O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A Evolução do Ensino da Matemática no Brasil..

Ixtrupício

Novato
Mensagens
53
Reações
0
Pontos
6
[kong]:-D:-D:-D

Caramba, recebi isso de um amigo meu que é professor (coitado:()
achei legal.

Quem gostar pode postar seus comentários, quem não gostar também[kcool]



Semana passada comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha carteira 8 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centavos de troco, mas ela não se
convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$
80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa,
que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de
produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de
produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Se você souber ler coloque um X em R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00 "

Fonte: indeterminada
 

Tisito

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.878
Reações
8
Pontos
829
uhashusahuashu muito bom cara...pior que é a verdade!
 

Davivascaino

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.956
Reações
3.410
Pontos
524
é foda mesmo, hj em dia qualquer um se forma em uma faculdade e qualquer um se forma em ensino médio (supletivos aos montes)
 

Space-Ghost

Bam-bam-bam
Mensagens
8.747
Reações
480
Pontos
324
Isso me lembra que na época dos meus pais era preciso saber os afluentes do rio amazonas do lado esquerdo e do direito.
 

Daniel Schmerz

Porco emérito
Mensagens
19.015
Reações
8.496
Pontos
1.279
Retire no título do tópico o termo "da matemática" e seja feliz!
 

Ixtrupício

Novato
Mensagens
53
Reações
0
Pontos
6
Daniel Schmerz;2834691 disse:
Retire no título do tópico o termo "da matemática" e seja feliz!

pô, bem lembrado rapaz :kongpositivo:

infelizmente temos que conviver com essa triste realidade :(
 


Laharl

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.231
Reações
21
Pontos
784
eu acho um pouco exagerado isso, mas que o ensino do Brasil é péssimo, é...
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.948
Reações
130.956
Pontos
2.274
Space-Ghost;2834681 disse:
Isso me lembra que na época dos meus pais era preciso saber os afluentes do rio amazonas do lado esquerdo e do direito.

Epa epa epa, eu não tenho idade para ser seu pai, mas na minha época de escola nós eramos "obrigados" a saber isso tb :-D :-D :-D :-D :-D
.
Foi por isso que eu desenvolvi a minha abilidade para cola em casos extremos :-D
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.786
Reações
134.117
Pontos
2.139
Space-Ghost;2834681 disse:
Isso me lembra que na época dos meus pais era preciso saber os afluentes do rio amazonas do lado esquerdo e do direito.

Algo completamente desnecessário pra 98% da população, diga-se de passagem.
 

Space-Ghost

Bam-bam-bam
Mensagens
8.747
Reações
480
Pontos
324
Sgt. Kowalski;2834755 disse:
Algo completamente desnecessário pra 98% da população, diga-se de passagem.
Eu considero cultura.

Tem tantas coisas ensinadas em química e física por exemplo que também não são utilizadas pela maioria das pessoas e nem por isso deixam de passar esses conteúdos.
 

Iron_Sword

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.566
Reações
1.994
Pontos
1.009
huauhauahauhau, pior que é isso que acontece mesmo, o ensino esta cada vez mais fraco, principalmente a parte mais básica, na faculdade chegaram a perguntar na aula de matemática por que -x=-2 é a mesma coisa que x=2 ,pqp, e não foi só essa duvida nesse nível, detalhe que é no curso de ciências da computação, tudo bem que não sou um sabe tudo em matemática, mas faziam umas perguntas que assutavam.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.654
Pontos
1.689
Apesar da situação do balconista ser meio forçada, a situação da matemática esta mais ou menos nesse nivel mesmo. É quem acha q a matemática ja ta ruim, o português ta pior ainda...
 

dknightg

Veterano
Mensagens
478
Reações
321
Pontos
129
A situação do balconista não é tão forçado assim não, ja teve uma vez que quase lucrei 4 reais , mas devolvi pq ia sair do bolso do cara . Comprei uma Halls que na epoca era 80 centavos , dei uma nota de 1 real e o cara me da de troco 5 reais.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
19.002
Reações
27.049
Pontos
1.844
Isso vem de encontro com o menino de 8 anos que entrou no vestibular
 

Dukoff

Supra-sumo
Mensagens
1.547
Reações
196
Pontos
159
Pior que quanto mais o tempo passa, mais pior [sic] vai ficando.

A educação é falha, e hoje em dia pra fazer contas temos o computador, calculadora. Ninguém mais pratica, tá todo mundo preguiçoso.

Poxa perdi as contas que quantas vezes vou na lanchonete, compro duas coisas, tipo um salgado por 1,60 e um refri por 1,50 e a balconista ainda tira a calculadora pra somar o resultado. Essa só pra exemplificar.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
auahauauh, bem legal. Apesar de engraçado, é uma triste realidade. Se continuar assim, o próximo passo para o ensino brasileiro será a permissão para o uso de calculadoras científicas em todos os vestibulares.

Aí eu entro! ahauhuauhauh
 

rejected

Ser evoluído
Mensagens
765
Reações
0
Pontos
46
o Pior de tudo é que quando lê-mos isso achamos engraçado e não chocante.!
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
O que falta, além da qualidade, é foco. Eu acho que as crianças deveriam ter é muita aula de matemática e português, ao invés de química, física, história, geografia, etc, em mesma quantidade. Deveriam essas últimas ser mais uma noção mesmo, e não uma decoreba de quantos afluentes, em que data aconteceu tal coisa, como é o nome do NaClK2OH3, etc, ou seja, privilegiando o básico e dando mais aulas p/ português e matemática. Aí quando o cara se forma ele vai se especializar no que ele quer fazer, mas saber a língua pátria e matemática, independente da área, sempre é fundamental.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
mig29gsxr;2835120 disse:
O que falta, além da qualidade, é foco. Eu acho que as crianças deveriam ter é muita aula de matemática e português, ao invés de química, física, história, geografia, etc, em mesma quantidade. Deveriam essas últimas ser mais uma noção mesmo, e não uma decoreba de quantos afluentes, em que data aconteceu tal coisa, como é o nome do NaClK2OH3, etc, ou seja, privilegiando o básico e dando mais aulas p/ português e matemática. Aí quando o cara se forma ele vai se especializar no que ele quer fazer, mas saber a língua pátria e matemática, independente da área, sempre é fundamental.

Nunca havia pensado nisso, mas concordo com você. Acho que, no caso brasileiro, Português e Matemática deveriam funcionar como as cores primárias, formadoras de todas as outras.
 

Subaru Sakurazuka

Bam-bam-bam
Mensagens
14.733
Reações
6.461
Pontos
469
O ensino do Brasil está deprimente sim.
Querem ver um exemplo?

Uma guria formada em Matemática na Universidade (?) de Guarulhos resolveu fazer Lic. em Mat na USP pra ter um diploma melhor (isso conta bastante no mercado de trabalho) e também pra aprender mais.

Mesmo o Cálculo da Licenciatura sendo o mais lento da USP inteira (a gente não chega nem a integrar no 1o semestre, é só funções e derivadas), mesmo ela indo em quase todas as aulas, mesmo ela ESTUDANDO (pq eu a via estudando), ela NÃO PASSOU em Cálculo I.

Repetindo: Uma pessoa FORMADA, que tem um diploma de MATEMÁTICA não conseguiu passar em CÁLCULO I.

Como pode? Não sabe nem derivar, porra.
É uma vergonha isso.

E ela é professora ainda lol.

[Veja bem: não estou chamando-a de burra ou criticando o fracasso dela na matéria. E sim, a "qualidade" do diploma dela, pq derivar é o MINIMO q um matemático deva saber po]

E eu concordo com o Sgt. Kowalski: tem muita gente que fica dando valor pra "rigidez" do ensino antigo, mas tem mta coisa idiota tb. Como esse próprio exemplo dos afluentes do Rio Amazonas.

E não cola esse argumento de que a pessoa tem que ter cultura. Desculpa, mas ficar decorando nome não é cultura pra mim. Se ao invés disso, fosse conatdo histórias sobre esses afluentes, ou lendas, ou casos de coisas famosas, talvez até pudesse se encaixar nisso. Mas não. Decorar nome de Rio não é cultura poha nenhuma.

Igual uma vez que eu estava criticando o ensino de Geografia nas escolas com um bixo da Geo, falando que é desperdício de tempo ficar pintando e desenhando tanto mapa na escola.
Ele ficou revoltado, mas essa é a verdade: passar DOIS ANO do colégio (que foi oq eu passei) tendo Educação Artística no lugar de Geografia não leva a nada. E sério, mas vc guarda muito mais uma informação CONTEXTUALIZADA do que um monte de dados ordenado.

Claro que é legal saber que a Áustria não fica na oceania, mas é muito mais fácil enfiar isso na cabeça dos alunos numa aula de história ou de geopolítica do que pintando mapinha.

Ele retrucou, dizendo que numa conversa as pessoas têm que saber onde ficam os paises pra poder entender o que está se passando.

Isso é realmente necessário? Se vc ta conversando com alguem que ta te falando de um país que vc não sabe onde fica, porque raios vc não pergunta pra pessoa que ta te contando a história? O problema das pessoas é achar q elas precisam ser uma enciclopédia de dados pq elas têm VERGONHA de admitir que não sabem algo.

Acho que a maior função do educador não é enfiar conteúdo pela goela dos alunos, mas sim dar as FERRAMENTAS pro aluno quando se interessar, quiser ou precisar obter tal informação, ele saiba onde procurar.

E me desculpe, mas ter que decorar as merdas dos afluentes do Rio Amazonas não agregou NADA na minha vida (e isso agregou tanto a minha vida q eu não lembro de mais nada).
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Po esse negócio que o Subaru falou, me lembrou de uma prova de geografia que fiz...
A professora ficou assustada comigo, pq tinha tirado 10, 9 e depois 10 nas 3 provas sobre geopolítica na Ásia, mas tirei 3 na prova de relevo! Porra eu tinha que decorar as montanhas na Ásia cara! Fora os picos, as depressões, os planaltos!
Qual a finalidade disso?
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.015
Reações
2.945
Pontos
1.204
Nas escolas ja esta ruim, mas na faculdade que eu estudo esta um absurdo.

Exemplo:

Quando começamos a fazer um programa geralmente colocamos.

[COLOR="Red"]Program nome do programa;[/COLOR]

Ele pensando, que depois de mais de seis messes, as pessoas iriam ter aprendido a colocar essa maldita linha, ele nem colocava elas em seus exemplos mais.

Ai a turma parou de entender as explicações dele.
Por que ele não colocava uma maldita linha que todo mundo devia saber que tem que colocar.

Pior e que ele pede para as pessoas fazerem um programa simples como um que faça uma equação de segundo grau e ninguém faz.

Da raiva do nível da minha faculdade.
 
Topo Fundo