bem mais divertida e original, onde o objetivo era colocar os fantasmas em armadilhas antes tempo limite, sendo possível jogar com dois jogadores.

5. Mashin Eiyuuden Wataru Gaiden​


É muito comum os jogos de videogame receberem adaptações de animes populares. Contudo, quando certas animações não saem oficialmente do Japão ou demoram muito para serem exportadas, elas não adquirem essa popularidade no ocidente, diminuindo a necessidade do lançamento dessas adaptações. Por conta disso, muitos jogos excelentes de Famicom ficaram apenas pelo Japão e sem chances de rodar o mundo. Um deles é o RPG Mashin Eiyuuden Wataru Gaiden (1990), baseado na obra Mashin Hero Wataru, que foi ao ar na televisão japonesa entre 1988 e 1989.

scerve.png


O game de Famicom apresentava uma gameplay com a visão na perspectiva de cima para baixo. Você controla o protagonista pelo mapa em um estilo semelhante ao que vemos na franquia The Legend of Zelda. Porém, quando se encontra uma batalha, o game gera uma batalha 2D em tempo real e coloca o jogador no controle de uma espécie de mecha. Em cada batalha, você encontra diferentes monstros que concedem experiência, como um bom RPG.

6. Karakuri Kengou Den Musashi Lord: Karakuri Jin Hashiru​


Karakuri Kengou Den Musashi Lord: Karakuri Jin Hashiru é outro jogo baseado em uma animação e que ficou "preso" no Japão. Seu enorme título pode ser traduzido como "The Samurai Lord Musashi: Gimmicks on the Run". O game foi lançado para o Famicom em outubro de 1991 pela Yutaka, que já havia desenvolvido outra adaptação para Game Boy no mês de abril do mesmo ano. Curiosamente, assim como Mashin Eiyuuden Wataru Gaiden, esse título também apresenta samurais robóticos para o jogador controlar na jogatina.

karakuri-kengou-den-musashi-lord-karakuri-jin-hashiru.jpg


A Yutaka claramente se inspirou na franquia The Legend of Zelda, sendo um RPG de ação com visão superior e batalhas ocorrendo em tempo real no próprio mapa. A principal diferença para a franquia da Nintendo está na ênfase maior aos elementos de RPG, tais como mecânica de "level up", que aumentam características como vida, força, defesa e velocidade, e mais opções de equipamentos para o protagonista utilizar.

7. Holy Diver​


Holy Diver é um jogo para os amantes do heavy metal clássico. Seu título é o mesmo do álbum de estreia da banda "Dio", do vocalista Ronnie James Dio, conhecido também por substituir Ozzy Osbourne na banda Black Sabbath. O álbum foi lançado em 1983, enquanto o jogo Holy Diver, desenvolvido pela Irem, chegou ao Famicom em 1989. Inclusive, a história é inspirada em uma música de mesmo nome do álbum, assim como os personagens: o protagonista Randy (Ronnie James Dio) e seus parceiros Ozzy (Ozzy Osbourne) e Zakk (inspirado no guitarrista Zakk Wylde.

kkuztyzdofnbza7jnzoy.jpg


O jogo visivelmente bebe da mesma fonte de Castlevania, da Konami. A diferença está em Randy utilizar de bolas de fogo e outras magias para atacar, em vez de empunhar um chicote. Vale destacar também que se você achava os Castlevania de NES difíceis, saiba que Holy Diver é uma aventura muito mais brutal. Tanto que podemos equipará-lo em dificuldade a outros clássicos de Nintendinho, como Battletoads e Silver Surfer. O game da Irem ficou limitado ao mercado japonês até 2018, ano em que a empresa Retro-bit lançou o game mundialmente com uma edição especial.

 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.348
Reações
13.682
Pontos
1.604
Entrei pensando que seriam só de jogos de RPG que desconheceriamos... só que não.

NES tinha variedade de jogos interessantes para o gosto do público japonês.

Bom tópico!!
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.134
Reações
14.827
Pontos
503
Na infância, graças ao Dynavision, eu tive a chance de conhecer alguns jogos que só saíram no Famicom. Dois que lembro de ter jogado muito foram o Circus Charlie e Battle City.

Desses do tópico, não lembro de ter jogado nenhum, mas o Ghostbusters 2 eu ainda quero jogar. Já vi falarem bem dele.
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.016
Reações
6.698
Pontos
453
Na infância, graças ao Dynavision, eu tive a chance de conhecer alguns jogos que só saíram no Famicom. Dois que lembro de ter jogado muito foram o Circus Charlie e Battle City.

Desses do tópico, não lembro de ter jogado nenhum, mas o Ghostbusters 2 eu ainda quero jogar. Já vi falarem bem dele.

Circus Charlie é o primeiro jogo que eu lembro de jogado na vida, justamente no me Dynavision. Na epoca eu nem sabia que exista outro videogame ou outros jogos alem dos 70+ que vinham na fita :klol
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.347
Pontos
704
Que lista aleatória. Se fosse para citar só jogos desconhecidos, Gradius II e Mother não teriam que estar no meio, se fosse para falar de jogos japoneses que não saíram no Ocidente, não tem como não citar os Final Fantasy II e III.

Mother / EarthBound Beginnings tem várias idéias bem diferentes pros padrões da época, seja por ser um RPG em um espaço urbano ou pelos rumos totalmente inusitados que a história toma. O que dói é que a taxa de encontros é completamente insana e gerenciar o inventário é uma chatice que só. Recomendo jogar o Earthbound ou o Mother 3 primeiro, e se você curtir, parte para o original. Não é uma série para jogar na ordem cronológica.

Famicom tem uma lista interminável de coisa boa. Se tu ficar só no que foi lançado pela Konami, já vai ter muito jogo para curtir, acho que foi a empresa que mais deixou de trazer jogos para o Ocidente.
 
Ultima Edição:

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.947
Reações
57.004
Pontos
2.164
Colocaria Megami Tensei na lista também, foi um marco pra época e foi muito bem no Japão, só se tomou conhecimento dessa franquia por aqui no começo dos anos 2000 com o lançamento do 3 pro ps2
 


DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.518
Reações
2.765
Pontos
703
Dessa lista ai, Holy Diver, Wai Wai World e Gradius II eu já joguei, enquanto alguns dos outros eu nem tinha ouvido falar. O pior é que é verdade: a nata ficava no Japão, sem falar que muito jogo que saia de lá, sofria alterações gráficas ou de enredo.

No contexto do tópico, vou contribuir com um jogo da Natsume que acho excelente:

 

tphillips

Bam-bam-bam
Mensagens
129
Reações
116
Pontos
228
Gradius II eu alugava nos anos 90.
Não era o cartucho oficial e sim de uma empresa brasileira.
 

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Mensagens
11.619
Reações
17.626
Pontos
1.659
Dessa lista ai, Holy Diver, Wai Wai World e Gradius II eu já joguei, enquanto alguns dos outros eu nem tinha ouvido falar. O pior é que é verdade: a nata ficava no Japão, sem falar que muito jogo que saia de lá, sofria alterações gráficas ou de enredo.

No contexto do tópico, vou contribuir com um jogo da Natsume que acho excelente:


Muitos dos jogos vinham perdidos naquele cartucho de 72 em 1 que tinha aos montes. :-)
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.794
Reações
80.209
Pontos
1.839
Holfy Diver era massa.

Eu incluiria nessa lista o Getsu Fuma Den.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.091
Reações
1.941
Pontos
844
Wai Wai conheci anos atrás. Comprei o Wai Wai World 2 baratinho no Mercado Livre, original. O jogo é muito bom e bem fácil, terminei logo.
Mas com base no que vi do primeiro, acho o mesmo melhor que o 2, mas só jogando pra ver. Mas hoje tudo taxam de raro e querem cobrar preço de um Celta, entao só vou poder jogá-lo quando tiver um Everdrive.
O Gradius 2 eu tenho o meu há mais de 20 anos, é o "original" azul de Turbo Game. Cartuchos que eram fabricados com materiais de alta qualidade. Raro isso hoje em dia. Reza a lenda que as versões cópias possuíam o escudo mais resistente, muito resistente mesmo, aguentando uma quantidade absurda de tiros. Só assim que consegui zerar ele, pois a última fase vem tiro de todo lado.
Tenho um valor sentimental muito grande por esse cartucho, ele e o Turbo Game de décadas comigo. Acho que nem se me dessem um PS5 eu daria esse console e jogo na troca.
Pra quem nunca jogou ambos os jogos que citei, recomendo, pois são muito bons, com destaque pro Gradius 2 que tem até inimigos e efeitos sonoros do Super Contra.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.081
Pontos
453
-Gradius II foi vítima da política da Nintendo americana de só poder lançar cinco títulos por ano por produtora, achando que com isso iria evitar as toneladas de jogos ruins no mercado como aconteceu com o Atari, só que esqueceram de um simples detalhe, assim como pode haver cinco bons jogos por ano, pode haver também cinco jogos ruins como aconteceu com várias produtoras… (LJN, Acclaim, Color Dreams, etc. Eu ouvi vocês?)

-Earthbound e New Ghostbusters II tiveram protótipos para o mercado americano revelados como muitos outros games, estavam para ser lançados e na última hora foram cancelados porque algum “gênio” achou que não fariam sucesso ou não venderiam o suficiente para se pagarem, então por que começou o desenvolvimento? (O famoso “achismo”, tá cheio dessa ralé na indústria, principalmente na Hollywood de hoje…)
 
Ultima Edição:
Topo Fundo