O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Alguém já se aventurou em criar um jogo físico? Board game, card game, etc

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.732
Reações
11.140
Pontos
453
Estou iniciando um projeto de criar um card game, mas gostaria de saber a experiência de pessoas que já passaram por esse processo

Acompanho o canal do Tomas Queiroz, que tem ajudado bastante, mas é difícil encontrar outros conteúdos sobre criação de jogos físicos no Brasil

Por enquanto é só um hobby, mas quero começar a me aprofundar e quem sabe até mesmo publicar o jogo futuramente

Abraços!
 

Portal Cube

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
1.521
Reações
2.375
Pontos
353
Não. O máximo que fiz e faço é carta de magic. Mas criar carte de magic você no máximo cria alguma regra nova, não muda o jogo todo.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.131
Reações
2.261
Pontos
709
Acho q meu maior problema seria na parte artistica - desenho mal pra c***lh0 se eu for ver os padrões de desenho top, acho q faria minhas artes tudo com IA lol
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.732
Reações
11.140
Pontos
453
Acho q meu maior problema seria na parte artistica - desenho mal pra c***lho se eu for ver os padrões de desenho top, acho q faria minhas artes tudo com IA lol
Aí que tá, a arte na verdade pode ser um dos últimos pontos a se preocupar. Você tendo um tema em mente, já está ótimo.

O mais importante é a mecânica do jogo, o que envolve a jogabilidade, experiência, regras, etc.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.131
Reações
2.261
Pontos
709
N sei se conseguiria inventar por conta propria um card game todo do zero original, parece q Magic e Yugioh já tomaram posse desse mercado mas pode ser... talvez n seja muito diferente do q fazer um JRPG original
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.944
Reações
8.874
Pontos
453
Há uns anos atrás, tive uma pequena ideia para um card game mas engavetei por não saber como balancear as mecânicas do jogo corretamente. Rabisquei - e infelizmente perdi - uns conceitos e artes de monstros e ficou nisso mesmo.

Qualquer dia desses, planejo revisitar a ideia, mesmo que seja somente para imprimir algumas cartas-fantasias por diversão.
 


Tresloucado

Ser evoluído
Mensagens
88
Reações
135
Pontos
33
Já tenho 3 criados. O que me mata é que não faço ideia como colocar pra "vender". As grandes distribuidoras nao respondem os emails, e quando respondem é aquela coisa generica. E por conta propria nao sei quais tramites legais... só sei que produzir cada cópia do meu jogo com mais itens deu 250 cada. E ninguem hj em dia paga isso num party game.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.557
Reações
24.064
Pontos
1.359
Estou iniciando um projeto de criar um card game, mas gostaria de saber a experiência de pessoas que já passaram por esse processo

Acompanho o canal do Tomas Queiroz, que tem ajudado bastante, mas é difícil encontrar outros conteúdos sobre criação de jogos físicos no Brasil

Por enquanto é só um hobby, mas quero começar a me aprofundar e quem sabe até mesmo publicar o jogo futuramente

Abraços!

Já chegou a ver os criadores de conteúdo independente na Ludopedia? Tem bastante gente escrevendo sobre isso.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.732
Reações
11.140
Pontos
453
Já tenho 3 criados. O que me mata é que não faço ideia como colocar pra "vender". As grandes distribuidoras nao respondem os emails, e quando respondem é aquela coisa generica. E por conta propria nao sei quais tramites legais... só sei que produzir cada cópia do meu jogo com mais itens deu 250 cada. E ninguem hj em dia paga isso num party game.
Em um party game realmente não, mas tem muito jogo "pesado" que se for bom mesmo o pessoal paga até mais. Mas eu não recomendo começar por jogos pesados. Tenta simplificar de alguma forma e enviar sell sheets para as editoras. Tem um canal chamado "Tomas Queiroz" que dá muita dica sobre isso.

Já chegou a ver os criadores de conteúdo independente na Ludopedia? Tem bastante gente escrevendo sobre isso.
Boa! Na época eu procurei por lá também, mas o projeto está engavetado no momento por falta de tempo. Acho que só devo pegar de novo nas férias.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.557
Reações
24.064
Pontos
1.359
Em um party game realmente não, mas tem muito jogo "pesado" que se for bom mesmo o pessoal paga até mais. Mas eu não recomendo começar por jogos pesados. Tenta simplificar de alguma forma e enviar sell sheets para as editoras. Tem um canal chamado "Tomas Queiroz" que dá muita dica sobre isso.


Boa! Na época eu procurei por lá também, mas o projeto está engavetado no momento por falta de tempo. Acho que só devo pegar de novo nas férias.

Eu tô bastante envolvido com as comunidades de card game, tanto TCGs quanto LCGs. Tantos os lançamentos na Europa, quanto EUA, quanto os catarses brasileiros. Se precisar de uma mão só chamar.
 

Tresloucado

Ser evoluído
Mensagens
88
Reações
135
Pontos
33
Em um party game realmente não, mas tem muito jogo "pesado" que se for bom mesmo o pessoal paga até mais. Mas eu não recomendo começar por jogos pesados. Tenta simplificar de alguma forma e enviar sell sheets para as editoras. Tem um canal chamado "Tomas Queiroz" que dá muita dica sobre isso.


Boa! Na época eu procurei por lá também, mas o projeto está engavetado no momento por falta de tempo. Acho que só devo pegar de novo nas férias.

Eu já tomei volta de editora (mas não era com relação a jogo), e poderia estar ganhando uma grana até hoje. Sou meio traumatizado com isso e queria primeiro tentar uma forma de fazer isso por conta própria, sem que eu precise passar minha ideia para terceiros. Pensei no modelo de fazer por encomenda, mas ainda assim o jogo sai muito caro pro consumidor final e eu fico totalmente sem lucro...

Realmente fico num mato sem cachorro, e eu fico triste porque tudo no jogo eu que fiz: a mecânica, as artes e o app. E entregar a ideia assim pra uma empresa que pode me passar a perna me assusta demais da conta. Queria encontrar uma pessoa que pudesse testar meus jogos e me colocar numa parada já certa...
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.732
Reações
11.140
Pontos
453
Eu já tomei volta de editora (mas não era com relação a jogo), e poderia estar ganhando uma grana até hoje. Sou meio traumatizado com isso e queria primeiro tentar uma forma de fazer isso por conta própria, sem que eu precise passar minha ideia para terceiros. Pensei no modelo de fazer por encomenda, mas ainda assim o jogo sai muito caro pro consumidor final e eu fico totalmente sem lucro...

Realmente fico num mato sem cachorro, e eu fico triste porque tudo no jogo eu que fiz: a mecânica, as artes e o app. E entregar a ideia assim pra uma empresa que pode me passar a perna me assusta demais da conta. Queria encontrar uma pessoa que pudesse testar meus jogos e me colocar numa parada já certa...
Pesquisa os vídeos do Tomas Queiroz ou até entra em contato com ele, ele tem uma mentoria que ajuda. Se um dia meu projeto for para frente, com certeza vou ingressar na mentoria.

E lembra: a ideia por si só não vale nada. Quando você levar seu jogo para a editora, o ideal é que já estava pelo menos em alfa, de maneira que dê para jogar. Não foque tanto nas artes, mas sim nas mecânicas e em cada etapa do jogo, do início até o final. E capricha na sell sheet.
 

Tresloucado

Ser evoluído
Mensagens
88
Reações
135
Pontos
33
Pesquisa os vídeos do Tomas Queiroz ou até entra em contato com ele, ele tem uma mentoria que ajuda. Se um dia meu projeto for para frente, com certeza vou ingressar na mentoria.

E lembra: a ideia por si só não vale nada. Quando você levar seu jogo para a editora, o ideal é que já estava pelo menos em alfa, de maneira que dê para jogar. Não foque tanto nas artes, mas sim nas mecânicas e em cada etapa do jogo, do início até o final. E capricha na sell sheet.
Ai mano fico com mt medo desse lance de mentoria, tb tive experiencia com charlatões que me fez pegar asco dessa palavra. Mas vou dar uma pesquisada nesse Tomas, muito obrigado pela dica.

Eu já tenho o jogo produzido em grafica, com mais de 100 playtests, é basicamente pegarem e produzirem em quantidade...
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.732
Reações
11.140
Pontos
453
Ai mano fico com mt medo desse lance de mentoria, tb tive experiencia com charlatões que me fez pegar asco dessa palavra. Mas vou dar uma pesquisada nesse Tomas, muito obrigado pela dica.

Eu já tenho o jogo produzido em grafica, com mais de 100 playtests, é basicamente pegarem e produzirem em quantidade...
Perfeito então! Procura sim, o Tomas tem muita credibilidade nesse mercado e vários vídeos sobre o tema.

Abraços e boa sorte!
 

Herbherth

Larva
Mensagens
5
Reações
4
Pontos
3
Que massa descobrir esse post, também estou trabalhando em um jogo físico, de cartas, mas quanto mais pesquiso mais penso que é um nicho bem difícil de se chegar.

Alguém já conseguiu de fato publicar algo com editora? Sempre que encontro algum projeto independente parece que sempre foi pelo lado de selfpublish com um catarse e se uma publisher pegou, foi depois de já ter feito sucesso sozinho.

Alias, vocês tem algum link do projeto de vocês? Pretendo criar um post aqui no fórum também em breve.
 

Tresloucado

Ser evoluído
Mensagens
88
Reações
135
Pontos
33
Que massa descobrir esse post, também estou trabalhando em um jogo físico, de cartas, mas quanto mais pesquiso mais penso que é um nicho bem difícil de se chegar.

Alguém já conseguiu de fato publicar algo com editora? Sempre que encontro algum projeto independente parece que sempre foi pelo lado de selfpublish com um catarse e se uma publisher pegou, foi depois de já ter feito sucesso sozinho.

Alias, vocês tem algum link do projeto de vocês? Pretendo criar um post aqui no fórum também em breve.
Vc é de onde amigo?
 

DreamCPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.841
Reações
3.317
Pontos
703
Sim, eu costumo ter ideias para jogos, e sempre as anoto em detalhes. Uma vez eu tive uma ideia de um sistema de regras para um jogo usando cartas de baralho comum, então fui lá e comprei dois baralhos para começar a testar o conceito.

Aqui entra um detalhe importante: na época eu tava de rolinho com um boy, e joguei contra ele pra testar o jogo. Mas pra qualquer tipo de jogo que não seja de video game, eu sou uma das piores pessoas do mundo. E o que aconteceu? Eu nunca consegui ganhar uma única partida dele — em meu próprio jogo :)

Mas pelo menos conclui que o sistema que eu bolei fazia sentido, e era até divertido para umas partidinhas.
 

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
129
Reações
296
Pontos
248
Me lembro que na minha infância e adolescência nos anos 90, eu curtia muito jogar o Super Trunfo, aquele jogo de cartas que tinha vários temas, como: Carros, Militar, Aviões, etc.

Então no tempo de escola, eu criei o meu próprio game de cartas similar ao Super trunfo, cortando cartolina em retângulos e desenhando na face da frente os personagens, e na parte de trás colocando as características, sinopse do personagem e suas habilidades...e montei minhas regras similar ao do super trunfo também, e de alguns jogos de tabuleiro da época.

Meu diferencial para atrair a galera da classe e jogarmos no recreio, foi intercalar meus personagens com outros conhecidos dos games, como Street fighter 2, Mortal Kombat, personagens de filmes de terror e heróis da Marvel.

Era muito divertido, cheguei a criar mais de 80 cartas, além disso até os amigos vizinhos e meus familiares curtiam o meu game de carta....Foi um tempo muito legal da minha vida, e também pude aprimorar minhas técnicas de desenho...ainda tenho metade das cartas guardadas em algum lugar aqui de casa.

Se eu fizesse um Card Game hoje, ele seria muito mais fácil de se criar devido aos recursos de impressão de terceiros, ferramentas de artes/3D disponíveis e muita referencia que temos na Internet...sem contar claro, ajuda de IA na produção...Porém, para fins comerciais eu acho que não tem um bom custo de oportunidade, pois não sou alguém influente no meio, e acho mais nichado que Jogos Indies digitais.

Já os card games virtuais, nunca me interessei em fazer pois não curto nem mesmo em joga-los de terceiros...Sempre preferi Card Games e jogos de tabuleiro físicos...Quem sabe quando eu me aposentar, focarei em fazer um Card Game mais profissional, pois agora me concentro mesmo somente em criar jogos digitais.


Falow!!!
 
Ultima Edição:

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.763
Reações
6.586
Pontos
1.164
Eu ja, até ja imprimi na impressora 3D o tabuleiro, vai ser estilo "rpg de mesa", mas com regras simplificadas para ser um coop mais dinâmico pra qualquer um, também vai ter um APP no celular para calculo de loot. Mas como meu tempo esta curto ainda não consegui finalizar as regras no papel para poder desenvolver o app.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
25.263
Reações
106.292
Pontos
1.753
Bom tópico. Depois leio as postagens.
Pretendo financiar uma ideia que minha noiva tem de board game. Pretendo mandar fazer (de forma totalmente independente) uma certa quantidade de exemplares.
Talvez utilize até mesmo uma impressora 3D para algumas peças e o tabuleiro seja feito manualmente, usando couro de pica.
 

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
129
Reações
296
Pontos
248
Pra quem se interessar, recentemente andei testando um prompt de IA para criar um card game tipo Super Trunfo no Nano Banana 2 Via Flow, e o resultado ficou muito bom! Vou deixar aqui o prompt que usei, e algumas imagens geradas.

Prompt:

Assunto: Uma carta de Trading Card Game vertical na razão 3:4, no estilo clássico das cartas de Super Trunfo da GROW, focada na coletânea '1945 I & II (THE ARCADE GAMES)'.

Descrição do Layout: A carta tem uma borda envelhecida em azul e dourado com textura de papelão desgastado. No topo, o título 'SUPER TRUNFO' em fonte arqueada vermelha e amarela. Abaixo, um banner azul com o texto 'JOGOS DE NAVINHA - PS2' em branco.

Descrição do Assunto: A imagem central é uma ilustração dinâmica e de alta qualidade fotográfica de um combate aéreo sobre um arquipélago, apresentando aviões da Segunda Guerra Mundial, como o Lockheed P-38 Lightning e o Mustang P-51, atacando um bombardeiro gigante com medalhas douradas voando no cenário de um pôr do sol.

Titulo do Assunto: O título '1945 I & II (THE ARCADE GAMES)' está em um retângulo vermelho na base da imagem.

Dados: Abaixo, um painel estatístico detalhado com ícones: 'QUALIDADE GRÁFICA' com uma TV e '7.0'; 'DIFICULDADE' com uma caveira e '8.0'; 'JOGABILIDADE' com um joystick e '8.5'; 'TRILHA SONORA' com notas musicais e '7.5'; e um grande banner de 'NOTA GERAL' com uma estrela e '7.8'.

Detalhes: A carta possui textura de desgaste nas bordas e cantos arredondados, dentro de um protetor de plástico transparente.

- As informações entre aspas, você pode mudar ao seu gosto referente ao tema e informações que escolher
- Em Assunto você informa a IA o tipo de Card Game que deseja criar
- Em Descrição do Layout a alteração é opcional,
  • Se for para impressão ou um jogo digital, altere em:
    • "A carta tem uma borda envelhecida em azul e dourado com textura de papelão desgastado."
  • para:
    • "A carta é nova em azul e dourado com textura de papelão novo de fábrica."

- Na parte Descrição do Assunto, você pode descrever a sua em texto, ou apontar a ancora de uma referencia em anexo.
- Em Dados você descreverá as estáticas e características.
- Em Detalhes, você pode alterar caso deseje gerar uma carta para impressão um jogo digital: "A carta é nova de fábrica e possui cantos arredondados, sem desgastes ou sujeira, deve estar em fullscreen na saída da imagem, com fundo na cor magenta sólido para recorte."
- A proporção da imagem deve estar como: 3:4

Se desejar gerar imagens ilimitadas sem custos, recomendo que use o Nano Banana 2 pelo Flow do Google Labs
https://labs.google/fx/pt/tools/flow

Gerado com Nano Banana 2:

U3d9OfT.jpeg



Gerado com ChatGPT Image 2:

ExZ560x.png




Gerado com Nano Banana 2 (PARA IMPRESSÃO OU JOGO DIGITAL):

bBMJy4Z.jpeg




Falow!!!
 
Ultima Edição:
Topo Fundo