O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Alternativas para rodar Windows 11 num Mac M1

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.923
Reações
7.208
Pontos
1.189
Eu já tentei o Parallels, que funcionou extremamente bem. Consegui até mesmo rodar jogos do Steam com uma excelente performance. O problema é que o Parallels é muito caro.

Tô tentando o UTM aqui, mas é uma chatice para instalar e me parece que a performance não será boa.

Sendo assim, alguém sabe de alguma VM free e com boa performance para chips M1/M2?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.060
Pontos
1.774
Eu já tentei o Parallels, que funcionou extremamente bem. Consegui até mesmo rodar jogos do Steam com uma excelente performance. O problema é que o Parallels é muito caro.

Tô tentando o UTM aqui, mas é uma chatice para instalar e me parece que a performance não será boa.

Sendo assim, alguém sabe de alguma VM free e com boa performance para chips M1/M2?

Você precisa do SISTEMA Windows mesmo?
Ou de algum software específico ?
O WINE (que é usado no linux pra rodar app Windows) tem versão pra Mac.
Mas nunca utilizei, não sei se é bom no mac...

Gostei do seu relato sobre o Parallels, provavelmente daqui uns 8 anos eu migre pro Mac...
Eu até compraria o Standard Edition do Parallels...se precisar e for a única alternativa.,
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.923
Reações
7.208
Pontos
1.189
Você precisa do SISTEMA Windows mesmo?
Ou de algum software específico ?
O WINE (que é usado no linux pra rodar app Windows) tem versão pra Mac.
Mas nunca utilizei, não sei se é bom no mac...

Gostei do seu relato sobre o Parallels, provavelmente daqui uns 8 anos eu migre pro Mac...
Eu até compraria o Standard Edition do Parallels...se precisar e for a única alternativa.,

No momento, tô querendo só para jogar mesmo, então pode ser algo que roda só o Steam, por exemplo, ou pode ser uma virtualização do W11 também.

Eu tô testando o CrossOver aqui e ele parece ser muito bom. Assisti a alguns vídeos dele rodando vários jogos bons de Windows.

Quanto ao Wine, não testei ainda. Vou instalar aqui e ver o que acontece.

E, pois é, o Parallels funciona extremamente bem. Tava usando ele para jogar e desenvolver. Penso comprá-lo ainda, caso não lancem o Boot Camp para a série M, mas vou ter que esperar alguns meses.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.923
Reações
7.208
Pontos
1.189
É aquela coisa... Acabei de comprar The Legend of Heroes: Trails in the Sky. O jogo iniciou sem problemas. Mas, logo no começo da história, quando o personagem vai falar o nome dele, a tela fica preta e nada acontece mais... :kcry

EDIT: rodando através do CrossOver.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.860
Reações
10.518
Pontos
1.069
É aquela coisa... Acabei de comprar The Legend of Heroes: Trails in the Sky. O jogo iniciou sem problemas. Mas, logo no começo da história, quando o personagem vai falar o nome dele, a tela fica preta e nada acontece mais... :kcry

EDIT: rodando através do CrossOver.
Crossover é a versão paga do Wine, é um pouco melhor que o Wine, inclusive, recebe as atualizações primeiro.

Sobre o UTM ele deveria ter a melhor performance, já que é baseado no QEMU, que dá performance quase nativa pras máquinas virtuais. O problema deve ser de drivers da GPU, por isso a performance é tão ruim no UTM

Pelo o que eu tinha visto tem jogo que funciona melhor no Parallels e tem outros que rodam melhor no Wine/Crossover. Procura um canal chamado Andrew Tsai no youtube, ele fala só sobre VMs e Wine no M1, ensina todos os paranauês pra ter uma boa performance.
 
Ultima Edição:


clubit

Bam-bam-bam
Mensagens
2.476
Reações
7.840
Pontos
453
nesses M1, ja fiz gambi instalando o boot camp e deixei os dois sistemas
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.923
Reações
7.208
Pontos
1.189
Crossover é a versão paga do Wine, é um pouco melhor que o Wine, inclusive, recebe as atualizações primeiro.

Sobre o UTM ele deveria ter a melhor performance, já que é baseado no QEMU, que dá performance quase nativa pras máquinas virtuais. O problema deve ser de drivers da GPU, por isso a performance é tão ruim no UTM

Pelo o que eu tinha visto tem jogo que funciona melhor no Parallels e tem outros que rodam melhor no Wine/Crossover. Procura um canal chamado Andrew Tsai no youtube, ele fala só sobre VMs e Wine no M1, ensina todos os paranauês pra ter uma boa performance.

Interessante. Acho que vou dar outra chance ao UTM. E vou dar uma olhada nos vídeos desse Andrew Tsai.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.923
Reações
7.208
Pontos
1.189
Mano vende logo esse Mac, isso não é pra jogo.

Na verdade, eu comprei o Mac para desenvolvimento e produtividade. Nesses dois aspectos, acho que os MacBooks com chips M1 e M2 são imbatíveis.

Eu tenho um laptop de 2018 que até consegue rodar jogos mais medianos, mas ele tá cheio de problemas. Por isso eu queria ir segurando a onda com o MacBook, enquanto eu não compro um PC para jogar.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.923
Reações
7.208
Pontos
1.189
É aquela coisa... Acabei de comprar The Legend of Heroes: Trails in the Sky. O jogo iniciou sem problemas. Mas, logo no começo da história, quando o personagem vai falar o nome dele, a tela fica preta e nada acontece mais... :kcry

EDIT: rodando através do CrossOver.

Saiu a versão 18 do Parallels e eu instalei para aproveitar o trial de 14 dias. Agora o game roda direitinho.

Continuo procurando por uma forma de adquirir o Parallels mais barato (cupom, site que venda licenças legais/oficiais, etc.).
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Já testou o Fusion 13 Player?

Quando testei alternativas achei o melhor, única ressalva que meu mac é intel. Mas como tem versão pra Apple Silicon vale o teste.
 

pard4l

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.297
Reações
330
Pontos
559
O Mac Os (M1/M2) tem o Rosetta 2 que habilita os processadores "rodar" apps feitos para processadores Intel, não é 100%, mas se tiver sorte vai funcionar no jogo que vc queira..

Tem uma lista de compatibilidade interessante nesse site. ( Rosetta, CrossOver, Parallels )

Outra alternativa é baixar o "Heroic Launcher" mas ele usa a engine do CrossOver por baixo, mas tem a facilidade de integrar Epic, GOG e jogos externos.
 
Ultima Edição:

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.923
Reações
7.208
Pontos
1.189
O Mac Os (M1/M2) tem o Rosetta 2 que habilita os processadores "rodar" apps feitos para processadores Intel, não é 100%, mas se tiver sorte vai funcionar no jogo que vc queira..

Tem uma lista de compatibilidade interessante nesse site. ( Rosetta, CrossOver, Parallels )

Outra alternativa é baixar o "Heroic Launcher" mas ele usa a engine do CrossOver por baixo, mas tem a facilidade de integrar Epic, GOG e jogos externos.

Valeu pelas dicas! Vou dar uma olhada.
 
Topo Fundo