BUCETAO;6894945 disse:
No meu caso moro sozinho e já quitei minha casa própria.
Tenho uma renda satisfatória 3 mil e pouco líquido tb e moro numa cidade pequena.
Os civic e corolla mesmo usados são muito mais carro que qualquer popular.
Nisso o Overoad tem toda razão. Aliás mesmo o civic e corolla com 10 anos são mais carros para mim inclusive que os carros na faixa de 30 a 40 mil reais.
O problema é a manutenção deles. No seu caso você se deu bem em nunca ter tido problema mas muitos conhecidos meus tiveram problemas com esses carros de 10 anos.
Aqui no Forum o Anjin relatou o que ocorreu com ele.... simplismente um gasto ferrenho com o civic.
Um amigo aqui da cidade idem, o carro era um civic 2000 senão me engano funcionou muito bem no primeiro ano ele fez todas as manutenções preventivas mas quando ia completar o segundo ano com carro o câmbio do civic deu problema. Meio ano depois ele teve outros problemas.... Só sei que no final ele disse gastou 35% do valor do veículo só em conserto em menos de 3 anos....
Se fosse um popular mesmo com esses problemas o conserto ficaria bem barato. Hoje ele esta com um clio 2008.
Eu pensei muito em pegar um corolla 2003, 2004 ou focus 2006. Mas depois que vi os gastos com manutenção e o preço das peças do carro desisti rapidinho.
Comprometo no máximo 9% da minha renda com carro. Atualmente com o corsa gasto , 6,% . Ele só tem DH.
É meramente uma questão de prioridades. Rodo em torno de 4500 ano o que é pouco.
Estou pensando em comprar um terreno para futuramente investir e construir um outro imóvel.
Se eu conseguir passar num concurso melhor, estou tentando um que ganha 4500 líquidos, aí sim eu posso ver um corolla ou civic 2003 ou 2004 em bom estado . Mas enquanto não consigo passar nesse concurso ou uma promoção, o jeito é economizar.
Quanto a segurança para mim que rodo pouco e apenas na cidade e minha cidade é pequena, 50 mil hab, com poucos trechos em que o povo anda acima de 60km/h(pelo menos aonde dirijo) o risco é muito pequeno. Aqui na cidade morte devido ao trânsito só por atropelamento ou de motociclista, mesmo esses motociclistas é raro já que aqui praticamente não tem motoboy.
Apenas acho que o pessoal antes de recomendar carro para alguem bem leigo deve alertar tanto as vantagens quanto as desvantagens.
No caso dos civic e corolla usados(7 a 10 anos) seria interessante salientar a pessoa que o carro embora muito bom e barato pela sua qualidade possui manutenção e peças caras em caso de algum problema. Se a pessoa for pegar tenha consciência disso para depois não ficar puto com o preço das peças que são bem caros perto dos populares.
Concordo com o fim do seu post, cada um tem sua prioridade. E Respeito sua opinião, sendo que concordo com quase toda ela. única coisa é fazer uma resslava sobre a os gasto com peças e mecânica em caso de problema.
Perfeito.
Só não pode generalizar assim como o Anjim está generalizando.
Eu já tive Civic (fama inquebrável) e Marea (fama de frágil)...em mais de uma oficina ouvi o cara dizer que não pegou UM Civic com problema nos ultimos seis meses.
Agora, por que pra uns da problema e outros não? Questão de PESQUISA.
Voce escolhe um carro, voce vai na internet e pesquisa sobre ele. Se fizer este dever de casa vai descobrir que:
Cambio automático do Civic 99 - 00 (01 pra cima eu não pesquisei) é problemático pra caramba.
Buchas do facão traseiro do Civic são problemáticas (troca-se por umas de PU de R$ 200 e esquece o problema)
E assim por diante...
Nego não pesquisou e comprou um carro de manutenção cara por ter peça "bugada".
Sabe que cambio automático mais da problema e custa 5 pau o conserto? o AL4...em que carro está?
307, C5, Xsara Picasso e praticamente todos "entry level" de Peugeot e Citroen com cambio automático.
Quanto ao Marea...as correias dele estouram com 65 a 70 mil km...o manual pede troca em 60...o brasileiro gosta de economizar e não troca...outros carros não dão problema, no Marea ela estoura e leva embora 20 valvulas e te deixa com um conserto de no mínimo 3 pau, com azar chegando a 10...se levar na concessionária? Vira 20.
Todos carros tem suas particularidades...Gol antigo a parede corta fogo trinca...Gol novo dando problema em motor...Vectra sofria infiltração...C3 dá problema na direção...
Citroen Xantia costuma dar vazamentos na suspensão por as mangueiras serem de borracha...e isso causou um preconceito com o C5 (no qual as mesmas são de aço).
Tem certos problemas que te afetam financeiramente e certos que não (retrovisor do Punto caía no começo, mas não é uma peça tão cara)...maçanetas de Brava esfarelam...peça mais cara.
Variador de fase do Brava e Marea dão m****...e custa R$ 1800...bem como o do Gol Turbo (e por isso que ele não emplacou, por causa deste bug + precoceito com turbo).
Como dito, é tudo uma questão de pesquisar bem o que voce precisa e o que voce pode.
Um Corsa não dá manutenção por que não tem "O QUE" dar manutenção (tal como um Uno por exemplo)...por isso as peças são baratas.
Já no Civic (para o ignorante que disse que o conforto é o mesmo)...já temos uma diferença...a suspensão é double wishbone, faz MUITO mais curva que o normal e é MUITO mais confortavel...porem, se der algum problema, vai ser mais caro que o normal também....
Assim como as multilink que são um nivel superior ainda (e mais caras ainda, normalmente encontradas em AUDI).
Ou seja, se voce pesquisar bem um Civic/Corolla antigos, não vai gastar 1 real de manutenção, como eu não gastei (gastei com freio e pneu, coisa normal).
Se voce comprar um carro com bug de projeto...ele vai te atormentar pra sempre (apesar de normalmente nos clubes ter a solução).
The Watcher;6895583 disse:
São tantos quotes que eu faria que ninguém iria ler mesmo, então vou falar por cima (em tom pacificador, rs).
Concordo com a indignação do Lukalmeida, mas não é ser bancado e/ou morar com os pais que torna a pessoa "boyzinho (folgado, egoísta, etc), mas sim a atitude da pessoa. Tem caras que moram sozinhos, ganham um belo salário e torram mais de 50% no carro, por status e etc e ainda moram de aluguel e vivem endividados.
A respeito de gastar mais no carro por segurança: em 2002 eu tive um acidente grave. Bati a cerca de 100 km/h num poste. Pra minha sorte eu estava em um carro japonês que já tinha a tecnologia que quando o carro bate frontalmente o motor corre para baixo do carro, não amassando o cockpit.
Sai dessa com a clavicula quebrada e por causa do cinto (pra se ter idéia da força da porrada), mas se eu estivesse de Uno, por exemplo, sei lá o que poderia ter acontecido.
E prisma cara? Seu discurso contra os boyzinhos foi comovente, mas depois fala em prisma, um carro lixo desses? Não é porque o carro é meio de locomoção que precisa ser lixo, ainda mais caro desse jeito.
E bu**tão, sinceramente não acho nada incomum você com 20 anos ganhando o que já ganhava, pois pelo que sei você trabalha em Sampa né?
Para efeito de comparação, quem ganha R$1500,00 reais aqui onde moro (cidade média interior de sampa) ganha R$5000,00 em Campinas e R$8000,00 em São Paulo, na mesma função.
Só fiz esse parênteses porque as vezes você parece tão arrogante que é bom te trazer de novo "pro planeta Terra", mas sem ofensas ;D
E realmente os ânimos estão se exaltando tão facilmente aqui. Vamos todos respeitar as opiniões divergentes pois senão não teria motivo para esse fórum, caso todos fossem mestres da verdade. :kongpositivo:
Já ouvi caso de nego capotando a 200 kph com japa também, mas nunca vi um nego saindo pra contar uma história destas com um popular, a segurança é mesmo indiscutível.
Como o caboclo não vai sair da cidade e passar de 60kph com o carro (pelo que entendi), então buenas...não tem problema. Eu viajo até 1000km de distância de "casa" uma ou outra vez por ano e neste percurso não dá pra se dar ao luxo de ter um carro "ruim de curva", "ruim de freio" ou qualquer coisa do genero...ainda mais que o apelido da estrada era a estrada da morte :)
PS: Sobre o salário, que cargo está falando? Nunca vi uma diferença tão enorme, costumo ver metade do salário, agora 5x mais é novidade...eu achava bastante 4 pila com 20/21 anos, há 7 anos atras, mas como voce mesmo disse, em SP, isto não é difícil. Dependendo da cidade do interior...é salário quase de prefeito.
PS2: Não tem nem como ofender, meu cargo nem existe em empresa de interior (e nem existe empresa de interior com este ramo de trabalho), logo, não existe salário comparável, assim eu posso sempre achar que to ganhando mal :D