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A questão sobre a literatura brasileira clássica ser importante ou não durante a educação básica.

Skinner Sweet

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Toda matéria na escola é introduzida de forma obrigatória,e toda matéria tem um monte de gente que acha chato,se for tirar conteúdo baseado nisso, não sobra nada, como qualquer outro assunto, literatura dita "clássica" demanda um pouco de esforço pra entender, ficar com esse papo "ain Machado de Assis me mordeu, agora eu tenho medo de livro" é puro vitimismo, graças a deus ninguém vai dar atenção pra esse nível de argumento, senão, como eu disse, não sobraria nada na escola.
 
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Elijah Kamski

Bam-bam-bam
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Toda matéria na escola é introduzida de forma obrigatória,e toda matéria tem um monte de gente que acha chato,se for tirar conteúdo baseado nisso, não sobra nada, como qualquer outro assunto, literatura dita "clássica" demanda um pouco de esforço pra entender, ficar com esse papo "ain Machado de Assis me mordeu, agora eu tenho medo de livro" é puro vitimismo, graças a deus ninguém vai dar atenção pra esse nível de argumento, senão, como eu disse, não sobraria nada na escola.
A questão seria a forma de abordagem e o principal: o custo benefício. A maioria das pessoas devem odiar matemática e química, mas são matérias necessárias para ser aprovadas no vestibular (a real intenção dos colégios hoje em dia). Já literatura clássica brasileira, especialmente no ENEM, é de uma importância quase nula e vale muito mais a pena ficar treinando questões do que ler um monte de livro clássico, sendo mais vantajoso ver resumos ou mesmo provas anteriores sobre o tema.

Pior que muitos ainda acham de ter um conhecimento sobre as histórias desses livros é garantia de sucesso na vida.

img_20210123_195213-jpg.163752
 

Skinner Sweet

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A questão seria a forma de abordagem e o principal: o custo benefício. A maioria das pessoas devem odiar matemática e química, mas são matérias necessárias para ser aprovadas no vestibular (a real intenção dos colégios hoje em dia). Já literatura clássica brasileira, especialmente no ENEM, é de uma importância quase nula e vale muito mais a pena ficar treinando questões do que ler um monte de livro clássico, sendo mais vantajoso ver resumos ou mesmo provas anteriores sobre o tema.

Pior que muitos ainda acham de ter um conhecimento sobre as histórias desses livros é garantia de sucesso na vida.

img_20210123_195213-jpg.163752

Aí a gente entra na questão de que você não sabe nada sobre essa área, você não tem credibilidade pra falar de custo benefício ou de que tal matéria é inútil ou não, isso é analisado por quem trabalha com educação e entende do assunto.
 

Elijah Kamski

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Aí a gente entra na questão de que você não sabe nada sobre essa área, você não tem credibilidade pra falar de custo benefício ou de que tal matéria é inútil ou não, isso é analisado por quem trabalha com educação e entende do assunto.
Qual é o custo benefício de saber da história completas dos livros clássicos literatura brasileira, especialmente para provas de vestibulares? Se você não for um professor de literatura, a chance de você precisar saber sobre essas histórias é nula para obter um sucesso na sua profissão, especialmente financeiro. É muito mais vantajoso por aluno saber resumo e fazer questões, além de focar em outras matérias com um peso maior. No ENEM mesmo, a pessoa pode saber zero desses livros clássicos e fechara prova de linguagens sem nenhuma dificuldade.
 

PocketCrocodile

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Qual é o custo benefício de saber da história completas dos livros clássicos literatura brasileira, especialmente para provas de vestibulares? Se você não for um professor de literatura, a chance de você precisar saber sobre essas histórias é nula para obter um sucesso na sua profissão, especialmente financeiro. É muito mais vantajoso por aluno saber resumo e fazer questões, além de focar em outras matérias com um peso maior. No ENEM mesmo, a pessoa pode saber zero desses livros clássicos e fechara prova de linguagens sem nenhuma dificuldade.
tão claro quanto a luz do dia que ler história de corno te torna um médico melhor
 

EgonRunner

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Continua sendo chata essa aula.

Com a diferença que os alunos vão só ler capitão cuecas e Harry pottee

todas as matérias são chatas na visão do aluno.
mas não é chato quando foca em atiçar a curiosidade do aluno, e curiosidade anda junto com imaginação e inovação.

por outro lado, qual o problema de lerem só lixo?
a natureza irá se encarregar de tornar essas pessoas em escravas de outros e a vida seguirá seu curso.
o errado é querermos forçar a pessoa a ser o que ela não quer ser.

Aí a gente entra na questão de que você não sabe nada sobre essa área, você não tem credibilidade pra falar de custo benefício ou de que tal matéria é inútil ou não, isso é analisado por quem trabalha com educação e entende do assunto.

como qualquer especialista, quem dita as regras da educação tem uma visão míope e limitada.
o fracasso no ensino que vivemos hoje é justamente por culpa dessas pessoas que "entendem do assunto".
 


Skinner Sweet

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Qual é o custo benefício de saber da história completas dos livros clássicos literatura brasileira, especialmente para provas de vestibulares? Se você não for um professor de literatura, a chance de você precisar saber sobre essas histórias é nula para obter um sucesso na sua profissão, especialmente financeiro. É muito mais vantajoso por aluno saber resumo e fazer questões, além de focar em outras matérias com um peso maior. No ENEM mesmo, a pessoa pode saber zero desses livros clássicos e fechara prova de linguagens sem nenhuma dificuldade.

Cara isso é argumento de adolescente que não gosta de estudar , você precisa entender que ninguém sério vai dar atenção pra isso na hora de montar uma grade escolar , as melhores escolas do mundo têm matérias de línguas, e essas matérias também "forçam"(oh pobrezinhos) os alunos a ler certos autores ditos "clássicos" , você vai achar que eu não estou te respondendo porque não tenho argumento ou algo assim , mas é uma discussão completamente fora de realidade , teu argumento pressupõe que você é mais inteligente que todo mundo que trabalha e estuda na área , e isso , como eu disse, é completamente irreal.
 

Skinner Sweet

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omo qualquer especialista, quem dita as regras da educação tem uma visão míope e limitada.
o fracasso no ensino que vivemos hoje é justamente por culpa dessas pessoas que "entendem do assunto".


Você não tem como sustentar essa afirmação, porque você não sabe do que está falando , você tem uma noção irreal da sua própria inteligência , isso se chama efeito Dunning Krugger.
 

EgonRunner

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Você não tem como sustentar essa afirmação, porque você não sabe do que está falando , você tem uma noção irreal da sua própria inteligência , isso se chama efeito Dunning Krugger.

claro claro, e o especialista sabe o que está falando né ?
eles são seres divinos, dotados de luz e sabedoria e nunca erram.

coitado do Sócrates que sabia que nada sabia, hoje os inteligentinhos sabem de tudo.

"O problema com especialistas é que eles não sabem o que não sabem".
Nassim N. Taleb
 

Abdullah Al-Papai

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As%2B20%2Bobras%2Bmais%2Bimportantes%2Bda%2Bliteratura%2Bbrasileira_A.jpg


Sempre surge esse debate da importância de ensinar a literatura clássica brasileira, de Iracema até Dom Casmurro, para as crianças e adolescentes como se fosse essencial para o seu aprendizado. Todavia, a forma como é praticado isso nos colégios (seja qual for) além de errada, acaba até desestimulando os alunos até com a própria leitura.

Eu só fiquei interessado em ler essas obras clássicas depois da época do colégio e sendo algo mais como curiosidade. Aliás, devia, ainda é talvez, ser nicho ter alguém fanático pelas obras clássicas brasileiras ainda estando no ensino básico, até mesmo quem gostava mais de ler ia para outros livros novos: Harry Potter e outros.

Isso sem contar usar uma linguagem coloquial e a leitura ser imposta dos livros, muita das vezes como prova. Aí era melhor a (pessoa) saber um resumo do livro e com a popularização do ENEM, com a prova de linguagem mais focada na interpretação, estudar essas obras antigas só pensando no vestibular virou perda de tempo.

Acho legal conhecer a literatura do seu país, mas isso para entretenimento. Forçar essa leitura só tem o efeito reverso de desestimular as pessoas a criar esse hábito.

:kpensa

O contrário, isso era o que mais deveria ser forçado nos alunos. Tem que ler os clássicos sim

Todo aluno de escola inglesa tem que ler Shakespeare, aqui sequer chegamos perto de ler Camões

O resultado é o que vemos aí: pessoas que não conseguem se expressar, nem compreender ideias mais complexas.

Poderia jogar fora toda a baboseira de aprofundar desnecessariamente em biologia/física/química (isso sim não serve para nada p/ 99% da população) e focar em matemática e literatura
 

Elijah Kamski

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O contrário, isso era o que mais deveria ser forçado nos alunos. Tem que ler os clássicos sim

Todo aluno de escola inglesa tem que ler Shakespeare, aqui sequer chegamos perto de ler Camões

O resultado é o que vemos aí: pessoas que não conseguem se expressar, nem compreender ideias mais complexas.

Poderia jogar fora toda a baboseira de aprofundar desnecessariamente em biologia/física/química (isso sim não serve para nada p/ 99% da população) e focar em matemática e literatura
Deveriam mudar o modelo de acesso às universidades e a forma de como é realizada as aulas de literatura no Brasil.
 

Vinikyu

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Dá pra aplicar essa reclamação pra qualquer matéria escolar. O problema não é o conteúdo e sim a didática.
As aulas são chatas porque a maioria dos professores não aprenderam a aproveitar literatura clássica, e quando se vê obrigada a seguir o currículo, dá a aula de qualquer jeito e culpa os alunos (que a cada ano chegam mais próximo do nível de atenção de um esquilo).
 

Skinner Sweet

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claro claro, e o especialista sabe o que está falando né ?
eles são seres divinos, dotados de luz e sabedoria e nunca erram.

coitado do Sócrates que sabia que nada sabia, hoje os inteligentinhos sabem de tudo.

"O problema com especialistas é que eles não sabem o que não sabem".
Nassim N. Taleb

Continua andando na nuvens , "seres divinos" "inteligentinhos" ironia pra parecer superior , citação de sócrates fora de contexto , volto a dizer : efeito Dunning Krugger , acha que todo mundo é burro e você que é o espertão, descolado da realidade.
 

zuripe

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Eu achava uma m**** esses livros na época da escola. Hoje, décadas depois, continuo achando a mesma m****.
 

Darth_Tyranus

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A questão seria a forma de abordagem e o principal: o custo benefício. A maioria das pessoas devem odiar matemática e química, mas são matérias necessárias para ser aprovadas no vestibular (a real intenção dos colégios hoje em dia). Já literatura clássica brasileira, especialmente no ENEM, é de uma importância quase nula e vale muito mais a pena ficar treinando questões do que ler um monte de livro clássico, sendo mais vantajoso ver resumos ou mesmo provas anteriores sobre o tema.

Pior que muitos ainda acham de ter um conhecimento sobre as histórias desses livros é garantia de sucesso na vida.

img_20210123_195213-jpg.163752
Acredito que a postagem dessa guria não aponta em direção contrária ao que você escreveu, do utilitarismo de aprender determinada matéria para passar no vestibular, mas sim acaba indo ao encontro da tua afirmação. O gênese da falha em ensinar literatura está pautada justamente na necessidade de aprender para passar em uma prova, algo que logo depois pode ser descartado quando perde sua utilidade.

Escrevo isso porque tanto a tua postagem quanto da guria consideram literatura como um meio para fim, este é mecânico, acertar a assertiva correta em uma prova de múltipla escolha. Sendo que literatura não é isso, é desenvolvimento da imaginação, da capacidade de enxergar uma história por meio de outro ponto de vista, de compreender a história em seu âmago. "Fogo Morto", livro citado na primeiro página, serve para estudar a decadências do ciclo de açúcar, foi a nossa matriz econômica no período colonial, o aluno pode usar essa imagem para estudar também a queda do ciclo do café, do ciclo industrial (é o que estamos vivenciando hoje) e futuramente do ciclo da soja (já que a China e Europa apontam em direção da independência e da procura de outras fontes). Toda a amargura dos personagens, toda a violência, todas as mudanças, toda a miséria são questões que transpassam as páginas.

O que é apenas um livro pode tornar-se a tua fonte de desenvolvimento da imaginação e por consequência da compreensão de muitas outras esferas além daquela descrita pelo autor, ajudando a expandir a tua compreensão da realidade. Da mesma forma que "Crime e Castigo" pode ser aplicado para entender as ideologias destrutivas do século XIX, XX e XXI, não precisa ficar restrito a Rússia do tempo do Tzar. Infelizmente nem os professores, nem as provas de vestibular e muito menos os alunos enxergam dessa forma. Hoje ler é simplesmente uma forma que demonstrar uma falsa inteligência, de postar foto da estante no Instagram e utilizar isso como atestado de tua capacidade, sendo que na realidade é apenas mais uma consequência de uma visão utilitarista.
 

NÃOMEQUESTIONE

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No ensino médio fui obrigado a ler obras como a Pata da Gazela, pqp pensa num livro chato! :brbr
 

PHMN

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Acho que passar esses livros muito cedo só desestimula o hábito da leitura.

O pior é ainda pegar esse livro para criar um resumo e apresentar na frente da turma

Você quer leitores ou comedores de linhas?
 

Sgt. Kowalski

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acho que desses eu só li O Cortiço inteiro pq tinha umas pegações.
Agora vai falar pra um moleque de 16 anos ler Iracema. sem chance.
Policarpo Quarema? Brás Cubas? Se vc força isso de cara nos xóvens vc só inviabiliza uma potencial geração de leitores.
 

TheEndless

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Brasil é um país que não da pra entender, a gente só copia as m**** que vem de fora. Forçam 11 matérias guela abaixo sendo que o país não vai bem em nenhuma. No resto do mundo, do ensino médio pra frente, as pessoas só estudam aquilo que vão realmente seguir.

Eu penso que a situação com os livros é um pouco parecida. Forçam leitura obrigatória de 10 livros com linguagem difícil, pra alunos que nunca leram na vida. Além de traumatizar os alunos com a linguagem difícil, causa um efeito de procrastinação por achar que tem muita coisa pra fazer.

Sabe quando a gente tá cheio de coisa pra fazer e acaba procrastinando tudo? É o que acontece quando recomendam essas leituras obrigatórias, o aluno fica sobrecarregado de coisas e acaba adiando ler pro resto da vida, pq pensa q pra ler qualquer outro livro, tem que ler essas leituras obrigatórias primeiro.

Por outro lado, acredito que ler não é uma coisa tão positiva assim como muita gente fala. Se você só lê filme de romance e fantasia, não faz muita diferença de você jogar videogame ou assistir 10 horas de série. Acho que é muito válido para quem busca estudar algo específico, como um livro didático, para estimular criatividade, hobby ou se motivar. Mas o negócio é uma grande perca de tempo também.
 

Thunderdell

Ser evoluído
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Aqui no Brasil, faz de tudo para desestimular a pessoa a gostar da leitura. Em outros países, onde pode ser escolhido livros de fantasia, aqui tem que ler esses livros do c***lho. Eu fiquei um bom tempo sem tocar em livro, depois de ser obrigado a ler esses livros chatos. O único contato que eu gostaria de ter tido, seria numa pilha na biblioteca. Livros que deveriam ser ministrados em curso de literatura na faculdade e não em ensino fundamental ou médio. Mas isso não irá mudar, boa sorte para as novas gerações.
 

Resu Anera

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Nossa história é riquíssima e repleta de bons livros sobre ela. Não acho que os clássicos sejam sem valor, mas para que o verdadeiro valor deles seja apreciado, a pessoa já precisa ter uma bagagem cultural e de vida. Jogar isso pra uma criança de 10 anos é como apresentar uma cerveja IPA a essa mesma criança, ela vai achar uma m****.

"Ah mas me fez desgostar de ler ser obrigador a fazer resenha de policarpo de quaresma"

Sim e todo mundo entra na escola super feliz em aprender geometria analitica e vetorial, numeros complexos, limites, termoquimica, estequiometria, física mecânica clássica.
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Já sei! Não vamos ensinar nada disso. Vamos dar harry potter pra ler e mandar jogarem fortinite.





A função é didática c***lho, é pra ser sim obrigado por questão didática.





Ah mas forma uma geração de não leitores.
Sabe qual a diferença entre o guia do mochileiro das galaxias/harry potter e uma caixa de cereal? b*sta nenhuma.

Ler qualquer b*sta aleatória(um blog, um fórum, um portal, uma notícia) acrescenta tanto em vocabulário quanto um harry potter e a criança/pessoa não tem b*sta nenhuma de mérito a mais por ler Tolkien ou Dan Brown.
Na verdade tem mais benefício cultural/informativo ler 2 notícias que o Senhor dos aneis inteiro.
Isso que nego não entende, acha que ta fazendo bem pra alguém ler uma ficção fuleira qualquer.



Se a pessoa quando sair da escola não quiser ir para área de exatas beleza, não quiser ir para química a vontade, não quer ler literatura clássica tranquilo.
Não muda fato que são necessárias didáticamente.

Discordo de você. Estimular a capacidade de imaginar, fantasiar e ver uma jornada com personagens, bons, maus, inspiradores e trama boa são benéficos para o desenvolvimento humano, muito mais do que ler uma notícia (embora eu não goste de Harry Potter e nem Senhor dos Anéis). A arrogância do estudante de letras que brada aos quatro cantos que é superior porque lê a literatura clássica e não a literatura de massa é risível fora do seu círculo.
 

Passo's

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Nossa história é riquíssima e repleta de bons livros sobre ela. Não acho que os clássicos sejam sem valor, mas para que o verdadeiro valor deles seja apreciado, a pessoa já precisa ter uma bagagem cultural e de vida. Jogar isso pra uma criança de 10 anos é como apresentar uma cerveja IPA a essa mesma criança, ela vai achar uma m****.



Discordo de você. Estimular a capacidade de imaginar, fantasiar e ver uma jornada com personagens, bons, maus, inspiradores e trama boa são benéficos para o desenvolvimento humano, muito mais do que ler uma notícia (embora eu não goste de Harry Potter e nem Senhor dos Anéis). A arrogância do estudante de letras que brada aos quatro cantos que é superior porque lê a literatura clássica e não a literatura de massa é risível fora do seu círculo.
Eu estimulo capacidade de imaginar/fantasiar fazendo jogarem RPG de mesa ou mesmo um cprg estilo pillars of eternity.

Achar que ler por ler tem algo de especial é melhor que outros lazeres é no mínimo cômico.


Tem 40x mais valor alguém que gasta minuto lendo 20 linhas de alguma resenha de filme bacana no fórum do que milhares de páginas de senhor dos aneis.
Tem ganho de vocabulário e cultural muito maior, fora enriquecimento de análise crítica própria.



Você gastar seu sábado lendo crepúsculo ou jogando dominó enquanto bebe pitú é a mesma b*sta.
 

mendingo_26

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Agradeço a um professor bastante conhecido por aqui em Maceió (Professor Jason), ele era mestre em exercitar a leitura de livros com a sua didática sensacional, inclusive ele em algumas aulas questionava sobre a forma de avaliação nas escolas através de provas, ele tinha um talento para separar os alunos que gostavam de literatura.

Me lembro como hoje que ele conseguiu fazer um projeto na escola de 1 semana de peças teatrais baseada nos livros, e uma delas que participei foi o livro "O Cortiço - Aluísio Azevedo" que inclusive metade dos alunos da minha classe fizemos questão de ler o livro enquanto ele nos ajudava a entender a leitura. Conseguimos fazer a peça em um nível profissional e por pouco não fomos apresentar no Teatro Deodoro (último ano letivo da maioria do pessoal da classe), nessa época tinha muitas pessoas de fora e até "olheiro" que por consequência muitos amigos meus foram fazer teatro e investir carreira depois dessa peça da escola.
 

[=Andreoid=]

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Os livros clássicos não são ruins, tem histórias boas, mas a forma em que ele foi escrito, com o português da época e ritmo tb da época, é o que afugenta 100% das pessoas que leem por "obrigação". Se alguém pegasse essas obras e adaptasse pro português de hoje em dia e desse mais ritmo a narrativa, mas sem desvirtuar a história e a essência (sim, fazer um "remake" dos livros) acho que eles seriam mais aceitos pelas crianças e adolescentes.

No mais nessas horas que eu sinto falta da Coleção Vagalume:

livros-da-colecao-vaga-lume-1603800886526_v2_1619x1000.jpg


Essa coleção era uma delícia de ler, livros curtos, histórias interessantes e de fácil leitura. Essa coleção que deveria ser passada pros alunos.

Aí conforme o aluno vai crescendo vai passando algo mais "difícil".
 

PHMN

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Nossa história é riquíssima e repleta de bons livros sobre ela. Não acho que os clássicos sejam sem valor, mas para que o verdadeiro valor deles seja apreciado, a pessoa já precisa ter uma bagagem cultural e de vida. Jogar isso pra uma criança de 10 anos é como apresentar uma cerveja IPA a essa mesma criança, ela vai achar uma m****.



Discordo de você. Estimular a capacidade de imaginar, fantasiar e ver uma jornada com personagens, bons, maus, inspiradores e trama boa são benéficos para o desenvolvimento humano, muito mais do que ler uma notícia (embora eu não goste de Harry Potter e nem Senhor dos Anéis). A arrogância do estudante de letras que brada aos quatro cantos que é superior porque lê a literatura clássica e não a literatura de massa é risível fora do seu círculo.

Discordo de você...

Não gosto de IPA
 

felipeworm

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Penso que a primeira missão deve ser a de formar bons leitores, que por si só chegarão aos clássicos.

Essa coleção aqui foi top demais na época:

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Darth_Tyranus

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Os livros clássicos não são ruins, tem histórias boas, mas a forma em que ele foi escrito, com o português da época e ritmo tb da época, é o que afugenta 100% das pessoas que leem por "obrigação". Se alguém pegasse essas obras e adaptasse pro português de hoje em dia e desse mais ritmo a narrativa, mas sem desvirtuar a história e a essência (sim, fazer um "remake" dos livros) acho que eles seriam mais aceitos pelas crianças e adolescentes.

No mais nessas horas que eu sinto falta da Coleção Vagalume:

livros-da-colecao-vaga-lume-1603800886526_v2_1619x1000.jpg


Essa coleção era uma delícia de ler, livros curtos, histórias interessantes e de fácil leitura. Essa coleção que deveria ser passada pros alunos.

Aí conforme o aluno vai crescendo vai passando algo mais "difícil".
Seria interessante assistir bons filmes e séries que adaptassem esse livros para ajudar a introduzir a leitura, desde uma adaptação mais fiel até outros que conversassem com a contemporaneidade, ou ainda obras que explorassem a vida de personagens secundários. Um exemplo de uma novela/série que ficou boa foi "Os Maias", obra homônima de Eça de Queiros.

 

Suja

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Eu acho importante. São obras que se tornaram o que são porque representam alguma coisa, seja para a construção da língua portuguesa, seja pelo impacto social.

E no momento de empobrecimento cultural que vivemos, esse resgate se torna ainda mais relevante.

Claro que existe a questão didática para a coisa seja mais palatável para o jovem. Eu me lembro que meus professores ganhavam a gente pela variedade, tinha semana que estávamos assistindo e analisando Matrix, tinha semana que estávamos lendo Dom Casmurro.
 

Dathilot

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já discuti muito isso com meus pais e amigos,
a literatura ensinada na escola me fez desgostar de ler.
quando mais novo eu adorava alugar livros na biblioteca, livros de aventura, romance, ficção cientifica, lia porque gostava, me divertia.
Ai chegou a hora de ler pra ter nota alta na prova e, put* m****, que bando de livro chato, linguajar ultrapassado, Don Casmurro por exemplo: essa caçamba é de 1899! Senhora: 1875!!
Eu passei a ter uma pequena aversão a ler, ainda lia revistas em quadrinhos, mas livro mesmo? quase nunca, pq tinha esses benditos que me ocupavam o tempo, tudo pra ganhar notinha boa no colégio, lembro de zorra nenhuma mais.
O que me fez gostar de ler novamente foi Harry Potter, eu sei, um livro infantil, mas mesmo assim, era divertido, eu lia para me divertir, e as leituras de colégio são livros para ganhar nota basicamente, se aprende com eles? Sim. Algumas pessoas gostam deles? Sim (minha mãe por exemplo, adora esses livros que odeio). Mas não se tinha incentivo para ler nada mais.
Ler livro no Brasil é quase como se fosse algo exclusivo dos intelectuais, se eu disser que leio uns 20 livros por ano me vêm como um CDF...
Na Inglaterra por exemplo, um livro que dão para ler na escola é Senhor dos Aneis, um livro de aventura que diverte, e não um drama critico/histórico sobre uma sociedade de 150 anos atrás! rpz...
Não digo que a literatura nacional é toda ruim, mas não é possível que a única coisa que sirva para ser ensinado está nos livros de + de 100 anos atrás, e todos eles retratam e falam de uma sociedade que ninguém mais vivo tem conexão, pra que diabos eu preciso escrever uma redação sobre a sociedade presente em senhora??
A literatura no colégio é desestimulante, salvo alguns que gostam, a grande maioria detesta.
Tenho 32 anos e, sempre que penso nisso fico com raiva, kkkkkkkkkkk
Eu amei ler LoTR, mas não considero uma leitura leve.
 

Billy_louco

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Sinceramente acho que a escola para a galerinha de 12. 13 anos tinha que dar Harry potter, ou algum livro da moda e com pelo menos 3 opções de títulos

A escola no Brasil ensina as crianças odiarem leitura, lembro que tive que ler macunaima, mais conhecido como meu cu não é imã, e pqp so fui ter vontade de ler de novo muito mais velho

Tem que ensinar primeiro que ler é legal e depois o que é literatura clássica brasileira
 
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