Me lembro que na minha infância e adolescência nos anos 90, eu curtia muito jogar o
Super Trunfo, aquele jogo de cartas que tinha vários temas, como: Carros, Militar, Aviões, etc.
Então no tempo de escola, eu criei o meu próprio game de cartas similar ao Super trunfo, cortando cartolina em retângulos e desenhando na face da frente os personagens, e na parte de trás colocando as características, sinopse do personagem e suas habilidades...e montei minhas regras similar ao do super trunfo também, e de alguns jogos de tabuleiro da época.
Meu diferencial para atrair a galera da classe e jogarmos no recreio, foi intercalar meus personagens com outros conhecidos dos games, como Street fighter 2,
Mortal Kombat, personagens de filmes de terror e heróis da Marvel.
Era muito divertido, cheguei a criar mais de 80 cartas, além disso até os amigos vizinhos e meus familiares curtiam o meu game de carta....Foi um tempo muito legal da minha vida, e também pude aprimorar minhas técnicas de desenho...ainda tenho metade das cartas guardadas em algum lugar aqui de casa.
Se eu fizesse um Card Game hoje, ele seria muito mais fácil de se criar devido aos recursos de impressão de terceiros, ferramentas de artes/3D disponíveis e muita referencia que temos na Internet...sem contar claro, ajuda de IA na produção...Porém, para fins comerciais eu acho que não tem um bom custo de oportunidade, pois não sou alguém influente no meio, e acho mais nichado que Jogos Indies digitais.
Já os card games virtuais, nunca me interessei em fazer pois não curto nem mesmo em joga-los de terceiros...Sempre preferi Card Games e jogos de tabuleiro físicos...Quem sabe quando eu me aposentar, focarei em fazer um Card Game mais profissional, pois agora me concentro mesmo somente em criar jogos digitais.
Falow!!!