O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Afinal, Zelda é ou não é um RPG?

dedezinn

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.257
Reações
2.058
Pontos
984
Na verdade verdadeira sem mentira nenhuma... nunca existiu e nunca existirá nenhum video-game que pode ser classificado como de fato um RPG
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.264
Reações
32.701
Pontos
1.629
Não é considerado de acordo com convenções utilizadas pela indústria. Tecnicamente acredito que apenas Zelda II seja enxergado como um game do gênero.
 


Ponce de Leon

Bam-bam-bam
Mensagens
9.108
Reações
9.478
Pontos
353
Também nunca existirá um jogo de corrida de carros porque nunca dirigiremos um carro real em um jogo,
ou um jogo de esporte porque nunca praticaremos o esporte jogando o jogo,
ou até um jogo de aventura, porque não estaremos em uma aventura de verdade jogando.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.481
Reações
20.078
Pontos
1.434
O problema deste tipo de pergunta é que a galera responde olhando de hoje para trás, quando o correto era olhar o que Zelda foi na época, em um momento onde não existia sequer uma definição formal de RPG para consoles.

Na época em que foi lançado Zelda era considerado uma tradução de CRPGs para consoles, ele definiu vários dos elementos que mais trade seriam a base para RPGs de ação portanto nada mais natural que misturarem as coisas. Como game ele não possui elementos que são necessários para fazer com que este seja classificado de RPG, ele não é baseado em stats que são aumentados progressivamente durante o jogo, portanto ele é um jogo de aventura.

O mais correto seria dizer que Zelda é o antepassado dos RPGs de ação, sendo inclusive uma boa introdução para o genero por ter uma abordagem parecida, mas bem mais simples. Não foram poucas as pessoas que começaram a jogar este tipo de game em consoles depois de terem passado por Zelda.
 

|| Khan ||

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
892
Reações
615
Pontos
809
Dizer que Zelda é RPG é o mesmo que dizer que Resident evil 6 é de terror
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.713
Reações
181.150
Pontos
1.514
Não é RPG, é Aventura/Ação com elementos de RPG.

exato!


Assim como Bioshock ou Stalker eram FPS com elementos de RPG.


Mas a meu ver, RPG puro mesmo teria que seguir aquele estilão D&D com turnos e tudo mais.
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
O problema deste tipo de pergunta é que a galera responde olhando de hoje para trás, quando o correto era olhar o que Zelda foi na época, em um momento onde não existia sequer uma definição formal de RPG para consoles.

Na época em que foi lançado Zelda era considerado uma tradução de CRPGs para consoles, ele definiu vários dos elementos que mais trade seriam a base para RPGs de ação portanto nada mais natural que misturarem as coisas. Como game ele não possui elementos que são necessários para fazer com que este seja classificado de RPG, ele não é baseado em stats que são aumentados progressivamente durante o jogo, portanto ele é um jogo de aventura.

O mais correto seria dizer que Zelda é o antepassado dos RPGs de ação, sendo inclusive uma boa introdução para o genero por ter uma abordagem parecida, mas bem mais simples. Não foram poucas as pessoas que começaram a jogar este tipo de game em consoles depois de terem passado por Zelda.
É um categoria de Action com elementos de RPG por si só.

Pode ver que Dark Souls copia o Zelda descaradamente.
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
exato!


Assim como Bioshock ou Stalker eram FPS com elementos de RPG.


Mas a meu ver, RPG puro mesmo teria que seguir aquele estilão D&D com turnos e tudo mais.
Sim. Pra falar a verdade é impossível reproduzir o RPG real nos games.

Alguns jogos como o Baldur's Gate chegam bem perto.
 

Standak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.975
Reações
4.293
Pontos
453
Alguns são, por exemplo A Link to the Past pode ser considerado, já alguns mais novos, como Phantom Hourglass, não.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.481
Reações
20.078
Pontos
1.434
É um categoria de Action com elementos de RPG por si só.

Pode ver que Dark Souls copia o Zelda descaradamente.

Todos os RPGs de ação copiam parte do Zelda, foi como disse, ele definiu a base do que seria RPG de ação no futuro.

O que impede Zelda de ser RPG é o que Dark Souls tem: stats que interferem no andamento do jogo, a forma que você joga não depende apenas de sua habilidade, mas da experiencia que coleta e que é usada para melhorar um personagem.
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
Todos os RPGs de ação copiam parte do Zelda, foi como disse, ele definiu a base do que seria RPG de ação no futuro.

O que impede Zelda de ser RPG é o que Dark Souls tem: stats que interferem no andamento do jogo, a forma que você joga não depende apenas de sua habilidade, mas da experiencia que coleta e que é usada para melhorar um personagem.
Concordo.

Só que Dark Souls é o mesmo caso do Zelda.

Ele tem mais elementos de RPG do que Zelda mas ainda é um Adventure/Action. Justamente por Role Playing não ser a mecânica principal do jogo (é até ausente), aliás os elementos de RPG do Dark Souls tem muito menos impacto no jogo do que parece.
 

Virgin Superstar

Bam-bam-bam
Mensagens
5.500
Reações
7.252
Pontos
384
Action RPG é Kingdom Hearts.

Zelda é ação / Aventura com alguns elementos de RPG. Faltam elementos fundamentais pra ser considerado RPG.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.481
Reações
20.078
Pontos
1.434
Concordo.

Só que Dark Souls é o mesmo caso do Zelda.

Ele tem mais elementos de RPG do que Zelda mas ainda é um Adventure/Action. Justamente por Role Playing não ser a mecânica principal do jogo (é até ausente), aliás os elementos de RPG do Dark Souls tem muito menos impacto no jogo do que parece.

Não acho que realmente importa ter mais ou menos elementos de RPG e sim características marcantes do genero estarem presentes. Dark Souls é um RPG de ação porque tem stats/níveis e seu combate é resolvido na ação. Por isso que quando vão dar premios de jogos do ano Dark Souls concorre na categoria RPG.

Hoje em dia nós temos uma confusão porque, por muitos anos, relacionamos elementos que não são unicos para definir o que é RPG ou não. Até pela limitação aos jogos de ação e aventura de anos atrás, elementos como história e customização foram usados para separar o que era e o que não era, mas hoje em dia até game de esporte tem estes elementos.

Com esta confusão alguns passaram a considerar RPG apenas aqueles como batalhas mais lentas, como os games com batalhas em turnos, relegando um estilo que é tão antigo e tradicional quanto que é o RPG de ação. Com isso falam que The Division não é RPG porque você joga como se fosse um shooter (como se a classificação correta devesse ser RPG de ação, onde só seria RPG se o combate fosse mais tosco que um bom shooter), cansei de ler que jogo tal não é "RPG de verdade" para meter pau em games que não curtem como se ser de genero X ou Y tornasse jogo melhor ou pior.

Eu não me atenho muito a estas subjetividades. Na hora que o board do Game Awards vai separar games por genero para premiar eles se atém ao que disse: é jogo de ação, mas tem níveis e stats? Enão é RPG Action. No caso do Zelda agente dá um desconto por causa de sua história (ele não é RPG, mas deu origem aos RPGs de ação) e com isso até premio de melhor RPG do ano já disputou.
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
Não acho que realmente importa ter mais ou menos elementos de RPG e sim características marcantes do genero estarem presentes. Dark Souls é um RPG de ação porque tem stats/níveis e seu combate é resolvido na ação. Por isso que quando vão dar premios de jogos do ano Dark Souls concorre na categoria RPG.

Hoje em dia nós temos uma confusão porque, por muitos anos, relacionamos elementos que não são unicos para definir o que é RPG ou não. Até pela limitação aos jogos de ação e aventura de anos atrás, elementos como história e customização foram usados para separar o que era e o que não era, mas hoje em dia até game de esporte tem estes elementos.

Com esta confusão alguns passaram a considerar RPG apenas aqueles como batalhas mais lentas, como os games com batalhas em turnos, relegando um estilo que é tão antigo e tradicional quanto que é o RPG de ação. Com isso falam que The Division não é RPG porque você joga como se fosse um shooter (como se a classificação correta devesse ser RPG de ação, onde só seria RPG se o combate fosse mais tosco que um bom shooter), cansei de ler que jogo tal não é "RPG de verdade" para meter pau em games que não curtem como se ser de genero X ou Y tornasse jogo melhor ou pior.

Eu não me atenho muito a estas subjetividades. Na hora que o board do Game Awards vai separar games por genero para premiar eles se atém ao que disse: é jogo de ação, mas tem níveis e stats? Enão é RPG Action. No caso do Zelda agente dá um desconto por causa de sua história (ele não é RPG, mas deu origem aos RPGs de ação) e com isso até premio de melhor RPG do ano já disputou.
Se level for definição de RPG tudo é RPG então.

RPG significa Role Playing Game. Se a mecânica core do jogo é Role Playing, ele é um RPG. Se ele tem apenas ELEMENTOS de RPG, que é o caso do Darksouls, Division, Destiny e a mecânica core dele é FPS, TPS, Action etc ele não é um RPG.

Eu nem ligo em como realmente classificam em premiações etc. O que eu quero é esclarecer o real sentido dos termos.

Pra no futuro não me recomendarem um RPG e quando eu for jogar o jogo é um game de ação com level up.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.999
Reações
41.705
Pontos
1.689
Queria entender a relevância desta dúvida...
É importante a discussão.
Querem gourmetizar tudo quanto é estilo de jogo com alguns poucos elementos de RPG e chamar a bagaça de RPG.

Quando alguém vem falando que Dying Light, The Division, Borderlands são RPG, sei lá. Para mim estão querendo gourmetizar os shooters e aventuras em primeira pessoa.

Mas eu realmente queria que as pessoas parassem de usar o rótulo RPG para qualquer jogo de ação que tem algumas características só para tentar elevar o status do jogo.

E outra, entre um Action RPG e um jogo de ação com elementos de RPG existe um abismo enorme, e não sei como tem gente que não consegue diferenciar.

Por sorte que Zelda é algo superar essa discussão, pq é um adventure que supera os outros adventures. Quando sai um jogo, as pessoas raramente falam "ahh, é um adventure". Falam "ahh, é tipo Zelda".
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
É importante a discussão.
Querem gourmetizar tudo quanto é estilo de jogo com alguns poucos elementos de RPG e chamar a bagaça de RPG.

Quando alguém vem falando que Dying Light, The Division, Borderlands são RPG, sei lá. Para mim estão querendo gourmetizar os shooters e aventuras em primeira pessoa.

Mas eu realmente queria que as pessoas parassem de usar o rótulo RPG para qualquer jogo de ação que tem algumas características só para tentar elevar o status do jogo.

E outra, entre um Action RPG e um jogo de ação com elementos de RPG existe um abismo enorme, e não sei como tem gente que não consegue diferenciar.

Por sorte que Zelda é algo superar essa discussão, pq é um adventure que supera os outros adventures. Quando sai um jogo, as pessoas raramente falam "ahh, é um adventure". Falam "ahh, é tipo Zelda".
Não estou sozinho.
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.627
Reações
12.784
Pontos
1.439
Adventure com características de RPG.
Matou na primeira resposta, é isso e pronto.
No mais a maior preocupação com Zelda pra mim é a qualidade do jogo, e verdade seja dita eu desconheço Zelda ruim, mesmo o 2 de NES é um jogo a frente de seu tempo e hoje é tão aclamado na série Souls que copiou descaradamente todos aspectos de dificuldade de Zelda 2.
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
É um jogo de rolar no chão.
Pbw8f.gif
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.049
Reações
41.720
Pontos
1.444
Quais características de rpg ele tem?
Desenvolvimento da história, do personagem, interação com outros personagens, e outras coisas menores.

São só características, assim como ele tem características de jogo de ação, minigames, etc.
 

Burnerman_X

Supra-sumo
Mensagens
1.277
Reações
1.884
Pontos
194
Zelda não tem nenhum elemento de role play. É basicamente um jogo de ação/aventura com tema de fantasia.
Até Castlevania SOTN tem mais elementos de RPG do que Zelda.

Um elemento básico para um RPG é a evolução do personagem de acordo com o quanto você for evoluindo ele. Isso não existe em Zelda. Você pode passar 200 horas matando monstros que o Link não vai ficar mais forte. Ponto.

Zelda é um jogo onde você precisa pegar itens passando das fases que permitem você avançar no jogo, de resto você encontra powerups espalhados por aí que melhoram o personagem, mas isso não entra no conceito de evolução. Zelda está mais para Metroid do que para RPG.
 
Ultima Edição:

Doydis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.697
Reações
19.767
Pontos
1.094
Aproveitando o ensejo. Bloodborne, The Witcher 3 e Fallout 4 estão em que categoria respectivamente?
 
Topo Fundo