O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A pior CPU da Intel jamais feita - All hail to Pentium D!

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
Antes da era dos chips multicore, a Intel desenvolveu a tecnologia HT, que foi aplicada primeiro no Pentium 4.

Mas a AMD saiu na frente com o primeiro chip verdadeiramente dual core, o Atlhon 64 X2, o primeiro chip a ter dois cores em um mesmo die (a "cápsula" onde os transistores ficam). Usando esse chip hoje no cinebench por exemplo, ele dá uns fantásticos 100 pontos, hehe. Mas pra época foi um avanço muito importante, superando o Pentium 4 HT.

Porém ainda faltava alguns anos até que a Intel desenvolvesse seu primeiro Dual core, o Core 2 duo. E até que isso acontecesse, fizeram uma gambiarra chamada Pentium D, que era basicamente um chip com dois dies, dois encapsulamentos, cada um com um núcleo de pentium 4 comum (não o pentium 4 HT). Nesse chip os núcleos não se comunicavam diretamente, o que gerava um put* gargalo interno, e cada die tinha o consumo de um chip inteiro, resultando num TDP enorme.

O resultado foi basicamente o pior chip que a Intel já lançou no mercado, com todos os defeitos que o pentium 4 tinha elevados ao quadrado.

Vejam aqui como essa maravilha se sai em benchmarks modernos hoje:



Em tempo, quando o Core 2 duo saiu, esse sim, chegou chutando todas as bundas, tanto do pentium D, quanto do Atlhon X2; tanto em desempenho, quanto em consumo, e isso apesar dos clocks mais baixos.

Foi algo equivalente a arquitetura Zen vs arquitetura FX da AMD em termos de evolução. Até hoje, ainda usamos chips Intel derivados da arquitetura Core original.
 
Ultima Edição:

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
A arquitetura Core se não me engano era na realidade baseada na arquitetura do Pentium M, que por sua vez era derivada do Pentium 3. Não é a toa que falam que o P4 foi o pior processador da Intel e quase fez ela perder mais da metade do mercado, inclusive teriam parado de fabricar o P3 para esconder a vergonha que era o processador mais antigo ter um melhor aproveitamento.

Alias, a Intel só não ficou na lanterna porque deu dinheiro para as OEM não venderem maquinas com CPU AMD, isso deu até multas bilionárias.
 
Ultima Edição:


Pirlo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.258
Reações
12.140
Pontos
703
Meu primeiro PC era equipado com uma bomba dessas ai. 3 em 3 meses ia para a assistência para fazer limpeza e trocar a pasta térmica. Esquentava pakas.
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.054
Reações
9.778
Pontos
779
Já tive um desses. Na época eu não fazia noção que eu tinha um processador que não era bom.
 

Dukoff

Supra-sumo
Mensagens
1.547
Reações
196
Pontos
159
Meu notebook velho de guerra e que ainda uso com Linux, tem um processador Pentium Dual core modelo T2080. Foi antes dos core 2 duo. Comprei ele em 2007.
Ele se encaixa em que arquitetura?
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Eu tive um Pentium 4 Northwood 2.2 ghz. A despeito das críticas, funcionava razoavelmente bem.
Claro que se colocasse nos benchs geralmente ficava abaixo da concorrência, devo ter ficado com essa máquina uns 4 anos antes de pegar um Athlon X2.
 

FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
Tive Pentium D basicamente apenas por um motivo (hackintosh).
Senão teria optado por amd.

Outro processador bem b*sta = Cyrix 5x86
Pior geração de GPU = Geforce FX
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.353
Reações
47.410
Pontos
1.599
Eu tive um, era lixo demais, não tem como defender. Hahahahah

Quente, lento, b*sta de processador.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.904
Pontos
503
Eu tinha um 830....até ver meu primo com um amd na época,não lembro agora qual era,acabei vendendo essa joça pra comprar meu segundo amd.
Isso faz tempoooo.............
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Eu tenho um desses até hoje, galera! Tá no quarto do meu irmão, operando as câmeras de segurança da casa somente rs.

Vi aqui o consumo de energia desse processador, e pelo visto seria até mais viável usar aqueles mini computadores. Em um ano de economia de energia [talvez menos] já pagaria o gasto do novo computador, pagava o custo de operação e manutenção e ainda sobraria dinheiro. HUAHUA
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
Eu tenho um desses até hoje, galera! Tá no quarto do meu irmão, operando as câmeras de segurança da casa somente rs.

seria bom você trocar por algum do mesmo soquete que consuma menos energia.

Essa coisa puxa 140 W direto, mesmo em iddle, é o equivalente a um i7 9700k overclocado para uns 5 ghz, rodando em full load o tempo todo.

se ele fica 24 horas ligado aí, são absurdos 100 KW de energia por mês, no MÍNIMO, isso se ele ficar o tempo todo em iddle.

com o KW custando mais de 1 real, dependendo do estado, você está desperdiçando uma energia fodida.
 

FighterBR

Supra-sumo
Mensagens
1.089
Reações
1.296
Pontos
178
Nessa epoca os PCs tudo tinham fontes genericas. Fiz muita manutenção e sugeri diversas vezes as pessoas comprarem uma fonte real e amaioria cagava e comprava generica. Aí tava la eu fazendo manutencao no mesmo computador 3 x 4 vezes.

Não vou falar que era um processador ruim pois não era. Era Pentium D , X2 ou Pentium M single core em placa mae cara de importar.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Caraio, que bomba, obrigado pelas dicas pessoal!
Na verdade o PC fica desligado, o aparelho que grava as câmeras roda "independente" e o PC só é ligado quando precisamos recuperar as imagens.

Fiquei assustado! Como uma m**** dessas foi disponibilizada no mercado?
 

Zumax

Steam Trader
VIP
Mensagens
3.393
Reações
14.975
Pontos
653
Eu tive um 940 , 3,2ghz salvo engano. Minha unica reclamacao era q esquentava d+ , comecei a usar o pc sem tampa por causa dele. + na epoca foi oq a grana deu pra pagar , os core 2 duo tinham acabado de sair , e eu achei esse num precinho bem menor , provavelmente queima de estoque.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Me lembro que esse computadores Pentium 4 rodavam bem emuladores, melhor que os AMDs. Tinha um emulador de Neo Geo que só rodava bem nesses Pentium na época. Se não me engano cheguei a rodar até Dreamcast.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.830
Reações
6.007
Pontos
959
Eu tive um na época, queimava fonte direto esse pc.
será q tem alguma ligação ?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Eu tive um na época, queimava fonte direto esse pc.
será q tem alguma ligação ?

Certamente, lol

Lembro da primeira vez que eu vi um Pentium 4...eu era moleque, tinha um Pentium III 750, Coppermine, era um bichinho valente.
Aí na primeira vez que vi um Pentium 4 rodando, com incríveis 1Ghz de clock, fiquei com a impressão de que o meu Pentium III era mais rápido, mas achei que eu era doido.

Depois eu dei uma pesquisada e soube que...bem, era mesmo.
 

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
A época na qual a intel tomava pau da AMD. Fruto da liderança de mercado que fez eles dormirem em cimas dos louros da vitória. Já a AMD tinha que inovar para competir com a gigante.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.482
Reações
42.345
Pontos
1.074
Vocês acham que a pior é o pentium d? A pior é o celeron d kkkkkk

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.584
Reações
10.100
Pontos
503
Tenho uma caixa com centenas desses processadores, tem pentium d, celeron e uma porrada de processador antigo.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.600
Pontos
1.179
Não tive esse desprazer na época, saí do Pentium 3 para o Athlon
 
Topo Fundo