O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A Ilusão da Democracia

Ash Fury

Bam-bam-bam
Mensagens
1.261
Reações
5.437
Pontos
453
Alguém uma vez definiu o "idiota" como uma pessoa que continua respondendo a uma mesma situação do mesmo modo, esperando um resultado diferente. Talvez a melhor ilustração dessa enfermidade é encontrada, a cada dois anos, no sistema conhecido como votação, em que milhões de pessoas são induzidas às urnas para votar por candidatos que continuam prometendo cumprir as promessas feitas nas eleições anteriores[1]

Ocasionalmente, nesses momentos corruptos, degenerados e decadentes existem eleições políticas das quais se espera que participamos. Supõe-se que façamos nosso "dever enquanto cidadãos do livre mundo democrático" e "defendamos nosso modo de vida". Contra o quê nunca é propriamente definido. É típico que a palavra 'nosso' é usada com fim de arrastar todo mundo para o mesmo nível. É realmente meu modo de vida e é realmente meu dever defendê-lo? O que, na verdade, está sendo pedido que se defenda? Se nós realmente temos liberdade de escolha, não deveríamos ser livres para escolher não defender algo que eu nem sequer posso dizer que desejo? Se eu decido não tomar parte no processo democrático e não votar, instantaneamente surgem acusações de que eu não estou "cumprindo com meu dever", ou que estou renunciando e, portanto, não tenho direito de comentar e, menos que isso, queixar-me. Eles me dizem que é a coisa mais passiva não votar e sugerem que é porque eu sou de algum modo moralmente corrupto.

Mas se eu realmente quero uma mudança; se eu realmente desejaria fazer algo em relação a uma situação, o que mais eu poderia fazer em um mundo de cabeça para baixo além de me abster do voto? Não é meu "direito democrático"? Se vivemos em um mundo de cabeça para baixo, não é o que é considerado "ativo" em verdade o "passivo" e vice-versa?

O que é democracia?

A maioria das pessoas pensam que democracia é algo "bom". Isso representa tudo que a maioria das pessoas consideram valoroso e precioso. A mídia de massa moderna usa a democracia como um rótulo para ideias, valores e princípios que eles consideram "corretos". Frequentemente se vê e se ouve pessoas dizendo coisas como "é meu direito democrático", ou "é o dever democrático de cada um" - votar, por exemplo. "Parecem valores democráticos" é outra expressão críptica frequentemente usada por qualquer um dos líderes mundiais e influentes homens de negócio até os jornalistas e pessoas comuns. Ninguém questiona ou define estas vagas expressões. Espera-se de nós todos que "sabemos" o que é entendido por elas - não apenas isso, mas que nós todos esperamos ter o mesmo entendimento deles.

Mas todos os pontos acima são de fato a democracia?

Não. As coisas mencionadas acima são todos valores relativos e vagos ou definições não-existentes dadas à palavra democracia por pessoas que as usam ao seu modo.

Democracia é uma forma de governo. Não tem valor intrínseco. Além disso, democracia é o governo "do povo". Pelo menos "o povo" gosta de pensar assim. Mas o que é o povo? Eles estão realmente qualificados a governar e se estão, por qual autoridade eles estão qualificados a governar? Quem faz o papel do governador? Eles mesmos?

O fato é que o povo nunca pode governar, seja em uma democracia ou em qualquer outra forma de governo. O povo é incapaz de governar. O povo é sempre governado em qualquer forma de governo. Em uma democracia o povo delega seu poder a um representante que supõe-se representar seus interesses. Em outras palavras, o povo capitula - renuncia seu poder sobre si mesmo a outra pessoa. O quão provável esta pessoa representará o eleitor ao invés de ele mesmo e seus próprios interesses? Quão provável é que os interesses do eleitor e os interesses do representante político do eleitor são idênticos?

A democracia é o governo dos muitos sobre os poucos. Nós sempre ouvimos que "é o maior bem para a maioria do povo". Sim, estas pessoas concedem, a minoria não tem espaço, mas pelo menos a maioria tem e isto é justo. Tão logo você concorde com a maioria você não tem que sofrer sua decisão. Isso poderia ser comparável à descrição popular de democracia como dois lobos e uma ovelha decidindo o que terá para o jantar. O que a maioria decide sempre é a melhor decisão para todos? Em que base eles tomam suas decisões? Eles são tão bem informados para serem capazes de uma decisão balanceada e pesada, tendo tomado todo aspecto em consideração? E é realmente eles, a maioria, quem toma sua decisão?

Se alguém de repente colapsa na rua o povo se reuniria em volta dele e votaria para decidir o que deveria ser feito pela pessoa machucada? Não seria mais provável que a questão levanta seria "alguém é médico"? Em outras palavras, olhar-se-ia por alguém com qualificações, competência e habilidade, que fosse treinado, para lidar com a pessoa machucada. Nenhuma necessidade de voto, o senso comum decide o curso da ação.[2]

É um mistério para mim que ninguém aplicou à democracia a máxima antiga de divide et impera.

O sistema democrático divide a população em duas partes de políticas e ideologias ostensivamente diferentes. Tomemos como exemplo que temos cinco grandes partidos em um país. Se a população dividiria seus votos igualmente entre os cinco partidos eles teriam 20% cada com uma participação de voto de 100%. Desse modo nenhum partido estaria à frente. Daremos então a um partido 30%, a outro 28, 23, a outro 15 e ao último 4. O partido com 30% dos votos vence e governa. Mas 30% é realmente uma minoria, não uma maioria, o que quer dizer que nossa teoria da maioria do povo não é verdade. A porcentagem real é na verdade ainda menor, porque 100% de participação eleitoral é uma fantasia. Este é o motivo do porque é mais importante para os políticos democratas convencer o povo pelo voto - não importa quem, porque quanto menor o número de participação de eleitores em uma eleição, menos justificados são os políticos ao afirmarem que o sistema é legítimo. Se cada vez menos e menos pessoas realmente rendessem seu poder aos políticos que clamam ser seus representantes, eventualmente o sistema implodiria.

Se formos ainda mais a fundo na questão, a democracia é a manipulação das massas - a mente da massa - por uma minoria que persegue seus próprios interesses. Mas essa minoria é qualificada a governar sobre a maioria? Eles estão em posse das qualidades necessárias para ter a autoridade de empunhar o poder político e tomar as decisões que têm consequências para todos? Hoje é inquestionável que a autoridade do governo é derivada da riqueza econômica. Quantidade de ativos econômicos decidem quem se torna um governador. O que nós na verdade temos é o governo da quantidade sobre o da qualidade; a quantidade de dinheiro sobre a qualidade de ideais. Você pode advogar por qualquer ideologia - não importa o quão degenerada e corrupta - se você tem apoio financeiro suficiente, enquanto que a defesa dos maiores e mais nobres ideais está condenada a fracassar sem qualquer dinheiro para apoiá-lo na arena política. Um exemplo mais palpável é a recente criação de um partido político que advoga pela pedofilia na Holanda. Sem qualquer apoio financeiro e conexões poderosas esta ideia jamais teria a cobertura da mídia.

Agora, quanto mais partidos em um sistema democrático de governo, mais divisão no país, e assim menor é a minoria que governa sobre a maioria que não votou no partido vencedor. A maioria desejaria acreditar que quanto mais partidos políticos estão disponíveis, maior é a "liberdade de escolha" - quanto mais partidos políticos, mais opiniões políticas você está permitido a ter, parece lógico - só o povo não desejaria colocá-la negativamente.

Como eu mencionei acima, nestes dias a democracia é tão oca que os políticos candidatos nem mesmo se preocupam se o povo realmente vota neles, desde que votem. É como o imbecil politicamente correto afirma: "não é a vitória que importa, é a participação". Pessoalmente, não tenho interesse de participar mais dessa piada oca. Não estou interessado a estar do lado "vencedor".


http://portal-legionario.blogspot.com.br/2016/01/a-ilusao-da-democracia.html
 

Ash Fury

Bam-bam-bam
Mensagens
1.261
Reações
5.437
Pontos
453
Eu definiria democracia como um concursinho de popularidade cretino .
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
tPDvCm4.gif
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.923
Reações
53.731
Pontos
703
O que estraga a democracia brasileira é o voto obrigatório.

Isso não é democracia, é apenas voto da maioria, voto dos desinteressados que nem participariam se não fossem obrigados. Acabam contribuindo com sua desinformação e alienação elegendo políticos que sabem desse ponto fraco e tentam justamente ludibriar aqueles que não conseguem escolher adequadamente seus candidatos.

Tirar o voto obrigatório será um grande passo para melhorar este país.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
A democracia é uma ilusão, isso não ecquiste aqui.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.934
Reações
55.063
Pontos
1.839
Falou, falou mas não deu uma opção melhor. É só um texto com vários acertos, outros erros e inútil.
 


Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Falou, falou mas não deu uma opção melhor. É só um texto com vários acertos, outros erros e inútil.
Argumente melhor, atacar o texto dessa forma é ineficiente.
A proposta do texto é mostrar como a democracia é ineficiente. Em nenhum momento foi proposto a correção do sistema ou algo assim.

"Olha, seu bolo está queimado"
"Ahh você diz que o bolo está queimado mas só trouxe fanta uva"

Globo e você...
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.934
Reações
55.063
Pontos
1.839
Argumente melhor, atacar o texto dessa forma é ineficiente.
A proposta do texto é mostrar como a democracia é ineficiente. Em nenhum momento foi proposto a correção do sistema ou algo assim.

"Olha, seu bolo está queimado"
"Ahh você diz que o bolo está queimado mas só trouxe fanta uva"

Globo e você...

É justamente esse o ponto. Falar que a democracia é ineficiente já é sabido a muito tempo. Talvez seja útil pra abrir os olhos de um ou outro que ainda tem algum tipo de ilusão de que o sistema é perfeito mas pra maioria aqui é chover no molhado.

Agora se ele tivesse realmente proposto correções aí sim dava pra debater algo. Do jeito que está só dá mesmo pra falar "É, o cara tá certo", apertar curtir e partir pro próximo tópico.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109


É justamente esse o ponto. Falar que a democracia é ineficiente já é sabido a muito tempo. Talvez seja útil pra abrir os olhos de um ou outro que ainda tem algum tipo de ilusão de que o sistema é perfeito mas pra maioria aqui é chover no molhado.

Agora se ele tivesse realmente proposto correções aí sim dava pra debater algo. Do jeito que está só dá mesmo pra falar "É, o cara tá certo", apertar curtir e partir pro próximo tópico.
Tu quer comer o bolo mas não quer entrar na cozinha e ver ele sendo preparado.

Como tu acha que ideias como democracia surgem? Através de debates construtivos, reuniões, colaboração de várias pessoas...
A gente pode se comprometer com você de te dar um resumo quando tivermos todas as soluções, que tenham aplicabilidade prática e resolvam o problema.

Antes disso precisamos discutir os problemas, ter propostas e soluções viáveis.
Quando tu quiser, eu te mando por e-mail as soluções! Mas adianto que não deve ser nesta ou na próxima década.
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
O que estraga a democracia brasileira é o voto obrigatório.

Isso não é democracia, é apenas voto da maioria, voto dos desinteressados que nem participariam se não fossem obrigados. Acabam contribuindo com sua desinformação e alienação elegendo políticos que sabem desse ponto fraco e tentam justamente ludibriar aqueles que não conseguem escolher adequadamente seus candidatos.

Tirar o voto obrigatório será um grande passo para melhorar este país.
Pode ser ruim o voto obrigatório, mas pior que eu acho que partidos como PT e PC do B, com vários movimentos sociais capangas e infiltração na rede de ensino pública conseguiriam se sair melhor se o voto não fosse obrigatório.

Um exemplo é a Venezuela, onde o voto não é obrigatório.
 

Gutoos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.300
Reações
18.654
Pontos
749
Se voto mudasse alguma coisa, já nos teriam tirado esse direito.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Concordo que a democracia é uma mentira, mas não concordo com alguns argumentos aí.

Por exemplo, concordo plenamente que poder econômico ser igual a poder político é uma distorção nada democrática. E concordo que a mente da "massa" é sim manipulada para acreditar na mentira de que está mudando algo no futuro do país ao apertar um botão na urna (ou assinalar um nome na cédula).

No meu pensamento, a democracia não é ruim em si. Ela é a melhor forma de governo ainda... o problema é que NÃO EXISTE DEMOCRACIA, lol. O que temos hoje, não apenas no Brasil, é um arremedo de democracia em que o povo não decide absolutamente nada.

Não concordo com essa premissa do texto de que o povo não é capaz de governar e que precisa de tecnocratas altamente qualificados para isso. É justamente essa a justificativa que se dá para a criação de todo o aparato burocrático e complexo que hoje chamamos de Estado. E tem outra, pra mim soa incoerente criticar a concentração de poder na mão de poucos ao mesmo tempo que se defende que é necessário que este poder seja restrito porque o povo "não pode governar".

Uma democracia utópica em que os políticos não são uma elite encastelada e inatingível é a melhor forma de governo. Não é perfeita, mas é melhor que essa mentira que temos hoje em que quem decide os resultados são meia dúzia de pessoas com poder nas mãos. E é infinitamente melhor que alternativas que concentram AINDA MAIS o poder nas mãos de poucos, como governos totalitários ou monarquias absolutistas.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.934
Reações
55.063
Pontos
1.839
Tu quer comer o bolo mas não quer entrar na cozinha e ver ele sendo preparado.

Como tu acha que ideias como democracia surgem? Através de debates construtivos, reuniões, colaboração de várias pessoas...
A gente pode se comprometer com você de te dar um resumo quando tivermos todas as soluções, que tenham aplicabilidade prática e resolvam o problema.

Antes disso precisamos discutir os problemas, ter propostas e soluções viáveis.
Quando tu quiser, eu te mando por e-mail as soluções! Mas adianto que não deve ser nesta ou na próxima década.

De novo, com esse texto não há debate. Já houve mais debate em um parágrafo do LHand do que no tópico inicial todo! Se o texto incitar o debate, ótimo.

Pra ficar na sua metáfora, se estão fazendo um bolo e disseram que não é de chocolate porque é um sabor ruim, que me dissessem de que sabor é então. Eu só queria que ele trouxesse algo a mais do que dizer que o bolo está assando e que eu vou ter que entrar na cozinha pra comê-lo.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Concordo que a democracia é uma mentira, mas não concordo com alguns argumentos aí.

Por exemplo, concordo plenamente que poder econômico ser igual a poder político é uma distorção nada democrática. E concordo que a mente da "massa" é sim manipulada para acreditar na mentira de que está mudando algo no futuro do país ao apertar um botão na urna (ou assinalar um nome na cédula).

No meu pensamento, a democracia não é ruim em si. Ela é a melhor forma de governo ainda... o problema é que NÃO EXISTE DEMOCRACIA, lol. O que temos hoje, não apenas no Brasil, é um arremedo de democracia em que o povo não decide absolutamente nada.

Não concordo com essa premissa do texto de que o povo não é capaz de governar e que precisa de tecnocratas altamente qualificados para isso. É justamente essa a justificativa que se dá para a criação de todo o aparato burocrático e complexo que hoje chamamos de Estado. E tem outra, pra mim soa incoerente criticar a concentração de poder na mão de poucos ao mesmo tempo que se defende que é necessário que este poder seja restrito porque o povo "não pode governar".

Uma democracia utópica em que os políticos não são uma elite encastelada e inatingível é a melhor forma de governo. Não é perfeita, mas é melhor que essa mentira que temos hoje em que quem decide os resultados são meia dúzia de pessoas com poder nas mãos. E é infinitamente melhor que alternativas que concentram AINDA MAIS o poder nas mãos de poucos, como governos totalitários ou monarquias absolutistas.


De novo, com esse texto não há debate. Já houve mais debate em um parágrafo do LHand do que no tópico inicial todo! Se o texto incitar o debate, ótimo.

Pra ficar na sua metáfora, se estão fazendo um bolo e disseram que não é de chocolate porque é um sabor ruim, que me dissessem de que sabor é então. Eu só queria que ele trouxesse algo a mais do que dizer que o bolo está assando e que eu vou ter que entrar na cozinha pra comê-lo.
Cara eu vou te explicar porquê escrevi:
Falou, falou mas não deu uma opção melhor. É só um texto com vários acertos, outros erros e inútil.
Não é apenas um texto com vários acertos, erros e inútil.
É um tópico para discussão.

Tentei falar pra você porquê discutir é legal, e não inútil, na minha visão.

PS: Sua metáfora está um bolo embatumado.
 

kibebe

Supra-sumo
Mensagens
1.214
Reações
869
Pontos
163
Talvez o problema não seja a democracia e sim a democracia representativa. Um user mesmo falando mal da democracia falou em debate de ideias, o que na realidade se configura num debate democrático participativo.
 

depredando

Veterano
Mensagens
566
Reações
730
Pontos
143
Democracia, assim como combate às drogas são igualmente ineficientes e algumas pessoas entendem, mas fazem vista grossa, outras não entendem e poucas vêem que o atual modo como é conduzido é falho.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Ultima Edição:

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Democracia termina no momento que a gente não representa a gente mesmo, que pessoas que nos nunca tivemos contato na vida decidem como vai ser o país, como gastar o dinheiro público.
 

kibebe

Supra-sumo
Mensagens
1.214
Reações
869
Pontos
163
Democracia termina no momento que a gente não representa a gente mesmo, que pessoas que nos nunca tivemos contato na vida decidem como vai ser o país, como gastar o dinheiro público.
Talvez a solução para isso seja a democracia direta, em que as pessoas participariam das decisões que as afetam.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Argumente melhor, atacar o texto dessa forma é ineficiente.
A proposta do texto é mostrar como a democracia é ineficiente. Em nenhum momento foi proposto a correção do sistema ou algo assim.

"Olha, seu bolo está queimado"
"Ahh você diz que o bolo está queimado mas só trouxe fanta uva"

Globo e você...

Apenas se critica o sistema e diz que ele eh ruim ou não funciona. Mas alguns argumentos para explicar porque não funciona ocorrem em erros de lógica. Pois existem locais onde ele funciona. Ao não mostrar uma opção melhor ou como deveria ser, perde-se muita força.

Não é que toda a argumentação seja ruim, teve pontos bons que gostei, e outros que achei que poderiam ser retirados, mas a conclusão pelo menos ao meu ver é fraca.
Talvez um texto expondo as criticas sem conclusão fosse mais interessante.
 
Topo Fundo